às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Planner Literário 2019 ♥ DIY & Download

No fim do ano de 2016 montei um Planner Literário pensando em organizar minhas leituras do ano de 2017 e achei que mais pessoas poderiam gostar de usá-lo, por isso compartilhei aqui no blog. Em 2017, fiz uma versão para organizar o meu 2018 e, agora que 2019 está quase batendo à porta não poderia ser diferente.

O Planner Literário 2019 foi feito em quatro cores: rosa, azul, verde e lilás. E, além de ter sido feito pensando na organização de leituras, ele também traz algumas partes de organização para quem tem um blog/ig/canal literário. Algumas das páginas podem até mesmo serem usadas sem vínculo algum à leituras, como os organizadores mensal, semanal e diário.

Para começar, uma página para anotar o nome e sites/redes sociais. Além de uma listinha básica para listar metas literárias para o próximo ano:

Há um Calendário Mensal de Postagens, que pode ser preenchido conforme o mês corrente, como na foto abaixo. O ideal é anotar coisas como datas importantes e coisas pontuais, que vão ajudar a visualizar e planejar o mês.

Há um Controle de leituras, com espaço para fazer a TBR (to be read = a ser lido) do mês e anotar os prazos, recebidos, as parcerias que precisam ser cumpridas no mês e, claro, as comprinhas (o espaço delas é propositalmente menor, para gastarmos menos em 2019 ehehe).

Tem listinha Currently Reading, para anotar as leituras atuais, com data de início e término e uma rápida avaliação:

Página de Organização Semanal, para planejar a semana, anotando compromissos, tarefas a serem cumpridas e tudo mais que precisar!

Página de Organização Diária, com espaço para compromissos, tarefas e o ‘anoteicions‘, para o que mais precisar:

O Bora Seguir é um espaço para anotar os blogs/sites/ig’s/canais e tudo o mais que conhecer e gostar de acompanhar:

Infinity Wish List, que é um espaço para anotar os desejos literários, que são sempre infinitos:

Como a ideia é também ajudar na organização de quem produz conteúdo, tem o espaço Para Resenhar, para anotar as resenhas pendentes e se desesperar (ou não) com a lista acumulada.

Um hábito de boa parte dos leitores é anotar as partes favoritas dos livros, as já conhecidas quotes. Então, a página Quotes para levar pra vida é um espaço para anotar as mais amadas e ter acesso mais fácil na hora de consultar aquela frase inspiradora:

Riscos & Rabiscos é uma página para anotações aleatórias, na hora da correria, ideias de que pipocam do nada ou de tudo…

Página para Brainstorm! Apesar de poder parecer com o riscos & rabiscos, a intenção aqui é tirar um momento para trabalhar ideias. Quando se tem um projeto, algo que precisa ser desenvolvido, mas que ainda precisa passar pelo processo de definição de metas, objetivos, pensar em alternativas e meios e tudo o mais, é só ir despejando as ideias, para depois organizar.

Todas as páginas têm algumas frases de livros ou escritores e de incentivo e inspiração! E, as anotações que coloquei são apenas exemplos, já que foram feitas na hora em que gravava um vídeo ensinando a usar. O vídeo está upado no IGTV, quem quiser assistir, é só clicar aqui! Se ainda não segue o @retipatia no Instagram, tá aí a chance!

Para baixar seu planner, é só escolher a cor e clicar no formato que deseja (os arquivos em png estão zipados):

Planner Literário Verde = PDF / PNG
Planner Literário Rosa = PDF / PNG
Planner Literário Lilás = PDF / PNG
Planner Literário Azul = PDF / PNG

O Planner Literário de 2019 foi feito utilizando o site Canva, quem quiser acessar, ele tem layouts prontos e muitas ferramentas gratuitas com funções que dá para criar de tudo um pouco!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo

Retipatia
Ouvindo: Assistindo Brooklin 99

Comente este post!

  • Lunna

    Boa noite Renata…
    Se eu gostei do planner? Gostei… imenso.
    Se funcionaria comigo? Claro… que não!
    Comecei a rir na parte dos famosos quotes… passaria mais tempo tomando nota dos quotes que lendo os livros. rá

    Mas achei om máximo…
    Vou com minha agenda estilizada mesmo e nada de tomar nota de quotes. rs

    bacio

    responder
  • Maria Eduarda

    Adorei esse modo de organização das leituras, o meu é bem simples, apenas leio e marco quais já li. Acho a ideia muito boa, mas não encontramos um para comprar, temos sempre que fazer ou baixar de quem disponibilizou

    responder
    • Retipatia

      Oi Maria Eduarda!
      Ah o planner ajuda bastante na hora de se organizar! Realmente não é muito comum planners literários prontos para venda, mas acho que seria bem legal encontrar um assim pra se organizar! 🙂
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder