às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

o que é um clube do livro e como fazer parte?

Aqui você vai encontrar tudo que precisa para entender o que é e como participar de um clube do livro e também os principais tipos de clubes que existem hoje.

Com o período da pandemia, os clubes do livro ganharam força e destaque, com mais versões espalhadas especialmente na internet.

Porém, por existirem muitos, com os funcionamentos mais diversos, nem sempre entendemos de cara tudo que um clube de leitura pode ser. E é também por isso que esse post veio ao ar: para explicar tim-tim por tim-tim como é que tudo acontece.

Como funciona um clube do livro?

Um clube do livro é formado pela reunião de um grupo de pessoas, de maneira regular, para debater livros que foram lidos a partir da escolha do grupo ou da figura de um mediador.

Esses encontros podem ter a frequência estabelecida pelo próprio grupo, como mensal, quinzenal ou maior ou menor.

Além disso, a reunião pode ser presencial, com as pessoas se encontrando em locais como parques, cafés e até residências. O encontro pode também ser também em versão online, com reuniões acontecendo em grupos de bate-papo, lives e chamadas de vídeo.

No geral, esses grupos têm a figura de um mediador, uma pessoa que é a responsável pela organização do clube, por incentivar o debate e promover ações.

Aqui, outro termo popular nas redes sociais e no nicho literário ganha destaque:

Qual a diferença entre um clube do livro e uma leitura coletiva?

Uma leitura coletiva segue mais ou menos a mesma proposta do clube do livro. Nela, temos a figura de uma ou mais pessoas que são as mediadoras no grupo de leitores.

Porém, na leitura coletiva, nem sempre há o intuito da regularidade, de fazer várias leituras, já que ela pode ser pontual, sobre uma obra ou autor em específico.

Esse tipo de projeto é muito comum no nicho literário, com projetos realizados geralmente por influenciadores e criadores de conteúdo literário.

Como participar de um clube do livro?

Aqui tudo vai depender do tipo de clube do livro que você quer fazer parte. Para facilitar e dar exemplos, existem dois pontos de partida que são essenciais para sua escolha:

Presencial ou Online

Os clubes podem ter atividades presenciais, online ou até ambas. Então, é importante que você busque um que atenda suas necessidades e expectativas nesse sentido.

Se, por exemplo, encontrar-se pessoalmente é indispensável para você, de nada vai adiantar buscar um clube que faz apenas encontros online. O mesmo acontece se seu desejo for um clube focado em encontros virtuais.

O Coletivo da Retipatia, por exemplo, é focado na realização de leituras, brincadeiras, desafios e encontros online, seja para debates de livros ou outras atividades do clube.

Por Assinatura ou Gratuito

O segundo fator importante para você decidir é se quer pagar ou não pela participação ou por benefícios.

Vários grupos se reúnem para debater de forma gratuita, mas também existem vários que oferecem benefícios através de sistemas de apoio ao trabalho dos mediadores, que geralmente são criadores de conteúdo ou influencers.

Ao mesmo tempo, podem existir clubes que reúnem as duas características, como é caso do Coletivo, meu clube do livro.

No meu clube, temos uma opção de participação online e gratuita e também opções de apoio com benefícios exclusivos, que ampliam a experiência do nosso universo e apoiam meu trabalho como criadora.

Dentro disso, existem também os clubes por assinatura que são voltados para a entrega de livros ou kits literário. Nesses casos, os clubes não são necessariamente centrados na realização de debates, como a Tag Livros e o Turista Literário.

Agora que você sabe como participar de um clube do livro, o próximo passo é conhecer os detalhes de funcionamento de um grupo antes de fazer parte. Seja aqueles que você encontra nas redes sociais, num grupo de amigos do trabalho ou por assinatura, confira as informações e regras de funcionamento e veja se elas conversam com o que você procura. Dessa forma, com certeza você vai encontrar um lugar que te receberá debraços abertps e que lhetrará as melhores experiências.

Assim, você consegue escolher desde o estilo de leituras combina com o que você está procurando e com certeza vai conseguir aproveitar ao máximo sua experiência!

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo
Quotes de A Última Margem ♥ Ciclo Terramar de Ursula K. Le Guin

Quotes de A Última Margem ♥ Ciclo Terramar de Ursula K. Le Guin

ler artigo

Comente este post!

  • Luly Lage

    Oi, Re!
    Cara, eu descobri que sou uma péssima participante de um clube do livro, hahahaha, mas eu gosto tanto da DINÂMICA de quem participa de verdade que me divirto de participar de forma inativa, sabe? Não sei explicar, mas eu ficava horas lendo mensagens do Coletivo que nunca ia responder só pra ver o que era falado!
    Tenho uma amiga que faz parte de um clube do livro na cidade dela e acompanho de longe a dinâmica deles também. É muito especial ver pessoas se unindo por algo grande assim, mas que demanda tão pouco, e por tanto prazer. Acho lindo!

    responder