Liga das Mulheres Cientistas: HQ + dicas de filmes e livros

Retipatia
Resenha da HQ Liga das Mulheres Cientistas + lista de filmes e leituras de mulheres cientistas!

A HQ Liga das Mulheres Cientistas está aqui para lhe fazer três perguntas: quantas mulheres cientistas você estudou na escola? Sabe citar pelo menos cinco? Se lembra de ter visto o trabalho de mulheres cientistas por aí?

Liga das Mulheres Cientistas
Organização ICJMeninas Anglo Portal Limeira
2020 | 12 páginas
Disponível em Mercado Livre
O Projeto da HQ Liga das Mulheres Cientistas*

A HQ Liga das Mulheres Cientistas é fruto do Programa de Iniciação Científica Júnior (apelidado ICJ). Ele é voltado exclusivamente para meninas e integra o Colégio Anglo Portal Limeira de São Paulo.

O Prof. Me. Yuri Alexandre Meyer iniciou a ICJ em 2018, para mostrar aos alunos a importância da pesquisa científica. Em 2019, ele teve a ideia de montar o ICJ voltado para as alunas, mostrando a elas e à sociedade a importância da inserção das mulheres nas Ciências Humanas, Biológicas e Exatas.

A HQ, voltada para o público infanto-juvenil, traz a história de dez grandes mentes femininas. São como sementes que irão florescer nos leitores junto à consciência da importância das pesquisas científicas. E, claro, também o respeito às mulheres, o incentivo às carreiras acadêmicas e, sobretudo, a igualdade de gênero.

*Texto adaptado da Apresentação da HQ, do Prof. Me. Yuri Alexandre Meyer.
Resenha da HQ Liga das Mulheres Cientistas + lista de filmes e leituras de mulheres cientistas!
HQ Liga das Mulheres Cientistas

Nós passamos por diversas etapas de estudos na vida. Desde àquela em que sentamos em sala de aula, até a escola da vida, que está sempre a ensinar, não importa a nossa idade.

Um detalhe infeliz é que, muitas vezes, o que vemos na sala de aula deixa um e outro personagem de fora e, na maior parte das vezes, são as mulheres que foram apagadas das linhas históricas. Essa barreira, entre o que descobrimos na vida (quando descobrimos) e na sala de aula, precisa ser rompida.

Essa é a ideia da HQ Liga das Mulheres Cientistas. De leitura rápida, leve e instrutiva, ela traz 10 mulheres que merecem ser lembradas e reconhecidas, mas que, na maior parte das vezes, a história deixou seu nome de lado. Dessasdez da HQ, eu conhecia apenas três. Pensando nisso, além de recomendar muito a leitura da HQ, que pode engrandecer adultos e abrir portas para jovens e crianças, fiz uma lista com algumas dicas de filmes e mais duas leituras!

Resenha da HQ Liga das Mulheres Cientistas + lista de filmes e leituras de mulheres cientistas!
Dicas de Filmes com Mulheres Cientistas
Estrelas Além do Tempo (2016)

Sinopse: A corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria está no auge. Na NASA uma equipe de cientistas formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, é o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos. Elas lideram uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornaram verdadeiras heroínas da nação. O filme, que também tem livro de mesmo título, é baseado em fatos reais.

Resenha da HQ Liga das Mulheres Cientistas + lista de filmes e leituras de mulheres cientistas!
A Chegada (2016)

Sinopse: Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, a linguista Dr. Louise Banks e o militar Ian Donnelly, são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.

Interestelar (2014)

Sinopse: As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial. Assim, Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que poderá nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

Resenha da HQ Liga das Mulheres Cientistas + lista de filmes e leituras de mulheres cientistas!
Temple Grandin (2010)

Sinopse: A filme traz a história da jovem autista Temple Grandin, interpretada por Claire Danes. Grandin tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.

Marie Curie: The Courage of Knowledge” (2014)

Sinopse: O filme conta a história da Marie Curie e sua luta em ser ouvida e respeitada pela comunidade científica de sua época. Além de retratar seu casamento e as descobertas científicas ao lado de seu marido — em especial importantes elementos químicos que trazem à tona a radioatividade; rádio e polônio.

Aniquilação (2018)

Sinopse: Depois do desaparecimento do marido, a bióloga Lena (Natalie Portman), em busca de respostas, aceita fazer parte de um grupo de cientistas militares que entram em “The Shimmer”: uma área selada pelo governo e classificada como zona de desastre químico. Durante esse tempo, uma agência secreta, conhecida como Southern Reach, enviou diversas expedições para tentar descobrir a verdade sobre a Área X, mas todas as equipes falharam e apenas uma pessoa voltou, no caso, o marido de Lena. Agora, o grupo encontrará uma floresta viva e colorida, onde depressa percebe que ali é tudo diferente do que já viram, como diversas plantas e criaturas mutantes.

Radioactive (sem data de estreia)

Sinopse: A graphic novel Radioactive: Marie & Pierre Curie: A tale of love and fallout, de Lauren Redniss, será adaptada no longa Radioactive. Ele contará a história da cientista polonesa/francesa Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Por enquanto, o filme ainda não tem data de estreia.

Resenha da HQ Liga das Mulheres Cientistas + lista de filmes e leituras de mulheres cientistas!
Dica de leitura: Inferior é o Car*lho

Em 2018 a DarkSide Books lançou o livro Inferior é o Car*alho, da autora, radialista e jornalista científica Angela Saini.

O livro aborda o tema de maneira ótima, o capítulo inicial já diz: ‘mais ciência; mais respeito; mais verdade‘. E então, o ponto principal: a infundada afirmação de que os homens seriam superiores às mulheres. A autora vai passar por várias questões que são tabu, lugar-comum ou consciência de massa, mostrando o quanto, ao longo dos anos, ideias retrógradas e errôneas perpetuaram o papel da mulher e ela própria, como inferior.

Uma leitura mais que recomendada e não apenas para mulheres, mas para que os homens também compreendam o sistema ao qual estão inseridos e que perpetuam, ainda que nem sempre de modo consciente.

Inferior é o Car*lho está disponível na Amazon!
Dica de Leitura Bônus: Sejamos Todos Feministas

Para quem não conhece, Sejamos Todos Feministas é a versão de uma palestra que Chimamanda Ngozi Adichie realizou em 2012, no TEDxEuston, uma conferência anual com foco no África. Por essa razão, não se trata de um livro extenso, mas capaz de trazer muita reflexão.

Em seu discurso, Chimamanda vai trabalhar dois pontos principais: o que significa ser feminista no século XXI e por que ele é essencial para libertar homens e mulheres. Um debate incrível e memorável, que vale conhecer, refletir e aprender. Dá pra ler mais sobre Sejamos Todos Feministas, na resenha aqui do blog, é só clicar aqui!

O e-book de Sejamos Todos Feministas está gratuito na Amazon e também há a versão física disponível!

“A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura.”

Por hoje, é só. Que a Força esteja conosco!

xoxo

Retipatia

5 thoughts on “Liga das Mulheres Cientistas: HQ + dicas de filmes e livros

  1. Essa sua “menininha” com carinha de nerd e “sabida” é um show à parte. Confesso que fiquei boa parte do tempo, dando zoom só pra ver ela de pertinho!!!rs
    Como te disse ontem no Insta, eu vi um filme ontem sobre uma menina(sim, ela sonhou desde muito pequena) a ser piloto na Índia, onde os homens dominavam tudo(o que não mudou muito em muitos lugares)
    A Tenente de Cargil(ou Kargil) é um filme maravilhoso e super recomendo!!!E juro que queria um pai igual o dela rs
    Mas precisamos de trabalhos assim, que tragam nomes,mulheres e guerreiras que contribuíram e contribuem para um mundo mais justo e mais humano!
    Por isso, já vou lá procurar esse livrinho lindo e repleto de exemplos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor(@vazionaflor)

    1. Ehehe ela veio embelezar as fotos dessa vez! Feliz que gostou dela!
      Eu fiquei super curiosa com esse filme, não conhecia, mas já anotei aqui pra ver! Vi que tem ele na Netflix Precisamos mesmo de mais e mais histórias inspiradoras para nós e todas as gerações de mulheres por vir! ❤
      Muito obrigada pelo carinho, e pela visita!
      xoxo

  2. Que post mais necessário. Devemos dar valor à essas mulheres empoderadas que já conquistaram e têm conquistado em nossos dias.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo nesse período, temos dois novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  3. Sou suspeita para falar, principalmente quando é algo que enaltece mulheres de todas as formas, que não seja em aparência física, mas quero emoldurar este post. Eu fico imaginando quantas ideias e projetos maravilhosos concluídos que foram feitos por mulheres, que homens tomaram para si e nós não fazemos a mínima ideia? Eu sempre que posso dou livros que falam de mulheres para o meu filho, para que ele cresça compreendendo que homens não são melhores e que igualdade somada a equidade é mais que necessário.

    @amayesteves

Repense, renove, rediscuta...

%d blogueiros gostam disto: