às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Conheça curiosidades sobre Tehanu, o quarto livro do Ciclo Terramar de Ursula K. Le Guin, publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora Morro Branco.

Cenário de livro mostrando os livros do Ciclo Terramar para exemplificar as curiosidades de Tehanu.

Depois que o fazendeiro Pederneira, do Vale Central, morreu, sua viúva permaneceu na casa da fazenda. O filho dela fora para o mar e a filha se casara com um mercador de Valmouth, por isso ela vivia sozinha na Fazenda do Carvalho. O povo dizia que ela havia sido o tipo de pessoa importante na terra estrangeira de onde viera, e de fato o mago Ogion costumava passar pela Fazenda do Carvalho para visitá-la; mas isso não contava muito, já que Ogion visitava todo indivíduo pé de chinelo.

primeiro parágrafo do capítulo 1 – algo grave, de tehanu

Com estas palavras, Ursula K. Le Guin retornou para sua amada Terramar, com o quarto livro do Ciclo, intitulado Tehanu, abrindo as portas para mis uma era de suas histórias de fantasia.

Ursula chamou a obra inicialmente de Tehanu: The Last Book of Earthsea, O Último Livro de Terramar, em tradução livre, porque, para ela, ele era como um ponto final para o Ciclo de histórias.

Mas Tehanu não encerrou o mundo fantástico de Terramar. Na verdade, Tehanu abriu um novo caminho na escrita de Le Guin e também no modo como Terramar era até então vista nos livros.

O lançamento de Tehanu de Ursula K. Le Guin pela Editora Morro Branco

4 de março marca o lançamento oficial pela Editora Morro Branco de Tehanu: é a primeira vez que Tehanu é publicado no país desde seu lançamento original em 1990.

A saga voltou às prateleiras das livrarias em 2022, quando a editora recomeçou a publicação do Ciclo Terramar com O Feiticeiro de Terramar.

A seguir, você pode conferir todos os dados sobre a obra e a sinopse:

Tehanu

Ciclo Terramar – Livro 4

 

Título original:
Tehanu

Autoria:
Ursula K. Le Guin

Autoria:
Ilustrador Charles Vess

Autoria:
Tradução Heici Regina Candiani

Ano de lançamento:
2024

ISBN:
978-6560990012

Gênero:
Fantasia

Páginas (nº):
240
Um erro que não pode ser reparado deve ser transcendido…
Anos se passaram desde que Tenar e Ged escaparam juntos das Tumbas de Atuan. Agora, a Sacerdotisa é uma viúva conhecida como Goha e leva uma vida comum no campo, enquanto o feiticeiro e Senhor dos Dragões vive em depressão após perder todos os seus poderes.
Tudo muda quando Goha adota uma garotinha queimada viva e abandonada para morrer. A viúva dá à criança o nome de Therru, e juntas elas viajam por Gont em diferentes e desafiadoras empreitadas.
Enquanto ajuda Ged a recuperar a saúde, Tenar também deverá concentrar suas forças para atravessar uma jornada pessoal sem deixar de lado Therru, cujo destino ainda será revelado.
Aclamada como uma das melhores séries de fantasia de todos os tempos e ganhadora dos principais prêmios, como Locus e Hugo, a obra de Ursula K. Le Guin, que se tornou referência e inspiração para a literatura fantástica mundial, chega agora em versão definitiva com ilustrações do inigualável Charles Vess.

As edições publicadas pela Editora Morro Branco tem arte de capa das edições americanas lançadas pela Saga Press e contam com ilustrações de Charles Vess.

O primor da editora se revela em todos os detalhes de Tehanu, do marca-páginas que acompanha a obra, até a capa dura, o acabamento incrível e diagramação.

É um deleite extra para a leitura de uma obra tão primorosa quanto a de Ursula K. Le Guin:

Os livros estão disponíveis no site da Editora Morro Branco e também na Amazon.

Ursula K. Le Guin: a criadora do Ciclo Terramar

Talvez você se pergunte, mas quem é Ursula K. Le Guin?

A verdade é que a resposta não poderia ser nada menos que uma das escritoras ficção científica mais aclamadas, reconhecida também por seus escritos poderosos e sensíveis de não-ficção, fantasia e ficção contemporânea.

Ursula Kroeber Le Guin, 1929-2018, teve uma vida de escrita muito prolífica: sua obra inclui 23 romances, 12 volumes de contos, 11 de poesia, 13 livros infantis, 5 coleções de ensaios e 4 traduções.

Premiada, sua jornada como escritora multifacetas lhe rendeu diversos prêmios como 6 Nebula Awards, 7 Hugo Awards e o SFWA’s Grand Master, junto ao PEN/Malamud e outras premiações.

Por sua Contribuição Distinta às Letras Americanas, Urusla recebeu a Medalha da Fundação Nacional do Livro em 2014 e, em 2016, juntou-se à lista restrita de autores publicados durante a vida pela Biblioteca da América.

Seu trabalho inspirador é reconhecido por abordar questões de gênero, sistemas políticos e alteridade. O Ciclo Terramar é uma das suas sagas de fantasia.

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro do Ciclo Terramar

Como já destacamos, o detalhe de que livro encerraria a história de Terramar era tão certa que o primeiro lançamento foi sob o título Tehanu: The Last Book of Earthsea (O Último Livro de Terramar):

Quando Tehanu foi publicado, coloquei-lhe um subtítulo: “O Último Livro de Terramar”. Eu estava errada! Eu estava errada!
Eu realmente pensei que a história estava terminada; Tenar tinha finalmente conseguido o seu segundo ciclo e Ged e Tenar estavam obviamente felizes para sempre, e se eu não soubesse exatamente quem ou o que era Tehanu, isso não me incomodaria. Mas então isso começou a me incomodar.

ursula k. le guin

Porém, como revela uma das curiosidades mais interessantes sobre Tehanu, é que sua história não havia respondido a todas as perguntas que Ursula tinha sobre o universo que ela mesma criara.

Isso ia desde saber quem realmente são os dragões, por que os feiticeiros precisam praticar o celibato e as bruxas não, por que não haviam mulheres em Roke, e até para onde vão as pessoas Kargish quando morrem?

Ainda bem que ela descobriu essas respostas nas histórias que esperamos já ansiodamente que a Editora Morro Branco publique em suas belas edições: Tales from Earthsea e The Other Wind (Contos de Terramar e O Outro Vento, em tradução livre).

17 anos para escrever Tehanu e a redescoberta de Terramar

Mais uma das curiosidades sobre Tehanu é o fato de que o tempo entre a última aparição da sua protagonista em As Tumbas de Atuan é de 15 anos, mas isso não supera o tempo que Ursula levou para escrever o livro.

Tehanu foi publicado pela primeira vez em 1990 e A Última Margem é de 1972, o terceiro livro do Ciclo e seu predecessor. Mas o que pode parecer estranho à primeira vista, se justifica pela própria bagagem que Ursula julgava necessária para escrever a história de Tenar:

Imaginei que seriam quatro ao todo, dois com Ged no centro, dois com Tenar no centro. Mas o quarto, o segundo livro de Tenar, não conseguia escrevê-lo. Agora que ela era uma mulher adulta, eu não a entendia — não conseguia ver para onde ela deveria ir. Levei 17 anos para aprender a escrever esse livro.

urusula k. le guin – entrevista karabatak

Tudo isso veio de uma percepção muito clara da autora de que, até então, os livros do Ciclo Terramar se mostravam sempre do ponto de vista masculino. Em outras palavras, eles mostravam apenas o ponto de vista de quem detém o poder.

Por isso, Ursula afirmou que não conseguia ver para onde Tenar deveria ir em sua segunda história, porque ela quebrava o padrão masculino que já estava presente nas outras obras:

Eu estava escrevendo como um homem. Eu estava escrevendo fantasia de aventura seguindo uma grande tradição antiga, e era tudo sobre homens e o que os homens faziam. Eu só precisava escrever como mulher, escrever como uma mulher. Eu estava aprendendo a escrever como mulher em Tehanu, e era muito importante para mim fazê-lo, pessoalmente e para a justiça moral. Eu tinha sido injusta com as mulheres nos livros.

Mesmo considerando que a protagonista de As Tumbas de Atuan é Tenar, Ursula reforça que o livro foi mais como uma espécie de transição. Isso porque ela ainda seguia as regras do mundo masculino e, a próxima história, contada em A Última Margem, é totalmente masculina novamente.

Todo esse tempo, os 17 anos, foram uma escalada pessoal e como escritora de Le Guin para conciliar uma escrita mais atenta ao papel da mulher, ao lugar que a mulher ocupava e quais ainda precisavam ser alcançados.

Isso levou, até mesmo, a uma redescoberta da própria Terramar, que agora não era mais vista e descrita pelo olhar masculino, mas sim do oprimido, do feminino:

Felizmente para mim, aqueles foram os anos em que o feminismo deu às mulheres a coragem de falar com a sua própria voz. Assim, eu poderia regressar a Terramar e vê-la não de cima, a visão do homem, a posição de poder, mas de baixo, através dos olhos das mulheres e das crianças, dos impotentes. O mesmo mundo, mas quão diferente! Então eu pude escrever Tehanu, o livro dos Contos de Terramar e, finalmente, O Outro Vento. Em todos eles eu estava descobrindo tanto sobre minha querida Terramar e sobre as pessoas que vivem nela, que não poderia saber se tivesse permanecido na convenção que coloca os homens no centro e todos os demais nas margens.

ursula k. le guin – entrevista karabatak

Curiosidades: o que vem antes e depois de Tehanu

Alguns detalhes importantes se referem a Contos de Terramar, que é o quinto volume do Ciclo, e vem logo depois de Tehanu.

Existe um salto temporal de 20 anos ou mais na história entre os 3 primeiros e os 3 últimos livros do Ciclo.

Alguns dos contos que o compõem, ocorrem antes mesmo do nascimento de Tena e Ged, os protagonistas dos quatro primeiros volumes.

O último conto, chamado Dragonfly, já acontece logo após Tehanu e antes de O Outro Vento (sexto volume). Além disso, é uma história que funciona como uma ponte no Ciclo Terramar e, por isso, muito importante no universo de Le Guin.

Ordem de todas as histórias do Ciclo Terramar

Uma das curiosidades não apenas sobre Tehanu, mas sobre o Ciclo Terramar, é sua composição de seis romances e um conto, intitulado The Daughter of Odren (A Filha de Odren, em tradução livre).

A seguir, temos os quatro livros já publicados no Brasil pela Editora Morro Branco e a lista de leitura por ordem cronológica do Ciclo Terramar:

  1. O Feiticeiro de Terramar
  2. As Tumbas de Atuan
  3. A Última Margem
  4. Tehanu
  5. Tales from Earthsea (Contos de Terramar)
  6. The Other Wind (O Outro Vento)
  7. The Daughter of Odren (A Filha de Odren)

LEIA MAIS: Resenhas de O Feiticeiro de Terramar | As Tumbas de Atuan | A Última Margem

Você pode conferir as edições do Ciclo de Terramar na Editora Morro Branco e também na Amazon.

Fontes: Editora Morro Branco | Site Oficial Ursula K. Le Guin | Public Books

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo
Quotes de A Última Margem ♥ Ciclo Terramar de Ursula K. Le Guin

Quotes de A Última Margem ♥ Ciclo Terramar de Ursula K. Le Guin

ler artigo

Comente este post!