às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Amor & Gelato & Sorte ♥ Jenna Evans Welch

Resenha dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte de Jenna Evans Welch, publicados pela Intrínseca.

Amor & Gelato & Sorte. As três coisas essenciais para uma viagem bem proveitosa. Seja você uma adolescente que acaba de ir para a Itália após a morte da mãe, para viver com pai que ela nunca conheceu; seja você uma adolescente com o coração partido, brigada com o irmão mais próximo e que esteja carregando um segredo que parece pesar uma tonelada. Enquanto ela viaja pela Irlanda, é claro. Tem que ter muito amor, gelato e sorte para resolver tudo isso!

Amor & Gelato (Love & Gelato)
Amor & Sorte (Love & Luck)
Jenna Evans Welch
Tradução Joana Faro | Flora Pinheiro
Intrínseca | 2017 – 320p. | 2020 – 272p.
Disponíveis em Amazon
“Coloca essa cabeça pra funcionar, Lina. Você está sozinha em outro país, um verdadeiro gigante acabou de assumir que é seu pai e sua nova casa poderia ser o cenário de um filme de apocalipse zumbi. Faz alguma coisa.” Amor & Gelato
“Pisaram no meu coração na frente de todo mundo?, perguntavam os penhascos. Grande coisa. Olha só como eu quebro essa próxima onda em milhão de pequenos diamantes.” Amor & Sorte
Sobre Jenna Evans Welch

Jenna Evans Welch é uma leitora voraz desde criança, então não teve escolha a não ser virar escritora. Seu primeiro livro, Amor & Gelato, se tornou um best-seller e foi publicado em dezoito países. Quando não está escrevendo histórias de garotas viajando pelo mundo, Jenna costuma correr atrás das crianças ou fazer bagunça na cozinha. Mora em Salt Lake City, nos Estados Unidos, com o marido e os filhos.

Resenha dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte de Jenna Evans Welch, publicados pela Intrínseca.
Sinopse de Amor & Gelato

Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.

Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração. Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda.

Resenha dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte de Jenna Evans Welch, publicados pela Intrínseca.
Sinopse de Amor & Sorte

Addie está visitando a Irlanda com a família e tentando aproveitar a paisagem verdejante para não pensar em seu coração partido. Porque, assim que voltar aos Estados Unidos, ela vai ter que enfrentar as consequências do fim terrível de seu romance de verão. Até lá, só quer relaxar enquanto os pais não descobrem o que aconteceu. Mas Ian, seu irmão, sabe de tudo e não a deixa em paz. Agora os dois, que sempre foram próximos, não param de brigar.

Tudo muda quando Addie descobre que Ian também está guardando segredos. Depois de uma série de imprevistos, em vez de ir visitar sua melhor amiga Lina na Itália, Addie se junta ao irmão em uma viagem de carro. Nessas circunstâncias nada favoráveis, Addie conta apenas com um guia de viagem roubado da biblioteca do hotel, Irlanda para corações partidos, e torce para que os conselhos do livro funcionem. Se a Ilha Esmeralda der tanta sorte quanto dizem, talvez ela consiga fazer as pazes com o irmão e, quem sabe, se apaixonar de novo.

Resenha dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte de Jenna Evans Welch, publicados pela Intrínseca.
Amor & Gelato

Lina está prestes a ir viver na Itália. A ideia pode parecer maravilhosa, mas não é assim quando ela está inda apenas porque fez uma promessa para a mãe que acabou de morrer. Além disso, ela está indo morar com o pai que até então, nem sabia que existia e, como se isso não bastasse, ele vive em um cemitério. Ok, é no cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial. Mas ainda é um cemitério.

“Por um segundo, pensei em dizer que era como ser uma ilha, que eu podia estar numa sala cheia de gente e ainda assim me sentir sozinha, com um oceano de tristeza tentando chegar até mim por todas as direções, mas me segurei a tempo. Mesmo quando perguntam, as pessoas não querem ouvir suas metáforas esquisitas para o luto.”

Todos seus pensamentos estão focados em contar os dias até que as férias de verão acabem para voltar aos EUA. Porque junto às ideias de sua melhor amiga Addie, com quem Lina passa horas falando no Skype, um plano perfeito para voltar para os EUA está prestes a surgir.

Resenha dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte de Jenna Evans Welch, publicados pela Intrínseca.

Mas Lina não contava com a força do destino. Ou com o fato de receber um diário que fora de sua mãe que a leva numa viagem pela Itália para revelar segredos que ela sequer sabia que existiam. Ou com os dois garotos lindos que ela acaba de conhecer: Ren e Thomas, ou mesmo com o gelato. E essa é uma parte muito importante já que comer é uma das coisas que Lina mais ama fazer na vida.

“‘Se você pudesse fotografar qualquer coisa no mundo, o que escolheria?’ Antes que eu sequer conseguisse pensar no assunto, disparei ‘esperança’. Eu sei, é brega, não é? Mas estou falando da esperança no sentido de tranquilidade, daqueles momentos em que você simplesmente sabe que vai dar tudo certo.”

Através do mistério que Lina busca nas vielas italianas, acompanhada de seu novo amigo Ren, somos transportados para a Europa, bem acompanhados, desejando comer uma massa e tomar um gelato a todo instante, é claro. E, como se desenrolando um longo fio de uma massa de macarrão, Jenna Evans Welch, com sua narrativa cativante e acolhedora, nos apresenta uma trajetória de crescimento, de resiliência.

Apesar de Lina ter passado por uma dor sem medidas com a perda da mãe, ela se mostra uma garota disposta a deixar as pessoas entrarem na vida e, ainda melhor que isso, deixar que a vida a surpreenda. É uma história agridoce, com as marcas da perda e do luto, mas ao mesmo tempo, cheia de vitalidade, energia e esperança.

“- Sabe, as pessoas vêm para a Itália por vários motivos, mas, quando ficam aqui, é só por dois.
– Quais?
– Amor e gelato.”

Além disso, existe uma pergunta interessante intrínseca a jornada de Lina: quem são nossos pais, antes de nós? É engraçado como muitas vezes julgamos nossos familiares a partir da nossa existência, como se não houvessem anos e anos de vida antes de nossa chegada.

Lina passa por isso não apenas em relação à sua mãe, mas em relação a Howard, o pai que acabou de conhecer. Descobrir sobre o passado de seus pais será uma peça chave para que ela consiga entender e lidar com o presente. Descobrir sobre suas origens, uma nova conexão consigo mesma.

“Sabe quando dizemos que uma pessoa ‘está de coração aberto’? Bem, em italiano se diz ‘avere il cuore in mano’. Você oferece seu coração na palma da mão.”

Seja assistindo ao entardecer na Ponte Vecchio, seja numa festa numa mansão assustadoramente grande e velha (dizem que é assombrada, inclusive), ou até mesmo correndo pelo cemitério, a mensagem que Amor & Gelato nos passa vai além das tradicionais ideias de primeiro amor, superação. É um lembrete de que família são também aqueles que escolhemos, que a vida pode ser amarga, mas também, tão doce e gostosa como um bom gelato.

Resenha dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte de Jenna Evans Welch, publicados pela Intrínseca.
Amor & Sorte

O verão ainda não terminou e Addie está louca para que o casamento de sua tia acabe para que as horas corram rápido e ela possa, finalmente, embarcar para a Itália e passar alguns dias com sua amiga Lina. Um mero contratempo é o fato dela voar no irmão Ian quando ele volta a bater na tecla de que ela precisa contar seu segredo para os pais. Apesar do fato de que os dois tenham rolado abaixo as falésias de Moher, ambos passam bem.

“Você já desejou que alguém a visse por baixo de todas as outras camadas? Que não ligasse se você é boa em esportes, na escola ou se é popular ou sei lá o quê, e apenas enxergasse quem você realmente é?”

O detalhe é que os planos de Addie vão por água abaixo quando ela descobre que Ian tem outros planos ao invés de viajar com ela para a Itália. Era a chance que ela precisava para fazer as pazes com o irmão, mas parece que uma jornada pela Irlanda será necessária.

Resenha dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte de Jenna Evans Welch, publicados pela Intrínseca.

Mas ainda bem que ela levou consigo seu exemplar de Irlanda para Corações Partidos: um guia não convencional da Ilha Esmeralda. É a oportunidade para tentar colar os pedaços do seu coração e, de quebra, quem sabe ajudar o companheiro de viagem de seu irmão, Rowan? Ele parece estar com o coração ainda mais quebrado que o de Addie.

“Irlanda para corações partidos havia chamado minha atenção de cara, apesar de não ter uma aparência muito impressionante. A capa era decorada com trevos em forma de coração, e uma mancha de xícara de café cobria parte do título, que era longo demais. Mas a capa não importava, pois eu estava na Irlanda e tinha um coração partido. Era o livro perfeito para mim.”

Ao longo dessa jornada, Addie descobrirá muito mais do que os locais importantes na Irlanda para a banda favorita do seu irmão, a Titletrack, ou mesmo os locais que o guia indica para fazer as atividades para o coração partido. Porque sua jornada será composta de muitos ventos gélidos, um carro apertado, brigas constantes com o irmão, desculpas para que a mãe não saiba que nenhum dos dois foi para a Itália. Quer dizer, terá tudo isso, mas não apenas isso.

Além de paisagens exuberantes, barquinhos de papel para mandar embora o que for preciso, quem sabe talvez um novo amor, Addie vai perceber que alguns momentos são grandes demais para se mantenha segredo da família. E, nesse trajeto, vai descobrir não apenas sua rainha interior chamada Maeve, como também que os laços de irmandade são mais fortes do que se imagina. E mais importantes também.

“Na verdade, a dor da rejeição é tão comum que serviu de inspiração para cerca de metade das obras de arte da história (e, eu diria, dos atos de loucura também). E, no entanto, quando acontece com você, parece algo inédito. Como se o mundo tivesse inventado a pior coisa possível especialmente para você.”

Jenna Evans Welch nos mantém cativada na sua narrativa em Amor & Sorte tal qual nos enlaçou em Amor & Gelato. A diversão, a leveza, todos os ingredientes para uma boa viagem pelas terras irlandesas estão presentes e, a única ressalva é para o desenrolar do segredo de Addie. É algo possível de se prever, mas como demora muito tempo para ser revelado, não tem um desenvolvimento tão bom como poderia na trama.

Resenha dos livros Amor & Gelato e Amor & Sorte de Jenna Evans Welch, publicados pela Intrínseca.

Ainda assim, é uma história que merece a leitura e que vai deixar você louco por uma aventura na Irlanda. Seja beijando uma pedra pela qual milhões de outras bocas já passaram (oi pedra Blarney), seja coletando flores em Burren para fazer uma atividade do guia, seja derrubando o irmão em estacionamentos (pode vir a ser um novo esporte, caso Addie desista do futebol um dia), ou mesmo ouvindo o som de Titletrack a caminho do Electric Picnic, a mensagem de Amor & Sorte vai além de um coração quebrado em busca de um pouco de sorte, ainda que fale disso também. Vai falar sobre família e muito mais sobre irmandade, sobre autoconfiança, estereótipos, assumir nossos erros, e claro, porque não, um pouco sobre a receita especial para curar um coração partido.

“Você sabia que cada folha de trevo representa algo? É verdade, chuchu. Fé, esperança, e amor. E caso encontre um trevo de quatro folhas… Bem, a quarta folha significa sorte.”

Mesmo que não esteja de coração partido você vai querer visitar a Irlanda. Mas, se estiver, não esqueça seu guia e, se por acaso encontrar um trevo de quatro folhas por lá, pode ter certeza, a sorte está com você!

Amor, Gelato, Sorte e etc.

Devo confessar que foi o lançamento de Amor & Sorte que finalmente tirou Amor & Gelato da minha estante. Apesar de ser uma leitura que me despertava interesse, não cheguei a dar preferência, até receber Amor & Sorte através da parceria com a Intrínseca.

Curiosidade sobre Amor & Sorte: o festival Electric Picnic, que aparece no livro, realmente existe e é realizado em Stradbally, Irlanda, durante três dias.

Para quem gosta de romances acolhedores, vou deixar de sugestão a trilogia Para todos os garotos que já amei da Jenny Han e meu favorito As Regras do Amor e da Magia da Alice Hoffman. Em ambas as histórias, você vai encontrar uma abordagem do luto, como em Amor & Gelato e, como em Amor & Sorte, a força da irmandade.

Que o amor esteja com você e, se não estiver, que você tenha a sorte de encontrar ao menos um gelato!

xoxo

Retipatia
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Ray Cunha

    Olá,
    Amor e Gelato é um livro que está na minha lista desde o lançamento, mas como você, nunca priorizei. Ainda não sabia do lançamento do Amor e Sorte, e só de passar na Irlanda eu já fui conquistada e estou louca para ler. Acredito que esse é um bom incentivo para iniciar a leitura.

    Beijo!
    http://www.amorpelaspaginas.com

    responder
  • Angela Cunha

    Eu quero muito ler ambos os livros! Não só pela história toda doce de Amor e Gelato, mas pelo laço familiar mais discutido em Amor e Sorte também.
    Já falei que suas fotos enchem meus olhos de alegria? Fico babando literalmente no seu trabalho e mesmo sumindo um pouco, eu sempre volto!!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    responder
  • Luly Lage

    Eu já vi Amor & Gelato por aí nos perfis e blogs e sugestões de leitura tantas vezes que nem sei dizer quantas, mas acho que não tinha parado pra “conhecer” a história assim (e, se conheci, foi tão rápido que já esqueci). Aí, tã nã nã, você chegou, pra me deixar doida por ele e pelo “irmão” Amor & Sorte! Caramba, parecem histórias muito gostosas! Já são em países que sonho muito conhecer, então que seja através dos olhares dessas duas amigas enquanto não tenho os meus, mesmo.

    Obrigada por essa resenha dupla, Re! Você arrasa, no escrito e no visual, como sempre!

    responder