Resenhas

Stranger Things: Raízes do Mal ♥ Gwenda Bond

Stranger Things: Raízes do Mal
Gwenda Bond
Intrínseca
“o trabalho com Eight tinha aberto portas para ele, permitido que levasse o experimento adiante. A garota era sua galinha dos ovos de ouro, a prova de que humanos, com os estímulos certos, podiam desenvolver habilidades excepcionais. Os talentos dela ainda eram indomáveis, assim como a própria menina. Não importava. Ele sempre dava um jeito no final.”

Sobre a Autora

Gwenda Bond é autora de livros infantis e juvenis. Em suas obras, mistura elementos sobrenaturais, magia e protagonistas femininas imbatíveis. Formada em jornalismo e com mestrado em escrita criativa pela Vermont College of Fine Arts, Bond já escreveu para veículos de destaque, como Los Angeles Times e Publishers Weekly. Mora no Kentuchy, Estados Unidos.

Sinopse

Primeira história oficial do universo expandido de Stranger Things. Descubra o passado sombrio da mãe de Eleven e do médico perverso envolvido no projeto MKULTRA.

Uma das séries de maior sucesso dos últimos tempos, Stranger Things surpreendeu espectadores de todas as idades. Agora, a poucos meses da estreia da aguardada terceira temporada, a Intrínseca lança o primeiro livro oficial da série, que explora o passado de dois dos personagens mais enigmáticos da produção: Terry Ives, a mãe de Eleven, e o dr. Martin Brenner, o homem que separou as duas.

Em plena década de 1960, os Estados Unidos estão passando por profundas mudanças políticas e sociais, e Terry Ives, estudante de uma cidadezinha em Indiana, se vê à parte dos acontecimentos. Cansada de ser uma mera espectadora das mudanças à sua volta, ela enxerga sua grande chance de entrar para a história ao se voluntariar para participar de um projeto ultrassecreto do governo chamado MKULTRA, realizado no laboratório de Hawkins.

É lá que ela conhece o dr. Martin Brenner, um homem cruel capaz das maiores atrocidades para alcançar seus objetivos. Terry logo se vê presa em uma trama repleta de manipulações e perigos, travando com Brenner uma guerra em que a mente humana é o campo de batalha. E sua única chance de vitória reside em uma menininha com poderes sobre-humanos e um número no lugar do nome.

Obra oficial de Stranger Things, Raízes do mal expande o universo da série, aprofundando a trama, e volta no tempo para explicar como os destinos de Terry, Brenner, Eleven e Eight se cruzaram pela primeira vez.

Raízes do Mal

Os anos 80 estão de volta. Talvez já estejam desde 2016, com a estreia do seriado Stranger Things, pela Netflix. E, mesmo três anos depois, o furor continua com a chegada da terceira temporada, que estreia hoje, 04 de julho na plataforma de streaming.

“Um monstro, brilhante e pontiagudo. Um sonho. Um pesadelo. O tipo de coisa que aparecia nos quadrinhos que seus primos liam. O tipo de criatura que surgiria se alguém demonstrasse uma forma de vida e remontasse tudo errado. Braços longos demais. Uma cabeça parecida com uma flor escura.”

Para acalmar, ou elevar a ansiedade dos fãs, a Intrínseca lançou no Brasil, em junho, a edição do primeiro livro oficial da série, sob o título Raízes do Mal, da autora Gwenda Bond.

A surpresa trouxe mais furor e expectativas também para esta que escreve, já que a série conseguiu tornar-se uma das minhas favoritas e, apesar de não ser uma pessoa nata dos anos 80, é inegável que a época surtiu muitas influências em minha vida.

“O progresso científico só acontece quando as pessoas seguem os mesmos modelos e compartilham suas descobertas. Diferenças pessoais não pesam quando tudo está correndo bem. Só diferenças nas descobertas.”

Em Raízes do Mal vamos acompanhar Terry, Ken, Gloria e Alice em experimentos nas novas instalações do Laboratório de pesquisas do Dr. Brenner, em Hawkings. Além de descobrir um pouco mais de suas vidas paralelas, de suas motivações até chegarem a participar voluntariamente do experimento, conhecemos também Eight, a garotinha de cinco anos e atual e mais promissora cobaia de Brenner.

Entre viagens de ácido, a Guerra do Vietnã ceifando vidas, a primeira viagem do mundo à Lua, acompanhamos a protagonista Terry Ives em uma encruzilhada em sua vida com os experimentos cada vez mais tóxicos pelos quais é submetida, os problemas habituais de uma jovem que está cursando a faculdade e precisa lidar com o trabalho, amigos e namorado.

“Aparentemente, os quadrinhos tinham acertado em um ponto: ter poderes era um perigo. Conviver com pessoas que tinham poderes também. E a possibilidade de ser pego por pessoas que tentavam controlar esses poderes era mais arriscada ainda.”

Terry Ives ganha vida nas páginas do livro, e, caso esteja pensando, sim, é a Terry que conhecemos nas temporadas de Stranger Things. Ela não apenas toma o curso da história seu próprio como também é a lider do grupo de amigos que se forma com Ken, Gloria e Alice, a Sociedade do Laboratório, em analogia à Sociedade do Anel, de O Senhor dos Anéis. Que, aliás, aparece com frequências nas referências do livro, mais uma imersão do mundo geek que foi garantido nas raízes maléficas que se alastravam pelas páginas.

Os outros personagens também têm seu momento de destaque, Alice é uma caixinha de surpresas (revelar muita coisa seria spoiler, mas garanto que é uma personagem forte e cativante) e dá à história ótimas conexões com o seriado. Já Gloria, tem seu viés girl power (aliás, todas as personagens têm, cada uma à sua maneira) e, como leitora assídua das HQ’s de X-Men, traz boas referências à história e um toque de maturidade, de certa forma, ainda que tenha a ideia compatível com as demais. Já Ken é o único que careceu de destaque entre o quarteto e que, apesar de aparentar ser promissor no começo, poderia ter sido mais explorado na trama.

“Brenner. Ela se concentrou até conseguir vê-lo com mais nitidez. O homem tinha rugas nos cantos dos olhos. Crueldade nos cantos da boca.”

Agora, temos Brenner. Se o personagem já era, a bem dizer, odiado graças a série, é sim possível elevar esse nível durante a leitura de Raízes do Mal. Aliás, mal é o que não falta nesse ser. Sem dúvidas, a construção da história permitiu que o passado do personagem fosse escrito em total sintonia com o que viria depois, no caso, as temporadas de Stranger Things.

A leitura do livro é rápida e fluida, e segue instigando a curiosidade ainda que, o final derradeiro, possa ser imaginado para aqueles que já assistiram à série. A narrativa da autora é ágil, sem floreios e consegue manter o interesse da trama a todo momento, sem momentos de delongas desnecessárias. De fato, todas as partes da história se encaixam e seguem com propósito.

“Ninguém deveria se sentir culpado por estar vivo. Por ser feliz. Por fingir, por um momento, que todas as coisas ruins que estavam acontecendo no mundo lá fora não existiam.”

Além disso, a história, além de garantir uma aventura pela qual os personagens descobrem importantes laços de amizade, carinho e companheirismo, traz toda a ambientação que vemos na tela da Netflix. Com ou sem demogorgon, a escuridão está por todos os cantos do Laboratório de Hawkings.

As referências à época também são bem delineadas, tanto em se tratando das já mencionadas citações à O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien e aos quadrinhos de X-Men, tanto quanto nas atitudes dos personagens e em alguns padrões que a época costumava impor, especialmente em relação às mulheres e aos negros. Ainda temos um machismo imperante tanto quanto resquícios da segregação racial.

“Nossas vidas não têm tanta importância assim. Essa é a questão. Somos todos descartáveis.”

Sem dúvidas, para os fãs de Stranger Things esse é um livro indispensável e, para quem também desejar fazer o caminho inverso e ler o livro antes de assistir as temporadas da série, sem dúvidas será uma perfeita iniciação no mundo invertido!

Aleatoriedades
  • Stranger Things: Raízes do Mal foi recebido em parceria com a Editora Intrínseca e obrigada por esse livro, só aumentou meu amor pela série! Que, inclusive, estou contando os minutos para ter uma folga e poder assistir a terceira temporada! eheheh
  • As fotos da vez foram literalmente inspiradas nas luzinhas inesquecíveis da primeira temporada de Stranger Things. Quem nunca mais olhou para luzinhas natalinas da mesma forma, que espere um demogorgon chegar!
Stranger Things: Raízes do Mal está disponível na Amazon e comprando pelo link do blog, você ajuda a mantê-lo e sem nenhum custo adicional!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia

17 Comments

  1. Bruna Lopes says:

    Amo a serie e tenho certeza que o livro é perfeito

    1. Oi Bruna!
      Impossível não amar essa série e o livro! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

  2. Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o passado de nossa Eleven e o que realmente se passa naquelas sinistras instalações de onde ela fugiu. Esse livro parece ser nossa resposta, ou pelo menos o começo delas. Fds terá como meta maratonar a 3 temporada dessa série que a gente adora.

    1. Oi Tatiane!
      Ah eu também sempre ficava pensando e as outras 10 crianças antes dela e a história da mãe dela, que terminou daquele jeito!? O livro dá respostas ótimas pra isso e é uma leitura muito boa! Uhulll por aqui também quero maratonar no fds! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

  3. Gisele Thais Costa says:

    Ainda não me animei pra ver essa seris mas com certeza quero esse livro, é a primeira vez que leio uma resenha dele. Amei!!

  4. Gisele Thais Costa says:

    Ainda não me animei pra ver essa série mas com certeza quero esse livro!! Ainda não tinha lido uma resenha dele e amei. É bem meu tipo de leitura 🙂

    1. Oi Gisele!
      Se joga no livro que certeza que vai despertar sua curiosidade pela série tbm!!! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

  5. Gisele Thais says:

    Amei demais

  6. lendoemnarnia says:

    Oi, Rê! Amei essa resenha e com certeza esse livro já vai direto pra minha lista de desejos hahah adoro a série e esse livro é com certeza o extra q todo fã de st precisa. Parabéns pela resenha e fotos, bjs.

    1. Oie!
      Ah feliz que tenha gostado! Também acho que todo fã precisa dessa leitura, expande o mundo de Stranger Things de uma forma incrível!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

  7. Jabes Guedes says:

    Ja separei a série pra maratona, ainda não li o livro mas pretendo.. já está na lista!!

    1. Oi Jabes!
      Ahhh melhor maratona da vida! ahaha Vale a pena ler também! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

  8. Samara Silva says:

    Gostei do seu artigo, sempre com dicas e informações importantes. Seu site é um dos meus sites favoritos que estou sempre visitando..

    Parabéns!

    Meu Blog: Loterias

    1. Oi Samara!
      Feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

  9. Samara says:

    Gostei do seu artigo, sempre com dicas e informações importantes. Seu site é um dos meus sites favoritos que estou sempre visitando..

    Parabéns!

    Meu Blog: Loterias

Repense, renove, rediscuta...