às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

Em destaque está uma HQ aberta, ao fundo uma estante de livros, exemplificando a lista de HQs nacionais para aquecer o coração.

Em 30 de janeiro é celebrado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e, por isso, o momento perfeito para trazer 12 HQs nacionais que entregam não apenas bons enredos e arte, mas também, aconchego. Aquele quentim no coração, sabe!?

Por que dia 30 de janeiro é Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos?

A data faz referência a primeira publicação conhecida de uma história em quadrinhos no Brasil, com As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, no periódico Vida Fluminense, em 1869.

Considerada a primeira HQ genuinamente nacional, ela é de autoria do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini, que é hoje considerado o patrono das Histórias em Quadrinhos no Brasil.

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes

Listas com indicações de HQs nacionais incríveis não falta por aí, mas acredito que, muitas vezes, o que procuramos são histórias para aquecer o nosso lado de dentro.

Mais do que trazer aconchego, elas são capazes de despertar bons sentimentos, nos ajudar a fazer as pazes com velhas feridas e romantizar um pouquinho a vida.

Por isso, a seleção a seguir conta com 12 HQs nacionais capazes de trazer um quentim no coração e que carregam consigo o Selo Retipatia de Qualidade:

Labirinto

A lista das HQs nacionais aconchegantes não poderia começar de melhor forma, já que Labirinto, uma de minhas leituras mais recentes, me deixou exatamente assim no final: com o coração quentim.

Percorrer suas páginas foi uma deliciosa surpresa: da arte que une um estilo único, onírico e vívido mesmo quando em tons apagados até a narrativa divertida, enxuta e profunda.

Além de abordar temas como bullying, amadurecimento e relações familiares, a premiada HQ de Thiago Souto é uma uma leitura que nos desperta para a realidade ao falar de sonhos, sem perder de vista a beleza dos ciclos da própria vida.

Labirinto, da lista de HQs nacionais para aquecer o coração.

Labirinto

 

Autoria:
Thiago Souto

Editora:
DarkSide Books

Ano de lançamento:
2022

Páginas (nº):
256
Amor e amizade sempre mostram o caminho para que não nos percamos no labirinto de nossas lembranças
Todos sabemos que a infância é o período das descobertas e aprendizagens, e também é nela que alguns dos vínculos mais marcantes de nossas vidas são criados. Labirinto, de Thiago Souto, novo lançamento da marca DarkSide® Graphic Novel, é uma exploração psicológica e simbólica das memórias mais marcantes da infância de um garoto.
Nessa graphic novel, conhecemos a história de um menino chamado Nico e um estranho sujeito chamado Góreck, que juntos vivem aventuras e enfrentam criaturas estranhas que habitam o seu mundo bizarro e labiríntico. No entanto, aos poucos desvelamos as camadas de segredos que estão ocultas nesse mundo, onde nem tudo é o que parece.

Arlindo

O que dizer de Arlindo que ainda não tenha sido falado? Se você é alguém que está por dentro do mundo das HQs nacionais tem grandes chances de ter ouvido falar desse sucesso meteórico (e muito que merecido).

Além das ilustrações e do visual que dá vontade de abraçar, a história é cheia de referências da cultura pop (um prato cheio para Millenialls), e aborda temas importantes como representatividade lgbtqia+, respeito, aceitação e amor próprio.

Arlindo é um queridinho, sua história apaixonante e que vai te deixar com o coração aquecido com toda certeza:

Capa HQ Arlindo, da lista de HQs nacionais para aquecer o coração.

Arlindo

 

Autoria:
Ilustralu

Editora:
Seguinte

Ano de lançamento:
2022

Páginas (nº):
200
Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender.
Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo ― o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar.
Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.
Uma história sobre descobrir que a gente não tá só.
Vencedor do CCXP Awards (2022) na categoria Melhor Quadrinho.

Quando Tudo Começou: Bruna Vieira em Quadrinhos

O primeiro motivo de eu notar essa HQ foi a capa, algo no desenho me trouxe uma memória que eu não tinha certeza de quê, mas de que eu gostava. Foi bater o olho no nome de Lu Cafaggi, ilustradora nacional, para saber do que se tratava.

Conheci o trabalho da Lu em Turma da Mônica, Laços e me apaixonei de primeira: delicada, bonita, repleta de sentimentos.

E Quando Tudo Começou não deu outra, em parceria com a escritora Bruna Vieira, a história tem tudo para tocar e conversar com nossas versões mais jovens e menos sensatas, mais inseguras e imaturas.

Ao mesmo tempo, é uma conversa que abraça a gente e pede para fazer as pazes com o passado, tanto quanto nosso erros e sentimentos.

Quando Tudo Começou

Bruna Vieira em Quadrinhos

 

Autoria:
Bruna Vieira | Lu Cafaggi

Editora:
Nemo

Ano de lançamento:
2015

Páginas (nº):
80
Bruna tem uma lista secreta de sonhos que nunca contou para ninguém. Em uma cidade tão pequena que você provavelmente nunca ouviu falar, sua história começa. Nem tão alta, nem tão magra, nem tão divertida. Dizem que ela queria fazer as malas e explorar o mundo, mas antes disso vai precisar lidar com a timidez e enfrentar os primeiros dias na nova escola.
Viajando com andorinhas e descobrindo as pontes que ligam a vida de uma garota comum aos seus sonhos, Bruna Vieira encontra o traço delicado da premiada ilustradora e quadrinista Lu Cafaggi, nos presenteando com a história de uma jovem que aprendeu a amar a vida e a si mesma antes de conhecer o mundo lá fora.

O Mundo de Dentro: Bruna Vieira em Quadrinhos 2

Mais uma história acalentadora, que conversa com nosso antigo eu e com nossas antigas nóias, afinal, quem nunca se sentiu perdida no caminho que escolheu?

Mais uma vez a história de Bruna, sob o roteiro e arte de Lu Cafaggi, conversam com a gente com intimidade: é a história de Bruna fazendo a gente pensar na nossa própria vivência de menina mulher.

Com o traço sensível, apaixonante e belo de Lu Cafaggi, essa é uma história aconchegante sobre amizade, menstruação e pertencimento.

Capa HQ O Mundo de Dentro, da lista de HQs nacionais para aquecer o coração.

O Mundo de Dentro

Bruna Vieira em Quadrinhos 2

 

Autoria:
Bruna Vieira | Lu Cafaggi

Editora:
Nemo

Ano de lançamento:
2016

Páginas (nº):
80
Bruna ainda não conseguiu fazer amizade com nenhum de seus colegas na nova escola. Ela vislumbra, então, uma boa oportunidade para começar a se enturmar na primeira festa da turma, que acontece naquela noite.
Contados pelos pontos de vista dos outros personagens da história, cada capítulo desta HQ revela um pouco de como foi a festa, que acabou trazendo para Bruna uma grande surpresa.

A Canção Fantasma

Entre todas as HQs nacionais desta lista, se eu precisasse ler apenas uma o resto da vida em uma ilha deserta, a escolha seria A Canção Fantasma.

Com uma arte que abraça a gente, Samanta Flôr leva a gente para uma história divertida e fantasmagoricamente fofa. É impossível não se apegar pelos personagens, torcer até na hora que estão errados e sentir aquele quentim no coração (e nem é apenas no fim da leitura).

Um visual maravilhoso unido à uma edição sublime da DarkSide Books, que com certeza tem o Selo Retipatia de Qualidade:

A Canção Fantasma

 

Autoria:
Samanta Flôor

Editora:
DarkSide Books

Ano de lançamento:
2023

Páginas (nº):
304
Um quadrinho mágico sobre família, identidade, pertencimento, bullying… e fantasmas!
Ada é uma jovem órfã que vive com a avó. Um dia ela rouba uma caixinha de música de um antiquário e, ao dar corda nesse pequeno tesouro, se depara com um fantasma! Por sorte, é um fantasma gente fina, que gosta de conversar e de ajudá-la em suas peripécias escolares.
Como ele não sabe o próprio nome, Ada passa a chamar o fantasminha de Zeca, e aos poucos ele começa a interagir com as pessoas do convívio de Ada: a avó, a vizinha, a amiga nerd, a rival, a diretora da escola. Juntos, eles aos poucos vão se conhecendo melhor, além de passarem a entender mais sobre si mesmos.
Além de ilustradora e tatuadora, Samanta Flôor é uma conhecida quadrinista brasileira, autora de diversos quadrinhos e livros infantis como Toscomics, O Astronauta de Pijama, Masha e o Urso e A Menina Feita de Sonhos. Como ela afirma, “eu amo desenhar, faço isso desde que consigo segurar um lápis e certamente vou fazer até o fim dos meus dias”.
Com diálogos ágeis, um tom leve e bem-humorado, e traços limpos e coloridos, Flôor explora com delicadeza e muita sensibilidade temas como a busca pela identidade, a força da amizade, os desafios do bullying e a importância da aceitação. Cada página é uma nota musical nesta viagem ao mundo da sensibilidade e pertencimento.

Téo & o Mini Mundo: O Livro

Eu acompanhava as tirinhas do Téo & o Mini Mundo pelo Instagram sei lá desde quando, mas faz tempo. Sempre gostei de ver refletidos ali vários pensamentos, ideias, contrastes e pequenezas da vida. Sempre um deleite ver a arte que é tão bonita e singela.

Em 2023 tive a oportunidade de ir a Bienal dos Quadrinhos em Curitiba, um dos eventos nacionais expoentes dos quadrinhos e não resisti ao ver as HQs impressas de Téo & e o Mini Mundo. Ao alcance da minha mão e com chance de serem autografados? Quero!

A primeira edição é chamada de O Livro e reúne diversas tirinhas e fases de experimentação em aquarela e outras técnicas e estudos que o autor vinha fazendo. O resultado são artes incríveis e temas da vida, que valem sempre a reflexão e podem, é claro, trazer o tom do aconchego.

Capa HQ Téo & o Mini Mundo, da lista de HQs nacionais para aquecer o coração.

Téo & o Mini Mundo

O Livro

 

Autoria:
Caetano Cury

Editora:
Independente

Ano de lançamento:
2020

Páginas (nº):
96
Um menino, uma borboleta filosófica e um microscópio para ver a vida. Reflexões profundas sobre o eu e o nós, os mundos de dentro e de fora, expressas em tirinhas com textos simples, ritmo tranquilo e belíssimas aquarelas. Essa é Téo & O Mini Mundo que nasceu como webcomic em 2012, reuniu milhares de fãs ao longo de sete anos e acabou de virar livro.

Téo & o Mini Mundo: O Lugar do Outro

O segundo livro Téo & o Mini Mundo traz muitas reflexões e pensamentos ainda recentes na gente, especialmente porque o tema central é a produção do autor no período da pandemia do corona vírus.

O Lugar do Outro toca a gente de tantos modos que é impossível resumir, mas apesar da descrença, dos sentimentos difíceis, sempre encontra frestas, portas e caminhos para ligar a esperança e deixar o conforto registrado na mente, no corpo e na alma de quem lê.

Téo & o Mini Mundo

O Lugar do Outro

 

Autoria:
Caetano Cury

Editora:
Independente

Ano de lançamento:
2020

Páginas (nº):
120
Téo & O Mini Mundo – O lugar do outro é uma compilação das tirinhas de Caetano Cury produzidas em 2019 e 2020. Téo é um menino que observa um universo contido na lâmina de seu microscópio. Com a borboleta Eulália, Téo filosofa a respeito de tudo o que vê e sente. Os diálogos existenciais são carregados de mensagens profundas que nos levam a refletir sobre nossas próprias vidas.
O prefácio é do jornalista e editor Sidney Gusman. Ele destaca que os textos das tirinhas prendem tanto a atenção do leitor quanto as imagens. “Obviamente, quando se pega uma história em quadrinhos nas mãos, a primeira coisa que chama a atenção é a arte. E o desenho singelo, de traços econômicos e belas aquarelas, já é um convite à leitura. Ou seja, primeira etapa concluída. Mas é ao ler o texto que você está fisgado em definitivo”.

Teo e o Mini Mundo Quentinho no Coração

Este foi o primeiro livro que eu bati o olho na banca de Caetano Cury na Bienal dos Quadrinhos de Curitiba de 2023 e soube que eu não apenas queria, eu precisava dela.

Quentinho no Coração traz um pouco do que vemos nos outros dois livros, mas explora ainda mais o sentimento de aconchego, conforto. O tão buscado coração quentim que é capaz de curar um joelho ralado e um coração partido.

Recomendo sempre a leitura deste e dos outros três, como uma dose de pingado, ou em grande xícaras de chá:

Téo & o Mini Mundo

quentinho no coração

 

Autoria:
Caetano Cury

Editora:
Independente

Ano de lançamento:
2022

Páginas (nº):
112
O livro Quentinho no Coração, o terceiro volume da coleção Téo & O Mini Mundo, reúne as principais tirinhas produzidas em 2020, 2021 e 2022 e publicadas no Instagram @teoeominimundo, além de algumas histórias inéditas. (…)
Muitas tirinhas do novo livro farão jus ao subtítulo “Quentinho no Coração”, falando de amor e afeto, mas essa não é a única temática do livro.
O autor também explora questões relacionadas à filosofia e autoconhecimento, assuntos também presentes nos volumes 1 e 2, assim como críticas sociais e políticas.
A obra terá ainda algumas tirinhas com o humor peculiar das histórias do Téo & O Mini Mundo, além de abordar temas importantes como racismo, eleições, guerra e pandemia.
Em 2012, quando tudo começou, Caetano Cury sentia a necessidade de ter um personagem fixo, mas ao mesmo tempo queria criar histórias mais livres, sem precisar desenhar sempre as mesmas figuras. Então veio a ideia de criar o Téo, um menino que observava um minimundo nas lentes de um microscópio, onde tudo podia acontecer.

Bidu: Caminhos

Talvez essa seja uma das histórias mais fofas já escritas sobre cachorros. Aliás, se tem animal e final feliz, é grande a chance de já ter o meu coração.

Em Bidu, nós encontramos uma jornada canina que fala muito sobre amizade, companheirismo, bravura e acolhimento. É praticamente impossível chegar as últimas páginas sem se apaixonar por Bidu e torcer para que sua história tenha um final feliz.

Para descobrir, recomendo fortemente a leitura, mas adianto que seu coração pode ficar aquecido quando você descobrir que a máquina de Franjinha é a invenção mais fantástica de todos os tempos:

Bidu

Caminhos

 

Autoria:
Eduardo Damasceno | Luís Felipe Garrocho

Editora:
Mauricio de Sousa | Panini

Ano de lançamento:
2017

Páginas (nº):
80
Em Caminhos, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam de modo belíssimo a forma como Bidu e Franjinha, os dois primeiros personagens criados por Maurício de Sousa, se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura.
“Estou levando uma vida de cão”. Toda vez que alguém diz isso, é porque está com a vida turbulenta, repleta de percalços e sofrimentos.
De fato, lendo esta história, em que os autores reinterpretam o Bidu, até podemos considerar a expressão. Mas eles foram tão felizes e sensíveis nesse caminho, que transformaram uma angustiante procura em algo terno, repleto de solidariedade e amizade verdadeira.

Turma da Mônica: Laços

Seria muito difícil criar uma lista dessas e não colocar algumas das histórias da Turma da Mônica, certo? Aliás, é possível falar de HQs nacionais que aconchegam o coração não falar de algum dos personagens de Maurício de Sousa?

Além de Bidu, a incrível Laços, de Vitor e Lu Cafaggi, é um deleite desde a sua arte até a história sobre o poder dos laços da amizade.

Sem dúvidas, é uma das minhas favoritas da Graphic MSP e, não é por pouco, a HQ ganhou até versão para os cinemas e que é um programa perfeito para a família e um domingo a tarde.

Leia mais em Turma da Mônica: Laços, conheça a HQ e o filme

Capa HQ Turma da Mônica Laços, da lista de HQs nacionais para aquecer o coração.

Turma da Mônica

Laços

 

Autoria:
Vitor Cafaggi | Lu Cafaggi

Editora:
Mauricio de Sousa | Panini

Ano de lançamento:
2018

Páginas (nº):
82
O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível”.
Em Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.

Turma da Mônica: Lições

Mais uma de Vitor e Lu Cafaggi e não poderia ser nada menos que Turma da Mônica: Lições, que traz uma história tão encantadora quando a anterior e é uma verdadeira sequência da primeira HQ.

Vale lembrar que, depois de Lições, a dupla lançou também Lembranças, fechando a trilogia com a Turma da Mônica, encantando nossos corações um pouco mais e que fica como um easter egg por aqui para quem ler o texto.

Para se encantar e sentir um bocado bom de quentim no coração, Lições:

Turma da Mônica

Lições

 

Autoria:
Vitor Cafaggi | Lu Cafaggi

Editora:
Mauricio de Sousa | Panini

Ano de lançamento:
2018

Páginas (nº):
82
Sequência direta de Laços, título lançado em 2013, em Lições, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão precisam encarar as consequências de um erro grave…
O oitavo título do selo Graphic MSP, Turma da Mônica – Lições, é o segundo álbum dos irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi trazendo sua visão da turminha. A continuação da saga da Turma da Mônica é garantia de mais uma história emocionante!

Sonhos em Conserva

Sonhos em Conserva foi uma descoberta incrível da Bienal dos Quadrinhos. A mesa de Pedro Leonelli e Dharilia era uma explosão de cores e fofura gótica que não tinha como eu não parar para ver e admirar.

Foi dali que veio Sonhos em Conserva, uma HQ nacional publicada através de uma bem-sucedida campanha do Catarse em 2018 e que ganhou meu coração a cada quadro.

Além da mensagem sobre nossos sonhos e lembranças, que conversa tanto com nosso lado de dentro, a arte é linda, a história, curtinha e perfeita pra ser lida em uma sentada. Mas apreciada na cabeça da gente por muito mais tempo, tenha certeza!

Capa Sonhos em Conserva, da lista de HQs nacionais para aquecer o coração.

Sonhos em Conserva

Autoria:
Pedro Leonelli

Editora:
Independente

Ano de lançamento:
2018

Páginas (nº):
40
Sonhos em Conserva conta a história de um sonho que cansado de viver preso em um potinho decide se aventurar pela floresta do desconhecido enquanto sua sonhadora sente sua falta e resolve persegui-lo junto de suas guerreiras-zumbis-vikings-das-trevas.

Amo ler histórias em quadrinhos aconchegantes e estou sempre em busca de conhecer outras. Por isso, se você chegou aqui, me conta: quais HQs nacionais você adicionaria nesta lista?

Fontes: Fundação de Cultura | Jornal USP

Comente este post!