às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

9 livros com bibliotecários e bibliotecárias em suas histórias

9 livros que trazem histórias com bibliotecários e bibliotecárias!
9 Livros com Bibliotecários e Bibliotecárias em suas Histórias

Dia 12 de março é Dia dos Bibliotecários e das Bibliotecárias e nada mais justo que trazer uma lista com 9 livros que trazem histórias com esses profissionais tão importantes para o mundo literário! E para muitos outros setores também, é claro. Mas hoje vamos falar de fantasias, romances e histórias inspiradoras que os retratam das mais variadas formas!

9 livros que trazem histórias com bibliotecários e bibliotecárias!
1. Um Caminho para a Liberdade ♥ Jojo Moyes

O livro de Jojo Moyes é inspirado em fatos reais e traz a história de cinco mulheres se unem para administrar uma biblioteca itinerante na década de 1930. Apesar de terem dificuldades no acesso à cidade para levar os livros, o preconceito é que se mostra uma das mais duras barreiras que elas precisarão enfrentar. Independentemente de formação, o papel de bibliotecárias, está presente na história inspiradora.

Disponível na Amazon

9 livros que trazem histórias com bibliotecários e bibliotecárias!
2. Um Estranho Sonhador ♥ Laini Taylor

Na trama criada por Laini Taylor, Lazlo Estranho é órfão de guerra e também um bibliotecário júnior, além disso, é obcecado pelo mistério de Lamento, uma cidade mítica desaparecida. Sua jornada incluirá seres míticos e muita magia. Aqui, é o sonho que escolhe o sonhador, mas Lazlo teme que o seu não tenha feito uma boa escolha.

Disponível na Amazon e também no Kindle Unlimited

9 livros que trazem histórias com bibliotecários e bibliotecárias!
3. O Feitiço dos Espinhos ♥ Margaret Rogerson

A fantasia criada por Margaret Rogerson nos apresenta Elisabeth, uma órfã que cresceu em uma das Grandes Bibliotecas de Austermeer, repleta de livros mágicos. Tudo que ela sonha é se tornar uma Guardiã da Biblioteca, mas uma mudança em seu destino fará com que ela precise questionar tudo que aprendeu em sua vida, assim como o que sabe sobre feitiçaria, as bibliotecas e si mesma.

Disponível na Amazon

4. O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres ♥ Org. Valquíria Vlad e Marina Ávila
Conto: A Mulher Entre as Estantes de Camila Hudson

O conto de Camila Hudson, integrante da antologia O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres, traz uma história interessante sobre uma bibliotecária que realiza alguns outros tipos de serviços, um tanto quanto mais escusos, além de indicar livros, para damas necessitadas.

Aliás, toda a antologia é incrível e para conferir a resenha, é só clicar aqui!

Disponível em e-book na Amazon e em versão física na Loja da Editora Wish (cupom RETIPATIA5)

5. O Bibliotecário do Imperador ♥ Marco Lucchesi

Marco Lucchesi mescla personagens reais e fictícios para contar a história de Ignácio Augusto Cesar Raposo, que foi bibliotecário de D. Pedro II. Assim como testemunha dos bastidores do Palácio de Petrópolis e da Corte no Rio de Janeiro. Uma viagem pela história do Brasil, sem dúvida bem acompanhada de uma vida imersa em livros.

Disponível na Amazon

6. Nosferatu ♥ Joe Hill

A trama criada por Joe Hill pode falar sobre um sequestrador de crianças que as leva para a Terra do Natal, mas aqui iremos encontrar uma personagem muito incrível: Maggie Leigh. Ela é uma bibliotecária fã de palavras cruzadas e usa as peças para dobrar o espaço-tempo, porque assim consegue receber respostas para qualquer pergunta que faça. Mas é claro que todo poder cobra seu preço.

E já que estamos falando de Nosferatu, tem resenha do livro e da série aqui no blog, é só clicar para ler!

Livro disponível na Amazon | Série disponível na Amazon Prime

9 livros que trazem histórias com bibliotecários e bibliotecárias!
7. A Biblioteca Invisível ♥ Genevieve Cogman

Consegue imaginar uma biblioteca que não se atrela ao tempo e espaço? Bem, Genevieve Cogman inova e traz não apenas essa ideia, como também a história de uma espiã da Biblioteca, responsável por guardar livros e manuscritos de diferentes realidades. Com a própria realidade em perigo, ela parte em uma missão para recuperar um perigoso livro, mas falhar não é uma opção. O livro dá início a uma série que já tem quatro livros publicados no Brasil.

Disponível em versão física e e-book na Amazon

8. A Guardiã de Histórias ♥ Victoria Schwab

Victoria Schwab traz um tipo um pouco diferente de bibliotecários, os guardiões não estão lá para cuidar de livros, mas sim das Histórias. Em outras palavras, dos mortos que são chamados de Histórias e que descansam nas prateleiras do Arquivo. Mas algumas Histórias estão sendo apagadas e Mackenzie Bishop, uma guardiã, precisa descobrir quem vem apagando trechos importantes das histórias.

Disponível em versão física e em e-book na Amazon

9 livros que trazem histórias com bibliotecários e bibliotecárias!
9. A Bibliotecária de Auschwitz ♥ Antonio G. Iturbe

Antonio G. Iturbe baseou-se na história real de Dita Dorachova, para contar a história de um professor que tenta manter as crianças do campo de concentração entretidas. Além disso, na barra da saia de uma garota, um tesouro foi escondido: livros. Um história tocante sobre pessoas corajosas que não se renderam ao terror. Mas que, especialmente, muniram-se de livros para lutar por uma vida melhor.

Disponível em versão física e em e-book na Amazon

E então, quais outros livros poderiam se juntar a esses 9, por trazerem histórias com bibliotecários e bibliotecárias? Sem dúvidas são profissionais que merecem estar presentes em muitas histórias incríveis, já que são responsáveis por um trabalho rico e importante em meio ao que tanto amamos.

xoxo

Retipatia

Imagem utilizada: FreePik

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Luly Lage

    Recentemente vi um vídeo-resenha de O Feitiço dos Espinhos e fiquei fascinada pela história! Achei muito genial ser uma fantasia em volume único e a ideia da biblioteca mágica… Nossa, o tanto que eu ia BRINCAR disso quando era criança, hahaha!

    Fiquei interessada em várias das sua sindicações também, mas principalmente A Biblioteca Invisível e A Bibliotecária de Auschwitz!

    responder