às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

O Lado Obscuro ♥ Tarryn Fisher

Resenha de O Lado Obscuro de Tarryn Fisher, publicado em 2019 pela Faro Editorial.

É provável que todos tenham um lado obscuro, ou talvez o lado obscuro… O de Senna Richards é capaz de levá-la à um cativeiro, junto da sua alma gêmea. Mas será que estar ao lado dele é suficiente para salvar suas vidas?

O Lado Obscuro (Mud Vein)
Tarryn Fisher
Tradução Fabio Alberti
Faro Editorial
2019 | 288 páginas
Disponível em Amazon
“A espera pela morte é a pior forma de tortura que uma pessoa pode imaginar.”
Resenha de O Lado Obscuro de Tarryn Fisher, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
Sobre Tarryn Fisher

Tarryn Fisher é autora best-seller do The New York Times. É cofundadora de um blog de moda e coautora de uma série com Colleen Hoover. Tarryn reside na área de Seattle com sua família. Ela adora dias chuvosos, Coca-Cola, café e sarcasmo, e acha que o Instagram é o novo Facebook.

Resenha de O Lado Obscuro de Tarryn Fisher, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
Sinopse de O Lado Obscuro

Considerada a obra mais visceral de Tarryn Fisher…

Quando a escritora Senna Richards acorda na manhã de seu aniversário, ela não está em seu quarto. Raptada e trancada numa casa em meio a uma tempestade de neve, ela precisa decifrar as pistas ligadas ao seu passado para conseguir fugir.

Forjada pela dor, moldada pelo abandono, Senna se tornou uma mulher que destrói antes de ser destruída… Apenas uma pessoa conseguiu atravessar suas barreiras e conquistar sua confiança, mas isso aconteceu há muitos anos…“Isaac era um estranho, mas foi capaz de enxergar minhas feridas mais do que qualquer outra pessoa.”

O cirurgião Isaac encontrou Senna em um momento de caos e vulnerabilidade, depois de um furacão que lançava cinzas sobre suas feridas. Ele a ajudou quando ninguém mais pôde, mas agora, tudo está diferente.

Depois de tanto tempo distantes um do outro, os dois estão presos na mesma cabana, e podem ser consumidos por recordações que esperavam esquecer. Além do perigo que os cerca, a escassez de comida e água, os jogos perigosos do raptor, um sentimento antigo desperta: tudo pode ser fatal.

Resenha de O Lado Obscuro de Tarryn Fisher, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
Veia Ruim

Imagine acordar em um quarto que não é o seu e sua última lembrança ser de estar abastecendo seu carro? Um quarto que poderia ser o seu, mas não é. Roupas que poderiam ser suas, mas não são. Alguns detalhes não batem, as cores, o frio, os lençóis…

É exatamente assim que Senna Richards desperta certo dia, presa em uma casa que não é a sua, completamente selada, impossível de escapar. Isso é claro, e um outro detalhe importante, ela não está sozinha, Isaac, que pertence apenas a seu passado, também fora trancafiado lá com ela. Entre a dúvida de quem fez isso com ela, o envolvimento de Isaac e o estoque limitado de alimentos, ela precisa vencer seus medos para conseguir escapar.

Resenha de O Lado Obscuro de Tarryn Fisher, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
“Quando você permite que uma pessoa entre na sua casa para verificar se há um bicho-papão escondido, você também está inconscientemente deixando essa pessoa entrar na sua vida.”
Resenha de O Lado Obscuro de Tarryn Fisher, publicado em 2019 pela Faro Editorial.

O tempo passa e, em meio a dias monótonos e angustiantes de dois aprisionados, os detalhes do passado, aquele que acontecera a Senna antes mesmo de conhecer Isaac aparece em foco, assim como os motivos que a levaram Isaac a ser alguém importante em sua vida.

O mistério se mantém forte por quase todo o livro, a história, intercala partes que contam os dias no cativeiro e o passado de Senna, revelando aos poucos, ao leitor, quem ela é e qual a relação dela com Isaac. Apesar do desfecho ter sido um pouco corrido, especialmente na fundamentação dos motivos do captor, a surpresa foi garantida, mas não necessariamente satisfatória, já que a revelação não conseguiu ser, de fato, um clímax intenso na história. Quase como se a resolução não fosse à altura do enredo proposto.

“Eu ouvi tudo que você não disse. E ouvi muito bem, porque o seu silêncio soou alto. Seu silêncio ecoou tão forte que eu não poderia deixar de ouvi-lo.”

A história não poupa detalhes pesados, especialmente em se tratando do passo de Senna, que, sem dúvidas, não foi nada fácil. Ainda assim, a sensação é de que a descrição de alguns pontos que seriam cruciais na formação de Senna, foram deixados abafados, enquanto outros, destacados por serem do tipo chocantes. Infelizmente, a sensação foi de que a autora recorreu ao “choque por chocar”.

A história é sim muito interessante, especialmente quando analisamos a ideia principal, o motor da trama, mas caiu com o desenvolvimento e resolução. A ideia de obra visceral que é vendida na contracapa do livro não vingou, e, no fundamento de tudo, está uma história de um amor (sim, pode não parecer, mas essa é uma história de amor) para salvar o amor próprio da protagonista. Nada contra ser esse o motor de uma história, mas, no fim, pareceu que pegou um romance que não deu certo por alguma razão, mas trouxe coisas boas para a personagem e deu uma pincelada de acontecimentos chocantes para deixá-la com cara de inovadora.

Resenha de O Lado Obscuro de Tarryn Fisher, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
“As vozes são, e sempre serão, temerosas demais para falar tão alto quanto um livro. É por isso que os escritores escrevem, para dizer coisas em voz alta com tinta. Para dar movimento aos pensamentos. Para fazer sentimentos inertes e silenciosos soarem alto e forte.”

A narrativa também sofre ao longo da história, em algumas partes se mostra fluida, em outros, segue pausada em suas descrições de um modo que o texto parece pausado, sem ritmo. O que, por aqui, trouxe decepção, já que tinha altas expectativas para essa leitura, tanto pelo renome que a autora têm ganhado tanto quanto pelos comentários acerca da obra.

O Lado Obscuro, título que dá nome à versão brasileira de Mud Vein, traduzido na história como ‘veia ruim‘ quando citado, traz uma ideia interessante sob a personalidade da história, mas confesso que gosto muito mais da ideia de Mud Vein, da veia ruim, que faz uma relação bem mais íntima e interessante com a personagem. Inclusive, Lado Obscuro, me leva a pensar nas coisas que poderiam fazer parte da história e que foram esquecidas pelo caminho, deixando alguns pontos sem ou com explicações rasas. O Lado Obscuro da personagem, na verdade, é muito mais trágico do que obscuro, nada do que lhe acontece é por sua culpa, algo pelo qual ela tenha, de fato, responsabilidade, que a obscureceu, na verdade, suas tragédias a trancafiaram em seu próprio corpo, e, tudo, como coloca a história, pela veia ruim que ela possui.

“É doloroso olhar para dentro de você mesmo e ver como e por que você faz o que faz. Você constata que é muito mais feio do que pensava, e bem mais egoísta do que seria capaz de admitir. Por isso, você ignora o que existe dentro de si, na esperança de que, se você não tomar conhecimento dessas coisas, elas passarão despercebidas. Até que alguém improvável aparece e rompe a sua blindagem.”

Mas nem só de veia ruim foi feito o livro. Ele traz boas reflexões, praticamente todas da mente da própria Senna, que conduz a narrativa em primeira pessoa. Mesmo que por vezes sua mente seja tão fechada que falte acesso até o leitor, algumas descobertas que surgem pelo caminho tratam de temas importantes, ainda que chocantes e trágicos (explicitá-los seria spoiler dos grandes…). E trazem também, interessantes pontos de vista, que servem de ótima reflexão. O Lado Obscuro de Senna Richards, no fim das contas, é tão grande como o meu ou o seu, ou o de qualquer desconhecido que esbarramos na rua. A questão é que fazemos questão de esconder muito bem a nossa veia ruim.

Resenha de O Lado Obscuro de Tarryn Fisher, publicado em 2019 pela Faro Editorial.
Aleatoriedades

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Ouvindo: You’re so vain… (only in my mind…)
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Leticia Vieira

    Adorei o resumo, muito bem explicadinho

    responder
    • Retipatia

      Oi Letícia!
      Feliz que tenha gostado! Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Tatiane de Araújo silva

    E chato quando esperamos muito de um livro e não é o que esperávamos.Com esse titulo imaginava um grande suspense e não uma história de amor. Mas os quotes são ótimos.

    responder
    • Retipatia

      Oi Tatiane!
      Sim, é bem complicado. Esse é um livro que dividiu muitas opiniões, muita gente amou e outras já tiveram algumas impressões próximas às minhas. Realmente é do tipo que tem que ler pra experimentar! ehehe 🙂
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Gisele Thais

    Eu daria uma chance pra esse livro só pela sua resenha rsrs.. amei os quotes que você colocou, me fizeram querer lê!!

    responder
    • Retipatia

      Oi Gisele!
      Ah que bom que mesmo eu não curtindo o livro, você conseguiu se interessar por ele! 🙂
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder