às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Em Todos os Sentidos ♥ Camila Antunes

Pegue o livro de receitas e junte alguns elementos tradicionais de um romance, depois adicione o elemento ‘x‘: as ideias  brilhantes, divertidas e tocantes da autora. Sem dúvidas o resultado será uma obra incrível da culinária literária.

Em Todos os Sentidos

Autora Camila Antunes

Publicação Independente Amazon

“Sempre considerei atraente a presença de um homem na cozinha, mas nada, absolutamente nada, se compara a um homem que sabe o que está fazendo.”

Sobre a Autora

Camila inventava histórias por hobby, mesmo antes de aprender a escrever (sua mãe sempre quis saber no que ela estava pensando quando a pegava refletindo, sozinha). É carioca desde 1990, mas vive na Amazônia, com o marido, desde seus vinte e poucos anos. A autora começou a publicar na internet em 2015, o romance distópico Lumen, e seu primeiro livro impresso é O Filho do Imperador.

Sinopse

Com a ajuda do irmão do falecido noivo, Niven se muda para a região metropolitana para realizar o sonho de exercer a profissão na qual se formou. Mas tudo parece dar errado quando conhece o chef do restaurante para o qual foi contratada. Um começo desastroso faz com que ela o julgue mal e se coloque em péssimos lençóis. Nos dias que se seguem, a moça se vê dividida entre encontrar uma forma de se desculpar, comunicar-se com o chef, tentar não se apaixonar pela pessoa encantadora que ele demonstra ser e, especialmente, evitar que o cunhado, cada vez mais obstinado na ideia de conquistá-la, descubra os sentimentos dúbios que começa a nutrir pelo colega. Apesar dos traumas do passado e da ideia constante de que nunca os superaria, o contato com Ítalo desperta seus sentidos para um mundo novo, com dilemas e superações que jamais havia considerado, e a faz experimentar emoções de uma rica cultura que até então desconhecia.

“…cozinhar é sua forma de amar as pessoas, de conectar-se com elas, de fazer com que tenham um pouco de si.”

Em Todos os Sentidos

INGREDIENTES:

1kg de escrita sabor natural e fresca*

2 xícaras de chá de romance caramelizado

3 xícaras de chá de tragédias agridoces

1/2 xícara de chá de risos sedutores

1/2 lata de representatividade adoçada**

1 colher de sopa de olhares intensos

1 colher de sobremesa de pó de empatia

1 dose de drama cristalizado***

1 pitada de mistério

1 pitada de vírus de elevadores

1 pacote de confeitos de roupas coloridas, para decorar

Personagens cativantes à gosto

* Os elementos frescos são indispensáveis para o melhor resultado da receita.

** Se comprar a versão sem açúcar, pode ser adoçado com adoçante em pó ou mel.

*** Cuidado na hora de colocar o drama, para que sua receita não se torne um melodrama.

MODO DE PREPARO:

Junte a escrita sabor natural e fresca em um recipiente do tipo e-book, adicione o romance enquanto mistura as letras até que o caramelo junte em todas as partes. As tragédias agridoces, coloque uma xícara por vez e tome cuidado para os olhos não lacrimejarem (recomendado utilizar óculos de proteção para não correr o risco de respingar).

“Não é como se uma pessoa devesse pedir perdão com a intenção declarada de ser, de fato, perdoada. O perdão deve ser solicitado quando se está arrependido. Unicamente nessa ocasião.”

Após, leve ao fogo baixo para colocar os risos sedutores sem dó, pode despejar com vontade que vão se agregar à narrativa como se já fizessem parte dela. A representatividade adoçada, que inclui também sororidade (verifique na embalagem se a que adquiriu já vem junto, caso contrário, pode comprar separado e adicionar os dois itens juntos à receita), será adicionada em fogo brando, mostrando detalhe a detalhe, sentimento a sentimento e abrindo os olhos para além do que se está habituado a ver.

Desligue o fogo e adicione a colher de olhares intensos, você vera que tudo estará com uma consistência mais firme agora, cheia de significados que vão fazendo mais sentido e dando vida à história a cada pequeno detalhe que se revela.

“Quem poderia dizer? O homem fechado tem um coração, afinal.”

Adicione, à gosto, os personagens cativantes, o principais, que não podem ser esquecidos, são: famílias acolhedoras, amizades sinceras, amores correspondidos, não correspondidos e perdidos.

“Mas o mundo não é assim. Bom, não é assim ainda. Aparentemente, por algum motivo, inserir pessoas
consideradas “incomuns” não é tão importante para a humanidade.”

Deixe descansar por meia hora e, então, adicione a colher de pó de empatia, que fará a massa crescer, e, então, leve ao forno por trinta minutos.

Em um recipiente em separado, jogue o drama cristalizado junto à pitada de mistério e de vírus de elevadores (utilize luvas nesse momento caso não queira se contaminar) e cozinhe em fogo alto até tomar consistência de uma calda, que será jogada por cima do e-book que já estará pronto ao sair do forno.

“O que nós temos, Niven e eu, transcende qualquer rótulo, qualquer língua ou idioma. Nossa ligação vai além das palavras. Nossos olhos falam por nós, nossas almas, nossos sentidos, nosso amor pelo que fazemos e… seja lá o que for essa coisa que nutrimos um pelo outro.”

Desenforme e jogue a calda ainda quente, deixando escorrer o drama e o mistério, completando a aventura romântica. Para finalizar, jogue os confeitos coloridos por cima. A história está pronta para ser lida, servida e saboreada.

Aleatoriedades

  • A leitura de Em Todos os Sentidos foi feita em conjunto com as corujinhas do Resenhando por Marina, e foi uma agradável leitura regrada a muitas surpresas incríveis. É o tipo de livro que não adianta querer contar muito da história, ou iremos estragar a surpresa que a autora preparou.
  • Fiquei pensando muito em como seria feita essa resenha e, no fim das contas, acho que a receita foi o mais próxima de contar, sem contar, que consegui fazer. E, as fotos, pensei em jogar farinha para todo lado e criar um efeito super “tô cozinhando”… ahaha mas, a parte que eu precisaria limpar tudo isso contribuiu para que eu tomasse outro caminho… rsrsrs

Amá-la em cada sentido possível, com todos os meus sentidos.

Em Todos os Sentidos e outros títulos da autora estão disponíveis na Amazon e também pelo Kindle Unlimited!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Comente este post!

  • Ana Claudia Soriano de Angelo

    Que livro maravilhoso! Já vi algumas postagens sobre ele no instagram. Porém, a sua resenha está linda e completa! De fato, sabores e sentidos completam-se e nos instigam, e há de se ter amor. O tempo todo! A proposta do livro é lindíssima! Amei toda a organização! Parabéns!
    Beijos!

    responder
  • Ana Claudia Soriano de Angelo

    Amei o post e todo o carinho que envolveu a organização do seu trabalho em torno dessa resenha! Já vi alguns posts sobre esse livro no Instagram, mas a sua resenha está completa! Parabéns! De fato, sabores e sentidos devem se integrar, o tempo todo! E há de ter amor! Beijos!

    responder
    • Retipatia

      Oi Ana Claudia!
      Ah que delícia saber disso! Esse livro é bem querido e tem aparecido mesmo em muitos ig’s! <3 Os sabores da história se integram muito bem com os sentidos, é muito legal! <3
      Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Claudia

    Oi Rê
    Muito bacana seu post
    Quando chego aqui, ja sei que vou adorar as fotos…e você não me decepciona…rs. Parabéns!
    Fiquei bem curiosa para conhecer esta estória da Camila.
    Ja vai pra lista
    Bjs

    responder
    • Retipatia

      Oi Claudia!
      Ah que delícia saber que gostou! Vale mesmo a pena conhecer o livro e as histórias da Camila! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Lunna

    Eu sei que nem precisaria dizer que adorei a resenha, mas adorei.
    Ficou deliciosa essa receita e combinada com todos esses doces (provativos) que quase me fez abrir uma lata de leite condensado e misturar com chocolate e manteiga. Enfim, vamos nos ater aos escritos-livro. Você escolheu e mexeu bem os ingredientes (já falei que as fotos ficara incríveis?) levou ao forno e agora está servido. É só consumir sem moderação… rs

    Ps. Antes, contudo, vou ali na cozinha. .rs
    bacio

    responder
    • Retipatia

      Oi Lunna!
      Ahaha pode dizer, eu não vou achar ruim! ahahaha E olha que só tinha balinha e marshmallow aí… mas até eu quando fui postar fiquei lembrando entristecida que tudo isso já tinha acabado…
      Feliz que tenha gostado da receita e do preparo! Não sou uma cozinheira muito versátil, mas acho que o bolo de e-book deu pra ficar gostoso! eheh
      Obrigada pela visita!
      xoxo
      p.s.: se for leite condensado que foi pegar na cozinha, eu quero!

      responder
  • Juliana Sales

    Não sei se eu já disse isso por aqui, mas gosto muito de ler suas resenhas porque você escreve de uma forma que consegue passar todo o clima do livro e despertar a curiosidade. Achei bem criativa essa resenha com carinha de receita. E as fotos que acompanham, sempre lindas!

    responder
    • Retipatia

      Oi Juliana!
      Ah que delícia saber disso! Fico feliz que consiga sentir a vibe do livro pela resenha, é sempre essa ideia que tento passar, o que cada leitura me despertou! <3 Obrigada pelo carinho e pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Cilene Mansini

    Só por isso aqui “Pegue o livro de receitas e junte alguns elementos tradicionais de um romance, depois adicione o elemento ‘x‘: as ideias brilhantes, divertidas e tocantes da autora. Sem dúvidas o resultado será uma obra incrível da culinária literária.” Eu já queria ler o livro, nem precisava ler o resto da resenha. Mas eu li rs e fiquei querendo mais ainda ler o livro.
    E sacanagem essas balinhas, adoro aquele vermelhinha de coração kkkkkkkkkkkkkk]
    Beijos

    responder
    • Retipatia

      Oi Cilene!
      Ahhh eu adoro bolar frases pro comecinho do post, como se fosse uma chamada, bom saber que essa causou o efeito desejado! <3 Feliz que tenha gostado! E essas balinhas são mesmo uma tentação! ehehe
      Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Analia Menezes

    Oi Renata, tô com esse livro baixado no meu kindle por que li uma resenha curta e já amei. Agora lendo mais essa tô ansiosa pela leitura. Lembrando que o livro está gratuito na amazon né?
    Bom demais!!
    Amei seu blog e as foteeeenhas do post.
    bjos

    responder
    • Retipatia

      Oi Analia!
      Ah que bom que já tem ele! A leitura é super rápida e gostosa, vale muito a pena a leitura pra quem curte o gênero! E sim, ele está no Unlimited! <3 Feliz que tenha gostado do blog! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder