às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias

12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias
12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias

Dia 14 de março é Dia do Livreiro (ou o dia daqueles que sorriem mesmo quando ouvem “estou só dando uma olhadinha…” rsrs). Mas, nada mais justo que lembrar de histórias em que essas pessoas tão especiais para o mercado literário estão presentes. Sendo assim, trouxe uma lista com 12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias na lista de dicas de hoje! Se liga:

12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias
1. A Livraria dos Achados e Perdidos ♥ Susan Wiggs

Em A Livraria dos Achados e Perdidos, após uma tragédia, Natalie Harper herda a charmosa, mas praticamente falida, livraria de sua mãe, localizada num prédio histórico, e a responsabilidade de cuidar do seu avô Andrew, cada vez mais debilitado. Com a recusa de Andrew em vender a loja, Natalie deixa sua vida ― segura, confortável e previsível ― para trás, determinada a recuperar a livraria que um dia foi seu lugar favorito no mundo. Contudo, sua vida se parece com um livro de horror: o prédio está caindo aos pedaços, as dívidas se acumulam, a saúde do avô entra em declínio e ela não consegue ver luz no fim do túnel. Natalie precisa de um sinal, mas em vez disso recebe Peach Gallagher, contratado por sua mãe para fazer reparos no prédio. A partir daí, a vida revela vários mistérios do passado e, quem sabe, até mesmo um tesouro escondido.

Disponível na Amazon

2. A Livraria Mágica de Paris ♥ Nina George

Em A Livraria Mágica de Paris iremos conhecer o Monsieur Perdu, que se considera um “farmacêutico literário” e, de seu barco-livraria ancorado no rio Sena, ele prescreve livros para todas as dificuldades da vida. A única pessoa que ele parece não conseguir curar através dos livros é ele mesmo porque há anos é assombrado pela desilusão amorosa que sofreu quando a mulher de sua vida desapareceu, deixando apenas com uma carta. Que ele não conseguiu abrir, inclusive. 21 anos depois, Perdu se vê numa situação em que é forçado a ler a malfadada carta. Na esperança de fazer as pazes com sua perda e descobrir como termina aquela história, ele levanta âncora e parte para o sul da França com uma missão. Assim, Perdu navega pelos rios do interior da França compartilhando sabedoria e livros, lembrando que o mundo da literatura pode conduzir a alma humana pelo caminho da cura.

Disponível na Amazon

12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias
3. A Livraria ♥ Penelope Fitzgerald

A Livraria é o livro que deu origem ao filme estrelado por Emily Mortimer e Patricia Clarkson. Florence Green, uma viúva de meia-idade, decide abrir uma livraria na pequena Hardborough, uma cidade costeira no interior da Inglaterra. Florence não esperava, contudo, que seu projeto pudesse transformar Hardborough em um campo de batalha: enquanto a influente e ambiciosa Violet Gamart, que tinha outros planos para a centenária casa que ela escolheu como sede, faz de Florence sua inimiga, a empreendedora também conquista um aliado na figura do excêntrico Sr. Brundish. Na história de Florence Green enfrentando a cortês mas implacável oposição local, vê-se a denúncia de uma estrutura de privilégios apoiada em invejas e crueldades, e, no microcosmo de Hardborough, Penelope Fitzgerald monta um cenário repleto de detalhes precisos e personagens atemporais.

Disponível na Amazon

4. A Livraria dos Finais Felizes ♥ Katarina Bivald

No livro de Katarina Bivald, iremos conhecer Sara, que tem 28 anos e nunca saiu da Suécia – a não ser através dos livros que lê. Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la em Iowa, Sara decide se aventurar. Mas, ao chegar lá, descobre que Amy faleceu. Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade pequena, e com o tempo, descobre que não está sozinha. Nessa cidade isolada e antiga, estão todas as pessoas que ela conheceu através das cartas da amiga: o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. Logo depois, Sara percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, um pouquinho de autoajuda e talvez uma pitada de romance. Ou seja: a cidade precisa de uma livraria.

Disponível na Amazon

12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias
5. A Pequena Livraria dos Sonhos ♥ Jenny Colgan

Na história de A Pequena Livraria dos Sonhos, seremos apresentados a Nina Redmond, uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar. Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

Se quiser conferir a resenha desse livro super fofo, é só clicar aqui! Disponível na Amazon

6. A Vida do Livreiro A. J. Fikry ♥ Gabrielle Zevin

A Vida do Livreiro A. J. Fikry irá nos apresentar àquele que dá nome ao título e dono de uma pequena livraria em Alice Island, e que, além disso, carrega um lema bem interessante: “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. Já o slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar de ter a livraria e alguns amigos, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que, inesperadamente, um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Assim, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island.

Disponível em Amazon

12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias
7. Lendo de Cabeça para Baixo ♥ Jo Platt

Lendo de Cabeça para baixo vai nos apresentar a história de Rosalind Shaw que acaba de ser abandonada no altar. Mas Rosalind está decidida a dar a volta por cima, então deixa o centro da cidade em que vive e se torna coproprietária de uma loja de livros usados e antigos, em St. Albans. Junto de três novos amigos, ela começa a recobrar seu antigo eu: feliz, confiante e divertido. Finalmente tudo parece estar bem, só que isso é até ela encontrar com Daniel, seu vizinho desgrenhado, que aparece com flores e uma notícia nada agradável.

Disponível na Amazon e também pelo Kindle Unlimited

8. O Segredo da Livraria de Paris ♥ Lily Graham

Em O Segredo da Livraria de Paris seremos levados a conhecer Valerie, que tinha três anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, aos vinte anos e sozinha no mundo, ela se candidata, com nome falso, a uma vaga de emprego na livraria do avô, Vincent Dupont. Afinal, ele é seu único parente vivo e a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos. À medida que passa a conhecer melhor o ranzinza e reservado Dupont, Valerie vai puxando o fio da própria história, mas algo não se completa: qual seria o segredo devastador que Vincent estava disposto a tudo para esconder?

Disponível na Amazon

9. A Pequena Livraria dos Corações Solitários (Livro 1 da série A Livraria dos Corações Solitários) ♥ Annie Darling

No primeiro livro da série A Livraria dos Corações Solitários, iremos conhecer Posy Morland, que acaba de herdar a Bookends, uma livraria que pertencia à excêntrica Lavínia, com quem Posy se correspondia. O detalhe é que Posy não herdou apenas um negócio, mas sim um negócio à beira da falência, e todos os desafios de sua vida, até então, foram aqueles vividos pelas protagonistas dos romances que adora ler. Ah e ainda tem o detalhe de que a livraria vem acompanhada do neto insuportável de Lavínia, Sebastian. Agora, enquanto Posy precisa conseguir reerguer a livraria, contando com a ajuda de seus novos amigos, os funcionários da Bookends, ela também precisa lidar com a irritante presença de Sebastian, e claro, com as fantasias ardentes que ela vem tendo com ele.

Disponível na Amazon e também pelo Kindle Unlimited

10. Amor Verdadeiro na Livraria dos Corações Solitários (Livro 2 da série A Livraria dos Corações Solitários) ♥ Annie Darling

O terceiro livro da série A Livraria dos Corações Solitários vem na melhor vibe dos romances de época, já que a protagonista é fã de carteirinha de Jane Austen. É uma verdade universalmente conhecida que uma mulher solteira, em posse de um bom emprego, quatro irmãs mandonas e um gato carente, deve estar em busca do seu verdadeiro amor. Verity Love está perfeitamente feliz sozinha, muito obrigada. E seu namorado fictício, Peter Hardy, é muito útil. Mas, quando um mal-entendido a obriga a apresentar um estranho como namorado para suas amigas, sua vida torna muito complicada e eles resolvem estender a mentira para todo o verão, desde que não se apaixonarem um pelo outro. O que será bem fácil já que ela jurou nunca mais ter um namorado e o coração de Johnny já tem dona, não é mesmo!?

Disponível na Amazon

12 livros com livrarias e livreiros em suas histórias
11. Loucamente Apaixonada na Livraria dos Corações Solitários (Livro 3 da série A Livraria dos Corações Solitários) ♥ Annie Darling

No terceiro livro da série A Livraria dos Corações Solitários, a dublê de pinup Nina adora bad boys ― quanto mais cara de mau, melhor. A garota cheia de tatuagens e com o cabelo cor-de-rosa nem pensa em mudar seu gosto. Ela acredita firmemente que o amor verdadeiro só tem uma forma: selvagem, intenso e pontuado por brigas tempestuosas ― como na história de Heathcliff e Cathy, o casal angustiado de O morro dos ventos uivantes. Mas anos de encontros marcados por aplicativo não trouxeram nada além de caras esquisitos e paqueras banais. Quando um homem de seu passado entra na livraria, Nina sabe que não tem nada a temer: o garoto mais nerd da escola se tornou um analista de negócios tedioso. Mas isso só mostra quão pouco Nina sabe sobre bad boys, analistas de negócios e o próprio coração.

Disponível na Amazon

12. Um Beijo de Inverno na Livraria dos Corações Solitários (Livro 4 da série A Livraria dos Corações Solitários) ♥ Annie Darling

O último livro da série A Livraria dos Corações Solitários se passa na época do Natal, a ocasião perfeita para espalhar amor e alegria… Porém, na livraria Felizes para Sempre, um improvável casal luta para encontrar o espírito natalino. Mattie, uma confeiteira brilhante, detesta a comemoração desde que teve o coração partido na véspera de um Natal. A única coisa que ela odeia mais que essa data é o insuportável Tom, que a irrita desde que ela começou a administrar o salão de chá ao lado da livraria. Mas, após uma coincidência, os dois passam a conhecer detalhes da vida um do outro que sequer imaginavam, o que faz com que alguns pontos de vista se alterem. Assim, quando Mattie e Tom são deixados no comando nos frenéticos dias antes do Natal, mesmo no inverno, as coisas certamente vão esquentar.

Disponível na Amazon

Aqui tem apenas 12 livros, mas existem muitas histórias que se passam no mundo das livrarias, com livreiros e livreiras prontos para aquecer nossos corações com narrativas divertidas, alegres e inspiradoras. Além disso, para quem adora uma listinha de livros como eu, pode aproveitar e conferir o post com 9 Livros com Bibliotecários e Bibliotecárias em Suas Histórias!

“Ela é livreira. Uma mercadora de sonhos. A melhor amiga de um escritor. Vejam bem, um livreiro é o elo que leva as histórias que contamos até os leitores. Sem isso, uma história não tem como viver fora da imaginação do escritor.” A Livraria dos Achados e Perdidos de Susan Wiggs

Que a Força literária esteja sempre com você!

xoxo

Retipatia
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Luly Lage

    Meu Deus eu só queria uma Livraria Mágica de Paris pra alguém me receitar uns livrinhos que solucionam meus problemas (mesmo porque, se eu tivesse em Paris, menina, alguns tariam solucionados, acho, hahaha)!

    responder
  • Karolini Barbara

    Eu não sou muito de escolher livros pelas sinopses. Eu leria A Livraria e A Livraria dos finais felizes. Gostei das indicações.

    Blog Karolini Barbara |Instagram Karolini Barbara

    responder