HQ & Graphic Novel Mundo Literário Resenhas Literárias

Exorcismo: O Ritual Romano ♥ Torres & Martínez & Molina

Resenha de Exorcismo: O Ritual Romano de El Torres & Jaime Martínez & Sandra Martinez, HQ  publicada pela DarkSide Books em 2019!

Exorcismo: O Ritual Romano de El Torres traz uma história de deixar céticos com medo, graças à junção aos desenhos macabros de Jaime Martínez e às cores horripilantes de Sandra Molina.

Exorcismo: O Ritual Romano (Roman Ritual)
El Torres & Jaime Martínez & Sandra Molina
Tradução Letícia Ribeiro Carvalho
2019 / 128 páginas
DarkSide Books
Disponível na Amazon
“Obrigado, ó, Deus, por salvar essa moça. Mas, por favor, se tiver mais provações a caminho para mim, não sei se conseguirei suportá-las…”
Resenha de Exorcismo: O Ritual Romano de El Torres & Jaime Martínez & Sandra Martinez, HQ  publicada pela DarkSide Books em 2019!
Sobre El Torres

El Torres é um dos quadrinistas mais prolíficos da Espanha nos últimos anos. Seus trabalhos já foram publicados em países como França, Alemanha, Japão e Estados Unidos. Ele também realiza publicações independentes através de seu próprio selo, a Amigo Comics. Suas obras e séries de sucesso como The Veil, Nancy in Hell, Drums, The Westwood Witches e The Suicide Forest lhe deram o título de mestre do horror em suas terras. Por The Ghost of Gaudi, El Torres recebeu o prêmio de Melhor Obra na Barcelona International Comic Fair, em 2016.

Sobre Jaime Martínez

Jaime Martínez trabalha como cartunista para várias editoras independentes norte-americanas. Alguns dos títulos publicados nos Estados Unidos são Kolchak: The Night Stalker Files e Wrath of the Titans: Revenge of Medusa. Ele também fez daptações para quadrinhos de filmes, como é o caso do longa independente Ninjas vs. Zombies e da minissérie Dream Runner.

Resenha de Exorcismo: O Ritual Romano de El Torres & Jaime Martínez & Sandra Martinez, HQ  publicada pela DarkSide Books em 2019!
Sinopse

O mal se manifesta onde menos se espera. Escondido sob as vestes de uma freira, nas preces de um sacerdote ou dentro dos muros da Santa Igreja. Santa?

Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos do padre John Brennan, um exorcista renegado que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Brennan terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli.

Exorcismo: O Ritual Romano, que permanecia inédito no Brasil, foi lançado originalmente em quatro volumes, com ilustrações tenebrosas de Jaime Martínez e cores sangrentas de Sandra Molina, sendo um grande sucesso na Europa e Estados Unidos.

Apesar de ser uma obra de ficção, Exorcismo: O Ritual Romano apresenta uma versão do que poderia ter motivado a renúncia de Bento XVI. O papa alemão foi o primeiro a abdicar de seu ministério desde 1415. No texto em que analisa o processo de criação da graphic novel, El Torres conta que a semelhança não foi intencional. Ele já trabalhava com a ideia quando o Santo Pontífice anunciou seu afastamento. “A realidade contou a história mais rápido do que eu. Uma pequena vingança, já que normalmente costumo usar fatos aqui e ali quando estou construindo uma história”, afirma o autor.

Exorcismo: O Ritual Romano

Talvez seja melhor pegar o terço, a Bíblia e a água benta. Talvez seja bom rezar um Pai Nosso e pelo menos duas Ave Maria. É provável que nada disso vá te salvar, mas quem sabe, você possa se agarrar a esperança.

“Dizem que há um aumento sem precedentes de casos de possessão. Eu mesmo tive minha cota, inclusive lá no Amazonas. Tenho visto sinais e tido sonhos estranhos desde o momento em que pisei em Roma.”
Resenha de Exorcismo: O Ritual Romano de El Torres & Jaime Martínez & Sandra Martinez, HQ  publicada pela DarkSide Books em 2019!

Esse é o preparo recomendado para as cenas sangrentas e arrebatadoras dos traços de Jaime Martínez que se unem às cores de Sandra Molina em Exorcismo: O Ritual Romano, dando vida e expressando o terror da história escrita por El Torres e publicada pela DarkSide Books.

Resenha de Exorcismo: O Ritual Romano de El Torres & Jaime Martínez & Sandra Martinez, HQ  publicada pela DarkSide Books em 2019!

As notícias escapam dos muros do Vaticano, um bispo morto de maneira digamos, bem, um tanto quanto sobrenatural. Talvez a verdade ainda não tenha sido divulgada por completo, mas sabemos que seja lá o que for, está ameaçando bem mais do que uma ou outra pessoa, mas sim toda a Igreja. As esperanças e opções são escassas e, para o pesar de alguns, a única alternativa está no errante padre John Brennan, que tem um passado bem questionado pela maioria dos clérigos.

“O que vou lhe mostrar… considere um segredo de confissão. Desta vez não pode vazar, John. Desta vez, não importa quão nobre seja a sua causa, se o segredo vier à público, a catástrofe será abismal... peço como amigo, John: o segredo deve ser guardado.”

A história, dividida em quatro volumes, originalmente lançados em A história, dividida em quatro volumes, originalmente lançados em separado, irá mostrar o retorno de Brennan ao Vaticano e sua busca por respostas para solucionar o mistério, regrada a boas doses de medo, choque e, claro, toda a tensão que uma possessão pode gerar, especialmente, uma tão arraigada ao centro da Igreja Católica, a sua expressão máxima de poder e fé.

A leitura é, ao mesmo tempo, assustadora e impressionante, invoca os maiores temores, sem deixar de lado uma boa dose de suspense e ação, já que padre Brennan irá enfrentar não apenas algo sobrenatural, mas também seu passado e medos mais profundos. Para quem pode se impressionar com questões de possessão/demoníacas, é um prato cheio para despertar o temor e, mesmo para aqueles que não se afetam, o temor que é levantado e a aura sombria, com certeza trarão reações, e com certeza não será de júbilo ou alegria.

“O propósito final de toda possessão é a morte da pessoa possuída, mas aqui… aqui está claro o que o diabo quer. Se isso vier a público, o dano para a Igreja será irrecuperável.”
Resenha de Exorcismo: O Ritual Romano de El Torres & Jaime Martínez & Sandra Martinez, HQ  publicada pela DarkSide Books em 2019!

É interessante como o enredo pode ser relacionado (especulativamente falando) ao que aconteceu em 2013, com a renúncia do Papa Bento XVI, a primeira desde 1415. É um fato que deixa o leitor ainda mais imaginativo durante a leitura, pintando as cenas de horror, choque, asco e com um tom bem diabólico e, claro, realista. Como o próprio El Torres afirma, a ideia para a história surgiu bem antes do acontecimento, mas aqui, se a ficção copiou ou não a realidade, bem, de toda forma, talvez seja melhor mais uma reza antes de continuar, por via das dúvidas.

Outro ponto forte da HQ é a clara referência à O Exorcista, de William Peter Blatty (tem até uma citação no começo da HQ). O Exorcista foi uma das minhas leituras de 2019 e se tornou um favorito (clica para ler a resenha de O Exorcista). A história do clássico traz um misto de sentimentos quando o assunto é possessão e a HQ é reverente não apenas à isso, mas também a totalidade da obra de Blatty, sem se deixar repetir ou cair no mais do mesmo. Aliás, longe disso. A revelação que temos é inteligente, tanto quanto a construção dos personagens e os métodos que são apresentados.

“… E sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Para quem gosta de histórias de terror e quadrinhos, a graphic novel Exorcismo: O Ritual Romano, é uma leitura indispensável. E, para aqueles que gostam de terror e querem se aventurar pelo mundo das HQ’s, assim como aqueles que querem se aventurar no ramo do terror e sair de sua zona de conforto…. bem, é leitura mais que recomendada, seja para quem for!

Pegue o terço, deixe as luzes acesas e, se possível, leia de dia, na companhia de alguém. Siga as dicas do exorcista para o ritual, feito à moda antiga, nos termos romanos e não converse com o demônio. Não é garantia alguma de salvação, mas vale a pena tentar.

“A fortaleza e seus guardiões, porém, têm fendas. Pequenas fissuras, que passam despercebidas para a maioria. Só prestam atenção ao topo, que aponta para os céus. Não querem ver todas essas falhas que se abrem aos seus pés, essa pequena rachadura, mais aquela… Cada uma vai se somando à anterior, até que toda a estrutura caia. Assim como aconteceu antes, tantas vezes. Sempre estivemos espreitando na escuridão das fendas, no solo encharcado de sangue, na serpente do jardim.”
Resenha de Exorcismo: O Ritual Romano de El Torres & Jaime Martínez & Sandra Martinez, HQ  publicada pela DarkSide Books em 2019!
Aleatoriedades
  • Os livros que apareceram na foto são O Exorcista, de William Peter Blatty, em edição publicada pela HarperCollins Brasil, e que já ganhou resenha do blog, é só clicar aqui para ler! O outro livro é Legião, também de William Peter Blatty, e que é continuação de O Exorcista, e publicado pela trevosa master DarkSide Books.
  • Eu apanhei bastante para fazer essas fotos e, por serem muitos tons escuros, o celular nem sempre capta tão bem. Não ficaram exatamente como eu desejava, mas até que eu fiquei razoavelmente satisfeita… rs

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia

Repense, renove, rediscuta...