às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Bem-vindo ao mundo de Ken Parker

Apeie do cavalo, deixe ele descansar, tomar uma água e enquanto isso vamos conversar sobre o nosso herói do velho oeste Ken Parker e sua HQ nº 1: Rifle Comprido.

Minha paixão por Velho Oeste

Há pouco tempo meu coração começou a bater mais forte por Histórias em Quadrinhos, mas são mais de 30 anos gostando e assistindo histórias do Velho Oeste.

Lá nos saudosos anos 90, quando o acesso às tecnologias eram bastante limitados, e falo somente por mim, pois a televisão chegou sem pressa lá em casa; na casa do meu tio, junto com meu primo, assistimos pela primeira de muitas vezes, ao filme “Na trilha dos Apaches”. Ele marcou a minha infância, e virou nossa atividade de férias, assistir e rebobinar aquela fita.

Depois, juntinho com meu pai, conheci Jovens demais para morrer, aquele com o famoso Billy the Kid. E depois disso, além de me apaixonar pelo filme, ainda curti muito a trilha sonora de Bon Jovi, Blaze of Glory, na vitrola.

Já adulta, Rango, O cavaleiro solitário e a A Balada de Buster Scruggs foram filmes que me marcaram. Enfim, tudo isso para dizer que meu amor pelo árido Velho Oeste, os Texas Rangers e o Bang Bang, vem de outras décadas.

Conheça a criação de Ken Parker

Em 1974 alguns filmes de faroeste de Jeremiah Johnson, foram inspiração para os desenhos da HQ de Ken Parker. E vamos juntos, a partir de agora, conhecer quem é Ken Parker. Afinal, apesar de ser uma devoradora de filmes de faroeste, esta é minha primeira HQ do gênero.

Antes de mais nada, vamos entender algumas situações relevantes na história dos Estados Unidos. Segundo a Lei de Remoção Indiana, de 28 de maio de 1830, o congresso aprovou a realocação forçada dos índios.

Mais de 46.000 nativos precisaram abandonar suas casas, terras, e percorrer a pé longas e penosas distâncias, com crianças, idosos e doentes. Essa ficou conhecida como a Trilha das Lágrimas.

Sabendo disso, imagine que, com certeza nem todos saíram tão facilmente, muitos combates foram travados. Entre os brancos e os nativos, a situação não foi confortável. Tendo isso em mente, vamos para 1868.

Ken Parker Rifle Comprido nº 1

Nesta primeira aventura, intitulada Rifle Comprido, conhecemos o caçador das montanhas Ken Parker e seu irmão Bill, de 16 anos, que chegando de uma jornada atrás de ouro, param em um posto de troca, morada de um velho amigo.

A ação dos quadrinhos começa logo nas primeiras páginas. Bill é brutalmente assassinado (e isso não é spoiler!). Tudo leva a crer que os índios o mataram. Bill acabou sendo escalpelado, e isso era uma característica dos assassinatos indígenas.

Não fosse por um pequeno detalhe, que, é claro, Ken não deixou passar. A bolsinha de dinheiro carregada por seu irmão havia sido roubada. Os nativos não usavam dinheiro.

Uma morte encenada não confundiria Ken Parker.

Vingança move toda a história de Rifle Comprido, e Ken Parker, que antes caçava ursos nas montanhas, tem a sua primeira caçada humana, partindo no encalço dos assassinos.

Um mês após a morte do irmão, finalmente chega a um forte, na entrada da reserva Cheyenne. Seguindo os rastros dos assassinos, ele se alista no exército. Além dos conhecimentos de caça, seu trabalho no exército começa ao curar um chefe da tribo Cheyenne, ganhando assim seu respeito.

Ken Parker, ou como viria a ser conhecido posteriormente devido às histórias publicadas, Rifle Comprido, é um caçador sagaz, calado e com muita noção de sobrevivência e medicina alternativa. E durante seu tempo no forte, vai participar de batalhas, ajudar alguns nativos, e com um olho no gato e o outro no peixe, vai seguir os assassinos do irmão.

Concluindo

Uma HQ, belíssima, em capa dura, com o trabalho gráfico muito bem desenvolvido, cenas de ação e luta bem desenhadas. Rifle Comprido ganhou meu coração. Mas ouso dizer que nunca foi tão difícil escrever sobre uma leitura, como aconteceu aqui.

Isso porque uma história cheia de ação acabaria de uma forma ou outra gerando algum spoiler. Fiz o possível para não revelar demais aqui. E se Ken Parker conseguiu um desfecho logo na sua primeira história, você só vai saber lendo.

Posso afirmar que o fim dessa história é quase um ensinamento de vida:

Eu empunhei o rifle a vida toda, o meu povo foi destruído, a minha mulher torturada até a morte… Se meu filho viver, terá de arrumar outro jeito de lutar… Adeus, Rifle Comprido.

Às vezes precisamos quebrar os ciclos viciosos familiares, não é mesmo!?

Em breve eu volto para contar a próxima aventura de Rifle Comprido (vou chamar assim a partir de agora) em Mine Town.

Ken Parker

nº 1 Rifle Comprido

 

Autoria:
Berardi & Milazzo

Autoria:
Tradução Júlio Schneider

Editora:
Mythos

ISBN:
978-6559511044

Ano de lançamento:
2021

Gênero:
HQ

Páginas (nº):
204
A caminho do Wyoming, Ken Parker e seu irmão Bill, depois de procurarem ouro na Califórnia e caçarem animais de pele, são vítimas de uma emboscada. Ken desperta ao lado do corpo sem vida do seu irmão e sai no rastro dos agressores. Ele chega ao Forte Smith, situado numa reserva indígena, poucas horas antes que uma tribo cheyenne, cansada das falsas promessas do grande pai branco, decida morrer lutando.
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!