às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Lançamento de O Rio de Prata da Trilogia Daevabad

A imagem mostra em 3d a edição do lançamento de O Rio de Prata, que integra a trilogia de Daevabad, publicada pela Editora Morro Branco em 2023 no Brasil.

O lançamento de O Rio de Prata de S. A. Chakraborty, promete ser um deleite para os fãs da trilogia de Daevabad.

Reunindo histórias da aclamada trilogia, O Reino de Prata chega às livrarias em 24 de julho de 2023 em uma edição em capa dura e, acima de tudo, tão bela quanto as que formam a série de Chakraborty, publicada no Brasil pela Editora Morro Branco.

Série de Daevabad: ordem de leitura

Escrita por S. A. Chakraborty, a série de Daevabad é uma fantasia épica que se passa no Oriente Médio do século XVIII e que conta com três livros no seu arco principal.

Somando às histórias inspiradas nas culturas do norte africano e do oeste asiático, o lançamento de O Rio de Prata chega ao Brasil com contos que se intercalam ao longo da narrativa das três obras principais.

Chakraborty evocou os sabores do Oriente Médio, dos cavaleiros árabes e das lendas dos djinns. Gostei muito do romance.

george r. r. martin, sobre a cidade de bronze

Daevabad marcou a estreia da autora no mercado literário de maneira aclamada: os livros se tornaram não apenas bestsellers, como também foram premiados.

Podemos dizer que a série de Davabad é uma trilogia, a qual agora tem um livro extra com o lançamento de O Rio de Prata, já que o arco da história começa e se encerra nos três primeiros títulos.

Com o lançamento de O Rio de Prata, a ordem de leitura da série de Daevabad é:

  • A Cidade de Bronze | 2018;
  • O Reino de Cobre | 2020;
  • O Império de Ouro | 2022;
  • O Rio de Prata | 2023.

Lançamento de O Reino de Prata da série de Daevabad

O Rio de Prata traz em suas 15 histórias acontecimentos que se intercalam temporalmente aos três volumes da série: A Cidade de Bronze, O Reino de Cobre e O Império de Ouro.

Assim, encontramos nele narrativas de Nahri, Ali, Dara, Manizheh, Muntadhir e outros personagens já conhecidos pelos fãs, que se passam tanto antes, quando durante e depois das histórias que vemos na trilogia cânone.

Inclusive, o livro conta também com um final alternativo para a série, mas que não altera o fim de O Império de Ouro, já que é feito a partir de cenas excluídas e conteúdos originais.

Posso ler o lançamento O Reino de Prata antes dos três primeiros livros?

O Reino de Prata conta com duas histórias que passam antes do primeiro livro, A Cidade de Bronze. Assim, para que você realmente acompanhe o desenvolvimento dos contos e compreenda como se conectam ao universo Daevabad, o ideal é ter lido ao menos o primeiro volume.

Porém, vou destacar: começar a leitura por esse volume pode deixar o leitor um pouco perdido no universo e, claro, há o risco de spoilers dos acontecimentos e plots da saga.

Se esta for a última vez que veremos algo do mundo mágico, selvagem e único de Chakraborty, certamente é um presente precioso e brilhante.

paste magazine

Conheça S. A. Chakraborty: criadora do universo Daevabad

A imagem mostra em foco a fotografia de Shannon Chakraborty, autora do lançamento O Rio de Prata, que integra a trilogia de Daevabad, publicada pela Editora Morro Branco em 2023 no Brasil.

S. A. Chakraborty é escritora e mora em Nova Jersey com o marido e a filha (bem como com um número de gatos que só tende a aumentar).

Além de organizar o Grupo de Escritores de Ficção Especulativa do Brooklyn, ou Shannon está mergulhada em narrativas sobre retratos do Império Mugal ou em histórias de Omã. Talvez provavelmente, você também a encontre fazendo trilhas e cozinhando refeições desnecessariamente complicadas para sua família.

A Cidade de Bronze, primeiro livro da trilogia Daevabad, é sua estreia literária e foi traduzido para mais de uma dezena de línguas, além de se tornar um bestseller de sucesso de público e crítica.

Além disso, seus livros, incluindo continuações da trilogia, foram indicados a premiações como Hugo, Locus, World Fantasy, Crawford e Astounding.

Durante a pandemia, Shannon escreveu o lançamento atual da Morro Branco no Brasil, O Rio de Prata, que traz histórias complementares ao universo Daevabad.

Mas, em 2023, ela também já lançou The Adventures of Amina al-Sirafi, uma fantasia que se passa mil anos antes de A Cidade de Bronze.

Sinopses de todos os livros da Trilogia de Daevabad

A Cidade de Bronze

Trilogia Daevabad | Vol 1

 

Título original:
The City of Brass

Autoria:
S. A. Chakraborty

Autoria:
Tradução Mariana Kohnert

Editora:
Morro Branco

Ano de lançamento:
2018

ISBN:
978-6586015874

Gênero:
Ficção | Fantasia

Páginas (nº):
608
Cuidado com o que você deseja…
Nahri nunca acreditou em magia. Golpista de talento inigualável, sabe que a leitura de mãos, zars e curas são apenas truques, habilidades aprendidas para entreter nobres Otomanos e sobreviver nas ruas do Cairo.
Mas quando acidentalmente convoca Dara, um poderoso guerreiro djinn, durante um de seus esquemas, precisa lidar com um mundo mágico que acreditava existir apenas em histórias: para além das areias quentes e rios repletos de criaturas de fogo e água, de ruínas de uma magnífica civilização e de montanhas onde os falcões não são o que parecem, esconde-se a lendária Cidade de Bronze, à qual Nahri está misteriosamente ligada.
Atrás de seus muros imponentes e dos seis portões das tribos djinns, fervilham ressentimentos antigos. E quando Nahri decide adentrar este mundo, sua chegada ameaça recomeçar uma antiga guerra.
Ignorando advertências sobre pessoas traiçoeiras que a cercam, Nahri embarca em uma amizade hesitante com Alizayd, um príncipe idealista que sonha em revolucionar o regime corrupto de seu pai. Cedo demais, ela aprende que o verdadeiro poder é feroz e brutal, que nem a magia poderá protegê-la da perigosa teia de intrigas da corte e que mesmo os esquemas mais inteligentes podem ter consequências mortais.

O Reino de Cobre

Trilogia Daevabad | Vol 2

 

Título original:
The Empire of Gold

Autoria:
S. A. Chakraborty

Autoria:
Tradução Mariana Kohnert

Editora:
Morro Branco

Ano de lançamento:
2020

ISBN:
978-6586015874

Gênero:
Ficção | Fantasia

Páginas (nº):
704
A vida de Nahri se transformou para sempre quando acidentalmente invocou Dara, um guerreiro djinn dividido entre um dever violento do qual nunca poderá escapar e uma paz que teme nunca merecer.
Retirada de sua casa no Cairo e inserida na deslumbrante e traiçoeira corte de Daevabad, ela precisou de seus instintos mais primitivos para sobreviver. Agora, com a cidade impregnada com as consequências de uma devastadora batalha, Nahri deve aceitar os próprios poderes e a herança milenar que jamais sonhou possuir.
Enquanto isso, Ali foi exilado por ousar desafiar seu pai. Caçado por assassinos e à deriva nas implacáveis areias de cobre de sua terra ancestral, ele é forçado a confiar em suas novas habilidades. Mas, ao fazer isso, ameaça descobrir um terrível segredo que sua família há muito mantém enterrado.
Uma nova era se aproxima. Os djinns se reúnem dentro das paredes de bronze de Daevabad para comemorar, mas um poder invisível do desolado norte trará uma tempestade de fogo direto para os portões da cidade. Conseguirão sobreviver a esta ameaça sem precedentes?

O Império de Ouro

Trilogia Daevabad | Vol 3

 

Título original:
The Empire of Gold

Autoria:
S. A. Chakraborty

Autoria:
Tradução Mariana Kohnert

Editora:
Morro Branco

Ano de lançamento:
2022

ISBN:
978-6586015874

Gênero:
Ficção | Fantasia

Páginas (nº):
870
Daevabad caiu.
Após a tomada brutal que drenou a cidade de toda sua magia, Banu Manizheh, líder dos Nahid, e seu comandante ressurgido, Dara, precisam tentar reparar sua aliança desgastada e estabilizar um povo rebelde e em conflito.
Mas o sangrento massacre e a perda de Nahri desencadearam os piores fantasmas do passado obscuro de Dara. Para vencê-los, ele precisa encarar verdades difíceis sobre sua própria história e se colocar à mercê daqueles que considerava inimigos.
Tendo escapado por pouco de suas famílias assassinas e das políticas mortais de Daevabad, Nahri e Ali, agora seguros no Cairo, devem lidar com as suas escolhas. Nahri encontra paz nos velhos ritmos de sua casa humana, mas é assombrada pela ideia de que aqueles que abandonou estão à mercê de um novo tirano. Ali também não consegue evitar olhar para trás e o início de uma nova jornada pode ameaçar não só sua relação com Nahri, mas sua própria fé.
À medida que a paz se torna cada vez mais ilusória e velhos conhecidos ressurgem, o capítulo final dessa jornada se aproxima. Para reconstruir o mundo, talvez seja necessário lutar contra aqueles que um dia você amou… e defender a todo custo aqueles que você feriu.

O Rio de Prata

Trilogia Daevabad | Vol 4

 

Título original:
The River of Silver

Autoria:
S. A. Chakraborty

Autoria:
Tradução Jorge Ritter

Editora:
Morro Branco

Ano de lançamento:
2023

ISBN:
978-6586015874

Gênero:
Ficção | Fantasia

Páginas (nº):
304
Passado, presente e futuro colidem em uma derradeira visita a daevabad…
Uma futura rainha arrisca seu reinado diante de uma conjuntura mortal; um guerreiro destemido se arrepende de suas ações; um amor proibido floresce em meio a encantamentos, farsa e crueldade… Os eventos da trilogia de daevabad são enriquecidos e levados a novos extremos com os contos de O Rio de Prata, narrados por protagonistas já conhecidos e insólitas novas vozes que não haviam aparecido até então.
Nahri, Ali, Dara, Manizheh, Muntadhir e outros estão de volta para um novo olhar ao universo de S. A. Chakraborty. Por meio de uma miríade de pontos de vista a cada capítulo, vislumbre novas facetas desse mundo fantástico e as motivações por trás de personagens amadas e odiadas.
Como uma despedida, estas quinze histórias, incluindo um final alternativo para a trilogia, foram compiladas a partir de cenas excluídas e conteúdos originais. O volume extra que faltava para a série que reúne milhares de fãs ao redor do mundo ― e que, ao fim da última página, os fará querer retornar sem hesitação ao início dessa jornada.

Mesmo que você ainda não tenha lido a trilogia, acredite, o lançamento de O Rio de Prata é um convite para que você conheça o riquíssimo universo de Daevabad!

Por fim, mas não menos importante, para acompanhar as novidades do mundo literário e receber as postagens no seu e-mail, assine o blog:

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!