às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

8 vezes que o Batman já se casou nas HQ’s

Batman e seus 8 Casamentos nas HQ’s + Breve História das Alianças

Você sabia que o Batman já teve 8 casamentos nas HQ’s? O tema casamento é abundante no cinema, literatura e, claro, também nas histórias em quadrinhos! E, um dos super-heróis mais amados (e também meu favorito), tem um número considerável de vezes que já esteve no altar (ou quase lá)! Se quiser saber mais sobre ele, é só acessar: A Piada Mortal | Batman Ano Um.

O Batman pode ter chegado ao altar 8 vezes, mas será que ele sabe o motivo do enlace ser selado com alianças? E você, sabe a razão?

Breve História das Alianças

Sinto como se houvesse uma ligação entre o seu coração e o meu“… Para quem já assistiu o longa gótico de Guilhermo del Toro, A Colina Escarlate (2015), deve se lembrar da fala de Sir. Thomas Sharpe para a jovem Edith. A história de amor do filme pode ser um tanto quanto sombria (e doentia), mas não deixa de entregar certa verdade quando falamos de alianças.

A ideia de que a união entre as pessoas deveria ser selada e demonstrada, tem registros históricos da época do Egito Antigo, com exemplos de anéis de casamento trançados em cânhamo ou juncos, e trocados entre o casal. Além disso, 3.000 a.C., os egípcios e hindus usavam anéis para simbolizar a aliança entre o casal. Aqui, o anel, o círculo, simboliza o que não tem fim, o amor eterno.

Com o domínio de Alexandre, o Grande, o hábito surgiu na Grécia, onde se acreditava que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração e, por isso, o anel era usado nesse dedo, no dedo que chamamos também de anelar. Percebeu aqui o link entre os corações do casal?

Pois bem, agora, vamos a lista de casamentos dos 8 casamentos do Batman nas HQ’s:

1940

Ok, essa primeira é quase uma pegadinha. Publicada originalmente em 1940, na edição nº 79, A Noiva do Batman conta uma história de um quase casamento do super-herói. A noiva, Vicki Vale, noticia o casamento para se livrar de um pedido de um . Algumas aventuras ocorrem, mas no fim, nada de casório.

Fun fact: para desenhar a personagem de Vicki Vale, Bob Cane contratou uma modelo para representá-la. A modelo era Norma Jean Mortensen, que caso você não reconheça pelo nome de batismo, reconheça pelo nome artístico: Marilyn Monroe.

8 Casamentos do Batman nas HQ's e a história das alianças
1959

Já em 1959, na edição nº 122, Robin sonha com o casamento do Batman com a então Batwoman, Kathy Kane. E, mais uma vez, temos um quase casamento do homem morcego (é, não foi dessa vez)!

8 Casamentos do Batman nas HQ's e a história das alianças
1969

Em 1969 as coisas foram um pouco mais complexas… Batman se casa com a Lois Lane! É, você não leu errado! Lois começa a acreditar que Bruce Wayne era o Homem de Aço e os dois acabam fazendo uma pegadinha com o Superman: ele e Lois subiriam ao altar apenas para Superman ser convidado e aparecer no casório. Tudo isso ocorre da edição nº 59 até a nº 89: a HQ Superman’s Girlfriend Lois Lane: Lois as the Bride of Batman!

8 Casamentos do Batman nas HQ's e a história das alianças
1981

O Batman e a Mulher-Gato, Selina Kyle, tiveram seu momento para subir no altar na Terra 2 do universo da DC Comics. Dessa união nasceu Helena Wayne, que se tornaria A Caçadora futuramente. E, com a extinção da Terra 2, se tornaria Helena Bertinelli por um tempo, se tornando novamente Wayne em Novos 52. A edição é a nº 211, intitulada The Kill Kent Contract, da HQ Superman Family. Essa história não faz parte do cânone, ok!

8 Casamentos do Batman nas HQ's e a história das alianças
1983

Em 1983 era lançada The Autobiography of Bruce Wayne, mostrando Batman relembrando sua vida, enquanto está no seu leito de morte. Assim, ele relembra de seu casamento com Selina Kyle, a Mulher-Gato, em 1955, depois de combaterem o Espantalho. A edição é a nº 197.

8 Casamentos do Batman nas HQ's e a história das alianças
1990

Na graphic novel A Noiva do Demônio, Batman se casou com Talia Al Ghul, a filha de Ra’s Al Ghul. O casal, que já havia tido encontros em histórias anteriores, sela o matrimônio depois que Batman ajuda Ra’s Al Ghul a vingar a morte da esposa e mãe de Talia. Já na graphic novel O Filho do Demônio, acontece o casamento (novamente), de certa forma ignorando o casamento já realizado em A Noiva do Demônio. Pouco tempo após o casamento, Talia engravida. Mas, quando Bruce quase morre ao protegê-la de um grupo de assassinos, ela finge um aborto e põe fim ao casamento. Triste história essa…

2011

É claro que não poderia faltar um casório com a Mulher Maravilha, não é mesmo!? Na edição de Os Bravos e Destemidos, nº 6 no Brasil e publicada originalmente em All New Batman Brave and the Bold, nº 4, Batman e Mulher Maravilha sobem ao altar. E, claro, aparecem vários vilões para tentar acabar com a alegria do casal, que, aparentemente, armou tudo já esperando por esse desfecho!

8 Casamentos do Batman nas HQ's e a história das alianças
2018

Após um noivado de várias edições e muitas expectativas por parte dos fãs, em 2018 o Batman se uniu à Mulher-Gato (mais uma vez)! A edição nº 50 (no Brasil, nº 26 de 2019) traz uma história que dividiu muitas opiniões, inclusive! A HQ aguardadíssima (haja marketing nisso, inclusive), foi lançada com duas capas:

8 Casamentos do Batman nas HQ's e a história das alianças
Bônus: Batman Prelúdio do Casamento (2018)

É claro que, anunciado o casamento do Batman com a Mulher-Gato, todos os vilões que se prezem teriam algo a dizer. Assim, a série Prelúdio do Casamento (no Brasil em 2019) trouxe o confronto de alguns rivais da dupla, como Coringa e Ra’s Al Ghul, com alguns aliados, como o Robin, o Asa Noturna e a Batgirl.

Como casamento não é uma cerimônia restrita aos personagens fictícios, na vida real, celebrar esse momento é sempre marcante, inclusive, quando se trata do laço entre o casal: as alianças.

E a dica que vou deixar é para os casais apaixonados (apaixonados ou não por HQ’s), sobre as Lojas Rubi, que tem mais de 40 anos no mercado brasileiro trabalhando com alianças, anéis e joias certificadas! Em especial, mantendo qualidade e confiança unidos à preços acessíveis quando o assunto é o momento mais especial da vida de um casal: o enlace matrimonial!

Para conhecer mais sobre as Lojas Rubi, é só acessar: Site (com catálogo e vendas) | Facebook | WhatsApp | Instagram | YouTube

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia

Publicidade para Lojas Rubi
Fonte e Imagens: Guia dos quadrinhos |Ei Nerd! | DC Fandom | Wikipedia | Omelete | HQ Rock

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • @mirelask

    Chocada que uso aliança e nunca soube o significado hahah não li todos os HQs do Batman, mas me interessei muito neste sobre o casamento dele e da Mulher-Gato (ainda mais pelo prelúdio do casamento).

    responder
    • Retipatia

      ahaha Acontece né, às vezes a gente não tem ideia de onde vem alguns costumes que já são normatizados pela nossa cultura. Achei muito legal descobrir isso durante a pesquisa pro post! Ah, sobre o Batman, lê esse ciclo novo, que tem o último casamento com a Mulher-Gato (eu amei os desenhos), pelo que vi, vale muito a leitura! ❤
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • @milenaolis

    Adoro esse significado que a aliança carrega, muito interessante. Adorei o post, gosto demais do Batman mas desconhecia esse fato de ter casado 8 VEZES!!!!! ahahahahahaha morri

    responder
    • Retipatia

      Oi Milena!
      Sim, uma história e tanto e que às vezes, nem paramos para refletir de onde surgiu! Felix que tenha curtido o post! ❤❤❤
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • @_laurindda

    Chocadaaaa não sabia o significado da aliança, mas nunca gostei de usar mesmo kkkkk Amo HQs principalmente as de super heróis! Amei o seu post (@_laurindda)

    responder
    • Retipatia

      Oie!
      ahaha às vezes a gente nem para pra refletir sobre algo que é um hábito, né!? Feliz que tenha curtido o post!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Vazio Na Flor

    Como assim?? Oito vezes???? Juro que nunca imaginei algo assim. O Batman se casando a “lá Gretchen”.
    Gente, eu vou viver nesse universo de livros, filmes, mangás, Hq’s e nunca vou conseguir saber de todos os segredos que eles possuem.
    Juro que fiquei de queixo com a tradição das alianças, da beleza dos traços em todas as imagens acima.
    Estou aqui, encantada e subindo e descendo a tela!!!!
    Perfeito rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor(@vazionaflor)

    responder
    • Retipatia

      Oi Angela!
      hahahha Eu me surpreendi enquanto pesquisava. Tudo bem que nem todos realmente se concretizaram, mas né!? E o mundo das HQ’s às vezes, além de extenso, é também confuso, já que a cronologia é toda bagunçada… rs É bem legal essa questão da tradição das alianças, né!? Eu também não fazia ideia eheheh Feliz que tenha curtido!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • @prihcarlos

    Você fez uma pesquisa maravilhosa, parabéns Re

    responder
  • @Evelindanieli357

    Sou uma grande fã do Batman, mas não imaginei que ele tivesse casada oito vezes. Quando li Lois realmente achei que tivesse lido errado haha, fico até imaginando a cara do Superman. Nossa, com uma mulher gata rendeu vários casamentos né rs. Mas quem eu shippo mesmo é a Mulher Maravilha e o Batman e acredita que eu não li essa HQ em que dois subiram no altar com objetivo da aparição dos vilões. Gostei muito de saber desses casamentos que Batman já teve, já vou lá procurar essas HQs

    @evelindanieli357

    responder
  • ma.riah6256

    Ainda quero ler Batman! Na verdade não sou muito fã de HQ mas quero experimentar ler alguma…

    responder
  • Joyce

    Eu amo o Batman!! É o meu herói favorito, adorei ver os casamentos e quase casamentos dele, vc arrasa sempre!!
    @barbosa.joycereis

    responder
  • Mayara Esteves

    Comassim eu me considerava fã do Batman e só sabia de um??? Rê você é maravilhosa, não consigo imaginar o trabalho que essa pesquisa deve ter dado.

    @amayesteves

    responder