às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Organização 2018 & Planner Literário (Freebie)

Bom dia, tarde e noite folks!

Início de ano é sempre cheio de resoluções. E, uma ótima maneira para conseguir planejar tudo que pretendemos alcançar durante os meses é usar planners, agendas, caderninhos, bullet journal… são várias as opções. E, como algumas pessoas me perguntaram como eu me organizo, resolvi mostrar as coisinhas que estou usando nesse ano para me ajudar a alcançar as metas de 2018!

Essa primeira foto é para mostrar o calendário fofo que fica na minha escrivaninha do quarto, o recanto em que, além de servir de local para fotos, é meu local de organização (nela ficam as leituras do mês, caderno, planner e coisas que uso no dia-a-dia). Na foto tem também um planner pequeno (rosa de bolinhas douradas) que eu havia comprado para carregar na bolsa, mas logo nos primeiros dias do ano vi que não conseguiria me adaptar a fazer anotações em mais de um lugar. Os caderninhos fofos são da Imaginarium (como o calendário) e, é certeza que serão mais usados para fotos do que para anotações (sim, a maníaca da papelaria tem dó de usar algumas coisas… ahaha).

Conheçam o meu planner fofinho e descolado! eheheh É o primeiro ano que opto por um planner e abandono as agendas. Então, estava muito receosa de investir muito $$$ em um de preço salgadinho e correr o risco de não adaptar e acabar sem usar. Quando encontrei esse nas Lojas Renner, adorei. Preço em conta e, por ser do tamanho de um caderno normal, tem muito espaço para anotações, que era algo que eu precisava, além da possibilidade de visualização semanal, que a agenda comum não proporciona.

O planner tem, antes do começo semanal, a visualização mensal. O que é ótimo para anotar datas importantes e pequenas coisas de maneira mais pontual. Na foto eu ainda não tinha anotado muita coisa… ahah Mas acho ótima essa parte para colocar aniversários e datas legais como o Dia do Leitor. Me ajuda a planejar fotos para o IG conforme as datas e não esquecer de compromissos que são pontuais em determinado mês. No canto esquerdo ainda tem umas linhas para anotações rápidas, que eu achei muito bom para escrever duas coisas mensais: minha TBR (to be read / a ser lido) literária e a meta de seguidores do IG.

A semana do planner é assim, espaçosa, como eu queria. Os dias da semana são amplos e, quando preciso anotar muitas coisas, super ajuda. Os post-its aí são de algumas coisas que não necessariamente se encaixam em tarefas de um dia específico. São pontos que preciso encaixar ao longo da semana e, gosto de poder visualizar, colar e descolar. Eu adoro post-it, na verdade… ehehe E separei alguns bloquinhos para usar no planner e me ajudar na organização. Por exemplo, sempre vou, ao longo da semana, anotando as fotos que preciso fazer para algum post aqui do blog ou as que posto lá no IG, já que os únicos dias que consigo fotografar são nos fins de semana.

Não reparem em como minha semana tá brega e papagaiada. Eu resolvi usar todos aqueles adesivos de cadernos que eu guardava há dois séculos… ahahah

As fofices do planner não cessam, cada início de mês tem imagens fofas e uma frase legal. Tive que fotografar esse porque, obviamente, é meu favorito, não o mês, mas o unicórnio, é claro! ahahah Além disso, o planner também tem uns avisos como a data de desmontar a árvore de Natal e frases de inspiração espalhadas aleatoriamente no rodapé das semanas e em alguns dias. Ah, e ele ainda tem folhas pautadas no final, para anotações livres, que virão muito a calhar para eu anotar coisas da lojinha e do blog, como as parcerias e sorteios. E, um saquinho de plástico de ótima qualidade.

Como se um planner todo daquele não bastasse, eu sempre tenho comigo um caderninho desses de tamanho A5. Como boa escritora, os pensamentos às vezes surgem nos momentos mais aleatórios. Uma cena de uma história que está sendo criada, um pensamento desconexo ou algo totalmente novo. E, como são coisas impossíveis de se anotar no planner, o caderninho é fácil de carregar e supre essa necessidade. Esse fofinho de unicórnio foi presente da minha amiga secreta e, logo mais tem post aqui no blog mostrando os presentes lindos que ganhei. Parece até que ela sabia que eu precisava de um para me acompanhar nesse ano!

“Quando abro cada manhã a janela do meu quarto
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova.”
Mário Quintana

E, não menos importante, era necessário algo para organizar minhas leituras. No ano passado fiz um Planner Literário, que ainda tem bastante procura aqui no blog. Então, pra esse ano resolvi fazer um novo e, como antes, vou disponibilizar o arquivo para vocês baixarem e usarem o que quiser.

Essa página é um espaço para anotações rápidas para cada mês, bem fácil para anotar metas, algo pontual para cada período. Um livro específico que não pode ser esquecido, um tema para leitura. Tentei sempre deixar espaços amplos e livres para quem quiser usar, poder adaptar à sua própria forma de organização. Por exemplo, eu não funciono com metas diárias de leitura, porque às vezes tem dias que leio a noite toda, tem dias que não leio nada, tem dias que escrevo e por aí vai… Tô considerando só a parte da noite que é o horário livre pra escrever, bloggar e ler, já que durante o dia estou no trabalho.

Tem ficha de leitura, para quem gosta de fazer anotações sobre o livro que começou a ler, com informações bem básicas de organização. Confesso que não costumo anotar quando começo e quando termino uma leitura, já tentei, mas como geralmente eu leio vários livros ao mesmo tempo, parecia que tem uma eternidade que estava lendo… ahaha

Claro que nem todo mundo faz resenha das suas leituras… Mas eu gosto de colocar lembrete para as resenhas que estão pendentes aqui no blog, me ajuda a colocar ordem e não esquecer de nada.

Duas listinhas indispensáveis: wishlist de livros e livros novos. Gosto de anotar títulos que quero e os que chegam (ganhados, comprados, etc…) e, acho que são coisas que muitos amantes de livros também gostam de anotar.

Mais duas listinhas super boas de usar: quotes favoritas, pra lembrar aquelas que queremos usar na vida e não apenas para uma resenha e Projetos e Metas, para rabiscar à vontade os projetos e metas que estão sendo seguidos, e, como as páginas são em branco, dá para anotar do jeito que preferir.

Uma listinha mais que necessária: Para seguir! Espaço para anotar seus blogs, ig’s e canais que te agradam e que falam das melhores coisas do mundo: livros e leitura! A outra, Etc & Tal, vale para anotações que não tiveram espaço específico e que às vezes fazem parte da rotina de controle de leituras.

Por último e, não menos importante, para quem precisa de mais espaço para as anotações mensais, tem uma página para cada mês. Há ainda umas páginas que são com metas de leitura mensais, mais organizadinho, só que eu esqueci de fotografá-las… ahahah Então, é só checar o arquivo para imprimir as páginas que quiser usar.

Para as fotos eu imprimi em tamanho A4, que é o tamanho normal do arquivo, mas para quem quiser, dá pra imprimir metade disso, A5, que ainda haverá espaço suficiente para escrever e dá para montar um caderninho ou tipo fichário com as páginas e se organizar.

Espero que tenham gostado e, se tiverem sugestões, deixem aqui registrado para que eu possa melhorar nos próximos que fizer!

Para baixar o arquivo, é só clicar aqui para o arquivo em PDF e aqui para as imagens em PNG (arquivo zipado).

Para conferir o do próximo ano é só acessar: Planner Literário 2019!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Ouvindo: James Arthur – Say You Won’t Let Go

Comente este post!

  • Kimberly Camfield

    Rê, eu to babando aqui com tanta coisa fofa! O que é esse caderno lindo da capricho? E esse planner maravilhoso da renner? E todos os itens fofos que aparecem nas fotos? É muita fofura pra aguentar! ahah E tá totalmente perdoado usar adesivos antigos, porque também sou dessas :p Adorei o seu planner literário! Tão fofo quanto o resto do post <3
    Beijão

    responder
    • Retipatia

      Oi Kim!
      Ahh que amor, eu sou viciada em coisinhas fofas, preciso assumir! ahahah Eu era aloka dos adesivos e não usava nada. Juntei um montão e tô usando nas semanas no Planner, pra dar uma alegrada e ajudar a destacar os afazeres! ehehe
      Obrigada linda, feliz que tenha gostado! <3 <3
      xoxo

      responder
  • Lunna

    Gente, você me fez lembrar quando cheguei ao Brasil, em Sampa e não tinha planners aqui. Enlouqueci porque não tinha trazido nenhum, mas fui salvo pelo Marco que entendeu o que eu precisava e fez um no Excell para mim e eu pude imprimir e usar. rs

    Hoje em dia qualquer papelaria tem um, mas não foi sempre assim. rs
    Adorei a sua forma de se organizar.
    Eu, sem planejamento, não sei existir, não aconteço e amanhã começa tudo por aqui. rs
    Então vamos no côro ‘feliz ano novo’. rá

    bacio

    responder
    • Retipatia

      Oi Lunna! Eu só imagino, os planners demoraram um cadinho para se popularizarem aqui no BR e acho que só mais recentemente que andam fazendo versões mais baratas deles. Ainda bem que Marco estava pronto pra fazer um, porque o esquema é totalmente diferente do das agendas comuns.
      Também não funciono sem planejar, quando fico sem anotar as coisas tudo se acumula e nada sai kkkk Feliz Ano Novo pra tu tbm!!! <3 Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Milene Farias

    Amei esse post! Também tenho um caderninho junto com minhas leituras para anotar coisas importantes para não esquecer de colocar na hora de fazer a resenha. Também adotei um planner esse ano, encontrei um na internet e baixei, vamos ver se me adapto bem com ele.
    Adorei o bookplanner! Super válido cada listinha <3
    Beijos, Rê!

    responder
    • Retipatia

      Oi Mi! Ahh que amor! Obrigada! Esses caderninhos salvam o dia, não é mesmo? Eu também faço algumas anotações pras resenhas, porque tem detalhezinhos que a gente não pode esquecer de colocar, né?! ehehe Depois me conta se deu certo com o planner! <3 Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Camila Carvalho

    Oi, Re.
    Como queria ver esse post rs.
    Ano passado resolvi migrar da velha agenda para o planner, mas não pensei como você e meti os pés pelas mãos, comprei um super planner todo fofinho e cheio de coisas, resultado no primeiro mês eu desisti.
    Esse ano comprei um simples da Capricho e tenho conseguido usar melhor.
    E já vou baixar o planejamento dos livros♥
    Beijo

    responder
    • Retipatia

      Oi Camila! Ahh que bom que ele saiu então né! ehehehe Eu tive que me segurar pra não comprar um todo frufruzento, lindo e cheio das coisas, mas era quase certo que eu ia era jogar dinheiro fora kkkk Daí me convenci de que este era suficiente e tô bem feliz até agora. O da Capricho eu vi pela net, super fofo também!!! <3 Espero que goste do planner literário! <3
      Obrigada pela visita linda!
      xoxo

      responder
  • Monique Dieli Chiarentin

    Que lindo seu planner, amei os desenhos de unicórnio!
    Eu me acostumei a usar agendas e sempre quis um planner, mas é um pouco caro para o meu bolso de desempregada SHUSHUAHU Talvez quando eu tiver emprego e dinheiro, consiga comprar ou fazer um planner!
    Para esse ano comprei uma agenda bem simples, mas com a capa de unicórnio, é a coisa mais fofa <3

    Baixei seu Book Planner e vou tentar imprimir e me organizar nas leituras pq elas são bem desorganizadas!

    Beijos 🙂

    responder
    • Retipatia

      Oi Monique!
      Own, obrigada! Eu sou a surtada dos unicórnios! ehehe
      Eu também usava agendas, mas estava sentindo que ultimamente elas não estavam atendendo o que eu preciso. E esse ano lançaram alguns que tem precinhos iguais aos de agendas, como o da Tilibra (que também ficou um chuchu!). Às vezes você consegue experimentar um assim, para caber no seu bolso ou então fazer um você mesma, tem muitos DIY super legais e que dá pra adaptar com materiais que temos em casa.
      Se a agenda tem capa de unicórnio, não tem nada de simples, certeza que é pura fofura!!! <3 Espero que o planner literário ajude a organizar suas leituras desse ano! <3
      Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Fernanda Akemi

    Olá!!!

    Quanta fofurice!!! Fiquei apaixonada por cada item e tudo muito organizadinho.
    Eu amei o planner das lojas Renner, achei ótimo e com um tamanho muito bom. Eu estou querendo fazer para esse ano, sinto um pouco de receio, mas depois desse post, fica difícil não fazer rs
    Amei também o planner literário, salvaria minha vida e agradeço por você compartilhar.
    Parabéns pelo capricho!!!!

    bjs

    responder
    • Retipatia

      Oi Fernanda!
      Own obrigada! Esse planner da Renner foi um achado! ehehe Está sendo uma ótima experiência utilizá-lo! <3 Faz também, se você não quiser investir em um físico, tem muitos freebies legais pela net que dá pra imprimir ou usar online! <3 E bora usar o planner literário também, tá aí pra usar e abusar!!! <3
      Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • milca abreu

    uma das minhas metas para 2018 é ser mais organizada
    eu ja me acho organizada mas sempre tem alguma coisa faltando. desde que comece o bjo tenho visto uma melhora enorme
    amei o freebie e ja baixei aqui, com certeza vai me ajudar demais <3

    responder
    • Retipatia

      Oi Milca!
      Até pra se organizar precisa de organização, né?! ehehe Mas ajuda muito ter métodos que nos facilitam a vida, que bom que o planner literário vai te ajudar também!!! <3 Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Luana Souza

    Esse também é o primeiro ano que uso planner… na verdade, nunca me adaptei com planner nem com agenda nem nada, e por isso sempre acabava esquecendo alguma coisa hehe. Estou conseguindo usar e está sendo bem útil 🙂

    Adorei as suas fotos, você tem muitas coisas lindinhas, Rê! *-* O seu planner é um amor, e espero que consiga us´-alo durante o ano todo. Também adorei essa ideia do book-planner. Confesso que eu sou bem ~largada~ com essas coisas de organização de leituras, mas tento.

    Beijos :*

    responder
    • Retipatia

      Oi Luh!
      Estamos desbravando o mundo dos planners em 2018! ehehehe Também estou feliz por ele estar efetivamente me ajudando a lembrar e organizar as coisas, de forma útil! Aquele seu de poás é um amorzinho! <3
      Obrigada chuchu, o tempo tava bem ruim no dia que fiz as fotos, então ficaram menos coloridas do que eu pretendia... ehehe mas tá valendo! <3 Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Analia Menezes

    Meu Deus, quanta fofura reunida!!
    Eu amei seu planner, tbm comecei adaptar por usar planners nesse ano e tô amando.. semana que vem (quarta dia 24) sai um post falando sobre o meeeuuu.. rsrs

    Adoreii seu caderninho tbm, eu não consigo lidar com tanta fofurisse junta, seu blog tbm é lindo
    Parabéns e sucesso

    Blog Levando a Sério | Facebook | Instagram

    responder
    • Retipatia

      Oi Analia!
      Ah que bom que gostou, eu também estou amando a forma que o planner possibilita a organização, está facilitando muito para mim. Algumas coisas que antes ue não tinha como anotar direito na agenda, agora estão todas bem acomodadas. Ah e quando sair seu post vou lá conferir!!! <3
      Feliz que tenha gostado daqui e das fofurices! Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Igorismo

    Amo ver conteúdos sobre planners! Infelizmente, eu não consigo me adaptar, mas mesmo assim eu tento me organizar do meu jeito uahsuahsua

    Bjos <3

    http://www.oigorismo.blogspot.com

    responder
    • Retipatia

      Oi Igor!
      Ah eu também amo tudo que é de organização, mesmo que nem todos os métodos deem certo pra mim, aprendemos dicas que podem ser adaptadas para o nosso jeito de organizar!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Simone Rocateli

    Adorei seu planner! Muito fofinho!
    Eu preciso urgentemente aprender a me organizar porque me enrolo toda rsrs

    Adorei a dica do post!

    Beijos

    responder
    • Retipatia

      Oi Simone!
      Ah obrigada, eu sou um pouco viciada em coisas fofinha… ehehe Deu pra perceber né?! Eu também acabava me atrapalhando muito com as coisas quando não me organizava, melhorou bastante depois que adotei o planner ou usava a agenda de maneira mais assídua. <3
      Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Sabrina Matos Sampaio

    Eu queria apenas assaltar você e pegar todos esse itens mega fofos!!! Eu também sou a louca da papelaria e como você, tenho pena de usar algumas coisas haha fiquei apaixonada pelas suas coisas! Eu uso um bujo meio misturado com caderno de organização, eu não sou a pessoa mais cheia de compromissos do mundo, um planner pra mim não valeria a pena porque acabaria com muitas páginas em branco.

    Agenda Aleatória

    responder
    • Retipatia

      Oi Sabrina!
      Ufa ainda bem que tu não sabe meu endereço… ahahahaha Eu sou a louca das coisas de papelaria, é tão bom né?! <3 O planner eu uso pra tudo mesmo, com exceção do meu trabalho, até o dia que preciso fazer as unhas eu anoto! ahaha Mas de toda forma me ajuda a organizar essas coisas, porque o tempo parece sempre muito curto pra tudo que quero fazer. <3 Acho que o importante é usar algo que ajude nas nossas necessidades e rotina, não importa o que seja! <3
      Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Patricia Faria

    Estava pesquisando sobre planner e encontrei teu blog. Para minha grata surpresa, descobri aqui que a Renner tinha planner! Comprei o da Capricho (Tilibra), mas fiquei bem tentada quando vi o seu!

    :***

    Patty
    Blog Cute Nails
    Fanpage Cute Nails
    Instagram

    responder
    • Retipatia

      Oi Patrícia! Ah que amor! A Renner ultimamente tem de tudo um pouco! ehehe E adoro essas coisinhas de papelaria que eles fazem! <3
      Obrigada pela visita! <3
      xoxo

      responder
  • Fernanda

    Onde você comprou esse planner azulzinho??????? Amei demais <3

    responder
    • Retipatia

      Oi Fernanda!
      O planner azul é da Renner, comprei no fim de 2017! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder