às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Um Livro, Um Filme: loop temporal

Do livro O Dia Depois do Fora à lista de 15 filmes e séries que tem loop temporal em seus enredos! O Feitiço do Tempo, Corra Lola, Corra, Buffy e mais!

Claquete, rodando com o tema da vez: loop temporal para falar do Um Livro, Um Filme. Mas.. o que é isso dona Retipatia? Sabe quando você lê um livro e depois começa a ver relação dele com vários filmes, ainda que eles não sejam adaptações do livro!? (Por favor não digam que sou a única que faz isso ahahah)

Com essa ideia, vou selecionar um livro e, pela temática central dele, indicar um filme. Ou… mais de um filme ou série, sempre que possível de gêneros variados!

O livro da vez é O Dia Depois do Fora da Laura Conrado, publicado em 2019 pela Bertrand Brasil. Na história, Melissa se depara com uma série de repetições do mesmo dia, e justo o dia depois do fora! Enquanto tenta reorganizar sua vida, ela recebe ajuda de uma fada madrinha e acaba descobrindo que a vida tem muito mais a oferecer do que ela imaginava. Se quiser saber mais sobre o livro, é só clicar aqui para conferir a resenha!

Assim, o tema principal do livro é o loop temporal, que nada mais é quando um personagem, ou um grupo de personagens começa a vivenciar o mesmo dia, ou período de tempo, repetidas vezes! Geralmente, apenas uma das pessoas está “desperta”, ou seja, sabe que a repetição está acontecendo. Sem mais delongas, eis a lista de 15 filmes e 6 séries com loop temporal !

Do livro O Dia Depois do Fora à lista de 15 filmes e séries que tem loop temporal em seus enredos! O Feitiço do Tempo, Corra Lola, Corra, Buffy e mais!
Feitiço do Tempo
15 Filmes com Loop Temporal
Feitiço do Tempo (1993)

Esse já pode ser considerado clássico. Nessa história, Phill (interpretado por Bill Murray), um meteorologista bem arrogante, vai a contragosto televisionar o Dia da Marmota numa cidadezinha, querendo ir embora o mais rápido possível. Mas o detalhe é que, quando ele acorda, começa a viver o mesmo dia da marmota repetidas vezes.

Contra o Tempo (2011)

Colter Stevens faz parte de um projeto secreto que pode transportar um homem para os últimos oito minutos de vida de outra pessoa. Conforme ele vive esses últimos oito minutos na pele de um desconhecido, ele precisa descobrir quem realizou um ataque terrorista à um trem em Chicago e impedir que novos ataques aconteçam.

Ok, o filme envolve a ideia de viagem no tempo, o loop temporal de repetição do momento, já que ele volta várias vezes para esses últimos minutos de outra pessoa, alguém que está no trem (o filme é bem doido, adianto). Mas vale fazer parte da lista porque ele acaba revivendo a tragédia do trem repetidas vezes.

No Limite do Amanhã (2014)

A Terra foi invadida por alienígenas e Tom Cruise precisa pagar boletos, então, bora fazer mais filmes! ehehe Brincadeiras à parte, o filme se passa num tempo em que o mundo realmente foi tomado por alienígenas e Bill Cage, um relações públicas, acaba indo para a linha de frente da batalha. O detalhe é que toda vez que ele morre, precisa reviver tudo, já que está preso num loop temporal, mas esta também é sua chance de salvar o mundo (ou não seria o Tom Cruise, é claro).

Antes Que o Dia Termine (2004)

Samantha e Ian são um casal cheio de planos pro futuro, ele, focado em sua carreira e ela, nele. Um dia ruim e o que parecia promissor põe fim ao relacionamento; até que, inesperadamente, Ian percebe que está revivendo o dia do término, com a chance de mudar a história do casal dessa vez.

Ciclo Mortal (2006)

Claire Parker é uma universitária que é pega por um assassino. A jovem foge e logo acredita estar a salvo, mas é surpreendida e morta por ele. O detalhe é que na manhã seguinte ela acorda e acha que tudo não passou de um pesadelo, só que tudo acontece de novo e de novo e de novo. Por isso, Claire precisa descobrir a verdade por trás do próprio assassinato para conseguir se salvar e sair do loop temporal.

A Morte Te Dá Parabéns
A Morte Te Dá Parabéns (2017) / A Morte Te Dá Parabéns 2 (2019)

Tree está presa em um loop temporal: é seu aniversário, mas o dia termina sempre da mesma maneira, ela morre. Uma mistura de comédia e terror (um terrir), que fez do primeiro longa um sucesso, que logo teve continuação, que segue a mesma receita de bolo: Tree presa em seu aniversário, mas prometendo não se repetir na história.

Antes Que Eu Vá (2017)

Sam é a garota que todas querem ser na escola: uma típica menina malvada, popular, mas que vive do seu jeito e rodeada de amigos também populares. É, o caráter da garota é um tanto quanto duvidoso, mas o destino vai dar a ela uma nova chance depois que seu aniversário termina com sua própria morte: um loop temporal revivendo seu aniversário dia após dia.

Nu (2017)

Uma comédia original da Netflix que vai contar a história de Rob Anderson, alguém com quem ninguém pode contar. Ele vai acordar todos os dias nu, em um elevador. E, aliás, no dia do seu casamento.

O filme é bem engraçado e para quem curte o gênero, vale a pena assistir e se render às trapalhadas de Rob. Contudo, não espere uma dose de realismo nas cenas e situações pelas quais o protagonista vai passar.

Disponível na Netflix

Natal Todos os Dias (1996)

O filme é baseado no conto de William Dean Howells, Christmas Every Day, e vamos conhecer Billy, um jovem que não está tendo um dos melhores natais de sua vida e acaba contando para a irmãzinha que Papai Noel não existe. Mas ela faz um pedido que, para o desespero de seu irmão, é atendido: será Natal todos os dias!

Revivendo o Natal (2011)

Na véspera de Natal, Kate arruína o encontro com um pretendente ao tentar reconquistar seu ex. Mas a época natalina é cheia de magia e ela recebe pode reviver 12 vezes o mesmo dia, tendo a chance de consertar seus erros.

Do livro O Dia Depois do Fora à lista de 15 filmes e séries que tem loop temporal em seus enredos! O Feitiço do Tempo, Corra Lola, Corra, Buffy e mais!
Corra Lola, Corra
ARQ (2016)

Ficção científica dá as mãos para o loop temporal nesse original Netflix. Renton é um engenheiro que cria uma invenção que acaba colocando-o em um loop temporal durante uma invasão à sua casa. Ele tenta salvar Hannah, enquanto quer descobrir quem o atacou e qual o motivo.

Esse é um que estou mega curiosa pra assistir e tão logo o faça, venho aqui deixar minha humilde opinião.

Disponível na Netflix

Meia-Noite e Um (1993)

O filme é uma adaptação do conto 12:01 PM de Richard Lupoff e foi lançado no mesmo ano de Feitiço do Tempo (o primeiro dessa lista), que se tornou um clássico. Aqui, Barry é atingido por um raio e começa a viver o mesmo dia repetidamente. Até que ele tenta salvar uma cientista para que possa desvendar qual a causa do fenômeno.

Blood Punch (2014)

Milton foge da reabilitação atrás de uma garota misteriosa chamada Skyler, num plano para fabricar drogas. Mas as coisas fogem do controle quando Milton é atraído para uma cabana isolada com Skyler e seu namorado: um ciclo sobrenatural de carnificina sem fim terá início.

Apesar do filme não ter uma avaliação das mais grandiosas, é do tipo que soa como um terror meio trash e que sem dúvidas entraria para minha lista de ‘quero assistir’, porque eu gosto de ver filme com possível decepção de tão ruim que é!

Corra Lola, Corra (1998)

O namorado de Lola é um mensageiro de um gângster. Agora, para salvá-lo, ela tem vinte minutos para atravessar a cidade com o dinheiro. O que acontece é que, toda vez que o tempo se esgota, voltamos ao início para ver como as coisas sairiam se alguns detalhes fossem alterados.

Confesso que colocar Corra Lola, Corra aqui é quase uma trapaça (como em Contra o Tempo), já que o não se trata exatamente de repetir o mesmo dia, mas a parte do loop temporal ou de suas possibilidades, está presente no filme.

Como se Fosse a Primeira Vez (2004)

Henry Roth é um veterinário conhecido por ser paquerador e pelo número de turistas que consegue conquistar. Logo ele tem um novo alvo: Lucy Withmore. O único problema é que Lucy sofre de perda de memória recente e, assim, todos os dias para ela são os mesmos, já que não se lembra de nada antes do acidente que trouxe o dano cerebral. Agora, Henry precisa reconquistá-la, diariamente.

Esse é o último da lista e a verdadeira trapaça. Mesmo que não haja um loop temporal de verdade, a ideia em si, de viver todos os dias da mesma maneira, está presente na história e, até conhecer Henry, Lucy vivia literalmente dessa maneira.

Disponível na Netflix

6 Séries com Loop Temporal

Boneca Russa (2019)

Série original da Netflix conta a história de Nadia, que é convidada para uma festa imperdível em Nova York. O detalhe é que a noite termina e também a vida de Nadia, e ela precisa descobrir porque sempre reinicia o próximo dia, para então, morrer novamente. E, claro, acaba questionando sua própria sanidade por causa do loop temporal.

Nesse caso, toda a série parte dessa ideia e não apenas um episódio, como na maioria dos casos. Assisti ao primeiro episódio e garanto, é do tipo de te fazer questionar muita coisa e o que virá a ser o desenrolar da história. Vale a pena conferir a premissa e seguir em frente se te agradar!

Disponível na Netflix

Supernatural – 3ª Temporada (2007/2008)

No episódio Local Misterioso (Mistery Spot), o número 11 da 3ª Temporada de Supernatural, Dean e Sam estão investigando o desaparecimento de um homem em uma cidade turística quando Dean é baleado e morre. A surpresa de Sam é quando ele acorda no dia seguinte com Dean bem vivo na cama ao lado. O loop temporal os prende nesse esquema em que Dean morre sucessivamente, até que consigam quebrar o ciclo.

Disponível na Amazon Prime

Jornada nas Estrelas: a nova geração – 5ª Temporada (1991/1992)

No episódio Causa e Efeito, o número 18 da 5ª Temporada, veremos a Enterprise ser pega em um círculo temporal que sempre termina da mesma maneira: a destruição completa da nave.

Jornada nas Estrelas: a nova geração (Star Trek: the next generation), é um spin-off de Jornada nas Estrelas (Star Trek) e se passa com quase 100 anos da série original, com uma nova tripulação e uma nova nave Enterprise.

Disponível na Netflix

Arquivo X – 6ª Temporada (1998/1999)

No episódio Monday, o número 14 da 6ª Temporada de Arquivo X, Mulder e Scully ficam presos num loop infinito e, como o título do episódio indica, exatamente numa segunda-feira. O detalhe é que o dia sempre termina do mesmo jeito: os dois morrem. Assim, Mulder precisa descobrir a razão do loop temporal para salvar sua parceira e ele próprio.

Arrow – 8ª Temporada

No episódio Reset, o número 6 da 8ª Temporada de Arrow, Oliver e Laurel ficam presos em um loop temporal e, depois de uma explosão, Oliver sempre acaba acordando no sofá em que tudo começou.

Disponível na Netflix

Buffy: A Caça Vampiros – 6ª Temporada

No episódio Life Serial, o número 5 da 6ª Temporada de Buffy: A Caça Vampiros, um feitiço acaba jogando Buffy em um loop temporal e Buffy precisa descobrir como quebrá-lo para que tudo volte ao normal.

A lista para episódios que seguem essa ideia do loop temporal com dias que se repetem é bem extensa, é possível encontrar episódios assim ainda em Charmed, Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman e Doctor Who.

E então, conhecem mais filmes ou séries que tenham a ideia de loop temporal!? Contem quais são!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Tatiane de Araújo silva

    Adorei o quadro, realmente já fiz algumas leituras que me lembravam filmes, desse de hoje uns filmes já tinha visto, outros nem conhecia.

    responder
  • Lunna Guedes

    Eu adoro o tema. Acho sensacional. O primeiro filme que assisti com o loop foi Meia noite e um e depois o Feitiço do Tempo (adoro os dois e já assisti dúzias de vezes). No mundo das séries vi em Arquivo X e Buffy. Acho que em Charmed rolou um episódio assim. Louis and Clark também e foi muito divertido. Senti falta de algo nesse sentido em Castle, mas eles optaram por realidade paralela e foi muito legal também.
    E o último filme que eu assisti foi A morte lhe dá parabéns. Eu gostei, mas achei alguns erros no roteiro. Mas não comprometeu totalmente. Ainda não vi o 2 porque não sou muito fã de continuações.
    bacio

    responder
  • Julio Cesar de Almeida

    De loop indico Dr Estranho (Marvel) o filme Efeito Borboleta podemos considerar ou não !

    responder