Resenha de Meu Pequeno Pedaço do Paraíso de C. M. Carpi

Meu Pequeno Pedaço do Paraíso pode ser formado por uma barra de Twix, alguns M&M’s de caramelo e um litro de Coca-Cola. Mas garanto que a história que está prestes a conhecer não é doce e enjoativa, é leve e cheia de altos e baixos, tal como a vida.

Meu Pequeno Pedaço de Paraíso
C. M. Carpi
The Gift Box
2018 / 142 páginas
Disponível em Amazon (Kindle Unlimited) | The Gift Box.
“Não saí daquela cidadezinha para morrer no meio da Highway 50 e virar uma lenda urbana.”
Resenha de Meu Pequeno Pedaço do Paraíso de C. M. Carpi
Sobre a Autora

C. M. Carpi vive em uma pequena cidade do interior de São Paulo e é apaixonada por livros desde que descobriu que sabia ler, especialmente romances. Quando não está escondida atrás de um laptop escrevendo, poderá ser encontrada assistindo a inúmeras séries de TV ou completamente perdida em sua pilha de livros acompanhada de uma enorme caneca de café.

Sinopse de Meu Pequeno Pedaço do Paraíso

Esta é a minha história.

Eu poderia contar dezenas de mentiras, inventar lugares que conheci, viagens maravilhosas durante a infância. Poderia até dizer que tive os melhores amigos do mundo e os levei comigo por uma vida inteira.

O que eu mais gostaria de dizer é que conheci o amor da minha vida na escola, fui a rainha do baile, nós nos casamos logo após a faculdade, tivemos três filhos e fomos morar em uma casinha de frente para o mar.

Nada disso aconteceu.

Resenha de Meu Pequeno Pedaço do Paraíso de C. M. Carpi

Bom, morei em uma casinha de frente para o mar e encontrei o meu grande amor quando já não tinha mais esperanças.

Ele mudou a minha vida e trouxe cor para ela. Amou-me todos os dias e mostrou-me o paraíso…

Então, acho que não é apenas a minha história, porque sem ele nada disso teria graça.

Esta também é a história de Andrew.

Esta é a nossa história.

Resenha de Meu Pequeno Pedaço do Paraíso de C. M. Carpi
Meu Pequeno Pedaço do Paraíso

É provável que ela seja feita de um punhado de nuvens fofas, alguns litros de Coca-Cola e MM’s de caramelo. Não vale esquecer a batata frita, é claro. Já ele, uma mistura de café, rock clássico e ondas do mar. Pode soar uma combinação um tanto quanto estranha ou inusitada, mas garanto que o encaixe é perfeito. Seja pra completar quem é Heaven ou Andrew, uma coisa é certa, nem tudo precisa seguir seu curso normal para parecer o paraíso.

“É que eu acho que a vida pode acabar a qualquer momento. Gosto de pensar que não deixei nada inacabado para trás.”

Heaven está fugindo de casa. A gente entende, a juventude, a vontade de conhecer o mar, a mãe que acolhe tanto que sufoca. Andrew está voltando do casamento do irmão com aquela tal moça que ele não gosta nem um pouco. O resultado disso é um encontro na beira da estrada e uma carona em direção à Califórnia.

Resenha de Meu Pequeno Pedaço do Paraíso de C. M. Carpi

Com o som tocando as melhores músicas, segundo Andrew, é claro, salvo as interrupções de Heaven com Taylor Swift, os dois seguem para Carmel. Ele de volta para casa e seu negócio de pranchas de surf, ela para ver o mar. O que era para ser uma simples carona, logo se vê que é algo bem maior, é o encontro de duas almas que estavam destinadas a se encontrar (e digo isso com o tom mais sincero possível, de alguém que já foi 100% cética sobre amor à primeira vista e que a vida deu seu jeito de mostrar que estava errada, muito errada).

“Tenho a impressão de que ela já me pertenceu de alguma maneira em outro momento. Também tenho a impressão de que estou ficando louco por pensar essas coisas, mas uma vez meu irmão me disse que almas gêmeas sempre dão um jeito de se encontrar.”

Heaven e Andrew seguem no tom de cada balada para um destino simples, mas nem sempre o destino reserva o futuro que temos em mente e essa é uma história para lembrar o quanto o trajeto, os dias que percorremos na estrada de nossa vida, foram feitos para serem vividos e apreciados quilômetro a quilômetro, porque essa é a parte mais bonita e importante: o que fazemos com o tempo que nos é dado.

É claro que, para atiçar a curiosidade, Heaven esconde um segredo. Ele é facilmente descoberto pelo leitor (que pode até tentar entrar em negação, mas não adianta, o que está escrito, está escrito), mas isso não tira o charme da leitura, que é rápida, ágil, bem no estilo de um conto/novela, em que o círculo de personagens é reduzido e a trama tem maior foco na dupla principal.

“Por um breve instante, parece que estou no meio do filme Footloose, a versão com Kevin Bacon, claro. Ninguém nunca vai superar aquele filme.”

Aliás, um adendo importante, já li três outros livros da Maitê (ei, esse é o nome da C. M. Carpi) e são sempre uma delícia de ler. Esse não foi diferente e só consegui largar a história, ao finalizar, o que me fez lembrar muito o efeito CoHo que se abate em mim. Não tenha dúvidas, a escrita da autora é cativante e fluida, do tipo que te faz querer mais quando termina a última página.

A história, é claro, se fecha em Heaven e Andrew, como ela mesma nos adianta, essa é a história deles. E, preciso dizer que Andrew pode ter seu charme natural, com aquele bronze californiano e tudo o mais. Mas a verdadeira beleza dele está em como ele vê Heaven, em como percebe cada detalhe que a compõe, sem pintá-la como alguém que não é.

“Ela é o meu verdadeiro paraíso.”

A outra qualidade dele é gostar de comer o Twix antes do sanduíche, ou a sobremesa antes do prato principal. É uma lógica inegável, experimentem, recomendo. Ah e tem a lógica igualmente inegável de que você não deve passar sua existência sem dançar ao menos uma vez uma música country. É o tipo de coisa que você precisa fazer.

Heaven, bem, deve ter sido eu em outra encarnação. É viciada em Coca-Cola, não gosta de café, ama batata fritas e MM’s. Gosta de rock, mas também de Taylor Swift. Não responde por seus próprios atos quando está com fome. Sem dúvidas, eu sou a Heaven. E, é claro, a dinâmica entre ela e Andrew é uma das partes mais gostosas da leitura, é divertido, sincero e natural. Tal qual se encontrássemos o amor de nossas vidas no acostamento da Highway 50 e ele nos levasse em seu Mustang para conhecer a Califórnia. Acontece, eu sei.

“Essa fixação que ela tem por não deixar histórias inacabadas me preocupa porque às vezes, deixa a impressão de que não a verei no dia seguinte. Mas também faz com que eu me apaixone ainda mais por ela.”

Uma das delícias dessa história é que, apesar de ter um drama relacionado ao tema/segredo central (nesse ponto, aos mais sensíveis, separem os lencinhos), os personagens, ainda que jovens, não se resumem a versões ambulantes de pessoas sem personalidade e que não sabem o que querem ou não confiam em si. Heaven, em especial, tem uma dose de maturidade e senso de decisão que muita gente com o dobro de sua idade, invejaria.

Meu Pequeno Pedaço do Paraíso vai além, lembra o quanto cada parte de nossas vidas e daqueles que estão ao nosso redor são importantes. Que estar bem significa estar em paz consigo, é conseguir viver o dia, sem precisar esperar pelo próximo, é saber que o agora é o momento mais importante da sua vida.

“Eu me apaixonei por você no instante em que meus olhos encontraram os seus. E eu me apaixonaria outra vez, mesmo sabendo de tudo. Eu me apaixonaria por você todos os dias, baby!”

Uma leitura muito recomendada, pra ler, rir, se divertir, emocionar e lembrar que para um romance ser perfeito, pode durar o tempo que for, desde que preserve em si a eternidade de cada momento vivido.

Aleatoriedades

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia

Respostas de 3

  1. Corri para baixar quando vi o post no seu ig e aqui estou eu fazendo teorias sobre o segredo ( logo me veio na cabeça uma doença terminal já que ela queria ver o mar, uma mãe superprotetora e pela sinopse, dando ideia de uma vida curta e que achou o amor, qnd não tinha esperanças) já vou preparar meus lencinhos porque sim sou daquelas que chora por td.