Textos & Contos & Crônicas

Saúde Mental em Tempos de Pandemia

Saúde Mental em Tempos de Pandemia: como lidar com a nova rotina, dicas para relaxar, descansar e ter um momento para cuidar de você!

Estamos vivendo uma situação totalmente nova com a pandemia causada pelo COVID-19, e falar de saúde mental em tempos de pandemia já se ornou necessário. Afinal, ninguém se preparou ou já viveu algo parecido para saber como passar por esse período conturbado.

Nos meios de comunicação, algumas coisas parecem ter se tornado imperativas, através de uma massa de conteúdo produzida que faz parecer que o tempo da gente triplicou, que o dia deve ter umas 72h e não mais 24h.

Você precisa conseguir fazer o seu home office/ teletrabalho com eficiência, descansar, cuidar da sua saúde, da sua rotina. E ainda fazer todos os cursos que sempre quis, inventar algo novo, arrumar sua casa, passar mais tempo com seus bichinhos, fazer exercícios físicos, acompanhar as notícias. E fugir das fake news. Também se proteger, lavar as mãos, cuidar da família, brincar e distrair as crianças, não se esquecer dos amigos. Ah e não se esqueça de se divertir! E já viu aquela série nova? Quantas maratonas fez? Quantos livros leu, quantos filmes assistiu?

Uma sobrecarga enorme de informações!

O que temos, na verdade, é uma sobrecarga de informações. Não apenas em relação à situação mundial e a propagação do COVID-19, mas também em relação ao que fazer, como fazer e porquê fazer.

Os necessários isolamento e distanciamento social, tanto quanto a quarentena, afetam não apenas quem está em casa como quem sai diariamente para garantir que os serviços essenciais continuem funcionando. E, somados à enxurrada de informações que surgem a todo instante, pode resultar em sentimentos de cansaço, exaustão, impotência, incapacidade, insuficiência e solidão. E, claro, agravar doenças mentais pré-existentes ou mesmo fazer com que surjam.

Assim, é claro que é importante saber como se proteger do COVID19, zelando por sua saúde física, mas também de situações que possam ser prejudiciais à sua saúde mental.

A ideia de hoje é passar algumas dicas para que você possa ter um momento para zelar pela sua saúde mental em tempos de pandemia. E, na verdade, sempre!

A culpa não é sua!

O primeiro ponto que eu quero lembrar é não se culpe! Você não pode controlar tudo! Talvez você não foi produtivo como desejava, não conseguiu fazer seus exercícios, comeu mais do que pretendia, dormiu mais que o habitual, ou está se sentindo impotente. Esse e outros sentimentos semelhantes são normais diante da situação que estamos enfrentando e se culpar vai apenas te levar a mais sentimentos negativos. É claro que esse é um exercício constante de autopreservação e que vai exigir que você esteja sempre a se lembrar de que nem tudo está no seu controle. E que está tudo bem por isso.

Você não está sozinho, mesmo que esse momento esteja difícil e pareça não ter fim, estamos todos juntos nessa!

Tire um tempo para você!

Outro lembrete é: tire um tempo para você! Crie rotinas simples e agradáveis, mesmo que seja em um momento breve do seu dia que o deixe contente e que alivie seu estresse. Mesmo que você tenha uma rotina puxada, reserve 10, 15 minutinhos só para você! Faça algo que te tranquilize, que te traga aconchego e sentimento de que tudo isso vai acabar. Porque, acredite, sim, tudo isso vai passar!

Vou listar algumas dicas de momentos de descontração, lembrando que são dicas e você deve fazer aquilo que te atrai, que te chama para se divertir e relaxar. E, se hoje quiser parar e não fazer absolutamente nada, também está tudo bem!

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Dicas de leituras que podem te ajudar: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se do Mark Manson | Especial do Ryan O’Connell | Perdas e Ganhos da Lya Luft | Cem: o que aprendemos na vida de Heike Faller & Valerio Vidali

Mantenha-se informado!

Terceiro, mas não menos importante é: mantenha-se informado! Mas calma, isso pode parecer contra toda a ideia anterior, mas não é. Informação demais, equivocadas ou até mesmo as famosas fake news podem gerar mais estresse e sensação de impotência.

Sempre busque informações de fontes seguras!

O importante é buscar informações de fontes seguras! Sempre que possível, selecione um horário no dia para você se inteirar das notícias. Afinal, elas são importantes e vão ajudar não apenas no combate ao corona como também na segurança à sua saúde.

Para conseguir filtrar essas informações, existem muitos canais adequados, seguros e transparentes que podem te ajudar nisso. A recomendação de hoje é do site da Drogaria São Paulo! Que tem uma parte especial para conscientização e que traz, ainda, dicas do seu parceiro, o respeitado Dr. Drauzio Varella.

No site, vamos encontrar vários pontos legais: orientações do Dr. Drauzio Varella, até mesmo com vídeos; dicas de prevenção; informações sobre a COVID-19 (com dados retirados do site do Ministério da Saúde); e notícias (reúne reportagens de várias plataformas, como G1, Folha e Correio Braziliense). Tem até mesmo uma parte especial para combate das Fake News! Achei essa parte excelente e vi muitas informações que recebi nos últimos tempos via Whatsapp, inclusive, sendo desmentidas lá, excelente fonte de busca.

O site ainda tem uma área com perguntas frequentes e as medidas que a Drogaria São Paulo estão tomando durante a pandemia.

Você pode acessar: Site da Drogaria São Paulo (entrega em todo Brasil) | CORONAVÍRUS no Brasil | Fanpage | Aplicativo (para Android e IOS) | Instagram

E claro, se precisar, não hesite em pedir ajuda! Cuidar da sua saúde mental em tempos de pandemia é indispensável, ainda mais urgente que em outras épocas. Procure aqueles próximos à você sempre que precisar e não dispense o atendimento profissional, ele pode ser necessário para que você fique bem!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Publicidade para Drogaria São Paulo |Artes feitas com Canva

1 comentário

  1. Esta difícil manter a saúde mental em dia isolamento, somos bombardeados por informações nada animadoras. Temos que respirar e manter a calma e aguardar que td isso passe

Repense, renove, rediscuta...