às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

The Kiss of Deception: Crônicas de Amor e Ódio de Mary E. Pearson

foto para resumo do livro the kiss of deception

The Remnant Chronicles: The Kiss of Deception (título original), em português Crônicas de Amor e Ódio: The Kiss of Deception é de autoria da Mary E. Pearson, escritora premiada norte-americana do sul da Califórnia, já conhecida por seus outros sete livros juvenis.

No Brasil, o livro foi lançado pela DarkSide Books, em uma linda versão especial de capa dura. As primeiras edições, inclusive, são todas acompanhadas de um marca página lindo e um mini pôster que, de um lado traz a capa do livro e do outro um mapa do mundo em que se passa a história.

Leia o resumo e os conteúdos enquanto ouve a playlist com músicas de Loreena McKennit que combinam com a história de The Kiss of Deception:

Sobre a edição física de The Kiss of Deception

O livro em si é maravilhoso, adoro a temática da capa e os detalhes que o livro traz. Existem partes do mapa do reino em várias partes dele, e cada capítulo tem uma arte padrão muito bonita. Adorei o fato do livro ter cordinha para marcar a leitura e, convenhamos, diria que se todos os livros tivessem, seria perfeito. Até coloquei um pingente de livro no meu.

A capa do livro é maravilhosa e remete bem ao estilo da história. Um detalhe interessante é que a personagem representada na capa não é a protagonista!

Resumo da história de The Kiss of Deception

Com uma narrativa intimista, sob as sensações e pensamentos da protagonista, Pearson nos leva até o Reino de Morrighan. O momento é marcante: a Primeira Filha da Casa de Morrighan, Princesa Arabella Celestine Idris Jezelia está sendo preparada para seu matrimônio, que deverá selar um acordo de paz entre seu reino e o reino de Dalbreck.

A história não seria muito diferente das demais princesas dadas em casamento não fosse a força e determinação de Lia em traçar seu próprio destino. E assim, a princesa e sua amiga Pauline fogem no dia do casamento, em direção à charmosa cidade chamada Terravin.

A fuga enseja a fúria do Reino de Dalbreck, com o qual seria firmado o acordo de paz, e a curiosidade e inveja do príncipe ao qual Lia fora prometida. O jovem então, parte em uma jornada solitária para localizar a princesa.

Ao mesmo tempo, o reino distante de Venda, que está em constante conflito com Dalbreck e Morrighan, vê a fuga da princesa como oportunidade para enviar um assassino. Ou seja, acabaram quaisquer chances de restabelecimento da paz entre os reinos.

Até mesmo nós somos culpadas de não nutrirmos os dons, e os dons que não são alimentados encolhem e morrem.

A chegada em Terravin

Instaladas em Terravin, nossa princesa e sua amiga começam a trabalhar em uma taverna, servindo mesas, ajudando na cozinha e desempenhando tarefas cotidianas. Nada do que se espera de uma princesa, mas Lia está empenhada em conquistar uma vida que seja fruto do seu trabalho. Mais importante ainda, de suas escolhas.

Numa noite no trabalho, Lia é surpreendida por dois rapazes jovens que se hospedam na estalagem. Um se intitula Kaden e o outro, Rafe. A narrativa é audaciosa, perspicaz e inteligente, mantendo seu curso principal através dos passos de Lia. E, por vezes, os pensamentos do ‘assassino’ e do ‘príncipe’.

Depois passando entre Rafe e Kaden, quando estes aparecem em Terravin, e nos revelando um pouco dos pensamentos de cada um. Mas ainda sem afirmar quem é quem, deixando apenas pequenos e singelos indicativos de qual deles é o assassino e qual é o príncipe. Com certeza prolongando o mistério e a curiosidade de quem lê.

Ainda que ambos os forasteiros se mostrem defensivos por ora, a estadia de ambos se alonga e, com isso, Lia começa a conhecer mais e mais cada um deles. Sua afeição por Rafe cresce e o sentimento de ambos é recíproco. Mas nessa encruzilhada que só o amor sabe bem traçar, Kaden também demonstra claramente possuir sentimentos intensos em relação à princesa.

Eu não sou um soldado do exército de meu Pai. Minha mãe aproximou-se de mim, esfregou minha bochecha com a mão, e disse, em um sussurro: Sim, minha querida. Você é.

As trivialidades do dia a dia da pequena cidade entram em polvorosa com a aproximação do Festival da Libertação, em que se é possível conhecer mais sobre o passado e história de Morrighan.

A vida em Terravin e as reviravoltas que se iniciam

Assim como mais se é descoberto acerca das Primeiras Filhas de Morrighan, que possuem um dom, que pode se manifestar de várias maneiras. Lia, por sua vez, acredita não possuir dom algum, apesar de ouvir vozes em sua mente que a todo tempo a dizem o que fazer, ajudando-o em sua jornada.

Nesse meio tempo, Lia, que possui fortes laços fraternais, encontra com seu irmão, que apesar das ordens de procurá-la, apenas a visita, preocupado em saber se sua irmã está bem e trazendo boas novas sobre a gravidez de sua esposa.

Quando enfim chega o Festival, os rapazes tem a oportunidade de duelarem sob a fachada das disputas realizadas em celebração. Depois de vencer vários adversários, Rafe é derrotado por Kaden, e a indisposição entre ambos é quase palpável. E Lia compartilha um momento alegre ao dançar com Kaden, até que ambos são interrompidos por Rafe, quem não sai dos sonhos e pensamentos da princesa.

As regras da razão curvam-se à magia todos os dias…

O término do festival trás a ideia de que, em breve, ambos os forasteiros irão partir de Terravin. Assim, o prazo do assassino para terminar seu serviço está acabando, da mesma maneira que o príncipe se decide por contar a verdade para Lia.

Mas o destino surge como uma lança impondo suas vontades com o retorno do irmão de Lia, em estado ensandecido, pela recente morte de sua jovem esposa, deixando a princesa em estado de torpor. A culpa pela morte da esposa do irmão e de seu filho, pelos bárbaros vendanos, só tem um motivo: o enfraquecimento do reino pela quebra da aliança que seria formada com Dalbreck.

foto para resumo do livro the kiss of deception

Uma decisão difícil e que vai impactar todos os reinos

A princesa agora vê apenas uma escolha em seu caminho: retornar para Morrighan, implorar o perdão de seu pai, o rei, e aceitar o casamento com o príncipe de Dalbreck. Sua amiga Pauline não aceita que Lia parta sozinha a ambas seguem o caminho que tão arduamente trilharam juntas.

No caminho de volta, uma emboscada intervém as duas viajantes e este é o momento em que lhe é revelado quem é o príncipe e quem é o assassino (não se preocupe, me vangloriei por dias por ter acertado mas não vou dizer quem é quem, use sua perspicácia durante a leitura! rsrsrs). Tratarei de ambos apenas como assassino e príncipe a partir de agora.

Deste momento em diante, para o bem ou para o mal, este é o destino com que terei de viver.

Pauline é liberta pelo assassino e seus acompanhantes vendanos porque está grávida. Lia segue então, a jornada longa e árdua até Venda com o assassino e os outros assassinos de seu bando, tendo que viver em condições ruins as quais todos são submetidos durante os diversos climas dos locais pelos quais eles passam.

O príncipe, por sua vez, descobre a verdade do que ocorreu a Lia e, não esperando o séquito real que ia em seu encontro o alcançasse, parte seguindo os rastros de Lia e dos assassinos.

Agora, Lia se vê numa encruzilhada, tentando encontrar uma forma de escapar dos assassinos, aprender mais da língua deles e sobreviver em meio ao sentimento de traição para com seu captor.

Lia aprende mais sobre o dom da Primeira Filha

Como um bálsamo dado à um ferimento, Lia e os assassinos param em um acampamento nômade, dando a oportunidade a todos de restabelecerem suas forças. É um momento em que Lia tem a chance de aprender um pouco mais sobre seu dom, com a anciã do acampamento.

E se a gente não pode confiar em uma pessoa no amor”, acrescentei, “não se pode confiar nela para nada.

Lia começa a praticar e centrar-se, até descobrir que os assassinos que a acompanham são os responsáveis pela morte de sua cunhada e do bebê. A descoberta inflama ainda mais o ódio que vários deles possuem pela princesa, e vice-e-versa. E, a única coisa que a mantêm viva é o fato de que o assassino afirma que ela possui o dom e que assim, será um ótimo presente para o Kozimar (rei de Venda).

O príncipe continua em sua jornada, mas logo se dá conta de que será impossível alcançá-los antes que cheguem a Venda. Assim, a melhor estratégia é chegar a Venda, antes deles.

Partindo do acampamento, Lia tem a chance de escapar dos vendanos. Ela tenta se esconder na floresta, mas as sombras e a natureza a fazem recuar.

Quando Lia tenta encontrar um modo de fuga, se vê acima de uma encruzilhada, um pequeno destacamento de soldados de Morrighan, parte do séquito de confiança de seu irmão, estão prestes a alcançar um exército vendano. Apesar de sua tentativa, o destino dos soldados de Morrighan já estava selado.

Mas lembre-se, criança, de que todos nós podemos ter as nossas próprias histórias e os nossos próprios destinos e, às vezes, uma sorte aparentemente ruim, mas todos também fazem parte de uma história maior. Uma história que transcende o solo, o vento, o tempo… e até mesmo nossas próprias lágrimas.

Consequências da fuga e da guerra

Os assassinos enfim encontram Lia e vão então ao encontro do exército que acabara de dizimar seu irmão e os outros cavaleiros de Morrighan. E neste momento, mais um marco do crescimento e desprendimento de Lia em relação a sua vida anterior é trespassado, enquanto ela enterra cada um dos soldados de Morrighan abatidos em batalha.

É escoltada pelo numeroso exército vendano que Lia chega aos limites de Venda, e o príncipe, que a aguardava, se vê sem saída. Afinal, ele contava com o elemento surpresa para surpreender o grupo de assassinos vendanos que fizeram de Lia prisioneira.

E o que o príncipe, o assassino e nossa já amada princesa farão nessa encruzilhada, deixo para você descobrir ao ler seu exemplar de The Kiss of Deception.

Sobre os personagens do primeiro livro das Crônicas de Amor e Ódio

Os personagens do livro são completamente marcantes, mas dentre eles, o assassino é, provavelmente, o mais enigmático de todos. Talvez Lia também o fosse, mas como a história se passa sob seu ponto de vista, é mais fácil conhecê-la.

O assassino, por sua vez, mantém vivo seus sentimentos por Lia e continua a crer que está salvando sua vida ao levá-la para Venda. Possui um passado confuso e claramente seu ódio pela realeza não vem pelo tratamento que a realeza de Venda dispensa à ele. Seus sentimentos são profundos e demonstram uma história muito mais intrigante.

Várias são as suposições possíveis diante dos pequenos vislumbres que temos e é claro que ele esconde muito mais do que aparenta. Tenho a sensação de que ele não nasceu em Venda, talvez em outro reino, que o maltratou muito durante a infância. Mas isso, já sou eu divagando e especulando…

Tomar a vida de outra pessoa, ela havia sussurrado, até mesmo sendo alguém culpado, nunca deve ser fácil. Se fosse, seríamos somente um pouco mais do que animais.

Nosso príncipe é um garoto mimado, como Lia imagina (que tipo de homem deixaria o pai leh arranjar um casamento?). Mas ainda assim, ele também se vê envolto em vários sentimentos distintos em relação à Lia e aos seus deveres como príncipe. E não deixa de ser enigmático e interessante.

A protagonista, nossa Princesa Lia, é uma mulher forte, que se descobre mais a cada escolha que a vida lhe impõe e lhe permite fazer. É curiosa e audaciosa. Representa a luta feminina pelo empoderamento e capacidade de escolha de seu próprio destino. Traz questionamentos que se aplicam até mesmo nos dias atuais.

Lia é muito mais do que uma princesa, é heroína capaz de trazer mudanças não apenas em sua vida ou destino, mas no destino de todos os reinos de Morrighan, Dalbreck e Venda, ela representa a ponte que precisamos ser para sermos melhores e vivermos em um mundo melhor.

Concluindo…

A leitura de The Kiss of Deception é empolgante e, a cada linha, um novo pensamento surge à mente do leitor, nunca saciando a sede e o ímpeto de virar a próxima página. A história é, não apenas inspiradora, mas também revigorante. O fim do primeiro livro só traz mais curiosidade acerca de sua continuação.

Infelizmente ainda não há previsão de lançamento do segundo volume das Crônicas de Amor e Ódio pela DarkSide Books, Editora responsável pelo lançamento de The Kiss of Deception em português aqui no Brasil. Felizmente, o volume dois, que se chama The Heart of Betrayal, em inglês, já está em pré-venda em várias livrarias online, com previsão para 31 de agosto. Eu já encomendei o meu e quero saber quem mais está empolgado para a continuação?

The Kiss of Deception

Crônicas de Amor e Ódio

 

Título original:
The Kiss of Deception | The Remnant Chronicles

Autoria:
Mary E. Pearson

Autoria:
Tradução

Editora:
DarkSide Books

Ano de lançamento:
2016

ISBN:
978-8566636864

Gênero:
Alta Fantasia

Páginas (nº):
416
Tudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas – menos para a protagonista da história. Morrighan é um reino imerso em tradições e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? O primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio evoca culturas do nosso mundo e as transpõe de forma magnífica. Através de uma escrita apaixonante e uma convincente narrativa, o romance de Pearson é capaz de nos fazer repensar todos os estereótipos aos quais estamos condicionados. É um livro sobre a importância do amor e como ele pode nos enganar, e de uma protagonista em busca do seu verdadeiro destino e da liberdade a qualquer custo.
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Luly

    Adorei você ter feito uma playlist pro livro, hahaha! Eu sou uma pessoa que associa muito música ao que está escrevendo, então preciso de playlists (cê sabe, né)!
    Outra coisa que amei: SUA FOTO! Ficou absolutamente incrível, Ella arrasou! Eu adoro esse tipo de foto de doll que reproduz capas/cenas de livros, filmes, etc, então achei a sua demais. E a história do livro em si me deixou curiosa… Me pareceu uma versão 5mil vezes melhor da série A Seleção, só que diferente, hahaha. Sei lá, pensei nisso enquanto lia algumas coisas, apesar de no fundo não ter realmente nada a ver. Parece ser legal, fiquei curiosa com alguns pontos e a Lia me pareceu uma personagem até bacana!

    responder
    • Retipatia

      Luly, nossos corações batem mais forte por playlists! ahahahah
      A Lia é ótima mesmo e o livro do tipo que não dá vontade de largar! Com certeza recomendo sua leitura!
      Que bom que gostou da foto da Ella, eu amei fazer! Fiquei empolgada e tô pensando em fazer um projeto pra fazer fotos das dolls inspiradas nos livros que vou lendo, acho que deve ficar bacana! A personagem do livro é morena e depois pensei em fazer uma versão com uma das meninas morenas também, porque a empolgação fala mais alto… rs

      responder