às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Corte de Espinhos e Rosas ♥ Sarah J. Maas

Resenha de Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas, publicado no Brasil pela Galera Record.

Uma vida deve ser paga com outra vida.. Esse é o lembrete que Corte de Espinhos e Rosas, fantasia da autora Sarah J. Maas irá nos apresentar. Num mundo em que as terras são divididas entre mortais e imortais, quando uma garota humana mata um feérico, precisará lidar com as consequências, mesmo que isso a obrigue a viver nas terras imortais de Prythian, longe de sua família e sob a guarda de uma fera, o Grão Feérico da Corte Primaveril.

Corte de Espinhos e Rosas
Sarah J. Maas
Galera Record | 2016 | 434p.
Disponível em Amazon
“Uma vida por outra. Qualquer ataque não provocado contra feéricos, por humanos, só pode ser pago com uma vida humana em troca.”
Sobre Sarah J. Maas

Sarah J. Maas é autora da série Trono de Vidro, publicada pela Galera, best-seller do New York Times e sucesso internacional. Ela adora contos de fadas, filmes da Disney e música pop ruim; bebe café demais e vê muito lixo na TV. Sarah nasceu em Nova York, mas atualmente mora em Bucks County, Pensilvânia, com seu marido e um cachorro.

Sinopse de Corte de Espinhos e Rosas

Ela roubou uma vida. Agora deve pagar com o coração. 

Nesse misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance. Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família.

Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade à paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la. Ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Resenha de Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas, publicado no Brasil pela Galera Record.
Corte de Espinhos e Rosas
A história pode conter gatilhos e contém cenas de abuso, tortura e violência

Feyre tem um dever na floresta: não deixar que ela e sua família pereçam de fome. Com o inverno em sua melhor forma, as opções de caça estão escassas, até o momento derradeiro de decidir entre o lobo estranhamente gigante que surgiu ou o alce. É ela, ou ele, na verdade. Sua família, ou o lobo.

Após abater o animal – que ela reforça para si mesma não se tratar de um feérico mesmo que seu tamanho seja assustadoramente fora do normal – retorna para casa. A surpresa não demora a tardar e vem em forma de uma fera bestial que surge em seu casebre para tomar-lhe a vida.

Uma vida pela outra. Ou é o que ela pensava. Sem escolhas entre a morte ou uma vida de clausura, Feyre deixa de sua família e segue com a besta para o além muro que separa a terra dos humanos e dos feéricos. O que ela não esperava é que os dias junto ao feérico, a criatura que a concedeu misericórdia, não seriam um tormento, mas dias calorosos na Corte Primaveril, ainda que o receio ainda vagasse por debaixo da pele como uma serpente.

Resenha de Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas, publicado no Brasil pela Galera Record.
“Precisamos de esperança tanto quanto precisamos de pão e carne — interrompeu meu pai, os olhos vívidos por um raro momento. — Precisamos de esperança, ou não sobreviveremos. Então, deixe que ela mantenha a esperança, Feyre. Deixe que imagine uma vida melhor. Um mundo melhor.”
Resenha de Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas, publicado no Brasil pela Galera Record.

Assim, Feyre se vê envolta no mundo de Tamlin, seu carcereiro e salvador (?), e do seu fiel escudeiro Lucien, tão afiado quanto uma raposa. Todos presos à máscaras de baile que não saem de seus rostos, devido à praga que toma as terras feéricas pouco a pouco.

A aproximação à Tamlin é irresistível e, a medida que Feyre descobre mais sobre si mesma e os feéricos que lhe cercam, uma estranha e perigosa praga anda invisível pelas terras imortais, ameaçando a tudo e a todos. Como se envolta em um mundo muito maior do que ela poderia lidar, Feyre se depara com perigos inomináveis… E com uma batalha que decidirá o destino de todo o mundo, feérico e humano.

Resenha de Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas, publicado no Brasil pela Galera Record.
“A história de… Prythian. Começava com um caldeirão. Um poderoso caldeirão preto, erguido por esguias mãos femininas, brilhando, em uma noite estrelada e infinita. Aquelas mãos viraram o caldeirão, e, dele, um brilhante líquido dourado se derramou pela borda. Não, não brilhante, mas… efervescente, com pequenos símbolos, talvez alguma antiga língua feérica. O que quer que estivesse escrito ali, o que quer que fosse, o conteúdo do caldeirão foi derramado no vazio abaixo, acumulando-se na terra para formar nosso mundo…”
Resenha de Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas, publicado no Brasil pela Galera Record.

O primeiro contato que tive com a leitura de Corte de Espinhos e Rosas foi no ano passado, e me encantei com a história, personagens e todo o mundo criado pela autora. Acabei não fazendo resenha ou dando continuidade à leitura dos demais livros da série. Aliás, a série é seguida por Corte de Névoa e Fúria, Corte de Asas e Ruína e conta com um spin off, Corte de Gelo e Estrelas. Aliás, a saga é conhecida mundialmente como ACOTAR, sigla para A Court of Thorns and Roses, título original do primeiro livro.

Desde que li pela primeira vez, conhecendo cada personagem, descobri suas características e mergulhei nas terras feéricas. Com a releitura feita, a imersão foi distinta, já sabendo os passos que seriam dados, a história ganhou novos tons, significados foram explicitados e cada peça do quebra-cabeça ganhou um novo recorte. Ainda assim, é fácil perceber o quanto a história emaranha-se em si mesma para desmanchar alguns conceitos que vão sendo sugeridos. Por fim, as peças da história montam o mapa de Prytian e é incrível observar cada relevo que a compõe.

A narrativa da história é ágil, sem procurar floreios exacerbados e, ao mesmo tempo, consegue dar bonitos contornos aos fatos e acontecimentos. Conforme o leitor segue o ponto de vista da protagonista Feyre, é possível perceber sua transformação, ao mesmo tempo em que nossos olhos mortais, tais como os dela, imergem em um novo mundo, um nova vida, costumes, aventuras, desafios e perigos.

“Minha vida agora pertencia ao Tratado, mas… talvez eu tivesse sido libertada de outra forma.”

Para mostrar tudo isso, a autora constrói bem os personagens principais e secundários. Além disso, mesmo os secundários estão presentes em tramas subsidiárias e conseguem desbravar acontecimentos e dar contribuições à obra. Dessa forma, estão longe de serem meros enfeites, instrumentos ou muletas para o desenvolvimento da trama.

A própria vilã se apresenta de maneira diluída ao longo do livro e, apesar de ser uma típica representação clássica da dicotomia bem x mal, outros elementos são inseridos exatamente para que isso não seja uma balança e que tudo se misture. E, especialmente nessa questão, está a relação de Feyre com Tamlin e com o personagem que surge mais para frente, Rhysand, é ótima fonte de questionamentos sobre relacionamentos amorosos.

“Amo você — sussurrou ele, e beijou minha testa. — Com espinhos e tudo.”

Seguindo essa mesma ideia, é interessante como muitos personagens são trabalhados de maneira a aparentarem algo que não o são, de maneira a enganar a própria Feyre, que é a porta voz de suas vivência enquanto desbravamos as páginas.

Com uma influência clara no conto de fadas dA Bela e a Fera, o livro mostra como um mundo inteiro pode ser desbravado a partir de algo popular, explorando o imaginário, conceitos e paradigmas aos quais estão perpetrados no mundo humano, do lado de cá das páginas.

“Mas eu havia falhado. E, ao fazer aquilo, condenara todos. Eu condenara cada pessoa naquela propriedade, condenara a própria Prythian.”

A história de Feyre vai bem além do amor de uma mulher pelo homem sob a máscara, da fera que reside sob a calma controlada, da besta que dilacera qualquer um com um simples movimento. Mas este é apenas um dos lados da Corte de Espinhos e Rosas. Os outros, seguem pelo viés do amadurecimento, da descoberta do amor e confiança, da amizade, do significado de família, sobre coragem, companheirismo, amor próprio, autoconfiança e, porque não destacar, um toque para lá de girl power com a nossa protagonista. Uma miríade de detalhes que, a cada (re)leitura, se tornam mais palpáveis, já que a interpretação sempre dependerá daquele que lê. E jamais seremos os mesmos leitores de ontem.

Corte de Espinhos e Rosas reúne elementos dos mais adoráveis à sua fantasia: românticos, de suspense, drama e aventura. Medidas certas para tornar a história um clássico contemporâneo. Sem dúvidas, uma leitura que recomendo para leitores amantes de fantasia e para quem ama livros inspirados em contos de fadas, aqueles que conseguem ir além dos contos e se tornam… fantásticos!

Aleatoriedades
  • Certamente o livro possui similaridade com o conto de fadas A Bela e a Fera, mas existem outros contos presentes na história, alguns não muito conhecidos no Brasil. Em outras palavras, vem conhecer esses contos e curiosodades sobre o livro nesse post: 8 Curiosidades sobre ACOTAR.
  • Acho a edição de Corte de Espinhos e Rosas maravilhosa, até mais do que muitas versões estrangeiras, que tem a Feyre desenhada na capa de fundo vermelho. Além disso, a edição conta com alguns ramos de espinhos entrelaçados como decoração do começo dos capítulos e dá um charme a mais para o livro. De fato, só a qualidade do papel que deixa um pouco a desejar (minha edição é de 2016).
  • Para quem gosta de acompanhar o processo de criação e dicas para fotografar livros, no Insta do @retipatia tem destaque com vários conteúdos.
  • Por último, mas não menos importante: vem conferir a resenha de Corte de Névoa e Fúria.

Que o Caldeirão te abençoe!

xoxo

Retipatia
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Fernanda Akemi Pedotte

    Nossa!! Imagina como quero ler essa saga.
    Eu fico encantada a cada resenha e essa conexão com A Bela e a Fera que amo, me deixa mais ansiosa ainda. Eu espero esse ano conseguir.
    Não costumo ler muito de fantasia, então para me prender ter que ter elementos muito bons e gostei de todos que você citou, principalmente a parte dos costumes. Como gosto!
    Sem dizer dessa edição belíssima!!!
    Ahhh, eu amei as fotos! Arrasou!

    bjs

    responder
  • Luana Souza

    Suas fotos ficaram lindas, Rê! Adoro essas composições com vários elementos, mesmo que eu mesma não consiga fazer haha. Tudo combinou muito bem com a história, que parece ser encantadora <3 ainda quero ler os livros, mas não sei quando isso vai acontecer, pois estou cheia de livros não lidos aqui na estante.
    Já vi muita gente falando desses livros, mas confesso que não sabia sobre o que exatamente era. E que premissa maravilhosa. Eu amo fantasia, amo fadas, amo A Bela e a Fera… aaaah, eu quero ler *-*

    responder
  • Patricia Monteiro

    Adoro histórias inspiradas em contos de fadas, acho super interessante novas abordagens com visões que expandem os horizontes da trama original. Já vi muitas críticas positivas sobre essa saga, parece ser mesmo fantástica!

    responder
  • Juliana Sales

    Já vi esse livro por aí, lembro que a capa absurdamente linda me chamou a atenção mas nunca procurei saber do que se tratava. Conheço a autora pela série “Trono de Vidro”, que ainda não li mas já ouvi muitos elogios. A primeira coisa que me chamou a atenção no seu texto foi a sua definição de que a obra é uma mistura de A Bela e a Fera com Game of Thrones. Impossível não ficar curioso com essa combinação. Gostei da proposta da história e fiquei com vontade de ler, mas não agora, porque no momento estou em outra “vibe literária”. Mas fica anotada no meu caderninho de “livros que despertaram e meu interesse e eu quero ler algum dia mas não sei quando”. E as fotos, muito amor pelos Funkos!

    responder
  • Ana Claudia Soriano de Angelo

    Uia! Amei a resenha! Também fiz resenha desse livro de Sarah J. Mass no ano passado. Foi uma das melhores leituras que realizei em 2018. Agora, vou te falar: que fotos são essas, menina!? En-can-ta-do-ras!!!! Tô, mais uma vez, apaixonada com a possibilidade de estar aqui contemplando seu trabalho! Parabéns e obrigada!

    responder
  • Leitura Enigmática

    Estou com muita vontade de ler esse livro que deve ter uma história fantástica. E lendo sua resenha, minha curiosidade ficou mais aguçada ainda. Estou tentando desde ano passado, mas não consigo. Quero tentar pelo menos um livro esse ano da série. Adorei as fotos.

    responder
  • Renata Massa

    Eu poderia aqui falar muitas coisas positivas desse post, primeiro da capacidade de fazer nossa imaginacao recriar todas as cenas ali narradas, parabens por cada detalhe que vc conseguiu expressar. Nao sou do mundo da literatura mas fico encantada quando vemos blogs ue escrevemcom tanto amor!!! Parabens.
    Renata Massa
    Blog Enriquecendo aos 30

    responder
  • Poly

    Eu tenho uma amiga que é tão louca por essa série que eu não sei como ela ainda não me obrigou a ler. Morro de vontade de ler de tanto que ela fala.
    Sua resenha ficou impecável, da forma como vc narra e conta sobre os trechos deu para ver o quanto você gostou da leitura.
    Bjuxxxxx

    responder
  • Jessica

    Confesso que sempre quis ler esse livro, mas nunca havia parado para ler a sinopse. Sempre vejo muita gente falando bem dele e isso bastou para aguçar a minha curiosidade. Sua resenha colocou o livro nas minhas prioridade e as fotos ficaram maravilhosas. Parabéns!

    responder
  • Malu Silva

    Tenho visto muito esse livro pelo instagram, mas ainda não sabia do que se tratava. Curti muito a vibe da história!

    responder
  • Sabrina Sampaio

    Vi muita gente pelo meu IG mostrando que estava lendo este livro e pelo nome ficava me perguntando sobre o que seria e passou longe o que pensei para do que realmente é a história. Achei bastante interessante, estava na dúvida se pegava ele pra uma leitura futura mas depois de ler sua resenha, com certeza vai para a lista!

    responder
  • Erika Monteiro

    Oi Rê, tudo bem? Tenho visto muitas pessoas indicando esses livros mas ainda não tive oportunidade de ler. Quando vi “mistura de A bela e a fera com Game of thrones” fiquei ainda mais tentada em ler. Apesar de gostar muito de contos de fadas e histórias do gênero somente no ano passado li a história completa da Bela. Me julgue, mas meu conto preferido sempre foi Aprincesa e a ervilha. Até a gravação da série alemã vale a pena assistir de tão linda. Amei suas fotos estão lindas. Beijos, Érika =^.^=

    responder
  • Ale Helga

    Sinto que necessito urgentemente desses livros, tenho certeza que irei me apaixonar, mas, tenho tantas séries começadas e não terminadas, que estou me obrigando a ler os que tenho aqui primeiro…Mas todas vez que alguém fala deles fico me sentindo péssima me torturando desse jeito…Os anjinhos ficam falando compra e lê mas o prudente fala: “calma, termina aquele primeiro”…E assim vivo nessa agonia…
    Amei a resenha e as fotos… Já falei quando crescer quero aprender a tirar fotos lindas iguais as suas
    Abaços

    responder
  • Gislaine Motti

    Oi, Rê! Tudo bom?

    Então, esse livro virou uma sensação, né? E eu sou muito boa em evitar livros hypados, por algum motivo: acabo sempre passando longe do que está sendo comentado demais porque costuma criar expectativas altíssimas e me decepcionar. Eu devo admitir que eu não fazia nem ideia do que ACOTAR se tratava, só sabia que a capa era linda e que todo mundo que lia se apaixonava. Agora que li sua resenha, meu coração pede muito para que eu deixe de bobeira e me entregue – especialmente depois de saber que está disponível no Kindle Unlimited! Só ponto s positivos. Tenho acompanhado seus stories de making of e só consigo dizer: quanta paciência! Mas vale a pena, porque o resultado é sempre belo de se ver…

    Literalize-se

    responder
  • Mari

    Acho essa capa maravilhosa, chama uma atenção danada. Eu tenho esse livro na minha estante, mas ainda não li. Sei que a série te muitos fãs e gosto do universo criado pela autora, por isso pretendo dar uma chance para a leitura. Mas tenho medo de me apaixonar e querer ler os outros tudo de uma vez, hahahaha.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    responder
  • Luly Lage

    Mais uma vez estou comentando nesse blog desejando poder fazer isso com a força do pensamento, pra ter as mãos livres pra APLAUDIR essas fotos maravilhosas! Adoro essa bagunça organizada e de ficar procurando entender tudo o que tem nela, cada coisinha bem pensada, sabe? Quando eu crescer quero fotografar que nem você, Rê!

    Mas enfim, voltemos ao foco do post, que é logicamente o livro em si… Já vi as capas dessa saga várias vezes nas livrarias afora e acho lindas, mas nunca imaginei que ali dentro tinha um mundinho todo criado, que misturava conto de fadas com esses toques meio épicos… Eu admiro TANTO quem tem a cabeça com as engrenagens funcionando a ponto de criar algo assim! Ainda mais vindo de uma autorA, já aumenta a vontade um bocado!

    responder
  • Paula Musique

    Oi, Rê!
    Fotos lindas! Sou detalhista e notei muito bem os chocolates especiais da CacauShow. hehe… Você tem bom gosto! 😉
    Não conhecia este livro. Gosto de livros mais “realistas”, mas sei muito bem que livros assim são excelente estimulantes para a imaginação e criatividade.
    Sinto a mesma coisa que você sentiu quando leio um livro pela segunda vez. Tudo vai se encaixando e conseguimos ter um olhar distinto daquela que tivemos na primeira vez.
    Bjos
    http://www.paulamusique.com

    responder
  • Vickawaii

    “Misto de Bela e a Fera e Game of Thrones”, nossa, que poder de síntese! Eu já tinha ouvido falar nesse livro mas nunca tinha ido procurar saber mais, fiquei bem interessada pela resenha e babando nas fotos também. Ficou MUITO boa a composição, adorei os elementos que você utilizou para compor. E, voltando ao livro, gostei que é uma fantasia, mas tem uma atmosfera bem tensa, fiquei com vontade de ler (: Enfim, parabéns!

    responder
  • Letícia Pimenta

    Oie Rê,

    Primeiro suas fotos ficaram lindas e te entendo totalmente também quando gosto muito de um livro tenho dificuldade de criar fotos ou ate mesmo escrever sobre ela.
    Sobre essa série, todo mundo fala super bem, mas eu ainda não tive como comprar os livros, espero que você termine ela tão apaixonada como vc esta agora.

    responder
  • Amanda Bianchini Moresco

    1. amei as fotos <3 hehe 2. tua resenha tá muito bem escrita, parabéns! Dá para ver que escreves com gosto 😀 não sou muito do tipo que lê ficções, mas são enredos muito interessantes!

    responder
  • Priscila

    Li até o segundo livro e infelizmente o terceiro vai demorar a chegar (AMAZON MALVADA), nem estou louca, nem.
    Agora, havia lido que ela escreveria mais livros no universo depois de Corte de Gelo e Estrelas, com personagens diferente s:”( mas só encontrei notícias sobre uma nova série (que já quero, claro. Apesar de gostar mais do universo meio medieval.) Crescent City.

    responder
    • Retipatia

      Oi Priscila!
      É impossível terminar o segundo livro e não ficar muito curiosa, né!? Te entendo demais e tomara que a Amazon contribua com sua leitura!
      Sim, sim, também tive a mesma notícia, de que ela escreveria mais, só que a história de Feyre seria delimitada à esta trilogia e ao spin-off Corte de Gelo e Estrelas. Por isso que resolvi ler essa, não queria ficar na angústia de não saber o final da história e ter que esperar livros que nem previsão de lançamento possui!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Leitura Enigmática

    Estou desde ano passado desejando ler essa obra, mas ainda não consegui. Confesso que estou bem curioso para saber dessa tramam na íntegra, pois seu enredo parece ser fantástico. Espero poder ler esse ano, irei me esforçar.

    responder
    • Retipatia

      Oi Gustavo!
      Ah tomara que consiga ler esse ano, vale muito a pena conhecer essa saga incrível! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder