às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Até Onde o Amor Alcança ♥ Júlio Hermann

Resenha do livro Até Onde o Almor Alcança de Júlio Hermann, publicado em 2019 pela Faro Editorial.

Até Onde o Amor Alcança

Júlio Hermann

2019 | 176p.

Faro Editorial

“Me parece que o mais difícil no processo de esquecer alguém talvez seja lembrar-se de si.”

Resenha do livro Até Onde o Almor Alcança de Júlio Hermann, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
Sobre Júlio Hermann

Júlio Hermann não tem medo de colocar o dedo na garganta e vomitar cada uma das coisas que sente e pensa. Conversa sobre amor e comportamento com veemência, separando cada umas das coisas que sente em fragmentos que são capazes de o expor de peito aberto a quem o lê. Gaúcho, escritor e jornalista, escreve sobre cada pequena coisa que a gente sente e não diz, todo pequeno detalhe que guardamos no peito com medo de se expor demais para as pessoas lá fora.

Resenha do livro Até Onde o Almor Alcança de Júlio Hermann, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
Sinopse de Até Onde o Amor Alcança

Talvez estar apaixonado seja uma das melhores sensações da vida. Saber que existe alguém que faz seu coração bater tão forte alegra o nosso dia, mas abrir o coração e deixar tudo para trás quando o amor acaba pode ser difícil. Mostrar vulnerabilidade, raiva, tristeza, perdão e reconhecer erros é o melhor caminho para crescer de verdade.

Até Onde o Amor Alcança?

Tive um pensamento por esses dias, sobre o começo e o fim e não tive grandes conclusões. Se um se emenda no outro, se o que acaba é porque nunca existiu e se uma outra coisa pode substituir o buraco que acabou de aparecer quando algo alguém vai embora…

Não sei, talvez seja invenção da minha cabeça essa falta tão grande que ainda reverbera em mim, mas de outro lado dizem que leva apenas um mês para nos livrarmos de um hábito. Será que esse tempo é suficiente para tirar você de mim? Será que você era um hábito?O amor é um hábito?

“Talvez o amor seja um coração bêbado que não espera pela manhã de ressaca.”
Resenha do livro Até Onde o Almor Alcança de Júlio Hermann, publicado em 2019 pela Faro Editorial.

Parece que não. No fim das contas, ao menos não você, que parece impressa nos móveis da sala e no ar que chega junto do frio que faz meu corpo tremer. Eu tento não pensar em várias coisas e do nada quem bate é a ausência. Até… Até aquele segundo esbarrão no trem. Será que existe amor à segunda vista? Bem, se existe de primeira, por quê não? Imagino se que seja assim, as dores do meu estômago diminuindo enquanto as suas também.

Parece que o mundo inteiro voltou a florir, enquanto eu e você damos as mãos e rimos enquanto não deixamos que a cerveja esquente no copo mesmo nesse frio enregelado que ainda faz do lado de fora. É, o lado de dentro, você já aqueceu.

“Você não tem direito nenhum de tomar posse do meu coração se não for para me amar direito.”

Parece que a operação tapa-buracos funcionou e, apesar de não ter durado só aqueles trinta dias milagrosamente prometidos, você agora é meu hábito, alcançando todas as partes da minha vida e parece estranho não contar com você, seja lá para o que for.

E conto tanto e tanto e tanto, mas não até depois de amanhã. Eu penso no agora, porque é nele que eu vivo, e, de todo jeito, acho que você pensa bem mais no futuro do que eu. Talvez seja a razão pela qual você goste tanto dos filmes do Exterminador do Futuro enquanto eu, de Star Wars. É provável que não tenha absolutamente nada a ver com isso também, mas prefiro pensar que essa é toda a razão.

Resenha do livro Até Onde o Almor Alcança de Júlio Hermann, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
“…às vezes, os meus silêncios inesperados são uma tentativa de não te ferir. Desculpa se te machuco por isso.”

Aquela que nos fez ficar cada vez mais em casa e preparar uma macarronada qualquer porque a grana estava apertada no fim do mês. Mas isso não tinha importância, fato era que a gente eu me acomodei a você. Acomodei aos seus cômodos enquanto você ao meu sofá e o desconforto bateu forte porque é tudo apertado demais na minha sala.

Isso até a gente não mais se falar e restar só aquele vazio, que eu já antes conheci e que, mesmo conhecendo, é completamente distinto. Você queria uma comédia romântica com final certeiro e eu, não faço ideia nem se devo viajar nas próximas férias. Inclusive planejamos, mas não fomos a lugar algum, lembra?

“Talvez nós só precisemos parar de chamar de amor o que [quem] já deixou de ser.”

Eu lembro e vou pensando, levando cada parte esmigalhada de mim num frasco em que coloquei meu coração. Assim, quem sabe o amor não o alcance mais, mas, na verdade só quero manter todos os pedaços juntos para não se perderem até que, com a cola do tempo, eu chegue enfim a ver que os pedaços já batem novamente por um hábito novo. Quem sabe um que vai ficar mais tempo, ou o tempo todo.

Resenha do livro Até Onde o Almor Alcança de Júlio Hermann, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
Aleatoriedades
  • Até Onde o Amor Alcança do Júlio Hermann foi recebido em parceria com a Faro Editorial e o blog Resenhando por Marina.
  • O livro tem uma edição lindíssima, cheia de ilustrações que acompanham os textos e poemas do autor.
  • Não sou muito de escolher favoritos, mas um dos textos-relatos-capítulos do romance saltou aos olhos, e, em sua página 118, sob o embalo de Rose do Honest Men, desembalei nas duas páginas que mais conversaram comigo. E, o dia que der vontade, eis que a página está marcada e as palavras lá a esperar junto da melodia… aliás, quase todas as citadas no livro reverberam na mente durante a leitura!
  • O romance é contado em pequenos textos encabeçados por títulos de músicas que se assemelham à vibe da leitura; um personagem que parece se misturar com o autor e que salta das páginas pela realidade de sua narrativa. O texto-resenha foi inspirado na história e no estilo narrativo do livro. É um jeito de relatar um sentimento e , assim, contar uma história. A leitura do livro foi como abrir um blogue e ler post a post, dia a dia, conhecendo a vida, o amor que acaba, o que nasce e morre. É a contemporaneidade do romance, dos sentimentos e para saber, até onde, afinal, o amor alcança?
  • Dica de leitura: Cem de Heike Faller

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Ana Claudia

    E eu me apaixonei, confesso! Li Júlio Hermann esse ano pela primeira vez! Tem a escrita que procuro para suavizar minha alma enquanto leio! Poucos me cativam dessa forma! As proposições que coloca, cada palavra, cada ponto, cada vírgula e cada reflexão! A Faro Editorial também capricha nas diagramações, nas cores, imagens… Muito capricho, não é?! E a sua resenha?! Ah, ela contribui, e muito, para que a gente se encante ainda mais com as obras de Júlio! Amo estar aqui! Amei cada imagem, cada aleatoriedade… Obrigada! Saio do blog feliz! Beijos!

    responder
    • Retipatia

      Oi Ana Cláudia
      Ah que alegria ler esse comentário! A escrita do Júlio tem mesmo esse jeito de conversar com o leitor. Acho que ele leva muito da realidade, do dia a dia pros seus textos e isso acaba levando à essa proximidade! Sem dúvidas a Faro capricha sempre nas edições, essa mesmo está um primor, cada página, um trabalho diferente! Feliz que tenha gostado também da resenha e que ela trouxe todas essas sensações à você! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Leitura Enigmática

    Acho esse livro físico lindo. Estou com ele na minha lista de desejados, espero estar realizando sua leitura em breve, pois assim como a estética da obra, sua leitura deve ser magnífica também!!!

    responder
    • Retipatia

      Oi Gusttavo!
      Ah essa edição ficou mesmo um encanto! Espero que consiga em breve seu exemplar para ler também! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Daniel de Castro

    Adorei todo o texto e as fotos ficaram lindas, parabéns! Talvez amor seja o assunto com mais pontos de vista próprios no mundo e vai de “incrédulos” a “adoradores radicais” rs. Acho que no fim, as experiências vividas é que dão o tom, mas até viver a nossa própria, os romances tendem a “flexibilizar” nossa crença nele 🙂

    xoxo

    responder
    • Retipatia

      Oi Daniel!
      Ah feliz que tenha gostado! Com certeza o amor é sempre um tema que pode gerar grandes debates e reflexões, afinal, cada pessoa tem uma vivência para com ele!:)
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Patricia Monteiro

    Fiquei encantada com a capa, a parte gráfica e toda a proposta do livro. Atingiu em cheio meu coração, me parece ser uma obra que toca nossa alma de uma maneira doce, suave. Já entrou na minha lista de futuros desejos!

    responder
    • Retipatia

      Oi Patrícia!
      Ah a edição desse livro ficou mesmo encantadora! Para quem curte o estilo de escrita, acho que vale muito a leitura! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Fê Akemi

    Oie!!

    Estou lendo ele no momento, minha primeira experiência com o autor e não imaginei o quanto mexeria comigo. Julio tem o dom de tocar a alma.
    Ainda não passei por essa parte que você citou e claro que já anotei mentalmente aqui.
    Adorei sua resenha que me fez ficar mais fascinada ainda por essa obra.
    E não posso deixar de falar da edição, que trabalho lindo da Editora. As ilustrações estão um arraso.

    bjs

    responder
    • Retipatia

      Oi Fê!
      Ah que bom que está gostando da leitura, ele tem um estilo bem próprio e pra quem gosta, é certeiro! <3 Vou aguardar sua resenha também, pra saber suas impressões finais do livro! E sim, essa edição da Faro está incrível, é tão bom virar as páginas e descobrir mais ilustrações tão lindas e coesas com o texto!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder