às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

As Dez-Vantagens de morrer depois de você ♥ Fernanda de Castro Lima

Resenha de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você da Fernanda de Castro Lima, young adult nacional publicado pela Editora Verus em 2019.
As DEZ-vantagens de Morrer Depois de Você
Fernanda de Castro Lima
2019 | 252 páginas
Editora Verus
Disponível em Amazon
“Tudo sempre dá certo até o dia em que dá errado.”
Resenha de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você da Fernanda de Castro Lima, young adult nacional publicado pela Editora Verus em 2019.
Sobre Fernanda de Castro Lima

Fernanda de Castro Lima nasceu em Santo André, na Grande São Paulo. Formada rádio e TV, trabalhou em diversas emissoras, entre elas TV Cultura, Band, MTV Brasil, SBT e Globonews, como produtora e editora de texto. Foi também repórter visual na Editora Abril. Atualmente trabalha como editora de texto para várias produtoras, além de se dedicar à escrita, ao filho, Gabriel, e à cachorra, Sofia. As dez-vantagens de morrer depois de você é seu primeiro livro.

Sinopse de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

Coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.

Gabriela Muniz tem dez desafios a cumprir, um mais desconcertante que o outro. Saltar de paraquedas é só o começo ― ela ainda vai ter que distribuir abraços a desconhecidos, aprender a dançar, cantar para uma multidão, entre outros itens da lista que sua amiga Júlia deixou para ela. A ideia surgiu em uma tarde em que as duas não tinham muito o que fazer: inventar dez coisas para a amiga cumprir caso a outra morresse. E que fossem coisas absurdas, já que, aos dezessete anos, a morte era algo muito, muito distante.

Mas, quando Júlia sofre um terrível acidente, resta a Gabriela a memória de sua melhor amiga ― e a lista de desafios, que agora terão de ser cumpridos. Entre situações que tiram a pacata Gabriela completamente da zona de conforto ― é sério que a Júlia incluiu “Se apaixonar” na lista? ―, ela talvez aprenda que a vida pode ser mais leve quando vivida com alegria e intensidade, e que coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.

Resenha de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você da Fernanda de Castro Lima, young adult nacional publicado pela Editora Verus em 2019.
As DEZ-vantagens de morrer depois de você

Algumas pessoas dizem que a vida não anda, ela voa… tudo acontece mais rápido do que se pode imaginar!

Gabriela e Júlia  são melhores amigas desde sempre, e para você pode parecer exagero, mas elas estão sempre juntas, praticamente irmãs, de pais e mães diferentes. As duas se completam e, pelo visto, também se bastam. Não abrem espaço para outras pessoas se aproximarem, fazer parte dessa amizade é praticamente impossível… Fabinho que o diga!

“Tenho medo de esquecê-la. De ir apagando da memória os detalhes, como a mania de enrolar no indicador os cachinhos de cabelo enquanto o olhar vagava e a mente viajava, ou a forma estereotipada até, de colocar as mãos na cintura e bater o pé direito no chão quando estava irritada. E tantos outros gestos e trejeitos que vão sendo, de pouco em pouco, borrados.”

Mas Júlia se foi, uma fatalidade, ela ainda tinha tanto o que viver…

Gabriela se sente sem chão. Como seguir a vida com esse buraco, esse vazio que sente no peito?

Agora Gabriela tem dez envelopes, dez tarefas a cumprir deixadas por Júlia… quem diria que seria preciso abri-los tão cedo?

A regra é clara, cada envelope só pode ser aberto após cumprir o desejo do anterior. A cada envelope Gabriela aumenta suas certezas de que sua melhor amiga era louca!

Lidar com a morte nunca é fácil, independentemente da idade de quem vai ou de quem fica. Como seguir em frente com tamanha ausência?!

Resenha de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você da Fernanda de Castro Lima, young adult nacional publicado pela Editora Verus em 2019.

A cada tarefa deixada por Júlia os desafios de Gabriela só aumentam. É claro que Júlia não ia pedir que a amiga apenas caminhasse pela Avenida Paulista…, – sim na Paulista porque a história de passa em São Paulo, Brasil – um desafio deve tirar o desafiado de sua zona de conforto, e pelo visto, Júlia entendia muito bem sobre isso. Novas amizades, velhas novas amizades, um novo mundo se abre e com isso vem o medo, o desespero de que tudo mude demais. Vemos uma outra Gabriela surgir, um pouco mais aberta para novas possibilidades, mas ainda não tão segura de si. Certezas viraram dúvidas, o que faz com ela perceba que a barra está pesada demais para que dê conta sozinha.

Nesse ponto posso dizer que a maneira que a autora abordou o assunto foi bem certeiro. Por muitas vezes aqueles que precisam de ajuda não conseguem perceber a necessidade, e o conselho de amigos e parentes, pra ver se a pessoa se liga, não funciona. Para mim, enquanto a própria pessoa não perceber que ela precisa de ajuda, nada pode ser feito, a não ser esperar…

“Falar sobre o luto é falar sobre o pior momento da vida, porque é a compreensão do fim. Por isso, então, me deixe o silêncio.”

Em As dez-vantagens de morrer depois de você a autora nos mostra que apesar do trauma e do luto, continuamos vivendo. A vida de quem fica não pára, e por isso, não deve ser desperdiçada.

O duplo sentido do título é justamente para dar essa ideia, uma desvantagem porque significa que alguém muito especial partiu, e as dez vantagens representam um recomeço, um novo ciclo que se inicia.

Não leia o livro se você acha que encontrará uma receita para a felicidade após a perda de alguém tão especial quanto Júlia para Gabriela. O livro tenta mostrar que é possível ser feliz de novo, e que a memória de quem se foi estará sempre presente na vida de quem ficou.

“As frustrações e as decepções vão surgir de qualquer maneira. Se não for por causa de outra pessoa, vai ser por causa da ausência de outra pessoa.”
Resenha de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você da Fernanda de Castro Lima, young adult nacional publicado pela Editora Verus em 2019.

Narrado em primeira pessoa, o livro faz com que você se sinta na pele de Gabriela a todo momento, suas alegrias, suas tristezas, suas angustias… e na medida que as coisas acontecem a gente se pega perguntando o que vem a seguir, qual o próximo passo, ou melhor, qual o próximo desejo de Júlia?!

Fernanda de Castro Lima misturou capítulos longos e capítulos curtos, e isso não atrapalha nem um pouco a história, mas eu, particularmente, prefiro quando seguem um certo padrão no tamanho. Mas, quando um livro prende sua atenção e te chama para a leitura, faz com que você fique curioso com o que vem a seguir, e o tamanho dos capítulos acaba não sendo de grande importância.

Confesso que me surpreendi com o último desejo de Júlia… sua danadinha, você pensou em tudo mesmo!

“Pego o envelope. É branco. Não sei se tem algum significado, não sei se foi de propósito, mas é a cor da paz.”

Por hoje é só pessoal!

Fetipatia
Resenha de As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você da Fernanda de Castro Lima, young adult nacional publicado pela Editora Verus em 2019.
Aleatoriedades

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia

Comente este post!

  • Luly

    Vi esse livro na timeline muitas vezes nos últimos tempos e SÓ AGORA percebi o trocadilho no título… A lerdeza da mulher, meu pai!

    Achei maravilhoso como essa história parece misturar melancolia, lições de vida e um pouquinho daquela velha esperança de “ficar tudo bem”. Curiosa demais com qual foi o último envelopinho!

    responder
    • Retipatia

      Oi Luly!
      Ah esse livro tá mesmo aparecendo por todo canto, mas eu também levei um tempo pra entender o troqcadilho. Já tinha ele em mãos e só quando fui gravar um recebido pro stories que fui ler o título e raciocinei, opa, tem mais de um sentido aqui ahaha
      Também gostei muito desse misto de sensações que a história traz, fiquei com vontade de ler! E olha que tive spoiler de todos os envelopes porque a Fer me conta tudo ahaha <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder