às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Projeto Fotográfico ♥ Ângulo Criativo #1

Bom dia, tarde e noite everyone!

O Retipatia está passando por algumas transformações. Sim, o blog é novo e já está em fase de transição rsrsr. O blog nasceu há apenas dois meses mas aos poucos estou chegando na sua sintonia, tanto com as postagens tanto quanto com alguns detalhes que precisam de ajustes. O mais importante é que a partir de agora, as postagens serão frequentes, de verdade! Não pretendo sumir mais desse cantinho.

Nessa nova vibe, comecei a participar de um Projeto Fotográfico que se chama Ângulo Criativo. A ideia do projeto é unir duas paixões minhas e de várias outras blogueiras: livros e fotografia. Assim, a cada mês, será definido um tema e deveremos postar fotos relacionando nossos livros com o tema. Em meu profundo amor literário e pela fotografia amadora, resolvi participar!

No desafio deste mês de julho as postagens literárias devem ocorrer dentro do tema “Cores da Natureza”. Assim que li o tema alguns livros já vieram de imediato à minha imaginação. E a ideia do projeto é essa mesma, liberar nossa imaginação e mostrar ângulos criativos dos nossos queridinhos.

O primeiro livro que imaginei seguindo o tema Cores da Natureza foi o lindo The Kiss of Deception, primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio, da Mary E. Pearson, lançado no Brasil pela Editora DarkSide Books. A foto que fiz com meu exemplar, para participar do projeto, foi inspirada na própria temática do livro, e usei uma das minhas meninas para compor a foto. As “minhas meninas”, que ainda hão de ganhar um post de apresentação aqui no blog, são bonecas que coleciono. Tenho vários modelos, mas a da foto é uma Pullip, da Groove.

Sem Título-2 cópia

Não sei porque mas esse livro me lembra as cores do outono. Os tons que as folhas assumem quando estão já secas e prontas para cair. Acho que por isso escolhi o entardecer para compor a foto. Além disso, acho a estética da capa (e do livro todo) linda! A ideia de uma imagem à céu aberto, como se tem tão pouco em capas, é incrível.

Sobre o livro, – que eu já li – só tenho elogios a tecer: é empolgante e viciante. A leitura é envolvente que faz a gente querer mais e mais. Os personagens são bem construídos e a narrativa é inteligente. A história não é piegas ou mesmo previsível, até mesmo o que poderia se supor ser previsível, não o é. Além de ter um excelente truque de escrita que faz você tentar descobrir qual personagem é qual. Não vou me delongar muito porque essa semana sai resenha do livro aqui no blog para quem quiser conferir. Só posso dizer que recomendo – e muito! – a leitura! Para quem se interessa pelo gênero romance de época com bastante aventura, confere aí a sinopse:

Tudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas – menos para a protagonista dessa história. Morrighan é um reino imerso em tradições e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? O primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio evoca culturas do nosso mundo e as transpõe de forma magnífica. Através de uma escrita apaixonante e uma convincente narrativa, o romance de Pearson é capaz de nos fazer repensar todos os estereótipos aos quais estamos condicionados. É um livro sobre a importância do amor e como ele pode nos enganar, e de uma protagonista em busca do seu verdadeiro destino e da liberdade a qualquer custo.

Mais uma foto do livro que mostra mais a capa do exemplar de The Kiss of Deception:

20160702_112628

O próximo livro que me fez pensar em natureza, mas um pouco mais sombria, do tipo que se encontra nos melhores contos de terror, foi a capa de Lua Nova, da Saga Crepúsculo. Ok, a capa não é tão sombria assim… rs Sou fã assumida da saga e acho a arte das capas muito bonitas. Eu ouso dizer que a saga deu origem à uma enorme leva de capas pretas minimalistas… A capa de Lua Nova tem uma linda tulipa sobre o fundo preto e, a ideia da flor dar a impressão de escorrer sangue, com certeza é afeta à história. Ainda assim, me traz a sensação de uma história sombria em um mundo distante, com muitos enigmas em uma floresta de trevas… rsrsrs A foto foi pensando em combinar com os tons da capa, para trazer mais destaque à própria flor que evoca sangue em suas tonalidades.

20160702_114112

Observações à parte, a capa é realmente bonita e, para quem não conhece a Saga Crepúsculo, Lua Nova é o segundo livro da trilogia: Crepúsculo, Lua Nova e Amanhecer, da escritora Stephenie Meyer, lançado no Brasil pela Editora Intríseca. Particularmente não é o meu livro favorito da saga, é o em que a história se desenvolve de modo mais dramático e lento. Como a história, para mim, tende a ser uma coisa contínua (todos os livros juntos), eu diria que ele é o “meio da história” contado de modo prolongado e enrolado. Vale a leitura para quem quer conhecer toda a saga de Bella Swan nas palavras de Meyer e se apaixonar, provavelmente um pouco mais, pelo mundo em que imortais convivem às sombras no mundo humano. Para quem gosta de vampiros e lobisomens, dá uma conferida na sinopse:

Para Bella Swan, há uma coisa mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Mas estar apaixonada por um vampiro é ainda mais perigoso do que ela poderia ter imaginado. Edward já resgatara Bella das garras de um monstro cruel, mas agora, quando o relacionamento ousado do casal ameaça tudo o que lhes é próximo e querido, eles percebem que seus problemas podem estar apenas começando…

Outra foto, mostrando o caderninho de Lua Nova, que saiu na foto anterior e que segue a linha da capa do livro. Ele faz parte de uma edição de quatro Cadernos de Crepúsculo, que vem em uma linda lata (aloka das latas…. kkkk) e suas páginas vem recheadas de várias citações de cada livro. São tão lindos que até hoje não tive coragem de usar nenhum deles!

20160702_114213

O terceiro livro que escolhi para o desafio foi Insurgente, da Saga Divergente, da autora Veronica Roth, lançado no Brasil pela Editora Rocco. Não considero as capas dessa saga as mais bonitas ou marcantes, mas a de Insurgente, segundo volume da série, tem uma contraposição de tons esverdeados com o fundo da cidade e um símbolo interessante com uma árvore desfolhada. Teoria minha, representando o ciclo da vida… rs Por isso, o livro veio aqui, com seus vários tons de verde e sua enigmática (ou nem tanto) árvore.

20160702_114547

Para quem não está por dentro, sugiro que comece a ler, claro, pelo livro um da saga Divergente. Confesso que a saga não é das minhas favoritas e ainda estou lendo arrastadamente Insurgente. São apenas 511 páginas, mas a leitura me parece maçante e cansativa em muitos pontos e quando o pego para ler, acabo não evoluindo muito mais que um ou dois capítulos, o que faz demorar demais para seguir e acabar de conhecer a saga. Provavelmente só conseguirei ter uma opinião completa a respeito quando acabar, porque séries gosto de avaliar o todo para não desmerecer uma parte um pouco menos empolgante. Para quem é fã de Divergente e/ou não conhece a saga e se interessa, veja a sinopse a seguir:

Uma escolha pode te transformar – ou destruir. Mas toda escolha carrega consequências, e, enquanto uma sensação de inquietação assola as facções ao seu redor, Tris Prior precisa persistir em sua tentativa de salvar as pessoas que ama – e a si mesma – ao lidar com questões relacionadas à mágoa e ao perdão, à identidade e à lealdade, à política e ao amor. O fim da iniciação de Tris deveria ter sido marcado por celebração e vitória com sua nova facção; no entanto, o dia resultou em horrores inimagináveis. Agora, à medida que o conflito entre as facções e suas ideologias cresce, a guerra se aproxima. E, em tempos de guerra, partidos precisam ser tomados, segredos vão emergir e as escolhas se tornarão ainda mais irrevogáveis – e poderosas. Modificada por suas próprias decisões, mas também por uma devastadora sensação de mágoa e de culpa, descobertas radicais e relacionamentos em transformação, Tris precisa aceitar por completo a sua Divergência, mesmo que não saiba exatamente o que perder ao fazer isso.

Mais uma foto “verdinha” do livro:

20160702_114521

Por último, mas não menos importante, um tipo um pouco diferente de livro: um Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse muito fofo, chamado Jardim Secreto, de Johanna Basford, lançado pela Editora Sextante aqui no Brasil. Os desenhos criados para desestressar e colorir ou colorir para desestressar, são muito bem elaborados e ainda compreendem um interessante quebra-cabeça de procura de vários itens específicos enquanto colore e passa o tempo.

jardim

A capa do livro vem com o mesmo estilo dos desenhos que são para colorir, sendo que parte dele é colorida de modo bem alegre. Confesso que quando houve o boom de livros de colorir, me encantei por esses e não sosseguei até tê-los (tenho o que se intitula Floresta Encantada). E, confesso ainda que não colori sequer uma folhazinha de nenhum dos que tenho (o outro é Floresta Encantada, da mesma autora e publicado pela mesma editora). O lançamento de um terceiro com a temática “fundo do mar” (se chama Um Reino de Cores) fez meus dedos coçarem desejosos em levar um exemplar para casa, mas como eu continuo sem mexer nesses, achei melhor salvar o dindin para outros livros. Para quem gosta de colorir e gosta de se distrair e passar o tempo assim, recomendo muito os livros de Basford, a qualidade é excelente e os desenhos são de uma perfeição e detalhamento que não se encontra em outros livros disponíveis no mercado. Confira o que a sinopse diz:

Bem-vindo ao meu Jardim Secreto! Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. Este é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.

E vocês, o que acharam das primeiras fotos que fiz para o projeto? Conhecem esses livros ou tem interesse em conhecer? Também gosta de fotografar seus livros?

♥ Para curtir mais fotos do tema do projeto, visite também os blogs participantes: Inspirada por Palavras, Isaa Fala, Senta Aí Leitor, Nuvem de Novembro, No Mundo da Lua e Livros e Café.

xoxo

Comente este post!

  • Senta aí, Leitor! (@SimeiaSilvaPerp)

    Adorei as fotos, a minha favorita foi as de Insurgente, amo a cor verde, ficou show.

    bjs

    responder
  • Isabel Santos

    Amei as suas fotos, estão lindas!

    responder
  • Luly

    No fim das contas eu não tinha visto o resultado final da foto de domingo, ficou SUPER linda! As cores do pôr do Sol ao fundo ficaram INCRÍVEIS, foi o momento ideal para registrar a temática do projeto e as flores no cabelo dela ainda entraram na onda certinho! Eu gostei das outras também, mas essa foi minha favorita por vários motivos!

    responder
  • Sandra Regina Mayworm

    Amei todas as fotos, incríveis!

    responder
  • Mariana Fialho

    Adorei a ideia do projeto! Eu também amo fotografia e livros. Um projeto assim seria tudo de bom. <3
    Suas fotos ficaram maravilhosas! Eu me apaixonei pela primeira. *–*

    Sobre os livros, eu não sou muito fã de romance, então das suas escolhas eu gosto mesmo de Insurgente (a trilogia está na minha lista de favoritos!) e do livro de colorir. Tenho o Floresta Encantada, mas como você, acabo não pintando. Começo um ou outro, aí não fica do jeito que quero e acabo desistindo. :p
    Enfim, parabéns pelas fotos, ficaram realmente bonitas! *–*

    Beijos :*

    responder
  • irisvandaoliveira

    Olá, flor. Amei demais as suas fotos, você foi realmente bem criativa <3 Estou louca para ler este livro da Darkside que tem essa capa maravilhosa! Também amei essa foto de Insurgente com este cenário maravilhoso verde! Arrasou! <3

    responder
  • Aline Callai

    Que lindas essas fotos! Quero muito ler The Kiss Of Deception, parece ser muito bom e as fotos dele foram as que mais gostei <3 O jardim secreto também tenho e adoro!
    Parabéns pela criatividade!
    Beijos
    https://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    responder
  • Isabela Luccas

    Ameeeeeeeeei suas fotos pro The Kiss of Deception!!! Estou doida para ler, mas to com tanto livro na lista já… Vou chorar. Amei as escolhas, a capa do Lua Nova é linda <3

    responder
  • Lívia

    Seu projeto ficou uma fofura, parabéns! Um beijo!!! ❤

    responder
  • Sarah Rayssa

    Adorei suas fotinhos *-* As combinações ficaram demais, principalmente do livro de colorir! 🙂
    Eu amo projetos fotográficos, comecei a participar de um esse mês! :33
    Beijinhos doces e abraços de dinossauros

    responder