às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever na plataforma

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever na plataforma

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever é um post destinado a te ajudar a conhecer a plataforma, encontrar leituras e, claro, também postar suas histórias! Para quem não conhece a plataforma, tenho certeza que vai terminar a leitura desse post sabendo como usar o Wattpad!

Mas afinal, o que é o Wattpad?

O Wattpad é um site em que os autores podem publicar gratuitamente suas histórias. E, mais importante, os leitores terão acesso a essas histórias, também gratuitamente.

O Wattpad ainda funciona como uma espécie de rede social entre autores e leitores, já que a interação é garantida durante a leitura. O leitor pode seguir os autores e pessoas que quiser acompanhar e assim receber notificações das atualizações de suas histórias. Além disso, durante a leitura, você pode deixar comentários nos capítulos postados, expressando todos os sentimentos que algumas histórias e personagens proporcionam. E, claro, o autor vai ver tudo que comentarem por lá e pode também responder seus leitores!

Outro ponto legal da plataforma é que você pode acompanhar histórias que já estão completas e, assim, você ler no seu ritmo! Tem também algumas histórias que são degustação, e geralmente são livros que tem e-book disponível na Amazon. Então, dá pra ir no Wattpad, ler um pouquinho da história e ver se você quer adquirir aquele livro para leitura!

Além disso, os autores também costumam postar histórias a medida que elas são escritas, às vezes com capítulos diários, semanais, quinzenais… e por aí vai. Mas o importante é que, a medida que a história vai sendo postada, você pode acompanhar em primeira mão, cada capítulo recém-saído do forno! Então, vamos ver como usar o Wattpad para ler e escrever suas histórias!

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever na plataforma
Primeiros passos: como acesso o Wattpad? Passo a passo para se cadastrar e conhecer a plataforma!

Para acessar o Wattpad, acesse: wattpad.com

Na página acima, caso você já tenha o login, é só ir em Iniciar Sessão para o login. Caso seja um novo usuário, para criar sua conta, como você pode ver na página abaixo. Siga os passos indicados no site para ter acesso à plataforma.

Feito o login, a seguinte página abrirá para você:

Nessa página há as sugestões de leitura do próprio Wattpad e, no canto superior direito, você tem as opções do seu perfil. É só clicar no seu nome (como no meu, acima, está como Retipatia) que aparecerá as opções disponíveis), então clique em O meu perfil. A seguinte página será aberta:

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever na plataforma

Esse é o seu perfil! Nele, você pode customizar seus dados. Clique em editar o perfil para colocar endereço de suas redes sociais, uma imagem de capa e uma para seu perfil. Além disso, é possível ver o número de obras que você possui publicadas, quantas listas de leitura você tem e seu número de seguidores.

Ainda no seu perfil, ao lado de Sobre (que é onde você está), você vai encontrar Conversas, que são as mensagens que você posta no seu mural e que todas as pessoas que te seguem vão ler (como o feed do Facebook, sabe!?). Geralmente os autores usam para avisar quando saiu capítulo novo ou para deixar mensagens para seus leitores. E a opção A Seguir, que vai mostrar todos os perfis que você segue atualmente.

As outras opções que estão juntas ao seu o meu perfil, naquela aba que fica lá no canto superior direito, são as que estão na imagem acima. Para que você saiba como usar o Wattpad, é necessário saber usar seus recursos, então, vamos lá!

Breve resumo das funções do Wattpad:

Caixa de Entrada: funciona como um e-mail entre usuários do Wattpad. Você pode receber mensagens de outros usuários ou mesmo enviar.

Notificações: todas as atualizações dos perfis que você segue irão aparecer nessa parte, assim, caso queira checar as novidades, você pode acessá-la e se inteirar.

Feed de Notícias: Aqui tem uma página um pouco semelhante à inicial do Wattpad, que vai te mostrar as histórias que estão em alta. E, a medida que ele identificar seu gosto, vai tentar te indicar histórias do mesmo estilo! Ele ainda via te indicar perfis que podem te agradar e mostrar as últimas notícias das pessoas que você segue! Além disso, as respostas a comentários e outras interações de contas que você segue, estão disponíveis pra você consultar!

Biblioteca: na sua biblioteca você vai encontrar os livros que está lendo em Leituras Atuais. Em Arquivo, você pode manter as histórias que já leu, por exemplo e Listas de Leitura, onde você pode colocar as que você quer ler. E você pode criar várias listas de leitura e separá-las conforme desejar!

Convidar Amigos: nessa opção você mandar um convite para alguém que possa gostar da plataforma e ainda não faça parte dela!

Idioma: aqui você escolhe o idioma do site.

Ajuda: aqui você tira as principais dúvidas sobre a plataforma.

Configurações: aqui você pode atualizar seus dados como redes sociais, data de nascimento e as informações do seu perfil.

Terminar Sessão: para realizar o lougout da página.

Depois que começamos a mexer, dá pra perceber como tudo é simples e bem intuitivo!
Como ler no Wattpad?

No Wattpad também temos @, então se você souber o de um autor, pode pesquisar direto na plataforma. É só ir em Pesquisar na barra fixa do site. Vamos supor, quero achar minha amiga @llmenini então, eu digito lá! Posso procurar pelo nome também, de uma história ou de uma pessoa.

A busca irá mostrar os resultados possíveis, tanto para perfis quanto histórias compatíveis com os termos buscados:

Quando clico no perfil pesquisado, ou em qualquer outro, posso seguir a pessoa para acompanhar suas postagens.

Por que é importante seguir os autores? Os seguidores ajudam no impulsionamento das histórias, quanto mais gente lendo e acompanhando, maior o alcance da história e, logo, do autor. E é bom lembrar que o Wattpad é uma boa porta de entrada para quem quer ter a escrita como sua profissão. Seguir a pessoa que você gosta da história ajuda muito!

E, vendo as histórias que disponíveis, posso também colocar na minha lista de leitura! O perfil da pessoa vai abrir assim, praticamente da mesma forma que aparece quando você acessa o seu:

Clicando numa das histórias, abrirá uma aba dessa forma:

Posso ir direto para o Leia ou, se clicar na capa do livro, sou redirecionada para a página abaixo, com mais dados sobre a história. Ou se estiver na página de pesquisa, e clicar em uma das histórias, também irá direto para a página abaixo:

Lembre-se de, sempre que possível, seguir o autor, colocar as histórias que te interessem na lista de leituras e, se curtir, votar na história! Para votar, é só clicar na estrelinha que fica no canto superior direito, junto do escrito Vote (no + logo ao lado, dá pra incluir na lista de leituras). Ajuda no ranqueamento da história e a divulgá-la para mais leitores!

Ajude o autor: seguindo, votando e colocando suas histórias na sua lista de leituras!

Na leitura na web, sua leitura será numa página igual a que você viu a prévia da sua história no rascunho. Como na imagem logo abaixo:

Agora, como usar o Wattpad no celular? A parte boa é que a plataforma também tem app para celular, disponível tanto para IOS quanto Android. E que facilita bastante na hora da leitura!

Versão Premium: o Wattpad agora permite que os autores recebam pelas histórias que compartilham, então, entre os capítulos, poderá aparecer alguns anúncios para você. Nada que vá atrapalhar a leitura, mas que ajuda muito aos autores. Se você não quiser anúncios, pode assinar a versão premium. Você também terá acesso à cores customizáveis para a sua página . E o Wattpad também tem um sistema de moedas que pode ser explorado nessa forma (mesmo sem o Premium, pelo app, você pode comprar moedas para ler histórias pagas no Wattpad).

Agora é só partir pras leituras!
Como escrevo minha história no Wattpad?

E então, como usar o Wattpad para postar suas histórias? Para quem quiser escrever uma história e postá-la, também é bem simples! No seu próprio perfil você vai encontrar o Histórias de [Seu nome de usuário]. Ali estarão listadas as que você já postou, mas se quiser adicionar um capítulo à primeira ou postar mais uma, é só clicar no ícone de engrenagem no canto direito ao lado do título. Você será redirecionado para a página Minhas Histórias:

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever na plataforma

Ela tem a opção de + nova história. Caso você já tenha histórias publicadas e queira que uma ou outra fique no topo ou ordem diferente, basta arrastar a história para cima ou para baixo, usando esses três risquinhos que ficam na esquerda (visíveis na imagem acima), do lado da cada da história.

Facilidade: o Wattpad possui mais de uma forma de inserção de texto!

Voltando, tem também outra forma de escrever: é só clicar em Escreve lá no canto superior direito da página da barra fixa do site. Vão aparecer as opções de Criar uma nova história, Minhas histórias e Concursos de Escrita, como na página abaixo:

Ao clicar em criar uma nova história ele te levará para a página abaixo. Nela, você deverá preencher com os dados da sua história e colocar a capa.

Dica para quem não tem hábito ou sabe fazer capas:

Para quem não tiver experiência em fazer capa, recomendo utilizar o Canva, ele tem modelos prontos, muitas imagens e efeitos e fontes legais e gratuitas no seu banco, vale muito! E já tem um modelo padrão de tamanho pra capa do Wattpad também).

Criei uma capa no Canva e uma história nova pra poder mostrar o passo a passo. Primeiro imagem e dados preenchidos (esses dados podem ser alterados e revisados posteriormente):

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever na plataforma

Depois, salvei. O site então já redireciona para o primeiro capítulo. Sua página irá aparecer assim:

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever

Inserido o texto e o título (pode ser o título do capítulo, se tiver, ou manter ‘Capítulo 1’, se não tiver, por exemplo). Então, você pode digitar seu texto, ou colar na área indicada. As opções disponíveis no canto superior, são: publicar ou guardar ou ir para a antevisão.

Dica: revise seu texto antes de publicar, se necessário, digite o texto no Word ou outro editor de texto que possa te auxiliar primeiro! O leitor gosta de um texto legível e facilita para que você também!

Publicando, seu capítulo já estará disponível para leitura. Guardando, é o mesmo que salvar em rascunho (você pode terminar depois ou revisar antes de publicar). Na antevisão, aparecerá uma prévia do seu texto na página de leitura, como os leitores irão ver. Fica assim:

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever na plataforma

Para editar seu texto no próprio Wattpad, você pode selecionar a palavra ou frase desejada que aparecerá as opções de formatação. Aparece dessa maneira:

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever

No texto, você também pode inserir imagens ou mesmo um vídeo do Youtube. Basta dar enter em um parágrafo que a opção irá surgir (imagem a seguir). Para o Youtube, é só colocar o link do vídeo e, no caso de imagem, é só clicar no ícone da esquerda que irá abrir a aba da galeria do seu computador.

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever

Você também pode optar por colocar uma imagem como capa do seu capítulo ou mesmo um vídeo do Youtube. As opções estão logo acima do título do capítulo. Você pode colocar os dois, vídeo + imagem, mas acho que perde um pouco a função porque a visão não é simultânea. Assim, o leitor tem que passar para o lado na setinha, para ver o que é a outra coisa inserida, como na imagem abaixo:

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever

Antes de publicar, você pode ainda clicar nas três bolinhas do canto superior direito e adicionar algumas informações: tempo em que sua história se passa, dedicar para algum amigo (apenas depois de publicado o capítulo), vincular a um site.

Dica: caso você trabalhe com outras plataformas, como blog, site, facebook, instagram, etc. pode ser legal colocar o link externo para essa sua outra plataforma. Lembrando que o ideal é que seja um conteúdo correlato, ok!

Aqui, coloquei o link do Retipatia, já que é um espaço que tem sintonia com o conteúdo que publico no Wattpad. Opções na imagem abaixo:

Pronto! Agora que você já sabe como usar o Wattpad para escrever suas história, já pode publicar caso o texto esteja do jeito que você quer! Ou salvar no rascunho (guardar). Aqui, cliquei em publicar e tcharan: eis que seu capítulo/história já está no ar!

Nessa aba, você pode compartilhar nas suas redes sociais!

O legal de compartilhar nas suas redes sociais é ajudar que mais pessoas não apenas conheçam a sua história, mas também a plataforma! Podendo assim virarem seus leitores assíduos!

Agora, quando volto ao meu perfil, a nova história é a primeira da lista. Sempre a última que eu fiz alguma atualização, será a do topo (por isso a opção de alterar a ordem que falei antes). Quando clico na história, ele abre uma nova aba, em que eu posso ler, adicionar nas minhas listas de leitura ou na minha biblioteca:

Como usar o Wattpad: dicas e passo a passo para ler e escrever na plataforma

Indo em minhas histórias (lá no escreve), posso continuar a escrever, voltar o capítulo para o rascunho, fazer correções (podem ser feitas e o capítulo apenas atualizado, sem a necessidade de colocar como rascunho), ver as estatísticas de leitura, compartilhar nas redes sociais, apagar a história. Clicando na capa da minha história, aqueles detalhes iniciais sobre ela que eu escrevi, posso atualizar e alterar o que for necessário.

Quando alguém comentar, adicionar sua história em uma lista de leituras ou dar uma estrelinha para ela, aparecerá o balãozinho nas suas notificações. Abrindo a página, você vê o que tem de novo:

Na própria história, quando alguém comenta, fica um balãozinho com a informação e, clicando nele, você pode ver o que a pessoa comentou e responder! Acho que agora você já sabe como usar o Wattpad e será bem mais fácil ler e postar seus conteúdos, não é mesmo!?

Agora é deixar a criatividade fluir e compartilhar suas histórias!

No post Wattpad: dicas de leitura, você encontra dicas de perfis de autores que eu recomendo seguir e ler as histórias!

Espero ter ajudado os navegantes de primeira viagem a aprender o básico de como usar o Wattpad, e, quem tiver dúvidas, é só mandar!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Lunna Guedes

    Eu usei por algum tempo, mas desisti porque não e para mim. Depois eu me incomodei com notícias de que os textos por la postados estavam sendo usados sem autorização de seus autores e cancelei a minha conta. Para minha surpresa, ela não foi cancelada e descobri recentemente. Hunft

    responder