às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Coleção Contos de Fadas ♥ Editora Wish


Os contos de fadas estão presentes na humanidade desde tempos imemoráveis. Mesmo com as origens marcadas pela época da literatura escrita, em que autores como os irmãos Grimm, Charles Perrault e Hans Christian Andersen imortalizaram os contos populares em suas obras, com o tempo, estas foram transformadas pela cultura, pela “era Disney” e passaram a ter versões censuradas, com certezas de finais felizes e uma recompensa àqueles que são bons.

É pensando nessas raízes dos contos de fadas que a Editora Wish iniciou seus trabalhos lançando a primeira edição de Contos de Fadas em suas versões originais, nascido de um projeto de TCC, a coleção previa os três volumes a seguir:

Cada uma das edições conta com 11 contos de fadas, em suas versões originais, incluindo alguns mais populares como A Pequena Sereia, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, A Bela e a Fera e Cinderela. São edições em capa brochura, com artes padronizadas nas belas capas, remetendo aos contos que são trazidos. As páginas, repletas de ilustrações, que ajudam a compor cada um dos contos sob traços de diversos artistas.

O primeiro volume dos Contos de Fadas em suas versões originais contém: Barba Azul; A Pequena Sereia; Branca de Neve; Pele de Asno; Rapunzel; Chapeuzinho Vermelho; A Amendoeira; A Pequena Vendedora de Fósforos; Cinderela; Sapatinhos Vermelhos e O Rouxinol e o Imperador da China.

O segundo volume conta com: Os Cisnes Salvagens; A Bela Adormecida; A Rainha da Neve; O Pequeno Polegar; Sol, Lua e Talia; Irmãozinho e Irmãzinha; O Flautista de Hamelin; Filhos de Lir; Os três Porquinhos; João e Maria e Polegarzinha.

O terceiro volume traz os contos: A Bela e a Fera; O Gato de Botas; Rumpelstiltskin; O Bravo Soldado de Chumbo; A História dos Três Ursos; As Roupas Novas do Imperador; A Leste do Sol e Oeste da Lua; O Príncipe Sapo; As Três Irmãs; A Princesa e a Ervilha; João e o Pé de Feijão; As Doze Princesas Dançarinas; Baba Yaga e Vasilissa, A Bela e O Alfaiate Valente.

Agora, para aguçar ainda mais os leitores ávidos e apaixonados por Contos de Fadas, o que eram três livros, transformou-se em uma edição de luxo de os Contos de Fadas em suas versões originais.

“A leitura de todos os bons livros é uma conversa com as mais honestas pessoas dos séculos passados.” René Descartes

A edição de colecionador é em capa dura, com detalhes e folha de guarda decorada, ilustrações super especiais, papel amarelado de alta gramatura e com prefácio de Ana Lúcia Merege.

A edição vem com duas partes em destaque: Contos Populares e Contos Raros.

Os contos populares, compreendem: A Pequena Sereia; Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa; A Bela e a Fera; Branca de Neve; A Bela Adormecida; A Rainha da Neve; Rapunzel; Chapeuzinho Vermelho; Cinderela; Polegarzinha; Os Três Porquinhos; João e Maria; Barba Azul; Rumpelstiltskin; O Gato de Botas; O Príncipe Sapo; A Princesa e a Ervilha; João e o Pé de Feijão; As Doze Princesas Dançarinas; O Bravo Soldado de Chumbo; O Alfaiate Valente; As Roupas Novas do Imperador.

Os contos raros são: Sol, Lua e Talia (A Bela adormecida); O Pequeno Polegar; A Pequena Vendedora de Fósforos; Pele de Asno; Hua Mulan; O Semideus Maui; Sapatinhos Vermelhos; Irmãozinho e Irmãzinha; Filhos de Lir; O Flautista de Hamelin; Os Cisnes Selvagens; Chicken Little; A História dos Três Ursos; As Três Irmãs; Baba Yaga e Vasilissa, A Bela; O Rouxinol e o Imperador da China.

Comparando a edição hardcover com os três volumes, estes últimos resultam no total de 33 contos, enquanto o volume de luxo tem 38 contos de fadas.

Os contos que você irá encontrar apenas na edição de colecionador, são: Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa; Hua Mulan; O Semideus Maui e Chiken Little (muitos títulos lembram de longas da Disney e, claro, as inspirações vieram exatamente deles, inclusive o Semideus Maui, no longa aclamado Moana).

Das três edições, apenas o conto A Amendoeira (volume 2), não foi incluído na Edição de Colecionador. Já o conto A Leste do Sol e Oeste da Lua, foi para a outra edição de luxo lançada pela Editora Wish, Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos:

Também em edição de luxo com capa dura, folha de guarda decorada, ilustrações e papel amarelado de alta gramatura, essa edição segue o estilo de criação do Contos de Fadas em suas versões originais, o que promete ser uma linha editorial para se inspirar e conhecer contos de várias culturas.

O livro dos contos Nórdicos também conta com separação entre contos populares e contos raros e ganhou prefácio de Lícia Dalcin.

Os contos populares são: A Leste do Sol e Oeste da Lua; Peer Gynt; Por Que o Mar é Salgado; A Noiva da Floresta; Kari Capa Dura; A Criança Trocada; O Rei Dragão; O Castelo de Soria Moria; A Giganta e o Barco de Granito; O Gato em Dovrefjell; Poderoso Mikko; Rei Valemon, O Urso Branco.

E os contos raros são: A Flor da Islândia; Lindaura e o Velho Rei; Lasse, Meu Vassalo; O Anel; Noiva Galhuda; O Homem de Neve; A Saga do Alce e da Princesa Tuvstarr; Pernarcurta e os Trolls; O Monte Élfico; O Vizinho Subterrâneo; Tempestade Mágica; A Última Morada dos Gigantes.

A edição também conta com uma parte especial, falando de seus autores e, claro, é bom lembrar que não são todos homens, há várias mulheres que também eternizaram esses contos:

Além dos detalhes incríveis das edições, a Wish também conta com marcadores e outros itens que complementam a experiência da leitura. Avisos de porta e itens que estão sempre disponíveis durante as campanhas do Catarse, realizadas para crowdfunding dos projetos (conheça mais sobre o Catarse aqui!), aumentam a sensação de imersão num verdadeiro mundo de contos de fadas!

“Após o sustento, o abrigo e a companhia, as histórias são o que mais precisamos no mundo.” Philip Pullman

Outro item especial que a Editora criou dentro do mundo dos contos de fadas, é o Caderno Sereia, uma edição limitada que conta com uma capa com ilustração do conto dA Pequena Sereia com arte de Rex Whistler de 1935.

A contracapa do caderno conta com um trecho do conto dA Pequena Sereia, na versão de Hans Christian Andersen. E, já tendo lido esse conto, posso adiantar que é uma história linda e com um desfecho bem diferente àquele que a clássica animação da Disney traz à memória.

Outra novidade, que faz imergir ainda mais no mundo de fantasia que a Wish traz em seus livros, é a primeira edição da Estante (Ir)Restrita, uma revista literária que trata desde seus lançamentos, até fatos e reportagens sobre outros autores:

Acima, a capa da revista e alguns dos itens que acompanharam os livros. O saquinho da foto, é de uma promoção passada da Editora para venda dos três volumes de contos de fadas (brochura) com embalagem para presente.

Matéria sobre Tolkien e suas influências dos contos de fadas, que vale muito conferir!

No site da Editora Wish é possível conferir alguns itens de papelaria e promocionais, as edições disponíveis e sobre os projetos em andamento no Catarse: Filhos da Floresta, edições de Pocahontas (1916) e Bambi (1923) em versões incríveis e com responsabilidade ecológica!

Site | Loja | Catarse

E então, algum fã de contos de fadas por aí? Já conhecem a Editora Wish? Acompanho o trabalho deles já faz alguns anos e super recomendo, é do tipo que me faz desejar todos os livros que são lançados!

Que a Força esteja com vocês!

Comente este post!

  • Patricia Monteiro

    Nossa, que livros lindos! Sou muito fã de contos de fadas, adoraria conhecer as histórias de todos esses contos (confesso que nunca ouvi falar de vários títulos citados). Sei que a Disney romantizou muitos dos contos em seus filmes, os originais são bem mais sombrios (A Pequena Sereia tem um final bem triste), então acho curioso poder conferir essas diferenças. Os contos nórdicos devem ser incríveis! A editora Wish acertou em cheio nesses lançamentos, está de parabéns! A diagramação está ótima e as ilustrações são um primor, enriquecem muito as obras.

    responder
    • Retipatia

      Oi Patricia!
      Ah também sou super fã de contos e também fiquei surpresa ao ver como conhecemos uma pequena parcela de algo tão rico e diversificado! E sim, A Pequena Sereia é e deixar o coração na mão! responder

  • Glaucie Mendes de Souza

    Minha maior vontade em ter esses livros da Editora Wish, são pelos contos de fadas raros, os outros já conhecemos (a Disney, embelezou grande parte deles), mais os raros, os que não são comuns esses me encantam e me levam a querer essa edição na minha estante aqui em casa, fora que eles são belíssimos, têem um ar de nobres essas capas, rsrsr. A questão das revistas, também me encantaram, saber um pouco mais sobre alguém que escreveu algo mágico, perfeita essa escolha.

    responder
    • Retipatia

      Oi Glaucie!
      Ah essa edição da Wish vale mesmo, lindíssima e com conteúdo incrível! Mesmo os contos mais populares, alguns eu não conhecia e algumas versões a Disney mudou tanto, que muita coisa parece novidade para o leitor! 🙂 Quando tiver a oportunidade, super recomendo!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder