às quartas nós lemos a GLit

receba a newsletter sobre literatura, criatividade e criação de conteúdo gratuitamente no seu e-mail

Prefixo Re

Prefixo Rê: origem, início e o que significa Retipatia.

Prefixo Rê e umas coisinhas mais…

Mas, antes de mais nada, bem-vindos e bem-vindas ao Retipatia! Eu sou a Renata, mas pode me chamar de Rê!

Nesse primeiro post, vou contar para vocês um pouco sobre a criação do blog e claro, a origem da “nomenclaturaRetipatia.

Tudo começou com o meu perfil pessoal do Instagram. Quando fui criar a conta, não sabia ao certo que nome dar e, como boa parte de nossas ideias que aparentemente surgem do caos ou do nada, eis que me vem, por assim dizer, o arrouba re_tipatia. Uma junção do meu apelido mais usual, “” (com o ‘e’ fechado), de Renata. E “tipatia“, de antipatia. Já que antipática pode ser um dos modos de me descrever.

A conta no Insta foi criada em 2013 e o nome acabou virando parte de minha identidade também. Com a ideia de criar um espaço virtual para compartilhar mais do que fotos, o nome veio a calhar. E, agora, tem muito mais sentido e significado do que antes.

Assim, devagarinho mesmo, o que era só uma ideia tomou forma e virou, bem, Retipatia.

A cada post, um pedacinho de mim para dialogar com vocês. Não sei se já reparou, mas tem prefixo ‘re’ em algumas coisas por aqui. E, no que não tem, não se preocupe, quem sabe logo não arranjo um ‘re’ para acrescentar?!

O prefixo ‘re‘ é capaz de criar novas palavras, carregando, em alguns casos, sentido de repetição. E é esse prefixo que rege a ordem de Retipatia, criar ideias, redescutir e repetir, quando necessário, o que precisa ser lembrado.

E, para facilitar aqueles que queiram seguir o blog, as publicações vão aparecer na página do Facebook Retipatia e também pela conta do meu querido Insta, o @retipatia!

xoxo

Retipatia
Ouvindo: La La La  by Naughty Boy – Sing by Aurora

p.s.: se quiser saber um pouquinho mais de mim e do blog, é só clicar: mais sobre a Rê e mais sobre o Retipatia!

A importância de postar com frequência no Instagram e porque nem tudo é sobre quantidade

A importância de postar com frequência no Instagram e porque nem tudo é sobre quantidade

ler artigo
7 on 7: qual sua relação com a comida?

7 on 7: qual sua relação com a comida?

ler artigo
Conto: Amor em Tempos de Pandemia (ou seria crônica?)

Conto: Amor em Tempos de Pandemia (ou seria crônica?)

ler artigo

Comente este post!

  • Karen

    REinventando!!! #vireifã

    responder
  • Luciana de Andrade

    Vim exatamente neste post pela curiosidade de saber o porquê do retipatia. rsrs Muito interessante!
    Mas será que és antipática mesmo? rsrs Ah não acredito, de repente bipolar, ou não estava num dia bom, ou reservada hein? rsrs
    bjs
    http://www.pilateandosonhos.com

    responder
    • Retipatia

      Acho que sou um pouco de tudo Luciana! rs Eu nem vejo a antipatia como um defeito, é mais como um modo de ser ou agir no meu caso. Acho que é mais como uma particularidade minha! 🙂

      responder
  • Julia

    Vim nesse post por curiosidade e achei bem interessante, diferente e único, nome inconfundível kk, mas pelo que li aqui no blog, não parece ser antipática kkkk

    responder
  • Lunna

    Eu já tinha lido esse post, não sei se ontem ou antes… mas eu li. Mas sou leitora de várias vezes. Uma vez apenas para o que não me toca e passa, se perde. Vai embora.
    EU me lembro de quando a descobri no café com blog e passei um tempo aqui a conhecer-te. Não sei se disse algo ou fui embora para voltar depois. Nunca sei.
    Mas me lembro que chamou minha atenção o seu ‘prefixo’. Tinha naquela ocasião, duas amigas chamadas Renata e são duas pessoas que amo por amar somente (odeio quando dizem: de graça, nada é de graça ou por acaso) e como sou uma figura movida ao desconforto das palavras, de cara, fiquei a pensar no que escondia a palavra por ti usada para nomear-se.
    Agora, se me permite são três as amigas… e gosto desse caminho que me trouxe até aqui-você e gosto de me ver através de seu olhar. Uma honra.

    bacio

    responder
    • Retipatia

      Só você para me despertar aqui para o primeiro post do blog. Antes de ler seu comentário, fui reler o post, é claro! Como mudamos e permanecemos ao mesmo ao longo do tempo…
      Também me lembro de ler alguns posts de Catarina na época do Café com Blog, naquele tempo já me fazia viajar com suas palavras…
      Esse prefixo é das coisas que mais cria curiosidades acerca do blog e da minha pessoa. Pensei muito antes de criar e hoje não consigo vê-lo com outra identidade, outro cep…
      Com certeza são três amigas, porque a recíproca é verdadeira! Uma honra te ter no meu roll das amizades, também, pode ter certeza! <3
      Obrigada pela visita!
      xoxo

      responder