às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

8 Curiosidades de Ravensong: os Laços da série Green Creek de T J Klune

Fotografia da edição de Ravensong: os laços, para o post de 8 curiosidades, livro de T J Klune e o segundo da série Green Creek.

Conheça 8 curiosidades incríveis de Ravensong que vão não apenas te convencer a ler a saga, mas também dar detalhes sobre o conto extra, Lovesong.

Ravensong: os Laços é o segundo livro da série Green Creek, de T J Klune, publicado no Brasil pela Editora Morro Branco. A seguir, você pode conferir a ficha técnica e a sinopse de Ravensong:

Ravensong: os Laços

Green Creek Series

 

Título original:
Ravensong: Green Creek

Autoria:
T J Klune

Autoria:
Tradução Rita Süssekind

Editora:
Morro Branco

Ano de lançamento:
2024

ISBN:
978-6560990050

Gênero:
Ficção | Romance Adolescente

Páginas (nº):
592
Os Bennett têm um segredo: eles não são apenas uma família, são um bando. No segundo volume da série Green Creek, TJ Klune retorna com detalhes sobre o passado intenso dos personagens. Gordon Livingstone jamais se esqueceu das lições marcadas em sua pele. Endurecido pela traição de um bando que o deixou para trás, buscou refúgio na oficina de sua pequena cidade serrana, jurando nunca mais se envolver nos assuntos dos lobos. Deveria ter bastado. E bastou… Até os lobos voltarem e, com eles, Mark Bennett. Agora, anos depois, Gordon voltou a ocupar seu lugar como bruxo dos Bennett, enquanto luta para seguir ignorando Mark e a maldita canção que uiva entre os dois. Mas o tempo está acabando. Algo está vindo. E alguns laços foram feitos para serem quebrados.
Edição com conteúdo extra: o conto Lovesong.

1 Ravensong é Wolfsong melhor e mais sombrio

Quer dizer, Ravensong é completamente diferente de Wolfsong, mas Klune conta que queria que o livro fosse como as sequências de filmes que a gente fala que são maiores, melhores, mais sombrias. E muita gente que leu concorda com isso, viu!?

Alguns laços foram feitos para serem quebrados.

Fotografia da edição de Ravensong: os laços, para o post de 8 curiosidades, livro de T J Klune e o segundo da série Green Creek.

2 Será que Ravensong é mesmo uma continuação de Wolfsong?

Ravensong é uma continuação, mas, como o próprio Klune contou em entrevista, a história na verdade se passa antes, durante e depois de Wolfsong.

Isso porque alguns acontecimentos que ficaram de fora na narrativa de Wolfsong aparecerem aqui, e são relativos a algo que impactou o rumo da história anterior.

Assim, a primeira parte de Ravensong alterna entre os anos 80 e 2013 e, o restante do livro se passa no período de duas semanas, logo depois de Wolfsong.

Fotografia da edição de Ravensong: os laços, para o post de 8 curiosidades, livro de T J Klune e o segundo da série Green Creek.

3 Ravensong tem um novo POV

No primeiro livro de Green Creek acompanhamos a narrativa pelo ponto de vista de Ox, já em Ravensong é o POV (point of view) de Gordo que nos conduz pela história.

Um dos truques literários que Klune gosta é exatamente esse da mesclagem da linha temporal do personagem porque isso cria um contraste sobre o próprio narrador: quem Gordo foi e quem ele é agora.

Isso faz com que as histórias sejam completamente diferentes, porque seguem a vida e a visão daquele personagem em específico. Mas, ao mesmo tempo,

4 São dois lados da mesma moeda

Wolfsong e Ravensong são dois lados da mesma moeda, se complementam e encerram um arco específico dentro da série Green Creek. São praticamente como duas duplas dentro da série, já que essa dinâmica também se aplica a Heartsong e Brothersong, os dois últimos volumes.

Fotografia da edição de Ravensong: os laços, para o post de 8 curiosidades, livro de T J Klune e o segundo da série Green Creek.

5 Um livro que Klune ansiou por escrever

Depois de escrever Wolfsong e pensar no próximo livro ele já planejou todos os livros da série, que viriam a ser Heartsong e Brothersong (esses dois ainda não lançados no Brasil).

Nesse processo, Klune se viu muito empolgado com o que viria a ser Ravensong:

…é um livro que eu queria escrever mais do que Wolfsong, eu acho. Como quando eu estava escrevendo Wolfsong e tive a ideia de continuar, eu realmente queria fazer Ravensong para Mark e Gordo.

6 Ravesong foi escrito duas vezes!

T J Klune contou em entrevista que precisou reescrever a história praticamente do zero quando já tinha entre 60 e 70 mil palavras!

Isso porque ele estava escrevendo e querendo que as coisas fossem como em Wolfsong, mas acabou se dando conta de que estava tudo errado, porque é outro narrador, é tudo diferente.

Basicamente, ele cortou tudo que estava escrito e manteve só a estrutura básica da história, recomeçando do início.

7 Curiosidades de Ravensong continuam com Lovesong e Heartsong

A edição brasileira de Ravensong conta com Lovesong, um conto que tem outro POV e que retrata uma parte da história não aprofundada nesse segundo livro. Assim, Lovesong pode ser considerado o número 2.5 na ordem da série.

Já o maior desafio de Klune ao escrever essa história foi, na verdade, conseguir ela fosse de fato um conto e não um romance inteiro.

Sua primeira meta era de 5 mil palavras e quando chegou nela, ainda havia muito a ser dito. Até que ele se permitiu mais 500, e acabou fechando em 6 mil palavras. Mas Klune garante que poderia ter continuado a história, porque sempre há algo mais a ser contado.

Lovesong é uma história que surge na perspectiva de Elizabeth Bennet e que, na visão de Klune, merecia um desenvolvimento maior, mas que não cabia dentro da narrativa de Ravensong, que segue o POV de Gordo.

8 Easter egg: prévia de Heartsong no final de Ravensong

Para encerrar as curiosidades de Ravensong trouxe uma que é praticamente um easter egg!

Se você não pesquisa nos conteúdos estrangeiros antes dos livros serem publicados no Brasil, provavelmente não sabe qual personagem que será o narrador de Heartsong.

Mas a parte legal disso é que o nome dessa pessoa é um dos últimos mencionados em Ravensong. Na verdade, o nome está na última página e é uma das últimas palavras do livro.

Para conferir o livro você pode checar na Amazon e, se gosta de curiosidades sobre fantasias incríveis como Ravensong, recomendo conhecer as Curiosidades de Tehanu, 4º volume do Ciclo Terramar da maravilhosa Ursula K Le Guin!

Bônus: ordem dos livros da série Green Creek

Para quem se perdeu com tantos nomes terminados em “song”, eis uma lista com todos os livros da série Green Creek:

1. Wolfsong: O Chamado
2. Ravensong: Os Laços
2.5 Lovesong (conto incluído na edição de Ravensong)
3. Heartsong (ainda não publicado no Brasil)
4. Brothersong (ainda não publicado no Brasil)


Fontes consultadas neste artigo: GoodReads | Jeff and Will
Edição belíssima de Ravensong recebida em parceria com a Editora Morro Branco.

Mar Aberto de Caleb Azumah Nelson

Mar Aberto de Caleb Azumah Nelson

ler artigo
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!