às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

TBR ♥ Maratona Literária de Férias

Banner da Maratona Literária de Férias

Esse ano vou participar da minha primeiríssima maratona, a Maratona Literária de Férias!!! Yey!!! Com o único detalhe que, depois de formada, férias é um substantivo ao qual ao mal reconheço… rsrs E, por essa mesmíssima razão, associada ao fato de que alguns projetos paralelos vão diminuir meu tempo livre para leituras, a meta do projeto, sofreu pequenas alterações, confere aí:

A Maratona Literária de Férias à qual me inscrevi é promovida por quatro canais muito legais, que recomendo: Nuvem Literária, Pronome Interrogativo, Dear Maidy e Literature-se!

Para quem gosta de desafios literários, a Maratona Literária de Férias vai dos dias 16 de Julho a 14 de Agosto e haverá interação nos quatro canais sobre as leituras, por isso a recomendação para que conheça.

Minha meta será ler todos esses livros até o fim de 2016 e não apenas durante as férias, que não terei, pois estarei trabalhando normalmente e, ficarei com tempo reduzido para leituras a partir da próxima semana) e m.

Daí você pensa: se você está super dilatando seu prazo, qual o sentido de participar? Tem explicação para minha aparente loucura: primeiro adoro a ideia de ter uma lista de temas para seguir, segundo, assim eu garanto que, ao menos dez livros serão lidos em menos de cinco meses, o que já será bem apertado e terceiro, eu tenho certeza absolutíssima que encaixarei outros livros durante a leitura desses…

A ideia do desafio é que cada um leia mais do que o habitual nesse período (que eu estendi horrores!), e, para ajudar, foram colocadas 10 sugestões de leitura.

Elas estão na imagem a seguir, no planner de leitura feito para o desafio:

planner da maratona literária de férias

Um livro publicado antes de você ter nascido

Livro As Brumas de Avalon – A Senhora da Magia – Livro Um de Marion Zimmer Bradley

No primeiro tópico já dei uma pequena engalobada! rsrsrs Trata-se, na verdade, de uma releitura. Quando li esses livros (toda a quadrilogia) era ainda adolescente e, mesmo sabendo que não terei a mesma compreensão do livro que tive naquela época, há um bom tempo venho querendo rever cada uma das suas páginas.

Esse livro é muito especial para mim, já pertenceu a minha avó paterna e, basicamente, foi graças a ele que desenvolvi tanto amor pela leitura. Por isso essa edição tão velhinha que é do ano de 1987 (mais velha que eu…).

Um livro que um amigo tenha recomendado

A Escola do Bem e do Mal de Soman Chainani (leia aqui a resenha)

Comprei esse livro há pouco tempo, junto da sua continuação. Uma amiga minha indicou a leitura, dizendo que inicialmente achou que seria um livro bobinho, mas que surpreendeu. Eu adorei a temática e estética do livro e espero muito me surpreender também.

Um livro que você deveria ter lido na escola faculdade, mas não leu

O Príncipe de Maquiavel

Ajuste número dois! Eu sempre gostei de ler, então, todos os livros que passavam na escola, gostando ou não do livro, eu sempre lia até o fim. Na faculdade, a conversa é outra… rsrs Lia basicamente tudo, mas sei que O Príncipe eu deveria ter lido e, no fim das contas, não li.

Então, já que o livro é curtinho (apesar de não ser dos mais simples), achei válido adicioná-lo à lista. É o único que está em versão digital, estou tentando dar uma chance para os livros digitais desde que li Orgulho e Preconceito e Zumbis e cheguei a conclusão que sou extremamente apegada à parte física dos livros, no geral. Vamos ver o que rola dessa vez.

Um livro que se passa num lugar que você sempre quis visitar

Persuasão de Jane Austen (leia a resenha)

Minha primeira ideia foi reler O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, porque com certeza já vivi na Terra Média em vidas passadas e desejaria profundamente retornar!

Mas, como sei que a leitura de O Hobbit seria mais demorada que a de Persuasão, e que se passa na nossa linda Inglaterra, achei que era também muito válido, já que é um local que eu desejo muito visitar.

Um livro com uma palavra como título

Convergente de Veronica Roth

Demorei para escolher, até que a obviedade de minha escolha bateu à porta! Comecei a ler a saga Divergente há muito tempo e, o gás e incentivo para que eu leia Convergente, da Veronica Roth, em ritmo acelerado, veio com a possibilidade de encaixá-lo na maratona, já que eu finalmente terminei Insurgente na penúltima semana.

Um livro que você pegou emprestado

O Inverno das Fadas de Carolina Munhoz (leia a resenha)

Eu não sou muito de pegar livros emprestados, porque de modo geral, livro é igual lingerie, não é coisa para ficar emprestando! rsrs Já emprestei alguns, fiquei de coração partido, já peguei alguns emprestados e sempre tento cuidar deles ainda melhor do que com os meus.

O livro escolhido, O Inverno das Fadas, de Carolina Munhoz é da minha irmã e, como ela sabe bem acerca de minhas neuras acerca dos livros, é mais fácil e menos traumático o empréstimo.

Uma HQ / Quadrinho / Graphic Novel

Cinderalla de Junko Mizuno (leia aqui a resenha)

Provavelmente se não houvesse essa opção esse entraria no campo “um livro com uma palavra como título” ou “um livro para terminar em um dia”.

Cinderalla, de Junko Mizuno é um mangá lindo e que foi presente de uma amiga! Como ele ainda estava na fila de espera e era o único que se enquadrava nesse tópico, foi a escolha certeira!

Um livro que se passa no Brasil de um autor nacional

Senhora, A Bruxa de Angélica Lopes & José de Alencar (leia a resenha)

Esse tópico eu considero uma engalobada bem sutil, já que ambos os autores, José de Alencar, do original Senhora e Angélica Lopes, que fez a adaptação para Senhora, A Bruxa, são brasileiros. E a história da adaptação também se passa no Brasil.

Meu exemplar é primeira edição, de 2010, então dá para ter uma noção de há quanto tempo esse livrinho aguarda leitura, comprei logo que lançaram. Já está passando da hora dele ter suas páginas percorridas.

Um livro sobre viagem no tempo

Iluminadas de Lauren Beukes (leia a resenha aqui)

Esse sem dúvidas foi o tópico que deu mais trabalho. De cabeça, eu não tinha nenhum livro que se tratasse de viagens no tempo. Até eu chegar em certa parte da leitura de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares e descobrir que a história envolve viagem no tempo… rs

Mas, pesquisei por livros com essa temática, inclusive no próprio grupo do Facebook criado para interação entre os participantes da maratona, e me interessei muito pelo Iluminadas, de Lauren Beukes. Daí, foi desculpa suficiente para eu comprar um livro para a maratona, apesar de me orgulhar deste ser o único livro comprado para esta finalidade! (Sim, isso foi um avanço…) E, se precisasse, ele ainda se enquadraria no quesito de “um livro com uma palavra como título”.

Um livro para terminar em um dia

Quadribol Através dos Séculos de Kennilworthy Whisp

Basicamente, o meu poderia ser adaptado para “um livro para terminar em uma hora”, mas achei justificável, pensando que meu tempo andará bem escasso para leituras prazerosas. Assim, Quadribol Através dos Séculos, de Kennilworthy Whisp (J. K. Rowling), – que também está fazendo bodas aqui na prateleira -, foi o escolhido!

Você já leu algum dos títulos que selecionei para a minha Maratona Literária de Férias? Simbora maratonar! ♥

Ouvindo: Layla – Eric Clapton

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Clayci

    As Brumas de Avalon é muito amor, tinha até me esquecido dele O.O
    Não estou participando dos temas, mas estou lendo bastante esse mês .. <3
    adorei suas escolhas e simmmm e tbm queria viver no mundo dos hobbits rs

    Beijos

    responder
  • Luly

    Quadribol Através dos Séculos não é TÃO amor quanto Animais Fantásticos e Onde Habitam, mas é amor de qualquer forma, isso que importa, hahaha! E realmente você lê em uma hora…
    Eu AMO Orgulho e Preconceito e achei uma escolha mega digna pra representar a Inglaterra, Lizzie e Jane são duas lindas. E sobre O Hobbit: é o livro mais fácil do Tolkien, mas continuo apoiando sua decisão de não colocá-lo porque fácil praquele homem já é difícil pra todos nós, né…
    Boa sorte do projeto, Rê! Você consegue!

    responder
  • Eduarda Rozemberg

    Hey!
    Eu sinceramente nunca tive interesse em participar de maratonas literárias, mas sempre adoro ver o progresso de outras pessoas. Dos que você citou, li somente o Convergente e o Quadribol A.D.S, e amei os dois. Esse último é tão amorzinho e eu queria tanto que tivesse uma história spin off sobre o esporte, eu ia amar muito ler. Gostei demais da sua postagem e espero ver mais dessas por aqui!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    responder