às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

8 Dicas para Compras Seguras Online e usar Cupons de Desconto

8 Dicas de como fazer Compras Online Seguras & para utilizar Cupons de Desconto

Você sabe fazer compras online seguras e utilizar cupons de desconto também de maneira segura? Você tem o hábito de realizar compras online? É alguém que, quando pensa em acessar um site para comprar alguma coisa chega a ter calafrios e tem apenas uma certeza: a de que nada vai dar certo!?

Bem, se esse é o seu caso, aqui vão 8 dicas para você fazer compras seguras online e usar cupons de desconto!

A tecnologia está ao nosso redor e é importante conseguir utilizá-la a nosso favor, com facilidade e segurança. Para quem não tem o hábito ou se sente inseguro na hora de realizar compras online, é possível seguir algumas dicas para se certificar de que está adotando formas seguras, evitando problemas e transtornos e ainda garantindo descontos através de cupons.

Quem compra já sabe como é a incrível sensação de aguardar o status “saiu para a entrega” que aparece no rastreio das transportadoras ou mesmo dos Correios. Receber aquele pacote tão aguardado pode ser ainda mais legal do que ir à uma loja e sair com ele embalado. Além da comodidade da entrega, em muitos casos, é possível conseguir preços melhores e mesmo produtos que, de outra maneira, não teríamos acesso. Por isso, vamos às dicas para que você possa fazer compras online seguras e ainda garantir descontos através de cupons!

1. PESQUISE

A primeira dica é sempre pesquisar o produto que você deseja em mais de um site e isso vai além de comparar preços. Não vale jogar no Google o que você quer e sair acessando todo e qualquer site que apareça e já decidir pela compra sem checar alguns detalhes. É importante verificar se o site é confiável. Para isso, você pode usar o próprio Google e verificar se existem reclamações sobre o site em que você encontrou o produto que deseja adquirir (podem ser utilizados sites como o Reclame Aqui ou Procon da sua cidade). Buscar dicas e sugestões com pessoas que você conhece sobre sites que costumam comprar também é uma ótima opção, sites confiáveis costumam ser populares e ter boa reputação entre o público.

2. SEGURANÇA

Quando estiver no site, há alguns dados que podem ser verificados sobre a segurança. Por exemplo, na página da internet, onde vemos o endereço, no canto superior esquerdo, como na imagem abaixo, haverá um cadeado, ao clicar nele, aparece a informação se a conexão é ou não segura. Dê preferência para as lojas que possuem a conexão segura.

8 Dicas de como fazer Compras Online Seguras & para utilizar Cupons de Desconto
3. NAVEGAÇÃO E INFORMAÇÕES

Alguns detalhes não são tão objetivos como o do item anterior. No site, é sempre bom verificar se ele é de fácil compreensão e navegação. Alguns sites não confiáveis possuem layouts complexos, com informações escassas, sem redes de atendimento ao cliente e com formatações que dificultam o acesso dos itens. Um site confiável geralmente se preocupa em ter informações claras, precisas e de fácil consulta ao consumidor. Verifique se o atendimento do site funciona, se necessário, e mesmo os dados de endereço e CNPJ (vale dar um Google, inclusive). Desconfie se o site não disponibiliza tais informações. É impostante também checar sobre a Política de Privacidade, que é a forma como protegem e guardam os dados dos seus clientes.

4. COMPARE PREÇOS

Desconfie quando o santo é bom demais! Produtos com preços baixíssimos, que não correspondem ao que o produto vale, podem ser suspeitos. Ainda que os sites pela internet tenham a possibilidade de vendas mais baratas do que em lojas físicas, eles também possuem custos. Assim, é bom verificar se os itens que são oferecidos, mesmo que em promoção ou com descontos, são possíveis de serem vendidos por aquele preço.

5. PROPAGANDAS

Cuidado com banners de publicidade que aparecem nos sites que acessamos. Às vezes, mesmo estando em um local confiável, nem sempre o redirecionamento que é feito é seguro. Caso esteja em dúvida, acesse o site digitando o endereço numa nova aba do seu navegador ou pesquise a confiabilidade do site que lhe foi sugerido. Sempre que descansamos o mouse sobre alguma propaganda que tem redirecionamento para outra página ou então, em algum link, aparece no canto inferior esquerdo da página da internet o endereço para o qual você será enviado. Caso o endereço não corresponda ao local que está sendo indicado, não realize o acesso.

6. CADASTRO

Via de regra, para realizar uma compra, é necessário criar uma conta de acesso no site. Em alguns casos é possível realizar o login via seu cadastro já existente na conta Google ou mesmo Facebook, por exemplo. Por isso, é importante também utilizar um computador seguro e de seu uso particular. O ideal é não utilizar computadores de lugares públicos, como o do trabalho, lan house, etc. Vale lembrar também que é sempre importante ter um antivírus ativo e atualizado no seu computador.

7. PAGAMENTO

Ao efetuar uma compra, é importante levar em conta alguns detalhes sobre o pagamento: se for via boleto bancário, por exemplo, verifique se o Banco emissor é o mesmo que o site indica. Caso seja divergente, não efetue o pagamento, o site pode não ser confiável, ou mesmo o seu redirecionamento bancário pode ter sido hackeado, deixando dados dos clientes expostos.

Se via cartão de crédito, lembre-se que sua senha nunca deve ser fornecida no site da compra. Já pagamentos via cartão de débito, são redirecionados para a página do seu Banco. Nesse caso, cheque se seus dados estão corretos, se o Banco aberto fora o que você selecionou. Caso esteja com dúvidas, você pode digitar a senha errada na primeira vez. Sites fraudulentos não saberão que está errada e irão realizar o acesso mesmo diante do erro. Bancos que utilizam sistema Token/chave de segurança, via app ou mesmo com cartão físico com as senhas, lembre-se que o Banco nunca irá pedir que você forneça várias ou todas as suas chaves de segurança.

Atualmente existem várias plataformas de pagamento que são seguras e efetivas, e que são utilizadas por sites de vendas e, nesses casos, é mais fácil confiar no momento de pagar sua compra, já que as plataformas possuem critérios para que os sites as utilizem e, ainda, contam com recursos para o caso de necessidade de estorno ou reembolso do valor pago. Como exemplo, algumas plataformas: Moip, Mercado Pago, Paypal, PagSeguro, PayU.

8. CUPONS DE DESCONTO

Outra coisa que anda em alta na hora de fazer compras são os cupons de desconto. Existem muitos sites que oferecem cupons e é sempre importante verificar se são confiáveis. Por isso, é sempre bom ter referências na hora de utilizar um cupom. E para garantir isso, a indicação é utilizar os cupons do Cupom Válido.

O Cupom Válido conta com uma enorme variedade de cupons, para diversos sites, como Natura, Saraiva, Marisa, 99 Pop, O Boticário, Enjoei, Habibs, Uatt?… O site também é bem simples de utilizar. Na própria página em que o cupom está disponível, estão as instruções de como utilizar e já conta com o endereço da loja para que você possa acessá-la já direto do site do Cupom Válido, como mostro nas imagens a seguir:

Bem fácil, né!?

Se tiver alguma dúvida sobre compras online e o uso de cupons de desconto, comenta aí e vamos conversar!

xoxo
Retipatia
Parceria paga com Cupom Válido
Pequeno Manual das Parcerias com Editoras

Pequeno Manual das Parcerias com Editoras

ler artigo
Guia de Palavras de Transição para SEO

Guia de Palavras de Transição para SEO

ler artigo
Parcerias com Editoras: entrevista com Editora Wish

Parcerias com Editoras: entrevista com Editora Wish

ler artigo

Comente este post!