Resenhas

Beasts of Burden ♥ Evan Dorkin & Jill Thompson

Beasts of Burden: Rituais Animais – Volume I
Evan Dorkin & Jill Thompson
Pipoca & Nanquim

Sobre o Autor

Evan Dorkin nasceu em 20 de abril de 1965, em Nova York. É fã, roteirista e desenhista de quadrinhos. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Milk and Cheese e Dork. Parte de sua produção é em parceria com a esposa, Sarah Dyer, com que fez roteiros para o desenho animado Space Ghost Coast to Coast e também para Superman: A Série Animada. Dorkin desenhou muitas capas de discos de ska nos anos 1990 e roteirizou e produziu o piloto da séria animada Welcome to Eltingville, baseada em seus personagens, para o canal de tevê a cabo Adult Swin. Também escreveu o quadrinho Superman e Batman: Os Piores do Mundo, lançado em 2000 e desenhado por vários artistas, pelo qual recebeu o Prêmio Harvey de melhor história única. Entre as condecorações, também ganhou o Prêmio Eisner algumas vezes, tanto por Dork quanto por Beasts of Burden.

Sobre a Ilustradora

Jill Thompson (20/11/1966) formou-se pela American Academy of Art, em Chicago, em 1987 e ganhou múltiplos prêmios Eisner por seu trabalho. É aclamada por títulos como Mulher-Maravilha, Monstro do Pântano, Os Invisíveis, Orquídea Negra e a laureada série Sandman, em parceria com Neil Gaiman. Seu primeiro livro infantil, Minha Madrinha Bruxa, além de sucesso de crítica e público, foi adaptado para uma animação 3D para o canal Cartoon Network. Recentemente, a graphic novel Mulher-Maravilha: A Verdadeira Amazona (2016) foi ovacionada como uma das melhores interpretações da personagem. Quando não está criando histórias, Jill gosta de jardinagem, cozinhar, viajar pelo mundo, encontrar seus fãs e conversar sobre literatura, quadrinhos e arte.

Sinopse

Bem-vindo a Burden Hill, uma pacata cidadezinha como qualquer outra, com cercas brancas e gramados aparados… lar de uma inusitada equipe de investigadores paranormais. Magia negra, sapos demoníacos e cães zumbis são alguns exemplos dos problemas que assolam a aparente tranquilidade dessa vizinhança. Com os habitantes humanos alheios ao perigo, cabe a um perseverante grupo de cachorros (e um gato) manter toda a comunidade a salvo. Terror, aventura, mistério e humor povoam cada página de Beasts of Burden, que promete ganhar o coração do leitor e assombrar seus sonhos.

Beasts of Burden

Alguns lugares são assombrados por natureza. Um deles, sem dúvidas, é Burden Hill, a cidadezinha aparentemente tranquila, mas que conta com uma dose e tanto de assombrações, zumbis, lobisomens e outras criaturas mais. O detalhe é que nenhum morador da região se dá conta de qualquer fato estranho. E isso só é possível ao grupo de cães (e gato) que vigia e luta para manter a paz diária em todos os recantos.

Se o problema for uma casinha de cachorro assombrada, filhotes desaparecidos, uma criança encontrada ou mesmo uma chuva de sapos, o bando composto por Campeão, Pugs, Jack, Branquelo, Rex e Órfão – o único gato do grupo – é a solução. Não há caso que ficará de lado, todos receberão a devida atenção da equipe, que zela pela paz e segurança de Burden Hill.

Beasts of Burden é composto por vários contos independentes dos protetores de Burden Hill e passam lições como companheirismo, coragem, amizade e família. São aventuras que desafiam a crença dos próprios personagens, que se veem às voltas com criaturas as quais eles próprios jamais imaginaram serem reais e fazem com que suas vidas estejam sempre em risco.

Envoltos na descoberta desse mundo sombrio, a própria natureza dos cães e do gato, passa a ser um fator interessante, que traz ao mesmo tempo similaridade aos humanos leitores, tanto quanto consegue manter a verossimilhança com os animais os quais eles são. O medo, o companheirismo e a amizade formam laços fortes e desenvolvidos ao longo dos contos e, claro, ainda há espaço para erros e acertos, desentendimentos e atos de heroísmo.

Além disso, as histórias conseguem mexer com o imaginário com seu tom obscuro e criaturas realmente malignas e, claro, as consequências de todas as aventuras podem nem sempre ser as mais alegres. Fazem com que o leitor questione o sentido de vingança, de justiça e até mesmo as noções de consequências pelos atos de cada indivíduo.

As ilustrações de Jill Thompson conferem, do traço à paleta de cores, um tom realista à história, deixando os personagens tão semelhantes quantos os cães e gatos que vemos ao caminhar pela nossa vizinhança. Mas, ao mesmo tempo, consegue manter e dar o tom sombrio às histórias e revelar detalhes e nuances de cada personagem, individualizando-os de maneira primorosa.

Falando nos personagens, a dinâmica do grupo é muito boa e cada qual tem seu papel e importância. Pugs tem sua descrença em alto escalão e sabe reclamar como ninguém. Rex vem para contradizer todo o estereótipo de cão bravo e durão. Campeão é o próprio herói protetor. Branquelo tem seu lado bagunçado, mas sabe ser de grande ajuda nos momentos de necessidade. Órfão é como o lembrete de que a realidade em Burden Hill nem sempre é de casinhas aconchegantes e donos amorosos. Jack é como uma liga que une a todos no bando.

Sem dúvidas, não é apenas uma leitura repleta de animais fofos e aventureiros, não espere por isso em Burden Hill. Nessa cidadezinha, os mais inexperientes podem surpreender, os covardes encontrarem sua dose de coragem e todos, sem exceção, irão trabalhar para acabar com as forças malignas que surgem para dilacerar a vida de quem surgir pelo caminho.

Uma leitura divertida, sombria e apaixonante, sem dúvidas, uma incrível imersão no mundo das HQ’s e que recomendo tanto para iniciantes no gênero, como para aqueles que desejam provar da mistura balanceada entre fofura e o lado mais aterrorizante dos animais, sejam eles humanos ou não!

Aleatoriedades
  • Beasts of Burden foi indicação de leitura do meu namorado, que disse que eu preciso conhecer mais do mundo dos quadrinhos. Eu não posso dizer que ele está errado, foi uma experiência incrível a leitura e já abriu meus olhos para querer ler mais e mais HQ’s… acho que em breve teremos mais do gênero por aqui no blog.
  • As fotos pra essa HQ foram complicadas, eu queria algo fofo e ao mesmo tempo tenebroso, para combinar com a vibe da história. Mas no fim das contas eu fiquei só com o lado fofo das coisas mesmo…ahahah

Beasts of Burden: Rituais Animais e outros títulos da série estão disponíveis na Amazon e, comprando pelo meu link, você ajuda a manter o Retipatia, sem pagar mais nada por isso!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Ouvindo: Assistindo um episódio de não sei qual temporada de Smallville, que tem o Dean Winchester….

8 Comments

  1. Confesso que não leio HQ, apesar de começar a ficar bem interessada. Achei a proposta dessa bem interessante , animaizinhos heróis , com personalidades bem distintas (assim como nós humanos) numa aventura sobrenatural. E as ilustrações são lindas. Vou guardar essa dica, um dia me animo a aventurar pelo undo das HQ’s.
    E suas fotos como sempre são belíssimas , amei o lado fofo delas rs e fora que td vez que vejo suas composições nas fotos , me dá mt vontade de ler fazendo piquenique.

    1. Oi Tatiane!
      Ah vale muito a pena se aventurar por esse mundo das HQ’s! Fiquei com vontade de fazer uma fotos num pequenique de verdade e comer umas guloseimas enquanto leio uns livrinhos! ehehe
      Obrigada pela visita!
      xoxo

  2. Andréia Silva de Oliveira says:

    Ai meu coração com essa história, faz tempo que não leio HQs, na verdade lia muito as revistinhas da turma da Mônica, e outras, mas nunca li nenhum livro desse gênero, já fiquei com muita vontade de ler esse, curiosa para conhecer o Puges, tenho um Pug que completa a minha vida, ele se chama Bentinho, meu Bentinho do Dom Casmurro, e ele é muito desconfiado e acha que é um Pug Bull kkk, quer defender a casa, já pensou kkkk, mas é tão carinhos.

    1. Oi Andréia!
      Ah eu também praticamente só tive contato com Turma da Mônica, Tio Patinhas, Chico Bento e afins… Mas tô adorando ler coisas diferentes, sair da zona de conforto e as hq’s são perfeitas para isso, além de ser um conteúdo incrível e muito rico e cheio de possibilidades! Ahhh e se você tem um pug, se joga, o personagem dele nessa hq é muito legal e é impossível não amar todos eles! Acho que os preços são bem próximos de alguns livros em capa dura e a qualidade desse vale muito o valor, a Pipoca e Nanquim fez uma edição muito legal! <3
      xoxo

  3. Clara Lima says:

    Que amor! Também preciso ler mais HQs, não tenho o hábito dessa leitura. Beasts of Burden parece ser de uma leitura gostosa e que flui com facilidade. Espero em breve realizar a leitura. Amei a resenha e as fotinhas, um bjão

    1. Oi Clara!
      Ah é uma ótima sair da zona de conforto e experimentar leituras diferentes, especialmente como essa, super prazerosa! 🙂 Feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

  4. Cada vez mais esta me batendo a vontade de ler HQ, mais ainda não tenho nenhuma. As ilustrações desses são lindas, fora que essa temática de cães e gato heróis, com personalidades distintas, lutando contra o sobrenatural parece bacana. Adoro as composições das suas fotos e sempre que as vejo tenho uma vontade imensa de ler fazendo piquenique.

    1. Oi Tatiane!
      Ahhh vale a pena investir em HQ! Eu também não tenho e estou pegando emprestada enquanto não compro algumas. Eu também amei as ilustrações e a temática, achei uma sintonia incrível da história e tudo o mais. Feliz que tenha gostado das fotos e bora fazer um pequenique! ehehe Adoro!
      Obrigada pela visita!
      xoxo

Repense, renove, rediscuta...