Beasts of Burden: Rituais Animais nos levará à um bairro aparentemente comum, mas que é guardado pelos animais do bairro que se reúnem para salvar o dia. De uma beleza incrível em suas ilustrações, a HQ vai falar sobre amizade, companheirismo, através das criaturas chamadas de melhor amigo do homem, criticando estereótipos e com uma boa dose de humor e acontecimentos sobrenaturais e sombrios.
Beasts of Burden: Rituais Animais – Volume I
Evan Dorkin & Jill Thompson
Tradução Marília Toledo
Pipoca & Nanquim | 2017 | 188p.
Disponível em Amazon
Sobre Evan Dorkin
Evan Dorkin nasceu em 20 de abril de 1965, em Nova York. É fã, roteirista e desenhista de quadrinhos. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Milk and Cheese e Dork. Parte de sua produção é em parceria com a esposa, Sarah Dyer, com que fez roteiros para o desenho animado Space Ghost Coast to Coast e também para Superman: A Série Animada. Dorkin desenhou muitas capas de discos de ska nos anos 1990 e roteirizou e produziu o piloto da séria animada Welcome to Eltingville, baseada em seus personagens, para o canal de tevê a cabo Adult Swin. Além disso, também escreveu o quadrinho Superman e Batman: Os Piores do Mundo, lançado em 2000 e desenhado por vários artistas, pelo qual recebeu o Prêmio Harvey de melhor história única. Entre as condecorações, também ganhou o Prêmio Eisner algumas vezes, tanto por Dork quanto por Beasts of Burden.
Sobre Jill Thompson
Jill Thompson (20/11/1966) formou-se pela American Academy of Art, em Chicago, em 1987 e ganhou múltiplos prêmios Eisner por seu trabalho. É aclamada por títulos como Mulher-Maravilha, Monstro do Pântano, Os Invisíveis, Orquídea Negra e a laureada série Sandman, em parceria com Neil Gaiman. Seu primeiro livro infantil, Minha Madrinha Bruxa, além de sucesso de crítica e público, foi adaptado para uma animação 3D para o canal Cartoon Network. Recentemente, a graphic novel Mulher-Maravilha: A Verdadeira Amazona (2016) foi ovacionada como uma das melhores interpretações da personagem. Quando não está criando histórias, Jill gosta de jardinagem, cozinhar, viajar pelo mundo, encontrar seus fãs e conversar sobre literatura, quadrinhos e arte.
Sinopse de Beasts of Burden: Rituais Animais
Bem-vindo a Burden Hill, uma pacata cidadezinha como qualquer outra, com cercas brancas e gramados aparados… lar de uma inusitada equipe de investigadores paranormais. Magia negra, sapos demoníacos e cães zumbis são alguns exemplos dos problemas que assolam a aparente tranquilidade dessa vizinhança. Com os habitantes humanos alheios ao perigo, cabe a um perseverante grupo de cachorros (e um gato) manter toda a comunidade a salvo. Terror, aventura, mistério e humor povoam cada página de Beasts of Burden, que promete ganhar o coração do leitor e assombrar seus sonhos.
Beasts of Burden: a história de Rituais Animais
Alguns lugares são assombrados por natureza. Um deles, sem dúvidas, é Burden Hill, a cidadezinha aparentemente tranquila, mas que conta com uma dose e tanto de assombrações, zumbis, lobisomens e outras criaturas mais. O detalhe é que nenhum morador da região se dá conta de qualquer fato estranho porque um grupo de cães (e gato), vigia e luta para manter a paz diária em todos os recantos.
Se o problema for uma casinha de cachorro assombrada, filhotes desaparecidos ou uma criança encontrada ou mesmo uma chuva de sapos, o bando composto por Campeão, Pugs, Jack, Branquelo, Rex e Órfão – o único gato do grupo – é a solução. Acima de tudo, nenhum caso será ignorado, todos receberão a devida atenção da equipe, que zela pela paz e segurança de Burden Hill.
Beasts of Burden: explorando os rituais
Beasts of Burden é composto por vários contos independentes dos protetores de Burden Hill e passam lições como companheirismo, coragem, amizade e família. São aventuras que desafiam a crença dos próprios personagens, que se veem às voltas com criaturas as quais eles mesmos jamais imaginaram ser reais. Então é claro que isso faz com que suas vidas estejam sempre em risco.
Envoltos na descoberta desse mundo sombrio, a própria natureza dos cães e do gato, passa a ser um fator interessante, que traz ao mesmo tempo similaridade aos humanos leitores, tanto quanto consegue manter a verossimilhança com os animais os quais eles são. O medo, o companheirismo e a amizade formam laços fortes e desenvolvidos ao longo dos contos e, ainda assim há espaço para erros e acertos, desentendimentos e atos de heroísmo dos personagens.
Além disso, as histórias conseguem mexer com o imaginário com seu tom obscuro e criaturas realmente malignas e, claro, as consequências de todas as aventuras podem nem sempre ser as mais alegres. Fazem com que o leitor questione o sentido de vingança, de justiça e até mesmo as noções de consequências pelos atos de cada indivíduo.
Beasts of Burden: a arte de Jill Thompson
As ilustrações de Jill Thompson conferem do traço à paleta de cores, um tom realista à história e, dessa forma, deixa os personagens tão semelhantes quantos os cães e gatos que vemos ao caminhar pela nossa vizinhança. Mas, ao mesmo tempo, consegue manter e dar o tom sombrio às histórias e revelar detalhes e nuances de cada personagem, individualizando-os de maneira primorosa.
Beasts of Burden: os personagens e o grupo de protetores da vizinhança
Falando nos personagens, a dinâmica do grupo é muito boa e cada qual tem seu papel e importância. Pugs tem sua descrença em alto escalão e sabe reclamar como ninguém. Rex vem para contradizer todo o estereótipo de cão bravo e durão. Campeão é o próprio herói protetor. Branquelo tem seu lado bagunçado, mas sabe ser de grande ajuda nos momentos de necessidade. Órfão é como o lembrete de que a realidade em Burden Hill nem sempre é de casinhas aconchegantes e donos amorosos. Jack é como uma liga que une a todos no bando.
Sem dúvidas, não é apenas uma leitura repleta de animais fofos e aventureiros, não espere por isso em Burden Hill. Nessa cidadezinha, às vezes os mais inexperientes irão surpreender, os covardes encontrarão sua dose de coragem e todos trabalharão para acabar com as forças malignas que surgem para dilacerar a vida dos animais da vizinhança.
Uma leitura divertida, sombria e apaixonante, sem dúvidas, uma incrível imersão no mundo das HQ’s! Recomendo não apenas para iniciantes no gênero, como também para aqueles que desejam provar da mistura balanceada entre fofura e o lado mais aterrorizante dos animais, sejam eles humanos ou não!
Aleatoriedades
- Beasts of Burden foi indicação de leitura do meu namorado, que disse que eu preciso conhecer mais do mundo dos quadrinhos. Eu não posso dizer que ele está errado, a leitura foi uma experiência incrível já abriu meus olhos para querer ler mais e mais HQ’s… acho que em breve teremos mais do gênero aqui no blog.
- As fotos pra essa HQ foram complicadas, eu queria algo fofo e ao mesmo tempo tenebroso, para combinar com a vibe da história. Mas no fim das contas eu fiquei só com o lado fofo das coisas mesmo… ahahah
Por último, mas não menos importante, para quem curte ler HQ’s, dá para conferir todas que já foram resenhadas aqui no blog: HQ’s & Graphic Novel.
Que a Força esteja com vocês!
xoxo
Tatiane de Araújo silva
Confesso que não leio HQ, apesar de começar a ficar bem interessada. Achei a proposta dessa bem interessante , animaizinhos heróis , com personalidades bem distintas (assim como nós humanos) numa aventura sobrenatural. E as ilustrações são lindas. Vou guardar essa dica, um dia me animo a aventurar pelo undo das HQ’s.
E suas fotos como sempre são belíssimas , amei o lado fofo delas rs e fora que td vez que vejo suas composições nas fotos , me dá mt vontade de ler fazendo piquenique.
Retipatia
Oi Tatiane!
Ah vale muito a pena se aventurar por esse mundo das HQ’s! Fiquei com vontade de fazer uma fotos num pequenique de verdade e comer umas guloseimas enquanto leio uns livrinhos! ehehe
Obrigada pela visita!
xoxo
Rê
Andréia Silva de Oliveira
Ai meu coração com essa história, faz tempo que não leio HQs, na verdade lia muito as revistinhas da turma da Mônica, e outras, mas nunca li nenhum livro desse gênero, já fiquei com muita vontade de ler esse, curiosa para conhecer o Puges, tenho um Pug que completa a minha vida, ele se chama Bentinho, meu Bentinho do Dom Casmurro, e ele é muito desconfiado e acha que é um Pug Bull kkk, quer defender a casa, já pensou kkkk, mas é tão carinhos.
Retipatia
Oi Andréia!
Ah eu também praticamente só tive contato com Turma da Mônica, Tio Patinhas, Chico Bento e afins… Mas tô adorando ler coisas diferentes, sair da zona de conforto e as hq’s são perfeitas para isso, além de ser um conteúdo incrível e muito rico e cheio de possibilidades! Ahhh e se você tem um pug, se joga, o personagem dele nessa hq é muito legal e é impossível não amar todos eles! Acho que os preços são bem próximos de alguns livros em capa dura e a qualidade desse vale muito o valor, a Pipoca e Nanquim fez uma edição muito legal! <3
xoxo
Rê
Clara Lima
Que amor! Também preciso ler mais HQs, não tenho o hábito dessa leitura. Beasts of Burden parece ser de uma leitura gostosa e que flui com facilidade. Espero em breve realizar a leitura. Amei a resenha e as fotinhas, um bjão
Retipatia
Oi Clara!
Ah é uma ótima sair da zona de conforto e experimentar leituras diferentes, especialmente como essa, super prazerosa! 🙂 Feliz que tenha gostado!
Obrigada pela visita!
xoxo
Rê
Tatiane de Araújo silva
Cada vez mais esta me batendo a vontade de ler HQ, mais ainda não tenho nenhuma. As ilustrações desses são lindas, fora que essa temática de cães e gato heróis, com personalidades distintas, lutando contra o sobrenatural parece bacana. Adoro as composições das suas fotos e sempre que as vejo tenho uma vontade imensa de ler fazendo piquenique.
Retipatia
Oi Tatiane!
Ahhh vale a pena investir em HQ! Eu também não tenho e estou pegando emprestada enquanto não compro algumas. Eu também amei as ilustrações e a temática, achei uma sintonia incrível da história e tudo o mais. Feliz que tenha gostado das fotos e bora fazer um pequenique! ehehe Adoro!
Obrigada pela visita!
xoxo
Rê
Glaucie Mendes de Souza
Rê, que edição maravilhosa, estou encantada com os detalhes, que riqueza essas ilustrações, enchem os olhos. Me senti atraída pelas questões que constroem as histórias, cães e gatos (sou suspeita) são seres fantásticos e só de estarem presentes nessa HQ, já sinto que devo ler com toda certeza.
Tenho uma paixão por HQ’s, influência do irmão nerd.
🙂
Retipatia
Oi Glaucie!
Ah essa edição é mesmo linda! As ilustrações então, perfeitas, a artista é mesmo incrível! E ser uma história de aventuras de cães e gatos deixa tudo mais interessante! 🙂 Ótima influência do seu irmão! <3
Obrigada pela visita!
xoxo
Rê
Traços Literário
Cara, nunca li HQ mas acho tão fofo, quero muito esses de heróis sabe, mas quando se trata de comprar livros, a lista é tão grande que não tem um espaço pros HQs kk
Retipatia
Oi Michelly!
Ah vale a pena conhecer e ler, é pura fofura! Vai intercalando as HQ’s que vai não ter arrependimento, eu garanto! A lista aqui também é longa e tô de olhos em várias HQ’s agora! 🙂
Obrigada pela visita!
xoxo
Rê
Lunna Guedes
Oie, levei dias para comentar, rá porque fiquei cá a ler o post e a observar as imagens. Adoro quadrinhos, mas tenho lido poucas Hqs por causa do trabalho. Tenho vários quadrinhos de histórias tradicionais, a maioria de Agatha, além das que eu ganhei na infância. Preciso voltar a ler… adoro.
E esse livro me pareceu delicioso, ainda mais pelo chame das patinhas no pentagrama. Maravilhoso. Já quero para ontem. Mas acho que vou providenciar uma caixa de lenço de papel porque histórias de cães geralmente provam que eu não tenho maturidade para ler sem me emocionar. aff
bacio
Retipatia
Oi Lunna!
Acredita que eu não te imaginava fã de quadrinhos? ahaha Só não me pergunte a razão… acho que talvez porque não chegamos a falar deles antes. Esse eu tenho certeza que você vai adorar, ele é sim delicioso (essa imagem das patinhas <3)! Ah e pode providenciar os lencinhos, alguns momentos deu um aperto aqui no core, já te adianto! <3
Obrigada pela visita!
xoxo
Rê
Lunna Guedes
Minha infância foi povoada por quadrinhos, minha cara. Tinha coleções inteiras de almanaques. Caixas e mais caixas no sótão. rs
Hoje leio pouco, mas comprei dois mangás recentemente, depois de ler sobre ler no blogue da Luana. rs
Acho que por eu ser leitora mais de romances e um tanto exigente com a leitura, o modelo quadrinhos não se enquadra nisso. rs
bacio
Retipatia
Oi Lunna!
A parte da infância povoada de quadrinhos já chegou à imaginação! Por acaso você comprou A Garota do Outro Lado? Ganhei os dois e já na empolgação aqui para a leitura!
Mas mesmo para quadrinhos imagino que você seja exigente (e tem que ser mesmo, eu ando exigente pra todo tipo de leitura! rs).
xoxo
Rê
Samara Silva
Gostei do seu artigo, sempre com dicas e informações importantes. Seu site é um dos meus sites favoritos que estou sempre visitando..
Parabéns!
Meu Blog: Loterias
Retipatia
Oi Samara!
Obrigada pela visita, feliz que tenha gostado e que sempre esteja por aqui! <3
xoxo
Rê