Organização 2018 & Planner Literário (Freebie)

Em 14.01.2018   Arquivado em Achados & Perdidos, Lifestyle

Bom dia, tarde e noite folks!

Início de ano é sempre cheio de resoluções. E, uma ótima maneira para conseguir planejar tudo que pretendemos alcançar durante os meses é usar planners, agendas, caderninhos, bullet journal… são várias as opções. E, como algumas pessoas me perguntaram como eu me organizo, resolvi mostrar as coisinhas que estou usando nesse ano para me ajudar a alcançar as metas de 2018!

Essa primeira foto é para mostrar o calendário fofo que fica na minha escrivaninha do quarto, o recanto em que, além de servir de local para fotos, é meu local de organização (nela ficam as leituras do mês, caderno, planner e coisas que uso no dia-a-dia). Na foto tem também um planner pequeno (rosa de bolinhas douradas) que eu havia comprado para carregar na bolsa, mas logo nos primeiros dias do ano vi que não conseguiria me adaptar a fazer anotações em mais de um lugar. Os caderninhos fofos são da Imaginarium (como o calendário) e, é certeza que serão mais usados para fotos do que para anotações (sim, a maníaca da papelaria tem dó de usar algumas coisas… ahaha).

Conheçam o meu planner fofinho e descolado! eheheh É o primeiro ano que opto por um planner e abandono as agendas. Então, estava muito receosa de investir muito $$$ em um de preço salgadinho e correr o risco de não adaptar e acabar sem usar. Quando encontrei esse nas Lojas Renner, adorei. Preço em conta e, por ser do tamanho de um caderno normal, tem muito espaço para anotações, que era algo que eu precisava, além da possibilidade de visualização semanal, que a agenda comum não proporciona.

O planner tem, antes do começo semanal, a visualização mensal. O que é ótimo para anotar datas importantes e pequenas coisas de maneira mais pontual. Na foto eu ainda não tinha anotado muita coisa… ahah Mas acho ótima essa parte para colocar aniversários e datas legais como o Dia do Leitor. Me ajuda a planejar fotos para o IG conforme as datas e não esquecer de compromissos que são pontuais em determinado mês. No canto esquerdo ainda tem umas linhas para anotações rápidas, que eu achei muito bom para escrever duas coisas mensais: minha TBR (to be read / a ser lido) literária e a meta de seguidores do IG.

A semana do planner é assim, espaçosa, como eu queria. Os dias da semana são amplos e, quando preciso anotar muitas coisas, super ajuda. Os post-its aí são de algumas coisas que não necessariamente se encaixam em tarefas de um dia específico. São pontos que preciso encaixar ao longo da semana e, gosto de poder visualizar, colar e descolar. Eu adoro post-it, na verdade… ehehe E separei alguns bloquinhos para usar no planner e me ajudar na organização. Por exemplo, sempre vou, ao longo da semana, anotando as fotos que preciso fazer para algum post aqui do blog ou as que posto lá no IG, já que os únicos dias que consigo fotografar são nos fins de semana.

Não reparem em como minha semana tá brega e papagaiada. Eu resolvi usar todos aqueles adesivos de cadernos que eu guardava há dois séculos… ahahah

As fofices do Planner não cessam, cada início de mês tem imagens fofas e uma frase legal. Tive que fotografar esse porque, obviamente, é meu favorito, não o mês, mas o unicórnio, é claro! ahahah Além disso, o planner também tem uns avisos como a data de desmontar a árvore de Natal e frases de inspiração espalhadas aleatoriamente no rodapé das semanas e em alguns dias. Ah, e ele ainda tem folhas pautadas no final, para anotações livres, que virão muito a calhar para eu anotar coisas da lojinha e do blog, como as parcerias e sorteios. E, um saquinho de plástico de ótima qualidade.

Como se um planner todo daquele não bastasse, eu sempre tenho comigo um caderninho desses de tamanho A5. Como boa escritora, os pensamentos às vezes surgem nos momentos mais aleatórios. Uma cena de uma história que está sendo criada, um pensamento desconexo ou algo totalmente novo. E, como são coisas impossíveis de se anotar no planner, o caderninho é fácil de carregar e supre essa necessidade. Esse fofinho de unicórnio foi presente da minha amiga secreta e, logo mais tem post aqui no blog mostrando os presentes lindos que ganhei. Parece até que ela sabia que eu precisava de um para me acompanhar nesse ano!

“Quando abro cada manhã a janela do meu quarto

É como se abrisse o mesmo livro

Numa página nova.”

Mário Quintana

E, não menos importante, era necessário algo para organizar minhas leituras. No ano passado fiz um Planner Literário, que ainda tem bastante procura aqui no blog. Então, pra esse ano resolvi fazer um novo e, como antes, vou disponibilizar o arquivo para vocês baixarem e usarem o que quiser.

Essa página é um espaço para anotações rápidas para cada mês, bem fácil para anotar metas, algo pontual para cada período. Um livro específico que não pode ser esquecido, um tema para leitura. Tentei sempre deixar espaços amplos e livres para quem quiser usar, poder adaptar à sua própria forma de organização. Por exemplo, eu não funciono com metas diárias de leitura, porque às vezes tem dias que leio a noite toda, tem dias que não leio nada, tem dias que escrevo e por aí vai… Tô considerando só a parte da noite que é o horário livre pra escrever, blogar e ler, já que durante o dia estou no trabalho.

Tem ficha de leitura, para quem gosta de fazer anotações sobre o livro que começou a ler, com informações bem básicas de organização. Confesso que não costumo anotar quando começo e quando termino uma leitura, já tentei, mas como geralmente eu leio vários livros ao mesmo tempo, parecia que tem uma eternidade que estava lendo… ahaha

Claro que nem todo mundo faz resenha das suas leituras… Mas eu gosto de colocar lembrete para as resenhas que estão pendentes aqui no blog. Me ajuda a colocar ordem e não esquecer de nada. Aí na foto Ainda faltava a de Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta, que já saiu e agora tenho pendentes: Rainbow e Planeta Brutal.

Duas listinhas indispensáveis: wishlist de livros e livros novos. Gosto de anotar títulos que quero e os que chegam (ganhados, comprados, etc…) e, acho que são coisas que muitos amantes de livros também gostam de anotar.

Mais duas listinhas super boas de usar: quotes favoritas, pra lembrar aquelas que queremos usar na vida e não apenas para uma resenha e Projetos e Metas, para rabiscar à vontade os projetos e metas que estão sendo seguidos, e, como as páginas são em branco, dá para anotar do jeito que preferir.

Uma listinha mais que necessária: Para seguir! Espaço para anotar seus blogs, ig’s e canais que te agradam e que falam das melhores coisas do mundo: livros e leitura! A outra, ‘Etc & Tal’, vale para anotações que não tiveram espaço específico e que às vezes fazem parte da rotina de controle de leituras.

Por último e, não menos importante, para quem precisa de mais espaço para as anotações mensais, tem uma página para cada mês. Há ainda umas páginas que são com metas de leitura mensais, mais organizadinho, só que eu esqueci de fotografá-las… ahahah Então, é só checar o arquivo para imprimir as páginas que quiser usar.

Para as fotos eu imprimi em tamanho A4, que é o tamanho normal do arquivo, mas acho que, para quem quiser, recomendo imprimir metade disso, A5, que ainda haverá espaço suficiente para escrever e dá para montar um caderninho ou tipo fichário com as páginas e se organizar.

Espero que tenham gostado e, se tiverem sugestões, deixem aqui registrado para que eu possa melhorar nos próximos que fizer!

Para baixar o arquivo, é só clicar aqui para o arquivo em PDF e aqui para as imagens em PNG (arquivo zipado).

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Ouvindo: James Arthur – Say You Won’t Let Go

  • Kimberly Camfield

    Em 14.01.2018

    Rê, eu to babando aqui com tanta coisa fofa! O que é esse caderno lindo da capricho? E esse planner maravilhoso da renner? E todos os itens fofos que aparecem nas fotos? É muita fofura pra aguentar! ahah E tá totalmente perdoado usar adesivos antigos, porque também sou dessas :p Adorei o seu planner literário! Tão fofo quanto o resto do post <3
    Beijão

  • Retipatia

    Em 14.01.2018

    Oi Kim!
    Ahh que amor, eu sou viciada em coisinhas fofas, preciso assumir! ahahah Eu era aloka dos adesivos e não usava nada. Juntei um montão e tô usando nas semanas no Planner, pra dar uma alegrada e ajudar a destacar os afazeres! ehehe
    Obrigada linda, feliz que tenha gostado! <3 <3
    xoxo

  • Milene Farias

    Em 14.01.2018

    Amei esse post! Também tenho um caderninho junto com minhas leituras para anotar coisas importantes para não esquecer de colocar na hora de fazer a resenha. Também adotei um planner esse ano, encontrei um na internet e baixei, vamos ver se me adapto bem com ele.
    Adorei o bookplanner! Super válido cada listinha <3
    Beijos, Rê!

  • Retipatia

    Em 14.01.2018

    Oi Mi! Ahh que amor! Obrigada! Esses caderninhos salvam o dia, não é mesmo? Eu também faço algumas anotações pras resenhas, porque tem detalhezinhos que a gente não pode esquecer de colocar, né?! ehehe Depois me conta se deu certo com o planner! <3 Obrigada pela visita! <3
    xoxo

  • Camila Carvalho

    Em 14.01.2018

    Oi, Re.
    Como queria ver esse post rs.
    Ano passado resolvi migrar da velha agenda para o planner, mas não pensei como você e meti os pés pelas mãos, comprei um super planner todo fofinho e cheio de coisas, resultado no primeiro mês eu desisti.
    Esse ano comprei um simples da Capricho e tenho conseguido usar melhor.
    E já vou baixar o planejamento dos livros♥
    Beijo

  • Retipatia

    Em 14.01.2018

    Oi Camila! Ahh que bom que ele saiu então né! ehehehe Eu tive que me segurar pra não comprar um todo frufruzento, lindo e cheio das coisas, mas era quase certo que eu ia era jogar dinheiro fora kkkk Daí me convenci de que este era suficiente e tô bem feliz até agora. O da Capricho eu vi pela net, super fofo também!!! <3 Espero que goste do planner literário! <3
    Obrigada pela visita linda!
    xoxo

%d blogueiros gostam disto: