às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

A Pequena Livraria dos Sonhos ♥ Jenny Colgan

A Pequena Livraria dos Sonhos da Jenny Colgan, que faz parte do selo Romances de Hoje da Editora Arqueiro, está prestes a te conquistar com uma história leve, divertida e romântica. Ah! E já mencionei que tem uma livraria numa van e uma viagem para a Escócia?

A Pequena Livraria dos Sonhos (The Little Shop of Happy Ever After)
Jenny Colgan
Tradução Thaís Paiva
Editora Arqueiro (Romances de Hoje)
2019 | 304 páginas
Disponível em Amazon
“Eu quero estar entre livros, tê-los à minha volta.”
Resenha de A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan, publicado pela Editora Arqueiro em 2019 e que faz parte do selo Romances de Hoje!
Sobre Jenny Colgan

Jenny Colgan nasceu em 1972, na Escócia, e é autora de comédias românticas, ficção científica e histórias infantis. Seus mais de 25 livros foram publicados em dezenas de países e já venderam mais de 3 milhões de exemplares. Jenny adora bolo, Doctor Who e livros muito, muito longos, quanto mais longos melhor. Mora em Edimburgo com o marido, os três filhos e seu cachorro, Nevil.

Resenha de A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan, publicado pela Editora Arqueiro em 2019 e que faz parte do selo Romances de Hoje!
Sinopse de A Pequena Livraria dos Sonhos

Um romance sobre importância da leitura e da literatura para diversos tipos de pessoa.

Nina é uma leitora voraz que sonha em ter a própria lojinha de livros. Só que a vida real é um pouco mais complicada que as histórias que ela ama ler, o que ela descobre quando se muda para as lindas Terras Altas da Escócia para transformar seus sonhos em realidade… Tentei escrever o tipo de livro que adoro – convidativo, engraçado (ESPERO), com caras gatinhos (LÓGICO), mas também totalmente dedicado a nós, amantes de livros: os leitores. Venha se juntar à nossa turma!” Beijos, Jenny

Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.

Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.

Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.

Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

Resenha de A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan, publicado pela Editora Arqueiro em 2019 e que faz parte do selo Romances de Hoje!
A Pequena Livraria dos Sonhos

Nina está à beira de um precipício. Não literalmente (ainda bem!), mas a sensação que ela sente é exatamente essa. Com a proximidade com que a biblioteca em que trabalha está para fechar as portas, o provável desemprego a deixa preocupada. Não bastasse isso, ela sabe a falta que a biblioteca irá fazer para todas aquelas pessoas de Birminghan. E ainda tem o fato que o novo centro de mídia que será inaugurado não tem nada da vibe da antiga biblioteca. A pessoalidade no atendimento e tantas outras coisas que Nina acha importante, serão completamente esquecidas. E tem também o fato de que ela sabe que sua entrevista não foi lá grandes coisas.

Resenha de A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan, publicado pela Editora Arqueiro em 2019 e que faz parte do selo Romances de Hoje!

E Nina tem um sonho dourado: ter uma própria pequena livraria. Mas isso parece um sonho distante demais para quem está prestes a perder o emprego e, talvez, ser expulsa de casa, já que sua amiga com quem divide o espaço, insiste que as pilhas de livros espalhadas por toda a canto vão acabar comprometendo a estrutura do lugar.

“É o que fazem com livros mortos, você não sabia? São reciclados e viram forro para estradas. Para que os carrões possam passar por cima de séculos de pensamentos e ideias e intelectualismo, esmagando metaforicamente o amor pelo conhecimento com seus grandes pneus idiotas, esse bando de fanfarrões que estão matando o planeta.”

As coisas parecem mudar de figura diante da ideia de seu amigo Griffin: Nina pode sim ter sua própria pequena livraria e realizar o seu sonho mais dourado. As pessoas vendem de tudo em ônibus e vãs, não é mesmo!? Por que não uma livraria sobre rodas? As buscas de Nina pelo veículo perfeito a levam até o vilarejo de Kirrinfief, na Escócia. E é aí, então, que as páginas de sua história realmente começam.

Nina é uma sonhadora. É alguém que vive nas páginas dos livros que lê bem mais do que nos dias que passam no calendário. Mas não apenas isso, é alguém que vive seus dias apenas atrelada ao presente e se vê numa situação totalmente apavorante quando está prestes a perder o emprego. Sua vida sai dos eixos e, dessa vez, recorrer à uma visita rápida à Nárnia ou à um papo com Elizabeth Bennet, de fato, não irá resolver nenhum dos seus problemas.

“Ela, por sua vez, recorria aos livros sempre que perigava se confrontar com a realidade – ou melhor, com seus aspectos mais sombrios. Quando ficava triste, os livros eram seu consolo; quando se sentia só, eram eles seus amigos. Eram eles que cuidavam do seu coração partido e a encorajavam a manter a esperança quando estava na pior.”

E é por isso que ela compra uma passagem e vai parar na Escócia, não apenas porque uma van que parece caber todos os seus sonhos está à venda num pequeno vilarejo, mas porque a situação a tira do lugar comum, a impulsiona, ainda que cheia de dúvidas e receios, a buscar a solução para seus problemas e a realização de um sonho.

Resenha de A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan, publicado pela Editora Arqueiro em 2019 e que faz parte do selo Romances de Hoje!

É claro que, a partir daí, novos problemas irão surgir, assim como novas amizades e amores e tudo que ela conhecia de si e do mundo, começa a ser remodelado. A Pequena Livraria dos Sonhos traz bem mais do que alguém se arriscando num novo empreendimento, mas sim alguém se arriscando a viver, da maneira mais plena possível.

“O importante é fazer alguma coisa. Se cometer um erro, é só consertar. Mas se você não fizer nada, nunca terá nada para consertar. E a sua vida pode acabar virando um arrependimento sem fim.”

Através dos livros, Nina começa a fazer parte não apenas do local onde passa a viver, mas também a influenciar toda a comunidade ao seu redor, tal qual sempre sonhara: ela é  capaz de levar a leitura e deixar que ela melhore a vida das pessoas. Talvez encontrar o livro certo para cada leitor seja uma tarefa bem mais complicada do que aparenta, mas Nina mostra que consegue tirar isso de letra.

O livro ainda conta com uma narrativa em terceira pessoa leve, descontraída e que permite a aproximação à personagem principal. É possível sentir que se conhece Nina, tanto seus desejos, receios, quanto sonhos e esperanças. Inclusive, a autora abre o livro com uma mensagem aos leitores super engraçada, descontraída e que, sem dúvidas, irá fazer com que o leitor se identifique em vários momentos.

“Para Nina, livros – e, às vezes, a música – eram a melhor forma de cobrir essa distância, de ligar o universo interno ao externo; palavras agindo como um mero duto entre os dois mundos.”

A história ainda trás várias mensagens super importantes, de amizade, autoconfiança, coragem e aquela velha história de não se julgar um livro pela capa. Ou uma jovem por seu tamanho e aparência. Nina é uma mulher forte e as relações que estabelece ao longo do livro apenas reforçam isso. Ser forte é algo que pode existir das mais diferentes formas e é claro que a personagem deixa isso bem claro, até mesmo nas relações com os personagens secundários como Surinder, Marek (a linha do trem das fotos é por causa dele ehehe), Lennox, Ainslee e Ben.

A Pequena Livraria dos Sonhos é uma leitura leve, divertida, romântica e cheia de esperança. É um ótimo lembrete de que nossos sonhos estão ao nosso alcance, de que uma garota pode conseguir o que ela desejar e que é possível ser feliz naquilo que se faz!

Resenha de A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan, publicado pela Editora Arqueiro em 2019 e que faz parte do selo Romances de Hoje!
Aleatoriedades
  • A Pequena Livraria dos Sonhos da autora Jenny Colgan faz parte da série Romances de Hoje, da Editora Arqueiro, uma coletânea de histórias contemporâneas de mulheres inspiradoras e que são invariavelmente, como qualquer mulher, como eu e você, como a nossa vizinha ou a colega de trabalho. Outro título da autora que também faz parte da série é A Padaria dos Finais Felizes.
  • O livro foi recebido em parceria com a Editora Arqueiro! Muito obrigada pela oportunidade em conhecer a série Romances de Hoje!
  • As fotos dessa vez foram trabalhosas, mas não do tipo habitual, de fazer muita bagunça pra montar um flat lay. O lugar que fui tirar as fotos é uma linha de trem abandonada aqui da minha cidade. Vi fotos de um pessoal que costumava fazer fotos lá, mas ao chegar no local que percebemos o real abandono e como quase toda a linha já foi tomada pelo mato e vegetação do local. Tirando o risco de contrair tétano, ser assaltados, da terra cobrindo metade da gente, passamos bem. E falo no plural porque é claro que eu não fui sozinha, arrastei a irmã (minha fotógrafa particular ahaha) e o namorado (que virou carregador da minha mochila e descobridor de locais possíveis pra fotografar ehehe). Obrigada, vocês realmente me amam! Também amo vocês!
  • Para quem curte romances leves e divertidos, recomendo Os Delírios de Natal de Becky Bloom, da Sophie Kinsella.

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Ouvindo: A Simple Song – Chris Stepleton (only in my mind…)
Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

Curiosidades sobre Tehanu, quarto livro Ciclo Terramar

ler artigo
12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

12 HQs nacionais com histórias aconchegantes para aquecer o coração

ler artigo
A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

A Montanha das Feras de Juliet Marillier: o novo projeto da Ed. Wish no Catarse

ler artigo

Comente este post!

  • Tatiane de Araújo silva

    Adorei o local das fotos e que lindo esse vestido, eu já tenho esse livro esta na estante empilhado entre vários que tenho que ler. E já quero comprar os lançamentos …
    Sua resenha só me deu mais vontade de ler. Parece uma historia leve, divertida mas com tantos dilemas atuais que parece fácil se colocar no lugar dela.

    responder
    • Retipatia

      Oi Tatiane!
      Ahh nas fotos o lugar aparenta ser bem mais bonito do que é… aaha Feliz que tenha gostado! 🙂 Vale demais a leitura, ele é bem levinho e ao mesmo tempo tem muita mensagem legal! Quando ler me conta o que achou! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder
  • Bruna Lopes @brunalopezb

    As fotos ficaram Lindas Rê, estou doida pra ler essa coleção, só leio boas resenhas !

    responder
    • Retipatia

      Oi Bruna!
      Ah feliz que tenha gostado! E vale muito a leitura, o livro é pura fofura! 🙂
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder