às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland

Resenha dO Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland, publicado pelo Grupo Editorial Pensamento em 2019.

O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland: Tradição, Rituais, Crenças, História e Prática, ganha uma edição especial em 2019 pelo Grupo Editorial Pensamento. O Curso Clássico de Wicca, em versão de capa dura, é repleta de ilustrações e têm formato dado pelo autor quando do aniversário de 25 anos da obra, que foi publicada originalmente em 1986.

O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland (Buckland’s Complete Book of Witchcraft)
Raymond Buckland
Tradução Denise de Carvalho Rocha
Grupo Editoral Pensamento
2019 | 568 páginas
Disponível em Amazon
“Faça o que quiser, mas não prejudique ninguém.”
Resenha dO Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland, publicado pelo Grupo Editorial Pensamento em 2019.
Sobre Raymond Buckland

Raymond Buckland (1934-2017) estudou Bruxaria Tradicional Britânica com Gerald Gardner, considerado o pai da Bruxaria moderna. Depois de iniciado, apresentou a Wicca aos Estados Unidos. Uma das maiores autoridades do século XX em Bruxaria moderna, Buckland é autor de mais de sessenta livros, entre eles vários best-sellers sobre Bruxaria e temas correlatos. Ministrava cursos e palestras pelos Estados Unidos afora e era convidado regular de programas de TV e rádio do mundo todo. De Raymond Buckland, a Editora Pensamento publicou O Guia da Tradição Wicca para Bruxos Solitários.

Sinopse

O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland influenciou e orientou incontáveis bruxos do mundo todo. Mais que um livro de referência sobre o assunto, é um verdadeiro curso completo sobre Wicca, com ilustrações, fotografias, rituais, crenças, histórias e tradições, assim como informações sobre feitiços, divinação, herbalismo, cura, canalização, interpretação e sonhos, sabás e esbás, covens e prática solitária. Nesta edição especial em capa dura, você encontrará perguntas para avaliar o que absorveu de cada capítulo, de modo que possa aproveitar melhor o seu treinamento espiritual e mágico. Trata-se de uma obra clássica de valor inestimável um guia prático e fundamental para todos os que se interessam pela Bruxaria moderna.

Resenha dO Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland, publicado pelo Grupo Editorial Pensamento em 2019.
O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland

Ao ouvir a palavra bruxaria o que vem a mente? Hocus pocus, mulheres vestidas com roupas pretas voando em vassouras ou cozinhando criancinhas em caldeirões? Talvez pense em Harry Potter. Um velho usando um cajado e vestes coloridas? Ou quem sabe em algo sobrenatural, feitiços e rituais macabros? Quem sabe na Sabrina, a Aprendiz de Feiticeiro do seriado dos anos 90. Ou quem sabe, sua versão atual com a série O Mundo Sombrio de Sabrina. Pensou em Halloween, talvez…

Ao olhar um livro intitulado O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland, talvez o primeiro instinto de alguns seja fazer o sinal da cruz, de outros, um revirar de outros ou pensar em tudo aquilo que já citamos acima. Talvez a curiosidade seja despertada ou mesmo um quê de ceticismo.

Resenha dO Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland, publicado pelo Grupo Editorial Pensamento em 2019.
Bruxaria como arte, religião e seu ressignificado ao longo do tempo

O que a maior parte das pessoas não sabe é que a Bruxaria é uma arte, uma Antiga Religião e remonta de tempos longínquos. A conotação atual de que bruxos e bruxas são pessoas malignas veio com a época da caça às bruxas e, com o tempo, foi sendo ressiginificada com o senso comum do que é ser bruxo e praticar bruxaria.

Na verdade, ser bruxo é bem mais como conectar-se à natureza, aos elementos que a compõe, considerando a si como parte dela, para promover o bem. E essa parte é muito importante, a primeira regra da bruxaria ou wicca, como alguns denominam, é nunca causar o mal a ninguém, e isso inclui também a própria pessoa praticante.

Resenha dO Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland, publicado pelo Grupo Editorial Pensamento em 2019.
O Livro Completo de Magia de Raymond Buckland: um manual para estudos com linguagem acessível

Em O Livro Completo de Magia de Raymond Buckland temos um manual para aqueles que já são praticantes de magia, ou para aqueles que gostariam de ser ou conhecer mais sobre o assunto. Nesse manual, teremos uma introdução histórica sobre a prática da bruxaria e, então, um conteúdo dividido por capítulos. Cada capítulo vai contar com um assunto, e, logo em seguida, são colocadas algumas atividades para fixação do conteúdo. O próprio autor recomenda que seja feito dessa forma, pois o que foi estudado em um capítulo, servirá de base para o próximo e assim por diante. E as atividades realmente ajudam a revisar o conteúdo.

Parece bem mais um livro de estudos, não é mesmo? Pois é exatamente esse o propósito, que o leitor, especialmente se praticante ou que tenha interesse na prática de bruxaria, possa aprender. O assunto é tratado com a seriedade devida e, ao mesmo tempo, com uma linguagem de claro entendimento, o que facilita muito a leitura, que flui de maneira ágil e tranquila. A edição ainda conta com ilustrações que ajudam a se conectar com o conteúdo proposto e facilita muito para quem é leigo no assunto que está sendo abordado. Conhecer esse livro foi uma imersão num novo mundo, que, sem dúvidas, quero conhecer cada vez mais.

Raymond Buckland: discípulo de Gerald Gardner

Um fato interessante sobre o autor é que ele foi discípulo de Gerald Gardner, que é considerado o pai da Bruxaria Moderna. Gardner foi iniciado em um coven logo antes da Segunda Grande Guerra (coven: a origem da palavra é incerta, mas é utilizada para designar um grupo de bruxos que são próximos e que se reúnem para prática de rituais religiosos) e que, desde então, passou a estudar e praticar bruxaria.

Assim, Buckland repassa ensinamentos que teve com seu mestre e também aqueles que aprendeu com a prática ao longo dos anos. É interessante notar o destaque do autor para o fato de que várias coisas que são descritas, como rituais, devem ser avaliadas por quem for realizá-lo, já que algumas pessoas podem fazer adaptações. Isso destaca o quanto a prática da bruxaria é algo pessoal, interligado aos sentidos e sentimentos de cada um, à sua relação com o mundo à sua volta.

O Halloween e a bruxaria no mundo real

A escolha para publicação dessa resenha em pleno 31 de Outubro, o Dia das Bruxas ou Halloween, também foi proposital. Para muitos, a data se resume à crianças (e em alguns casos, adultos) fantasiadas e distribuição de doces ou travessuras. A data em questão, na verdade, tem origem bem distinta. E, querendo ou não, com o viés que ganhou nos dias atuais, contribui para uma visão distorcida sobre o que a Bruxaria realmente é.

De fato, o Halloween é uma data comemorativa pagã que foi utilizada pela religião cristã em celebração à véspera ao Dia de Todos os Santos. A data pagã está relacionada ao Samhain, um antigo ritual celta que marca o início do inverno e é a data em que o véu entre os mundos se torna tênue, possibilitando que os humanos tenham contato com seres mágicos ou o retorno dos entes mortos à suas casas. No Brasil, o Halloween, que não tem uma força comemorativa tão grande como outras datas. E é também chamado de Dia das Bruxas. É fácil notar as conotações que vêm daí: a perda de credibilidade e seriedade do assunto, que se resume à uma festa com fantasias e vaga lembrança aos mortos.

Resenha dO Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland, publicado pelo Grupo Editorial Pensamento em 2019.

O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland é um manual atemporal, de linguagem acessível e capaz de mostrar a verdadeira prática wicca, sem estigmas. É uma ótima forma de conhecer mais sobre a bruxaria e suas origens. E, especialmente de desconstruir os pré-conceitos formados há séculos sobre o que é ser um bruxo ou praticar bruxaria. Uma leitura incrível e necessária!

Resenha dO Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland, publicado pelo Grupo Editorial Pensamento em 2019.
Aleatoriedades
  • O Livro Completo de Bruxaria de Raimon Buckland foi recebido em parceria com o Grupo Editorial Pensamento.
  • As fotos da vez foram inspiradas no Halloween, por óbvio… ahaha Fiquei bem feliz com o resultado, o que andava bem raro por aqui!
  • Para quem curte histórias de ficção que são bem atreladas à conceitos da magia, eu recomendo um dos meus favoritos: As Regras do Amor e da Magia da autora Alice Hoffman!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia

Comente este post!

  • chamamistica

    Nossa essa foi a melhor resenha que eu poderia ter encontrado! Acabei de adquirir o livro! E as fotos realmente ficaram lindas! Parabéns pelo ótimo post!

    responder
    • Retipatia

      Oie!
      Ah fico muito feliz em saber! O livro é realmente incrível, te desejo uma ótima leitura! 🙂
      xoxo

      responder