às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Personagens Literários que Usam Óculos

Personagens Literários que Usam Óculos na literatura nacional e estrangeira!

Você consegue falar o nome de muitos personagens literários que usam óculos? Sabia o que o uso de óculos é frequente na nossa realidade, mas nem sempre no mundo literário?

Sabemos muito bem que a infância pode ser cruel em alguns aspectos. Quem usa óculos, especialmente desde criança, sabe que nomes pejorativos usados para ofender, existem aos montes.

Ainda assim, é interessante ver como, ao longo do tempo, o acessório funcional passou a ser visto de modo diferente.

Pensando nisso, selecionei alguns personagens literários que usam óculos que são fortes e destemidos. Que mostram que o fato não é nem um pouco desmerecedor de quem são e, claro, ajudam a dar uma bela aula de empatia e senso de inclusão.

Harry Potter

O bruxinho mais famoso do mundo é conhecido pelos óculos de aro redondo que são praticamente uma marca registrada. Desde o início, quando o conhecemos aos 11 anos, prestes a entrar em Hogwarts, ele já usava o modelo que se tornaria icônico do personagem.

Ao longo da história, o aparato sofre alguns danos e alguns reparos e, apesar do mundo bruxo ser capaz de curar muitas coisas, é interessante como a busca por se ver livre dos óculos não é algo que Harry procure durante toda a saga. Harry é aquele personagem que cresceu junto de uma geração inteira e que ainda é capaz de encantar a tantas outras. E ainda mostra que os óculos não são impedimento algum para que alguém faça o que quiser!

Mirta

Mirta pode até não ser uma bruxinha, mas é uma garota para lá de especial. Apesar da pouca idade, é alguém extremamente inteligente e perspicaz. Além de pesquisadora, segue pelo reino de Virídea, realizando feitos por onde passa. O mais interessante é que ela está sempre com seu óculos redondo e grande demais para o pequeno rosto pueril. Mas nada que a impeça até mesmo de dormir com o objeto preso às orelhas. O detalhe mais interessante aqui é que os óculos não são apenas um objeto que a auxilia com a visão, mas um que lhe dá inteligência, é a fonte de seu diferencial. Uma garota que sem dúvidas faz de tudo e mais um pouco, sem deixar de lado seus inseparáveis óculos.

Para saber mais sobre a história da incrível Mirta, é só acessar a resenha de Mirta Vento Amarelo.

Ravena

Ravena é uma jovem que tem a vida perfeita, tudo parece seguir seus planos até que ela descobre que tem retinose pigmentar, uma doença sem cura que degenera a visão. Ok, Ravena pode não usar óculos propriamente dito, mas é alguém que também tem problemas de visão. E, com o tempo, aprende o quanto é importante, não apenas cuidar de sua saúde, mas também, em aceitar a si mesma como ela é. Uma aula grande de autoaceitação que vale para todos que possam ter dificuldades em se aceitar, seja lá qual for a razão.

Para saber mais sobre a história de Ravena, é só acessar a resenha de Fisheye!

Rory

Rory é uma investigadora especial que aceita casos escolhidos à dedo. Além de passar algum tempo restaurando bonecas antigas, ela se depara com alguns documentos suspeitos ao limpar o escritório de seu recentemente falecido pai. Autista, ela é alguém que gosta de se manter no controle de sua vida e das coisas que faz e, por isso, apesar de usar lentes de contato, ela não aposentou seu antigo companheiro. Ela vê nos óculos não um simples item para compor sua roupa, mas como uma das formas de se proteger do mundo que não a compreende.

É interessante como o significado do óculos, aqui, é bem além de reparar a visão. Funciona como uma armadura para o mundo que, sabemos bem, não é gentil com todos. O que é um aspecto bem diferente dos personagens que, usualmente, não desejam usar os óculos justamente por ser um item que os diferencia dos demais.

Tem vários outros personagens que também poderiam entrar para essa listinha, como a Violet de Por lugares Incríveis e a Emma de Um Dia. Por aí, quais outros personagens literários que usam óculos poderiam ser citados?

Post escrito em parceria com a Neo Ótica São Bernardo do Campo, que funciona em São Paulo e trabalha com atendimento personalizado, laboratório próprio, pessoal especializado e com os mais variados modelos, marcas e tipos de armações de óculos. Seja nesse momento tribulado em que estamos vivendo ou em qualquer outra época, é importante cuidar da sua saúde e, claro, isso inclui a sua visão!

Acesse: Site | Instagram | Facebook

xoxo

Retipatia
Publicidade para Neo Ótica São Bernardo do Campo
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Maria Alves

    Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos .

    responder