às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Querido Evan Hansen: da Broadway para as páginas de um livro

Foto do livro Querido Evan Hansen, de Val Emich, Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul, publicado no Brasil pela Editora Seguinte.

Como uma grande fã de teatro musical, posso dizer que no momento em que vi a capa de Querido Evan Hansen, meu cérebro começou a cantar “Waving Through a Window” automaticamente. Apesar disso, eu não imaginava que o livro, mesmo sendo diretamente inspirado pelo musical, me tocaria de uma forma diferente.

O livro conta a história de Evan Hansen, um garoto que, como muitos, tem dificuldades de encontrar seu lugar no mundo.

Primeiramente, gostaria de avisar que esse livro contém diversos gatilhos e assuntos delicados, como a forma que a saúde mental pode impactar a vida de uma pessoa. Apesar de ser um tópico importante, pode tornar a leitura difícil, portanto, tenha em mente a lista de gatilhos antes de prosseguir com a leitura.

“Às vezes você deseja muito que algo aconteça, e então, depois de tanto tempo sem conseguir aquilo que desejou, você para de desejar, e é então que acontece.”

Querido Evan Hansen, gira em torno de um mal-entendido. Uma notícia desoladora se espalha pelos corredores da escola de Evan, um garoto é encontrado morto, e para complicar a vida do nosso protagonista, este garoto foi quem assinou o seu gesso no dia anterior.

Ainda assim, poderia ter sido uma coincidência, se uma carta de Evan não tivesse sido encontrada com o garoto. A partir deste momento, a vida deste tímido adolescente sai dos eixos.

O que achei da leitura…

Seria difícil escrever mais sobre o enredo sem nenhum spoiler, porém, sua mensagem é clara: É impossível imaginar o que uma pessoa está passando.

Durante toda história me peguei pensando em quantas pessoas sofrem com depressão, ansiedade, sem que ninguém se dê conta. Embora não seja um tema fácil de abordar, posso afirmar que enquanto houverem pessoas que negam o impacto que transtornos mentais geram na vida de muitos, obras como essa ainda serão importantes.

Foto do livro Querido Evan Hansen, de Val Emich, Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul, publicado no Brasil pela Editora Seguinte.

Ao mesmo tempo que Querido Evan Hansen apresenta uma escrita descomplicada e uma narrativa extremamente fluida, não é uma leitura simples. Por muitas vezes parei a leitura para refletir sobre os assuntos que estavam sendo abordados.

Apesar de ter demorado para me conectar com a história, esse livro quebrou meu coração de várias formas. Mesmo assim devo dizer que estou feliz por poder revisitar a história de Evan, desta vez, através das páginas de um livro.

Querido Evan Hansen

 

Autoria:
Val Emmich, Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul

Editora:
‎ Seguinte

Ano de lançamento:
2019

ISBN:
‎ 8555340837

Páginas (nº):
336 páginas
Evan Hansen sempre teve muita dificuldade de fazer amigos. Para mudar isso, decide seguir as recomendações de seu psicólogo e escrever cartas encorajadoras para si mesmo, com esperança de que seu último ano na escola seja um pouco melhor. O que não esperava era que uma das cartas fosse parar nas mãos de Connor Murphy, o aluno mais encrenqueiro da turma.
Quando Connor comete suicídio e sua família encontra a carta de Evan, todos começam a pensar que os dois eram melhores amigos. Sem conseguir explicar a situação, Evan acaba refém de uma grande mentira. Ao mesmo tempo, graças a essa (falsa) amizade, o garoto finalmente se aproxima de Zoe, a menina de seus sonhos, e passa a ser notado no colégio. No fundo, Evan sabe que não está fazendo a coisa certa, mas se está ajudando a família de Connor a superar a perda, que mal pode ter?
Evan agora tem um propósito de vida. Até que a verdade ameaça vir à tona, e ele precisa enfrentar seu maior inimigo: ele mesmo.

Livro recebido em parceria com a Companhia das Letras | Editora Seguinte.

Dicas de leitura: Com Amor, Simon e E Se Fosse a Gente?

A Última Margem de Ursula K. Le Guin

A Última Margem de Ursula K. Le Guin

ler artigo
Codinome Verity de Elizabeth Wein

Codinome Verity de Elizabeth Wein

ler artigo
Bem-vindo ao mundo de Ken Parker

Bem-vindo ao mundo de Ken Parker

ler artigo

Comente este post!