Conheça 8 curiosidades incríveis de Ravensong que vão não apenas te convencer a ler a saga, mas também dar detalhes sobre o conto extra, Lovesong.
Ravensong: os Laços é o segundo livro da série Green Creek, de T J Klune, publicado no Brasil pela Editora Morro Branco. A seguir, você pode conferir a ficha técnica e a sinopse de Ravensong:
Ravensong: os Laços
Green Creek Series
- Título original:
- Ravensong: Green Creek
- Autoria:
- T J Klune
- Autoria:
- Tradução Rita Süssekind
- Editora:
- Morro Branco
- Ano de lançamento:
- 2024
- ISBN:
- 978-6560990050
- Gênero:
- Ficção | Romance Adolescente
- Páginas (nº):
- 592
Edição com conteúdo extra: o conto Lovesong.
1 Ravensong é Wolfsong melhor e mais sombrio
Quer dizer, Ravensong é completamente diferente de Wolfsong, mas Klune conta que queria que o livro fosse como as sequências de filmes que a gente fala que são maiores, melhores, mais sombrias. E muita gente que leu concorda com isso, viu!?
Alguns laços foram feitos para serem quebrados.
2 Será que Ravensong é mesmo uma continuação de Wolfsong?
Ravensong é uma continuação, mas, como o próprio Klune contou em entrevista, a história na verdade se passa antes, durante e depois de Wolfsong.
Isso porque alguns acontecimentos que ficaram de fora na narrativa de Wolfsong aparecerem aqui, e são relativos a algo que impactou o rumo da história anterior.
Assim, a primeira parte de Ravensong alterna entre os anos 80 e 2013 e, o restante do livro se passa no período de duas semanas, logo depois de Wolfsong.
3 Ravensong tem um novo POV
No primeiro livro de Green Creek acompanhamos a narrativa pelo ponto de vista de Ox, já em Ravensong é o POV (point of view) de Gordo que nos conduz pela história.
Um dos truques literários que Klune gosta é exatamente esse da mesclagem da linha temporal do personagem porque isso cria um contraste sobre o próprio narrador: quem Gordo foi e quem ele é agora.
Isso faz com que as histórias sejam completamente diferentes, porque seguem a vida e a visão daquele personagem em específico. Mas, ao mesmo tempo,
4 São dois lados da mesma moeda
Wolfsong e Ravensong são dois lados da mesma moeda, se complementam e encerram um arco específico dentro da série Green Creek. São praticamente como duas duplas dentro da série, já que essa dinâmica também se aplica a Heartsong e Brothersong, os dois últimos volumes.
5 Um livro que Klune ansiou por escrever
Depois de escrever Wolfsong e pensar no próximo livro ele já planejou todos os livros da série, que viriam a ser Heartsong e Brothersong (esses dois ainda não lançados no Brasil).
Nesse processo, Klune se viu muito empolgado com o que viria a ser Ravensong:
…é um livro que eu queria escrever mais do que Wolfsong, eu acho. Como quando eu estava escrevendo Wolfsong e tive a ideia de continuar, eu realmente queria fazer Ravensong para Mark e Gordo.
6 Ravesong foi escrito duas vezes!
T J Klune contou em entrevista que precisou reescrever a história praticamente do zero quando já tinha entre 60 e 70 mil palavras!
Isso porque ele estava escrevendo e querendo que as coisas fossem como em Wolfsong, mas acabou se dando conta de que estava tudo errado, porque é outro narrador, é tudo diferente.
Basicamente, ele cortou tudo que estava escrito e manteve só a estrutura básica da história, recomeçando do início.
7 Curiosidades de Ravensong continuam com Lovesong e Heartsong
A edição brasileira de Ravensong conta com Lovesong, um conto que tem outro POV e que retrata uma parte da história não aprofundada nesse segundo livro. Assim, Lovesong pode ser considerado o número 2.5 na ordem da série.
Já o maior desafio de Klune ao escrever essa história foi, na verdade, conseguir ela fosse de fato um conto e não um romance inteiro.
Sua primeira meta era de 5 mil palavras e quando chegou nela, ainda havia muito a ser dito. Até que ele se permitiu mais 500, e acabou fechando em 6 mil palavras. Mas Klune garante que poderia ter continuado a história, porque sempre há algo mais a ser contado.
Lovesong é uma história que surge na perspectiva de Elizabeth Bennet e que, na visão de Klune, merecia um desenvolvimento maior, mas que não cabia dentro da narrativa de Ravensong, que segue o POV de Gordo.
8 Easter egg: prévia de Heartsong no final de Ravensong
Para encerrar as curiosidades de Ravensong trouxe uma que é praticamente um easter egg!
Se você não pesquisa nos conteúdos estrangeiros antes dos livros serem publicados no Brasil, provavelmente não sabe qual personagem que será o narrador de Heartsong.
Mas a parte legal disso é que o nome dessa pessoa é um dos últimos mencionados em Ravensong. Na verdade, o nome está na última página e é uma das últimas palavras do livro.
Para conferir o livro você pode checar na Amazon e, se gosta de curiosidades sobre fantasias incríveis como Ravensong, recomendo conhecer as Curiosidades de Tehanu, 4º volume do Ciclo Terramar da maravilhosa Ursula K Le Guin!
Bônus: ordem dos livros da série Green Creek
Para quem se perdeu com tantos nomes terminados em “song”, eis uma lista com todos os livros da série Green Creek:
1. Wolfsong: O Chamado
2. Ravensong: Os Laços
2.5 Lovesong (conto incluído na edição de Ravensong)
3. Heartsong (ainda não publicado no Brasil)
4. Brothersong (ainda não publicado no Brasil)
Fontes consultadas neste artigo: GoodReads | Jeff and Will
Edição belíssima de Ravensong recebida em parceria com a Editora Morro Branco.