às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Stranger Things: Raízes do Mal ♥ Gwenda Bond

Resenha de Stranger Things: Raízes do Mal por Gwenda Bond, lançado pela Intrínseca!

Raízes do Mal é o primeiro livro oficial da série Stranger Things, escrito por Gwenda Bond e publicado pela Intrínseca! Raízes profundas nascidas no passado e que vão revelar mistérios sobre a origem de Eleven, algo que maligno e imparável!

Stranger Things: Raízes do Mal (Suspicious Minds)
Gwenda Bond
Tradução Stephanie Fernandes
2019 | 304 páginas
Intrínseca
Disponível em Amazon
“o trabalho com Eight tinha aberto portas para ele, permitido que levasse o experimento adiante. A garota era sua galinha dos ovos de ouro, a prova de que humanos, com os estímulos certos, podiam desenvolver habilidades excepcionais. Os talentos dela ainda eram indomáveis, assim como a própria menina. Não importava. Ele sempre dava um jeito no final.”
Resenha de Stranger Things: Raízes do Mal por Gwenda Bond, lançado pela Intrínseca!
Sobre Gwenda Bond

Gwenda Bond é autora de livros infantis e juvenis. Em suas obras, mistura elementos sobrenaturais, magia e protagonistas femininas imbatíveis. Formada em jornalismo e com mestrado em escrita criativa pela Vermont College of Fine Arts, Bond já escreveu para veículos de destaque, como Los Angeles Times e Publishers Weekly. Mora no Kentuchy, Estados Unidos.

Resenha de Stranger Things: Raízes do Mal por Gwenda Bond, lançado pela Intrínseca!
Sinopse de Raízes do Mal

Primeira história oficial do universo expandido de Stranger Things. Descubra o passado sombrio da mãe de Eleven e do médico perverso envolvido no projeto MKULTRA.

Em plena década de 1960, os Estados Unidos estão passando por profundas mudanças políticas e sociais, e Terry Ives, estudante de uma cidadezinha em Indiana, se vê à parte dos acontecimentos. Cansada de ser uma mera espectadora das mudanças à sua volta, ela enxerga sua grande chance de entrar para a história ao se voluntariar para participar de um projeto ultrassecreto do governo chamado MKULTRA, realizado no laboratório de Hawkins.

É lá que ela conhece o dr. Martin Brenner, um homem cruel capaz das maiores atrocidades para alcançar seus objetivos. Terry logo se vê presa em uma trama repleta de manipulações e perigos, travando com Brenner uma guerra em que a mente humana é o campo de batalha. E sua única chance de vitória reside em uma menininha com poderes sobre-humanos e um número no lugar do nome.

Obra oficial de Stranger Things, Raízes do mal expande o universo da série, aprofundando a trama, e volta no tempo para explicar como os destinos de Terry, Brenner, Eleven e Eight se cruzaram pela primeira vez.

Resenha de Stranger Things: Raízes do Mal por Gwenda Bond, lançado pela Intrínseca!
Raízes do Mal

Os anos 80 estão de volta. Talvez já estejam desde 2016, com a estreia do seriado Stranger Things, pela Netflix. E, mesmo três anos depois, o furor continua com a chegada da terceira temporada, que estreia hoje, 04 de julho na plataforma de streaming.

“Um monstro, brilhante e pontiagudo. Um sonho. Um pesadelo. O tipo de coisa que aparecia nos quadrinhos que seus primos liam. O tipo de criatura que surgiria se alguém demonstrasse uma forma de vida e remontasse tudo errado. Braços longos demais. Uma cabeça parecida com uma flor escura.”

Para acalmar, ou elevar a ansiedade dos fãs, a Intrínseca lançou no Brasil, em junho, a edição do primeiro livro oficial da série, sob o título Raízes do Mal, da autora Gwenda Bond.

Resenha de Stranger Things: Raízes do Mal por Gwenda Bond, lançado pela Intrínseca!

A surpresa trouxe mais furor e expectativas também para esta que escreve, já que a série conseguiu tornar-se uma das minhas favoritas e, apesar de não ser uma pessoa nata dos anos 80, é inegável que a época surtiu muitas influências em minha vida.

“O progresso científico só acontece quando as pessoas seguem os mesmos modelos e compartilham suas descobertas. Diferenças pessoais não pesam quando tudo está correndo bem. Só diferenças nas descobertas.”

Em Raízes do Mal vamos acompanhar Terry, Ken, Gloria e Alice em experimentos nas novas instalações do Laboratório de pesquisas do Dr. Brenner, em Hawkings. Além de descobrir um pouco mais de suas vidas paralelas, de suas motivações até chegarem a participar voluntariamente do experimento, conhecemos também Eight, a garotinha de cinco anos e atual e mais promissora cobaia de Brenner.

Entre viagens de ácido, a Guerra do Vietnã ceifando vidas, a primeira viagem do mundo à Lua, acompanhamos a protagonista Terry Ives em uma encruzilhada em sua vida com os experimentos cada vez mais tóxicos pelos quais é submetida, os problemas habituais de uma jovem que está cursando a faculdade e precisa lidar com o trabalho, amigos e namorado.

“Aparentemente, os quadrinhos tinham acertado em um ponto: ter poderes era um perigo. Conviver com pessoas que tinham poderes também. E a possibilidade de ser pego por pessoas que tentavam controlar esses poderes era mais arriscada ainda.”

Terry Ives ganha vida nas páginas do livro, e, caso esteja pensando, sim, é a Terry que conhecemos nas temporadas de Stranger Things. Ela não apenas toma o curso da história seu próprio como também é a lider do grupo de amigos que se forma com Ken, Gloria e Alice, a Sociedade do Laboratório, em analogia à Sociedade do Anel, de O Senhor dos Anéis. Que, aliás, aparece com frequências nas referências do livro, mais uma imersão do mundo geek que foi garantido nas raízes maléficas que se alastravam pelas páginas.

Os outros personagens também têm seu momento de destaque, Alice é uma caixinha de surpresas (revelar muita coisa seria spoiler, mas garanto que é uma personagem forte e cativante) e dá à história ótimas conexões com o seriado. Já Gloria, tem seu viés girl power (aliás, todas as personagens têm, cada uma à sua maneira) e, como leitora assídua das HQ’s de X-Men, traz boas referências à história e um toque de maturidade, de certa forma, ainda que tenha a ideia compatível com as demais. Já Ken é o único que careceu de destaque entre o quarteto e que, apesar de aparentar ser promissor no começo, poderia ter sido mais explorado na trama.

“Brenner. Ela se concentrou até conseguir vê-lo com mais nitidez. O homem tinha rugas nos cantos dos olhos. Crueldade nos cantos da boca.”

Agora, temos Brenner. Se o personagem já era, a bem dizer, odiado graças a série, é sim possível elevar esse nível durante a leitura de Raízes do Mal. Aliás, mal é o que não falta nesse ser. Sem dúvidas, a construção da história permitiu que o passado do personagem fosse escrito em total sintonia com o que viria depois, no caso, as temporadas de Stranger Things.

Resenha de Stranger Things: Raízes do Mal por Gwenda Bond, lançado pela Intrínseca!

A leitura do livro é rápida e fluida, e segue instigando a curiosidade ainda que, o final derradeiro, possa ser imaginado para aqueles que já assistiram à série. A narrativa da autora é ágil, sem floreios e consegue manter o interesse da trama a todo momento, sem momentos de delongas desnecessárias. De fato, todas as partes da história se encaixam e seguem com propósito.

“Ninguém deveria se sentir culpado por estar vivo. Por ser feliz. Por fingir, por um momento, que todas as coisas ruins que estavam acontecendo no mundo lá fora não existiam.”

Além disso, a história, além de garantir uma aventura pela qual os personagens descobrem importantes laços de amizade, carinho e companheirismo, traz toda a ambientação que vemos na tela da Netflix. Com ou sem demogorgon, a escuridão está por todos os cantos do Laboratório de Hawkings.

Resenha de Stranger Things: Raízes do Mal por Gwenda Bond, lançado pela Intrínseca!

As referências à época também são bem delineadas, tanto em se tratando das já mencionadas citações à O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien e aos quadrinhos de X-Men, tanto quanto nas atitudes dos personagens e em alguns padrões que a época costumava impor, especialmente em relação às mulheres e aos negros. Ainda temos um machismo imperante tanto quanto resquícios da segregação racial.

“Nossas vidas não têm tanta importância assim. Essa é a questão. Somos todos descartáveis.”

Sem dúvidas, para os fãs de Stranger Things esse é um livro indispensável e, para quem também desejar fazer o caminho inverso e ler o livro antes de assistir as temporadas da série, sem dúvidas será uma perfeita iniciação no mundo invertido!

Resenha de Stranger Things: Raízes do Mal por Gwenda Bond, lançado pela Intrínseca!
Aleatoriedades
  • Stranger Things: Raízes do Mal foi recebido em parceria com a Editora Intrínseca e obrigada por esse livro, só aumentou meu amor pela série! Que, inclusive, estou contando os minutos para ter uma folga e poder assistir a terceira temporada! eheheh
  • As fotos da vez foram literalmente inspiradas nas luzinhas inesquecíveis da primeira temporada de Stranger Things. Quem nunca mais olhou para luzinhas natalinas da mesma forma, que espere um demogorgon chegar!
  • Confira a resenha do segundo livro de Stranger Things: Cidade nas Trevas, por Adam Christopher.
Stranger Things: Raízes do Mal está disponível na Amazon em versão física e em e-book!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Mar Aberto de Caleb Azumah Nelson

Mar Aberto de Caleb Azumah Nelson

ler artigo
Ação Solidária: Doe para o RS e Ganhe um Livro

Ação Solidária: Doe para o RS e Ganhe um Livro

ler artigo
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo

Comente este post!

  • Bruna Lopes

    Amo a serie e tenho certeza que o livro é perfeito

    responder
    • Retipatia

      Oi Bruna!
      Impossível não amar essa série e o livro! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Tatiane de Araújo silva

    Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o passado de nossa Eleven e o que realmente se passa naquelas sinistras instalações de onde ela fugiu. Esse livro parece ser nossa resposta, ou pelo menos o começo delas. Fds terá como meta maratonar a 3 temporada dessa série que a gente adora.

    responder
    • Retipatia

      Oi Tatiane!
      Ah eu também sempre ficava pensando e as outras 10 crianças antes dela e a história da mãe dela, que terminou daquele jeito!? O livro dá respostas ótimas pra isso e é uma leitura muito boa! Uhulll por aqui também quero maratonar no fds! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Gisele Thais Costa

    Ainda não me animei pra ver essa seris mas com certeza quero esse livro, é a primeira vez que leio uma resenha dele. Amei!!

    responder
  • Gisele Thais Costa

    Ainda não me animei pra ver essa série mas com certeza quero esse livro!! Ainda não tinha lido uma resenha dele e amei. É bem meu tipo de leitura 🙂

    responder
    • Retipatia

      Oi Gisele!
      Se joga no livro que certeza que vai despertar sua curiosidade pela série tbm!!! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Gisele Thais

    Amei demais

    responder
  • lendoemnarnia

    Oi, Rê! Amei essa resenha e com certeza esse livro já vai direto pra minha lista de desejos hahah adoro a série e esse livro é com certeza o extra q todo fã de st precisa. Parabéns pela resenha e fotos, bjs.

    responder
    • Retipatia

      Oie!
      Ah feliz que tenha gostado! Também acho que todo fã precisa dessa leitura, expande o mundo de Stranger Things de uma forma incrível!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Jabes Guedes

    Ja separei a série pra maratona, ainda não li o livro mas pretendo.. já está na lista!!

    responder
    • Retipatia

      Oi Jabes!
      Ahhh melhor maratona da vida! ahaha Vale a pena ler também! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Samara Silva

    Gostei do seu artigo, sempre com dicas e informações importantes. Seu site é um dos meus sites favoritos que estou sempre visitando..

    Parabéns!

    Meu Blog: Loterias

    responder
    • Retipatia

      Oi Samara!
      Feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Samara

    Gostei do seu artigo, sempre com dicas e informações importantes. Seu site é um dos meus sites favoritos que estou sempre visitando..

    Parabéns!

    Meu Blog: Loterias

    responder
  • Luly Lage

    Ai, gente, que coisa mais linda as luzinhas na foto, você como sempre pegou certinho a essência da história, toda oitentista e sombria…
    Adorei saber mais sobre esse livro. Vi anunciado em vários lugares, mas não sabia o plot específico. Achei GENIAL que a Gwenda preservou essa característica gostosa da série de fazer referência a ícones da cultura popular/geek. Deixa o suspenso fantástico até mais crível, você chega a sentir um arrepiozinho de que aquilo pode acontecer com qualquer um, a qualquer momento. E a escolha de uma autora “girl power” também é maravilhosa, curiosa pra ver como ela retratou a Oito!

    responder
    • Retipatia

      Oi Luly!
      Aqui o nome do meio da pessoa é viciada em luzinhas! ahaha Eu adoro essa vibe da história e tentei captar um pouquinho dela nos cliques, feliz que tenha gostado! Eu adorei muito a deixa que usaram pro livro, os personagens novos e mesmo os que já conhecíamos sob outra perspectiva, reavaliados. E a autora conseguiu manter muito bem as referências da cultura que marca tanto a série, adorei demais isso! Eu também fiquei muito feliz por ser uma autora super girl power! <3 Vale a pena ler, pode ter certeza!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Andréia Oliveira

    Gente do céu, só agora que vim aqui comentar como adorei essa super indicação da Rê, agora uma das minhas séries preferidas, mas preferida mesmo hahah, e estou tão atrasada que já até saiu o anúncio da 4 temporada, e nem preciso dizer como estou ansiosa, mais um vez muito obrigada sua linda (Rê) por fazer um trabalho magnifico de nos transmitir só coisas boas.

    responder
    • Retipatia

      Oi Andréia!
      Ah tão feliz em ler isso! Essa série tem o meu coração todinho, amei todas as temporadas e agora estou ansiosa aguardando a quarta! Obrigada pelo carinho de sempre e por acompanhar o Retipatia! <3
      xoxo

      responder