às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Invente Alguma Coisa ♥ Chuck Palahniuk

Resenha de Invente Alguma Coisa de Chuck Palahniuk, publicado em 2018 pela Editora Leya.

Como o subtítulo de Invente Alguma Coisa indica, essas são histórias que você deve ler custe o que custar. Ou em tradução mais literal do inglês stories you can’t unread: histórias que você não pode “desler”!

Invente Alguma Coisa: histórias que você deve ler custe o que custar (Make Something Up: stories you can’t unread)
Chuck Palahniuk
Tradução Érico Assis
Editora Leya
2018 | 336 páginas
Disponível em Amazon (também no Kindle Unlimited)
“E se você fica esperando alguém perfeito, nunca encontra amor, porque o que faz a pessoa ser perfeita é o quanto você a ama.”
Resenha de Invente Alguma Coisa de Chuck Palahniuk, publicado em 2018 pela Editora Leya.
Sobre Chuck Palahniuk

Chuck Palahniuk (nascido em Pasco, Washington a 21 de Fevereiro 1961) é um escritor residente em Portland, Oregon. O seu trabalho mais popular é Fight Club (Clube de Combate em Portugal e Clube da Luta no Brasil), que foi posteriormente adaptado para cinema.

Em 2003, foi realizado por membros do site oficial do autor um documentário em filme sobre a sua vida, chamado Postcards from the Future: The Chuck Palahniuk Documentary [1]. O site oficial, “The Cult” (O Culto) como se auto-intitulada, iniciou uma oficina de escrita onde o próprio Chuck Palahniuk ensina os seus truques. Todos os meses o autor escreve um ensaio sobre um dos truques (ensaios estes que serão compilados num livro sobre escrita minimalista).

Resenha de Invente Alguma Coisa de Chuck Palahniuk, publicado em 2018 pela Editora Leya.
Sinopse

Em Invente alguma coisa, o autor best-seller Chuck Palahniuk retorna ao universo de Clube da luta no conto “Expedição”, onde os fãs vão delirar ao reencontrar Tyler Durden numa prévia ao aclamado romance que ganhou adaptação para o cinema e conquistou milhões de pessoas em todo o mundo. Com seu estilo transgressor, Palahniuk revela nas 23 histórias deste novo livro uma sociedade corrompida e imersa em preconceitos, descortinando como ninguém as patologias do mundo moderno. São narrativas que incomodam e divertem na mesma medida: você pode até sentir repulsa, raiva ou nojo em algumas cenas descritas, mas será inevitável prosseguir com a leitura até a última página.

Além de “Expedição, o livro é repleto de contos em que os absurdos da vida e da morte se apresentam em sua plenitude. Sarcásticas, bizarras e intensas, essas e outras histórias representam tudo o que os leitores amam e esperam de Chuck Palahniuk – e vão ressoar na mente do leitor por muito, muito tempo. Como publicou o jornal The Guardian, Invente alguma coisa é “Palahniuk no auge de seu poder”. Você está preparado?

Invente Alguma Coisa

Visceral. Inquietante. Sarcástico. Obscenamente crítico. Às vezes, repulsivo. Outras, quase acolhedor… Invariavelmente, os contos que compõem Invente Alguma Coisa, de Chuck Palauniuk, não são uma leitura que passa despercebida. Exalam críticas à sociedade contemporânea em cada linha que as compõe e trazem reflexões sobre o mundo corrompido em que criamos e vivemos. E, claro, que perpetuamos.

“Enquanto debandonava o corpo sarado, o Randy, o Randy viu que vida é que nem árvore. A vida primeiro anda bem vaporosa. Primeiro é tão vaporosa que a gente sesquece que a vida sempre anda e não para. A vida anda e não para. A vida anda e não para. Aí a vida vai rápida que nem raio. No fim, a vida é mais rápida do que dá na percepção da gente.”
Resenha de Invente Alguma Coisa de Chuck Palahniuk, publicado em 2018 pela Editora Leya.

Talvez você já tenha ouvido falar do autor por causa de seu grande sucesso, Clube da Luta, que virou filme com a direção de David Fincher em 1999, e que se tornou um ícone cult, apesar do não sucesso na época de seu lançamento. O autor ainda conta com vários outros títulos, incluindo duas sequências à Clube da Luta, em HQ (a terceira ainda não lançada no Brasil).

“Na aula de inglês da srta. Chen, aprendemos o “Ser ou não ser…”. Só que existe uma área cinzenta bem grande entre os dois. Vai ver que na época de Shakespeare as pessoas só tinham duas opções.”

Apesar disso, esta que vos escreve nunca assistiu ao filme ou tampouco leu Clube da Luta. O primeiro contato com o autor se deu através de um texto sobre escrita, que fala sobre verbos de pensamento (“thought” verbs). Como se trata de um assunto interessante, não hesitei em ler e, para surpresa, o autor dá uma dica muito válida sobre escrita e que pode ser notada em Invente Alguma Coisa.

“Ser ou não ser. O maior dom de Deus aos animais é que eles não têm opção.”

Depois disso (com alguns anos de intervalo), veio a leitura dos contos que, invariavelmente, trouxeram surpresa atrás de surpresa. Não apenas a escrita, que se reinventa o tempo todo sem perder as características do autor, reconhecíveis em todos os contos, mas os temas, os personagens, alguns se mesclam de maneira interessante e trazem enredos feitos para fazer pensar, incomodar, tirar do lugar comum. Ninguém é o que aparenta na superfície. Não existem anjos e demônios, santos e pecadores. Apenas pessoas. E toda as mazelas que podem advir disso.

“Eu sei que parece uma banalidade, mas é que as palavras fazem tudo que é verdade soar banal. Porque as palavras sempre cagam tudo que você queria dizer.”

Um dos pontos interessantes, que já citei, é a mescla entre os personagens. E isso ocorre não apenas com a retomada do mundo criado em Clube da Luta com o conto Expedição, que traz mensagens interessantes que vão desde culpa às sujeiras ocultas – e as nem tão ocultas assim do mundo – sobre enfrentar o passado e muitos outros pontos, mas também em contos que têm personagens que literalmente vivem na mesma realidade que alguns outros. Nesse ponto, o destaque aos personagens, sendo, alguns bichos que agem como verdadeiros seres humanos. Verdadeira sátira aos humanoides que habitam o planeta Terra nos dias de hoje.

Os temas que serão expostos trazem as mais diversas perguntas: A vida valeu a pena? O que os outros pensam vale tanto assim? O trabalho precisa ser aquele ao qual se ama ou aquele pelo qual se busca algo?

“Enquanto ele ouvia, ocorreu a Randall que o amor que as pessoas sentem pelos bichos é o mais puro que há. Amar um animal, um cavalo, gato ou cachorro, é sempre uma tragédia romântica. Amar um desses bichos significa que você ama algo que vai morrer antes de você.”

Delas e de tantas outras, as ideias que surgem, são das mais variadas. Como a de que a morte pode ser trágica, cômica, tragicômica. A mente em luto pode não soar sã. Ou de que somos mesmo animais selvagens, consumidos pelo consumismo imperante. Preconceitos. Sanidade. Limites. Afinal, todo mundo tem algo a falar sobre alguma coisa. A certeza é de que a morte é o tema quase que perpétuo nos contos, tanto quanto a vida em si. Em 22 contos, temos muitas histórias envolvidas e uma leitura instigante e necessária. O mundo, o homem sob uma lente de aumento em Invente Alguma Coisa.

“A primeira regra da Roda do Roda – disse o Porco-da-Terra – é: ninguém fala sobre a Roda do Roda.”
Resenha de Invente Alguma Coisa de Chuck Palahniuk, publicado em 2018 pela Editora Leya.
Aleatoriedades

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Ouvindo: “O toca-fitas dele tocava “We’ve Only Just Begun”, dos Carpenters.”
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!