às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Um Pássaro na Gaiola – Victor Pacheco

Bom dia, tarde e noite folks!

A resenha de hoje é um pouco diferente dos padrões aqui do blog. Isso porque o objeto de análise de hoje é de um conto e não de um livro, feita em parceria com o autor Victor Pacheco.

Sobre o Autor

Victor é autor do blog Espaço Pra Qualquer Um (Fanpage) e publica suas histórias através da plataforma do Wattpad (para quem não conhece, o Wattpad é uma plataforma de publicação e compartilhamento de textos), que é onde você pode ler Um Pássaro na Gaiola e as outras histórias do autor.

Sinopse do Conto Um Pássaro na Gaiola

“Quem nunca amou tanto alguém a ponto de se trancar em um quarto ouvir uma música triste e chorar? Quem nunca deu tudo de si e se viu em cacos depois? Esse conto poderia ser descrito como uma crônica de um coração partido, após ser abandonado pelo amor de sua vida o personagem se vê aprisionado em uma tristeza profunda, contudo a medida que a madrugada caminha para o amanhecer ele mergulha num caminho de auto descoberta que poderá libertá-lo dessa profunda desilusão ou destruí-lo de uma vez.” (Fonte Wattpad)

Impressões Sobre o Conto

O conto Um Pássaro na Gaiola é sobre a perda de um amor. De alguém que se fecha dentro do próprio mundo para tentar lidar com a dor e a perda, numa tentativa de parecer forte do lado de fora enquanto rui-se por dentro. E, nessa clausura criada pela própria narradora, ela vai deixando-se prender o seu próprio pássaro interno, sua liberdade, seu próprio ser. Daí, a associação ao pássaro preso na gaiola.

“Se fosse para eu me descrever usaria o termo “insuficiente”. Não “vazio”, e sim, “insuficiente”.”

O despertar para a realidade, para conseguir se livrar dos fantasmas do passado, é lento, dolorido. É sentido como tudo que aflige a vida de alguém. É um transformar de aceitação e de lidar com memórias para a descoberta da força interior e para a vida que ainda há no pássaro aprisionado.

E, como num bater de asas, num voo de liberdade, seus sentimentos, não esquecidos, deixam de aprisionar-se e o pássaro alça voo. Não se trata de esquecer a dor, de livrar das memórias e do amor. Mas de seguir em frente, renovar as expectativas e o amor próprio. Ver que não é menor por perder o amor de alguém, que, só se continua a viver quando se propõe a trilhar o caminho, ainda que não se saiba qual o destino.

“Meu pássaro ainda clama por sua liberdade e eu o libertarei em breve, já que está chegando o momento, mas antes preciso encontrar a verdade.”

A narrativa do conto ocorre em primeira pessoa, buscando maior proximidade com o leitor, assim como, em alguns momentos, são feitas perguntas diretas a este, em um monólogo que leva às próprias conclusões da narradora, para seguir adiante com sua tormenta e seu processo de libertação.

A escrita do conto é simples, com algumas tentativas de rebuscar o texto, mas que não chegam a afetar o conteúdo em si e que, de modo geral, atingem ao objetivo proposto. O que pesa em alguns momentos da narrativa é a necessidade de diversas comparações, que tentam explicar todas as palavras ditas no texto, como se cada ato precisasse ser comparado a algo. E, em alguns casos, deixa a narrativa um pouco cansativa e arrastada. Tais floreios tiraram um pouco a fluidez do texto, ainda que o intuito possa ser demonstrar os sentimentos e suas intensidades. Não que seja necessária objetividade ao contar-se um conto, ao romancear a dor da despedida, mas há a necessidade de precisão de quando se recorrer à um ou ao outro artifício perante o texto.

“Abro a gaiola e observo o pássaro que já chamei de meu experimentar o que é o céu, e o assisto voar rumo ao horizonte.”

A proposta da história e da comparação ao pássaro enjaulado, ao sofrimento pela perda, é boa e funciona no conto, mesmo seguindo o padrão básico de um conto romanceado, em que todos os elementos seguem a linearidade do padrão de perda-desilusão-esperança-libertação. É um lembrete de que a superação nem sempre vem fácil, mas que depende de cada um libertar-se de seus medos e expectativas para conseguir seguir a vida.

O conto também não é extenso, está postado em apenas um capítulo na plataforma do Wattpad e pode ser lido em poucos minutos. E, logo depois, no capítulo subsequente, o autor conta um pouco de sua experiência escrevendo o conto, e que, sua maior inspiração, à época, foram as leituras que fez dos livros de Clarice Lispector (ótimas leituras, inclusive!).

Excetuando-se algumas revisões que o texto precisa, é um bom texto para se conhecer a escrita do autor e conectar-se com os sentimentos da história, que não deixa de ser, antes de mais nada e em seu próprio modo, um conto sobre perda e superação.

Para ir direto para a leitura de Um Pássaro na Gaiola é só clicar aqui!

 Que a Força Esteja com Vocês!

xoxo

Ouvindo: Birdy – Wings

A Última Margem de Ursula K. Le Guin

A Última Margem de Ursula K. Le Guin

ler artigo
Querido Evan Hansen: da Broadway para as páginas de um livro

Querido Evan Hansen: da Broadway para as páginas de um livro

ler artigo
Codinome Verity de Elizabeth Wein

Codinome Verity de Elizabeth Wein

ler artigo

Comente este post!

  • Nana Araujo

    Isso que é resenha!
    Um dia chego lá!!

    Realmente, a dor do amor é uma das piores e mais difíceis de superar. A morte é horrível, mas aquela pessoa não até mais ali, agora… O amor não, a pessoa ainda existe, ela é que não te quer mais!

    Beijos

    responder
  • No Mundo da Lua Blog (@nomundodaluablg)

    Que resenha incrível, adorei!
    Não sou muito de ler contos mas esse me parece muito profundo visto que trata-se de sentimentos tão intensos e uma leitura rápida. Achei bem interessante!
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

    responder
  • blogbrincodeperola

    Que Resenha Maraaaa , Amei
    Lidar Com A Morte é A Pior Coisa , Passei Por isso Recentemente , Mas Temos Que Superar Com o Amor Que Fica !
    Parabéns

    responder
    • Retipatia

      Obrigada linda! A perda é sempre difícil de lidar, mas faz parte da vida e a gente segue em frente! <3 <3
      xoxo

      responder
  • Ane

    Acho que essa é a primeira resenha de conto que leio e me parece seu uma história profunda e filosófica. Não sei porque, mas me lembrei do poema O pássaro azul do Bukowski. Parabéns pela resenha você conseguiu despertar curiosidade em que lê.

    responder
    • Retipatia

      Oi Ane! Eu também nunca tinha feito resenha de um conto antes, fi bastante desafiador… rsrs Obrigada!!! <3
      xoxo

      responder
  • Amanda

    Olá! Que lindo, acho que já gosto do conto só pela sua resenha, rsrs. Preciso te falar que eu AMEI essas fotos! <3 Você é ótima com essas fotos, meu deus, quero ser que nem você quando eu crescer, rs. Agora, voltando ao conto, gostei muito da analogia do amor perdido, do coração despedaçado com o pássaro na gaiola. Achei bem poética e sensível essa visão sobre o relacionamento, essa ideia introspectiva da dor da perda. Gostei da indicação!

    Beijos!

    responder
    • Retipatia

      Oi Amanda! Ah que legal, bom saber que se interessou pelo conto por causa da resenha! Ele tem uma analogia bem interessante mesmo! 🙂 Obrigada, feliz em saber que gostou das fotos também! <3
      xoxo

      responder