às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Heartstopper: volumes 1 e 2 ♥ Alice Osman

Resenha dos volumes 1 e 2 da série Heartstopper de Alice Osman, pulicado em 2021 pela Editora Seguinte.

Heartstopper é uma graphic novel fofa, aconchegante e que vai te despertar os sentimentos mais puros ao acompanhar o amor juvenil de Charlie e Nick. Alice Osman presenteia os leitores da série com o que podemos chamar de romance mais fofo de todos os tempos numa junção perfeita de personagens incríveis, repletos de representatividade e claro, ilustrações tão fofas quanto!

Heartstopper: dois garotos, um encontro – volume 1 (boy meets boy)
Heartstopper: minha pessoa favorita – volume 2
Alice Osman
Tradução Guilherme Miranda
Editora Seguinte | 2021 | 288p./320p.
Disponível em Amazon
“Não dá pra dizer que alguém é gay só pela aparência. E gay ou hétero não são as únicas possibilidades. De qualquer forma, é errado ficar especulando sobre a sexualidade alheia.”
Resenha dos volumes 1 e 2 da série Heartstopper de Alice Osman, pulicado em 2021 pela Editora Seguinte.

Sobre Alice Osman

Alice Osman nasceu em 1994 em Kent, Inglaterra, e é escritora e ilustradora. Pode ser encontrada encarando a tela do computador por horas a fio, questionando a falta de sentido da existência ou fazendo de tudo para não ir parar num emprego em um escritório. Além de escrever e ilustrar Heartstopper, Alice é autora de romances para o público jovem.

Sinopse de Heartstopper: dois garotos, um encontro – volume 1

Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos.

Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente ― e talvez os garotos estejam prestes a descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.

Sinopse de Heartstopper: minha pessoa favorita – volume 2

No segundo volume da série Heartstopper, Charlie e Nick precisam entender o que um beijo significa para a relação dos dois ― e, principalmente, para eles mesmos.

Charlie e Nick são melhores amigos, mas tudo muda depois que eles se beijam em uma festa. Charlie acredita que cometeu um grande erro e arruinou a amizade dos dois para sempre, e Nick está mais confuso do que nunca. Mas aos poucos Nick começa a enxergar o mundo sob uma nova perspectiva e, com a ajuda de Charlie, descobre muitas coisas sobre o mundo que o cerca, sobre seus amigos ― e, principalmente, sobre ele mesmo.

Resenha dos volumes 1 e 2 da série Heartstopper de Alice Osman, pulicado em 2021 pela Editora Seguinte.

Heartstopper: adaptação pela Netflix e as edições perfeitas da Seguinte!

Pode ler tranquile que não tem spoiler das histórias aqui, só meu mais profundo amor por Heartstopper!

Adentrar as páginas de Heartstopper é se deparar com uma narrativa e histórias tão sensíveis quanto realistas. E ai de quem disser que não existe fofura tal qual experienciamos nas páginas dos volumes 1 e 2 da série criada por Alice Osman e que vai ganhar adaptação pela Netflix. Inclusive, as gravações da série foram concluídas no meio desse ano e a ideia é que ela tenha 8 capítulos de cerca de 30 minutos. Será tempo suficiente para tanta história? Os fãs só podem aguardar!

Deixando a adaptação de lado, voltemos as graphic’s Heartsopper, que teve os dois primeiros volumes lançados agora em 2021 pela Editora Seguinte em edições em capa dura, com colorido impecável e um deleite para quem lê. A série já conta com outros volumes lançados em versão física no exterior e contamos com a Seguinte para trazer logo as continuações porque, uma coisa é certa, depois que você começa a ler Heartspper, você não quer parar!

Heartstopper: situando você na história de Charlie e Nick

Na história criada por Alice Osman, vamos conhecer Charlie e Nick. Dois garotos que, aparentemente, não têm muito em comum: enquanto Charlie preza seu anonimato desde que o bullying o persegue por se assumir gay, Nick é o cara popular, que todo mundo adora e astro do rúgbi. O detalhe é que o destino cruza o caminho dessa dupla e logo uma amizade inesperada surge. E, mais do que isso, o sentimento que brota muda, engrandece. E, enquanto esses dois se descobrem, precisam lidar com as pressões do mundo exterior e do ambiente já costumeiramente hostil que é o colégio. Especialmente se você não é padrão-hétero-normativo.

Mas não pense que o romance é tudo que faz Heartstopper girar, o que move essa história vai desde os sentimentos profundos, bem trabalhados e construídos na trama até a representatividade que a autora celebra em cada parte da história. Desde os protagonistas, até aqueles ao seu redor, o que se desdobra é bonito, único e tal qual a beleza de se ver sentimentos verdadeiros germinarem na vida. Podemos até não conseguir determinar a página exata em que a magia toma conta de nós durante a leitura (ainda que eu ouse arriscar que é logo na primeira de cada volume), mas com certeza podemos dizer que, em qualquer uma delas, é muito difícil de largar a leitura.

Resenha dos volumes 1 e 2 da série Heartstopper de Alice Osman, pulicado em 2021 pela Editora Seguinte.

Tanto o é que assim que encerrei o primeiro volume, fui em busca de continuar, porque, independentemente das dificuldades enfrentadas pelos personagens, o principal é que Hearstopper ressoa esperança. De dias leves, melhores. De amores melhores, mais leves, que façam bem pra gente e pro outro, que ressoem nossa esperanças e saibam lidar com nossas diferenças. Que sejam um pouco como a delicadeza de Charlie e a efusão de Nick. Que sejam, heartstopper, de parar o coração!

“Gosto tanto de você!!! E eu amo gostar de você! EU GOSTO DO CHARLIE SPRING! DEUMJEITOROMÂNTICOENÃOSÓCOMOAMIGO!”
Resenha dos volumes 1 e 2 da série Heartstopper de Alice Osman, pulicado em 2021 pela Editora Seguinte.

A única dica imprescindível que eu tenho é que, ao ler o primeiro volume, esteja pronte para querer ler também o segundo. Esteja ciente de que, uma vez que você vê a delicadeza que a vida pode seguir, que ela pode ser, que o mundo pode soar, você vai querer mais e mais e mais. E, sem dúvidas, é ótimo fazer isso ao lado de um dos casais mais adoráveis que já se teve notícias: Charlie e Nick.

Uma série com Selo Retipatia de Qualidade, para ler, se apaixonar, comentar com as pessoas, dizer, lê também, se apaixone também. Vem ver que belo mundo podemos criar, vem ver que representatividade e pluralidade na trama são muito mais importantes e necessárias do que o padrão hétero te ensinou. Vem conhecer Charlie e Nick e se apaixonar por eles!

Resenha dos volumes 1 e 2 da série Heartstopper de Alice Osman, pulicado em 2021 pela Editora Seguinte.

Aleatoriedades

As graphic novels Heartstopper, volumes 1 e 2, foram recebidas pelo Time de Leitores Companhia das Letras / Editora Seguinte.

Uma dica de graphic novel perfeita para os amantes de romances juvenis fofos e com representatividade, é Laura Dean vive terminando comigo de Mariko Tamaki, Rosemary Valero-O’Connell. E para quem curte romance teen, lgbtq+ e super divertido, recomendo O Amor Não É Óbvio de Elayne Baeta.

Que a Força esteja com você!

xoxo

Retipatia

Comente este post!

  • Angela Cunha Gabriel

    Ah meu Paizinho rs
    Ontem chegou meu volume 2 e ainda não tive coragem de tirar elas do plástico, pois sei que Dezembro é complicado para mim.
    Então, já matei a vontade vendo as fotos e cores de dentro rs
    Sei que vou amar tanto, tanto!!!!
    Viva o amor, sempre!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    responder
  • Camila Faria

    Que coisa mais fofinha gente! Apaixonada pelas ilustrações e pelo teor amorzinho da história toda. Lindo. <3

    responder
  • Maria Lucia

    Que história linda! Amei a provinha que tive dos livros por aqui. É muito bom conhecer novos livros!

    responder