às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

BEDA #11 ♥ Blythe

DSC08163

Bom dia, tarde e noite everyone!

Décimo primeiro dia de BEDA é dia de falar de coisa boa, de Tekpix, digo, de tema livre! E hoje resolvi mostrar para vocês uma parte da minha coleção de bonecas.

Eu sempre amei bonecas quando criança e acho que ganhei minha última Barbie aos onze anos (antes de começar a colecionar…), é uma Barbie articulada que tenho até hoje. O mundo bonequeiro me foi redespertado em 2008, quando ganhei uma Pullip de presente de Natal da minha irmã. Mas as Pullips são assunto para outro dia. Hoje vou falar dos amorzinhos que me conquistaram no ano de 2013: as Blythes.

Blythe é o nome dessa boneca cabeçuda lançada na década de 70, pela marca Kenner, mas que não fez muito sucesso entre as crianças. Com a paixão de uma nova colecionadora, chamada Gina Garan, que começou a fotografar sua boneca em viagens pelo mundo, em 1997, e lançou um livro intitulado ‘This Is Blythe’, no ano de 2000, as bonecas voltaram ao auge e foram relançadas sob a produção da CWC e fabricada pela empresa japonesa Takara. A partir daí, as bonecas conquistaram cada vez mais um número maior de colecionadores, que se encantaram com a boneca que troca de olhos. (Fonte: We Love Blythe).

Particularmente, quando conheci as Blyhtes, nos encontros de bonequeiras que realizávamos aqui em Belzonte, eu a achei esquisitíssima. Sua cabeça é extremamente grande em relação ao seu corpo e sua cabeça é um pouco achatada. Não parece uma junção muito legal, não é mesmo? Mas, a medida que fui conhecendo mais desse mundo ‘blythero’, das bonecas, das possibilidades que elas permitem, fui caindo em suas graças (demorei um pouco, claro, foram 5 anos até eu comprar a minha primeira).

Contudo, quando eu coloquei meus olhos na Neo Blythe Welcome Winter Customizada pela Julia Cabral, me derreti de amores! Sério, foi uma espécie de imprinting, ela tinha que ser minha (doll das fotos acima)!

Aqui preciso fazer dois adendos para quem não conhece os termos: as Blythes lançadas a partir de 2001, pela Takara, recebem o ‘Neo’, antes da palavra ‘Blythe’, indicando que são da leva de relançamento da doll (doll siginifca boneca em inglês e, no mundo bonequeiro, temos o hábito de chamar nossas bonecas de ‘doll’ e não de ‘boneca’! ehehe). Segundo adendo, customização em dolls é a realização de procedimentos de carved (esculpir o plástico da boneca para dar novo formato à boca, nariz, etc), maquiagem, desenhos, selagem, etc.).

Assim, em 2013 eu comprei a doll que passou a se chamar Jujuba, nome escolhido por ser fofinho e combinar com a enorme juba que a Jujuba possui! rsrs

Jujuba ficou sendo filha única por mais ou menos um ano. Daí, comprei uma Neo Blythe Mandy Cotton Candy (foto de péssima qualidade, logo abaixo…). Nas fotos ela está nua e crua como uma Blythe vem ao mundo, com esse brilho pavoroso no rosto e apenas uma cordinha para realizar a troca de olhos. A doll que está ao seu lado é uma Middie Blyhte, que é uma versão menor da Blythe original e pertence a minha sis.

03

A Mandy Cotton Candy eu comprei em um impulso porque o outfit dela é muito fofinho. Mas o cabelo dela era de uma qualidade bem ruim e acabei desanimando até mesmo de mandá-la para customização. No final das contas, rolou um desapego e ela foi para outro lar receber amor.

Mais um adendo agora: a Blythe possui quatro pares de olhos que podem ser trocados quando puxada uma cordinha atrás de sua cabeça, e até mesmo esses ‘olhos’, que na verdade são eyechips (como se fossem olhos de bonecas comuns), que podem ser substituídos por outros. Na foto a seguir dá para ver que coloquei uma Hello Kitty e uma argolinha vermelha como pullrings (nome do acessório de puxar os olhos, algo como anéis de puxar), essa foto também está bem meia boca.

13

Assim, Queen Jujuba continuou reinando em seu império de minha única Blythe (eu cheguei a comprar algumas TBL’s, que são réplicas/cópias de Blythes – a aparência é a mesma – mas não consegui manter uma não original – fake – e todas foram vendidas).

Neste ano, surgiu uma oportunidade de comprar uma linda Neo Blythe Star Dancer, que uma amiga resolveu desapegar. Como ocorrera com Jujuba, foi imprinting na hora que vi! rsrs Assim, minha segunda/terceira Blythe chegou.

Como dá para perceber pela foto dela (abaixo), ela não tem o brilho como a Mandy Cotton Candy, mas isso é porque recebeu uma generosa camada de spray para tirar o brilho. Eu realmente desteto o brilho! Mas, realmente foi só. Ela não teve carved feito, sua maquiagem (cor dos lábios e sombra) é a original.

10

Ainda não falei o nome dela porque, até o momento, ela ainda está sem nome. Estive em dúvida de como seria, se mandaria ela para custom, mas é mais provável que eu a mantenha assim, o mais próximo do ‘stock'(leia-se original de fábrica e não estoque… kkkk). Eu achava que o nome dependeria da custom, mas como não quero mais fazer custom nela, em breve devo me resolver por algum nome.

02

Essa foto aí de cima é só para ajudar a ter noção do tamanho de uma Blythe perto de uma pessoa. Na foto, sou eu no dia que conheci a Jujuba e acompanhada da minha linda sis Hanna!

As Blythes são bonecas extremamente versáteis, permitem também a troca de corpo (a Jujuba mesmo não está com o original na maior parte das fotos, ela usa um Pure Neemo (marca de corpos articulados para bonecas). Muita gente opta por trocar os corpos das Blythes para que elas ganhem mais mobilidade, o que ajuda muito na hora de fotografar.

14

Além disso, o hobbie de colecionar Blythes, ou dolls, no geral, vai muito além do mero ato de comprá-las e guardar em redomas e cristaleiras. Existe toda uma comunidade ‘blythera’, de pessoas que amam seus hobbies e a interação que elas permitem.

Há também um grande comércio, de adoção de dolls (venda de bonecas entre colecionadores), vendas de bonecas por cegonhas (pessoas que importam para revenda), venda de roupas e acessórios dos tipos mais variados. Afinal, brincar de boneca é bem mais legal com acessórios! Minha outra sis, por exemplo, a Nanda, da marca Nanda Panda (Lojinha) costura para nossas queridas cabeçudas. Este modelito abaixo ela quem fez (vestido feito por ela):

WhatsApp Image 2016-08-12 at 00.12.30

Vários eventos também são realizados em razão das Blythes. Anualmente, ocorre aqui no Brasil,  a BlytheCon, de Blythe Convention (Convenção de Blythe). Esse evento tem por intuito reunir colecionadores de todos os quatro cantos do nosso imenso país para brincar, confraternizar e claro, para fazer muitas comprinhas, já que várias lojinhas sempre comparecem aos eventos. Neste ano de 2016 a cidade sede é nossa amada Belo Horizonte e, claro, como boa amante da boneca e do hobbie, faço parte da equipe organizadora.

As convenções de Blythe também ocorrem em outros cantos do mundo, como no Japão e na Europa (no caso, se trata da BlytheCon Europe, que ocorre no âmbito de todo o continente, reunindo as pessoas em um país sede, diferentemente do Brasil, que, por ser do tamanho que é, tem foco principal no público nacional, ou seja, “apenas” um país inteiro se reunindo).

Para conhecer mais sobre a BlytheCon Belo Horizonte desse ano, que ocorrerá no próximo dia 15 de Outubro e está sendo preparada com muito amor e carinho, visite a FanPage da BlytheCon BH 2016 ou o site do evento!

12631015_1109690099063717_127147883_o

Outra interação bem legal que irá ocorrer nas redes sociais é o Miss Blythe Brasil, ao qual também faço parte da organização, neste ano de 2016. O desafio é inspirado no concurso original das misses e terá etapas típicas como traje de banho e eleição da Miss Simpatia, além da Miss Blythe Brasil, é claro! Para conhecer mais e participar, acesse a página oficial do concurso no Facebook: Miss Blythe Brasil, são aceitas inscrições de outras bonecas tipo Fashion Dolls também, como Barbie e Pullip.

Gostaram de saber um pouquinho sobre as Blythes? Se tiverem dúvidas, é só dizer!

xoxo

Ouvindo: George Ezra ♥ Budapest

BANNER BEDA cópia

Comente este post!

  • Hanna Marques

    Eu sempre venho de manhã cedinho quando chego no trabalho ler o post mais recente, e hoje tem fotinha minha! <3 nossas Blythes são amor puro!

    responder
    • Retipatia

      Faz bem manter a leitura em dia sis!!! ahahaha E rolou essa fotinho porque ela é amor demais né?! <3

      responder
  • Luciana de Andrade

    Eu achei uma graça a sua coleção. Achei algumas bem diferentes, e outras achei lindas. Gostei muito dessa com os olhinhos fechado com pandas. Eu queria saber se são muito caras, eu queria pelo menos uma, achei muito fofinha.rsrs
    Eu tinha ainda a minha primeira boneca, com mais de 30 anos, no ano passado me desfiz, e fiquei apenas com três ursos e duas bonecas.
    http://www.pilateandosonhos.com

    responder
    • Retipatia

      Oi Luciana, feliz que tenha gostado das Blythes!
      Os valores de uma Blythe variam bastante, mas hoje, uma original (stock, sem customização), pode ser encontrada na média de mil reais. Elas não possuem venda em lojas, apenas online. Se você precisar de dicas para compra internacional, posso fazer algumas indicações. Para compra no Brasil, tem algumas pessoas que trazem por encomenda e posso te passar o contato delas caso interesse. E tem uma loja online que é super segura e confiável (já comprei muitas vezes nela) e que vende não apenas Blythe mas outros tipos de colecionáveis também. O nome da loja é Ichigo Toys e o endereço dela é http://www.ichigo-toys.com.br/
      😉

      responder
  • Ane Carol

    Acho criativas as fotos com essas bonecas, mas confesso que elas me dão um certo medinho.

    responder
  • Isabela Luccas

    Tenho medo dessas bonecas >< acho lindas, mas jamais teria em casa devido que os olhos de mexem kkk sou traumatizada com o Chuck quando era criança :/ Mas sua coleção é super fofinha *-*

    responder
  • Diovana Vargas

    Que fofura essas dolls, tem uma mais estilosa que a outra, puro amor hahah <3
    Post bem interessante, eu não conhecia as blythe, gostei de saber sobre elas!
    Quantas você tem?

    Beijos.

    responder
  • Amanda

    Eu acho bonecas muito fofas, hoje em dia não tenho mais nenhuma. Vejo muito dessas blythe na internet e as fotos ficam incríveis com elas.
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    responder
  • liz

    Nossa, que amoress! adorei a coleção, eu nao conhecia as boencas mas séeerio, apaixonei!!

    responder
  • Tatiana Castro

    Olá! Acho que parei nas Barbies, pois nunca nem tinha ouvido falar dessa boneca no Brasil. Gostei de conhecer 🙂 Sou da época em que as Barbies eram uma fortuna e acessórios só em lojas especializadas. Minha mãe fazia roupinhas de crochê para a minha…rs
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    responder
  • Ana Carolina Domingues

    Não conhecia essas bonecas Blythe, gostei da sua coleção. Acho que não dá para ter só uma mesmo, fiquei em dúvida de qual eu gostei mais

    responder
  • Kelly Mathies

    Que bonecas incríveisss ♥ Sou apaixonada por elas, mas não sabia dessas customizadas e fiquei aqui apaixonada pelas suas. Quer me dar não? auyeiaueh. Cuida bem delas (sou dessas que tem ciúmes até do que não é meu). Admito que ainda tenho minhas Barbies, mas essas aí são maravilhosas. Superam qualquer boneca rs.

    responder
  • Luly

    Eu só consegui simpatizar com a Blythe quando vi ao vivo que a cabeça dela era achatada, antes imaginava que era toda redondona, imagina que bolota que não seria, hahahaha!
    Hoje em dia acho uma coisa linda, não sei se teria uma mas amo! Aliás, boneca é uma coisa linda do amor, né, não quero viver sem é nunca!

    responder
  • Carla / Blog Geração Mulher

    Que legal mais uma colecionadora de bonecas!! Eu ainda sou fã das Barbies e mantenho as minhas. A sua é bem diferente, confesso que não conheço essa boneca, mas acho que se eu fosse criança eu ficaria com um pouco de medo..rs.. Beijos!

    responder
  • Luana Souza

    essas bonecas são a coisa mais linda do mundo! sério, minha vida só fará sentido depois que eu ~adotar~ uma que tenha cabelo azul *-* uma pena eu nunca ter achado para vender aqui.

    adorei as fogos do post <3 beijos.

    responder
  • Isadora Mariano

    Que fofura! Há alguns anos eu era viciada em olhar Flickr de bonecas Blythe e Pullip. Ficava horas só admirando. Já quis muito ter uma, mas acabei nunca tendo.

    responder
  • Gabbe

    Sempre achei elas lindas demais, antigamente comprava capricho sempre, eles sempre usavam elas em várias imagens de matérias, afinal de contas, não precisava mais das revistas e recortava as imagens que gostava pra fazer colagens, tenho várias imagens de Blytes, são muito fofinhas! Você tem uma história de amorzinho mesmo com elas auihsasuha

    responder